Pimenta ou molho de pimenta

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Lenilson
Contato:

Re: Pimenta ou molho de pimenta

Mensagem por Lenilson » 05 Abr 2015 20:42

Jackman escreveu: Precisa de muito espaço para plantar pimenta?
Não vou deixar o topico ir pra pagina 2, pois tenho justamente essa dúvida. Se o Igor logar...
Former Champion UFC ON BJJF
Campeão Fantasy TUF 2016

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015
Imagem@pridefcneverdie

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 05 Abr 2015 20:50

Lenilson escreveu: Não vou deixar o topico ir pra pagina 2, pois tenho justamente essa dúvida. Se o Igor logar...
Se de para montar em um jardim pequeno da para montar umas conservas, ai fica bom. hehe

Ficar experimentado os tipos de pimenta até achar algo a gosto.

Fora que da para importar sementes de boa via correio, de qualquer lugar do mundo.
Tapirus terrestris

Lenilson
Contato:

Mensagem por Lenilson » 05 Abr 2015 21:14

Jackman escreveu: Se de para montar em um jardim pequeno da para montar umas conservas, ai fica bom. hehe

Ficar experimentado os tipos de pimenta até achar algo a gosto.

Fora que da para importar sementes de boa via correio, de qualquer lugar do mundo.
Isso que eu queria, no site que o Steve passou tem várias sementes ótimas de vários lugares também, dá uma olhada http://www.pimentasartesanais.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;

e o fórum que ele indicou http://www.pimentas.org" onclick="window.open(this.href);return false;
Campeão Fantasy TUF 2016

Imagem@pridefcneverdie

Queixodevidro
Contato:

Mensagem por Queixodevidro » 05 Abr 2015 21:21

Para quem se interessar sobre plantio de pimentas, seja direto no solo, seja em vasos, tem um fórum onde se aprende tudo, inclusive sobre molhos e conservas. Não é tão simples cultivar pimentas, mas também não é um bicho de 14 cabeças. Como qualquer hobby, tem que dar uma estudada, mas é gratificante. Eu tenho uns vasos de habanero vermelha, bode amarela, jalapeno e dedo de moça. Tinha mais, mas voltei pro aquarismo e to diminuindo.

Vi a galera falando de conservas aí e tem que se tomar muito cuidado pra não consumir conserva fermentada ou com outro problema. O melhor conservante é o vinagre. O azeite é mais fácil da conserva desandar.

Segue o link do fórum:

pimentas.org

abraxx
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

Lenilson
Contato:

Mensagem por Lenilson » 05 Abr 2015 21:30

Queixodevidro escreveu:Para quem se interessar sobre plantio de pimentas, seja direto no solo, seja em vasos, tem um fórum onde se aprende tudo, inclusive sobre molhos e conservas. Não é tão simples cultivar pimentas, mas também não é um bicho de 14 cabeças. Como qualquer hobby, tem que dar uma estudada, mas é gratificante. Eu tenho uns vasos de habanero vermelha, bode amarela, jalapeno e dedo de moça. Tinha mais, mas voltei pro aquarismo e to diminuindo.

Vi a galera falando de conservas aí e tem que se tomar muito cuidado pra não consumir conserva fermentada ou com outro problema. O melhor conservante é o vinagre. O azeite é mais fácil da conserva desandar.

Segue o link do fórum:

pimentas.org

abraxx
Pô cara, você é aquarista? Tem que tipo de aquário aí?

Parei a uns 5 anos atrás, mas pretendo voltar um dia com esse hobby. Tive desde comunitários, até plantados e terminei nos marinhos, kkkkkk.

Desculpa desvirtuar o tópico galera, mas é outro hobby excepcional.
Campeão Fantasy TUF 2016

Imagem@pridefcneverdie

Queixodevidro
Contato:

Mensagem por Queixodevidro » 05 Abr 2015 21:36

Tabela de ardência. Tem várias, peguei essa mais simples pra quem não é familiarizado. A unidade "scoville" é o nome do cara que inventou esse cálculo da ardência. Acima das pimentas citadas, vem o spray de pimentas, quem já bateu de frente com a polícia já deve ter experimentado e a própria capsaicina pura, que é o componente da pimenta que provoca o fogo na boca.

Imagem

Curiosidade, o fogo que sentimos na boca é uma espécie de alarme falso:

"Assim que você ingere um alimento apimentado, a capsaicina ou a piperina ativam receptores sensí­veis na lí­ngua e na boca. Esses receptores transmitem ao cérebro uma mensagem primitiva e genérica, de que a sua boca estaria pegando fogo. Tal informação, gera, imediatamente, uma resposta do cérebro no sentido de salvá-lo desse fogo: você começa a salivar, sua face transpira e seu nariz fica úmido, tudo isso no intuito de refrescá-lo. Além disso, embora a pimenta não tenha provocado nenhum dano fí­sico real, seu cérebro, enganado pela informação que sua boca estava pegando fogo, inicia, de pronto, a fabricação de endorfinas, que permanecem um bom tempo no seu organismo, provocando uma sensação de bem-estar, uma euforia, um tipo de barato, um estado alterado de consciência muito agradável, causado pelo verdadeiro banho de morfina interna do cérebro. E tudo isso sem nenhuma gota de álcool! Quanto mais ardida a pimenta, mais endorfina é produzida! E quanto mais endorfina, menos dor e menos enxaqueca."

Fonte: http://www.enxaqueca.com.br/blog/pimenta/

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 05 Abr 2015 21:53

Queixodevidro escreveu:Para quem se interessar sobre plantio de pimentas, seja direto no solo, seja em vasos, tem um fórum onde se aprende tudo, inclusive sobre molhos e conservas. Não é tão simples cultivar pimentas, mas também não é um bicho de 14 cabeças. Como qualquer hobby, tem que dar uma estudada, mas é gratificante. Eu tenho uns vasos de habanero vermelha, bode amarela, jalapeno e dedo de moça. Tinha mais, mas voltei pro aquarismo e to diminuindo.

Segue o link do fórum:

pimentas.org

abraxx
ótimo link, valeu, tem tudo ai.

Segundo eles, um espaço de 1 metro quadrado já é possível plantar e demora até 200 dias para chegar no ponto de ser colhida.
Tapirus terrestris

Lenilson
Contato:

Mensagem por Lenilson » 05 Abr 2015 22:01

Jackman escreveu: ótimo link, valeu, tem tudo ai.

Segundo eles, um espaço de 1 metro quadrado já é possível plantar e demora até 200 dias para chegar no ponto de ser colhida.
Então em vaso não rola, tem que ser um vaso muito grande pra dar 1 metro quadrado. :dunno:
Campeão Fantasy TUF 2016

Imagem@pridefcneverdie

Queixodevidro
Contato:

Mensagem por Queixodevidro » 05 Abr 2015 23:48

Lenilson escreveu: Então em vaso não rola, tem que ser um vaso muito grande pra dar 1 metro quadrado. :dunno:
Aí depende Lenilson. O vaso ideal seria de 15 a 20 litros. São grandes. Mas eu cultivo em vasos de 10 litros e já colhi pimenta até. O meu vaso de habanero vermelha já colhi umas 5 vezes. A última colheita tinha mais de 30 pimentas grandes.

Sobre o que o Jackman falou, o prazo entre semear e colher pode ser grande e varia de lugar pra lugar. No sul, por exemplo, o cultivo é bem mais difícil, por causa do frio. No centro-oeste mais fácil. Outra opção, se sua cidade oferecer, é comprar mudas já desenvolvidas. Tem em feiras populares, em floriculturas, etc. Muitas já vem com as pimentas. Além de ser mais rápido o cultivo, se pula a fase mais complicada que é quando ela germina e a fase vegetativa.

Uma coisa muito importante no cultivo de pimentas é a fertilização, seja orgânica ou industrializada, é usada em todas as fases, menos quando a pimenteira está carregada de pimentas.

Pra quem mora em apartamento, como eu, é mais complicado, pois as plantas precisam de luz uma boa parte do dia. Na minha varanda pega uma luz forte indireta quase o dia todo, aí dá. Mesmo assim a incidência de pragas, principalmente ácaros, é bem maior e o manejo é mais complicado. Por isso, optar por poucas mudas é melhor.

Enfim, é bastante coisa pra aprender, tem que ir devagar. rsrsrs

Lenilson
Contato:

Mensagem por Lenilson » 06 Abr 2015 00:01

Queixodevidro escreveu:
Aí depende Lenilson. O vaso ideal seria de 15 a 20 litros. São grandes. Mas eu cultivo em vasos de 10 litros e já colhi pimenta até. O meu vaso de habanero vermelha já colhi umas 5 vezes. A última colheita tinha mais de 30 pimentas grandes.

Sobre o que o Jackman falou, o prazo entre semear e colher pode ser grande e varia de lugar pra lugar. No sul, por exemplo, o cultivo é bem mais difícil, por causa do frio. No centro-oeste mais fácil. Outra opção, se sua cidade oferecer, é comprar mudas já desenvolvidas. Tem em feiras populares, em floriculturas, etc. Muitas já vem com as pimentas. Além de ser mais rápido o cultivo, se pula a fase mais complicada que é quando ela germina e a fase vegetativa.

Uma coisa muito importante no cultivo de pimentas é a fertilização, seja orgânica ou industrializada, é usada em todas as fases, menos quando a pimenteira está carregada de pimentas.

Pra quem mora em apartamento, como eu, é mais complicado, pois as plantas precisam de luz uma boa parte do dia. Na minha varanda pega uma luz forte indireta quase o dia todo, aí dá. Mesmo assim a incidência de pragas, principalmente ácaros, é bem maior e o manejo é mais complicado. Por isso, optar por poucas mudas é melhor.

Enfim, é bastante coisa pra aprender, tem que ir devagar. rsrsrs
Valeu Queixo.

Dá um pulo no tópico que abri de aquarismo. Acho que não viu minha pergunta aqui. :dunno:
viewtopic.php?f=6&t=6042" onclick="window.open(this.href);return false;
Campeão Fantasy TUF 2016

Imagem@pridefcneverdie

Igor Vovchanchyn
Contato:

Mensagem por Igor Vovchanchyn » 06 Abr 2015 06:08

Jackman escreveu: Precisa de muito espaço para plantar pimenta?
Cara, quanto mais terra maior a pimenteira fica, realmente não me lembro litragem nem nada, mas fazendo uma analogia... Um vaso um pouco maior que uma lixeira já da pra ter uma plantinha.

Comprei um uma vez que devia ter uns 30cm de raio e uns 50cm de altura, me cabia dentro, o Pior foi achar terra suficiente pra encher kkkkkk
Mas a pimenteira cresceu que foi uma beleza chegou a 1 metro, mas só deu pimentas poucas vezes, tava cheio de mosca branca e eu não sabia como cuidar.

Forum pimentas.org é excelente, pessoal super prestativo, aprenri muito lá.

Scorpion Kiss
Contato:

Mensagem por Scorpion Kiss » 29 Mai 2015 14:45

Alguém já experimentou esse molho de pimenta da Frank's? Eu não conhecia, comprei essa semana e me agradou...

Imagem

ThiagoM TJP
Contato:

Mensagem por ThiagoM TJP » 29 Mai 2015 15:14

Scorpion Kiss escreveu:Alguém já experimentou esse molho de pimenta da Frank's? Eu não conhecia, comprei essa semana e me agradou...

Imagem
Cara, pra mim de longe o melhor molho de pimenta que existe, Frank's é fera demais....

jorgequebraqueixo
Contato:

Mensagem por jorgequebraqueixo » 29 Mai 2015 15:59

Eu adoro pimenta, mas arde (.) pra caramba, kkkkk.

Adamastor
Contato:

Mensagem por Adamastor » 27 Mai 2016 11:13

Eu to criando pimenta em casa.
Tô com uma muda de cada. Dedo de Moça, Canevale, Biquinho e Habanero Chocolate (comprei essa ontem).
O cara da flora me disse que plantou But Jolokia e Carolina Reaper, mas vão tar boas lá pra agosto/setembro.

phpBB [video]

Mais profissional:

phpBB [video]

Alguém mais cria?

Responder