Dorgas news - exame toxicológico para motoristas.

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Chaves Antifa
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Mensagem por Chaves Antifa » 07 Mar 2016 15:03

A portaria que regulamenta a realização de exames toxicológicos em motoristas profissionais do transporte rodoviário coletivo de passageiros e de cargas entrou em vigor nesta quarta-feira (2). Os exames devem ser realizados antes da admissão e por ocasião do desligamento desses trabalhadores. As regras estavam previstas na portaria nº 116 do Ministério do Trabalho Previdência Social (MTPS), publicada em novembro do ano passado, e agora passam a valer.

De acordo com as novas regras, a empresa contratante do motorista deverá encaminhar o trabalhador a um ponto de coleta conveniado para a realização do exame. “Cabe à empresa pagar pelos exames envolvidos na contratação e no desligamento”, explica o diretor do Departamento de Saúde e Segurança no Trabalho, Rinaldo Marinho.

Nos próximos 45 dias, o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) vai prestar orientações sobre a nova norma. A ideia, segundo o diretyr, é esclarecer as empresas quanto ao cumprimento da portaria, como a realização dos exames em laboratórios credenciados e o custeio por parte do empregador. Após este período, caso a norma não seja cumprida, a empresa será autuada e pode ser multada.

O exame toxicológico tem validade de 60 dias, a partir da data da coleta da amostra, e deverá ter como janela de detecção, para consumo de substâncias psicoativas, uma análise retrospectiva mínima de 90 dias e somente poderá ser realizado por laboratórios acreditados.

O motorista receberá um laudo laboratorial detalhado com a relação de substâncias testadas e com os seus respectivos resultados. O profissional terá direito à contraprova, à confidencialidade dos resultados e à consideração do uso de medicamento prescrito, devidamente comprovado.

Estatísticas

Segundo o diretor, os motoristas de caminhão são aqueles que mais sofrem acidentes fatais de trabalho, por causa de situações como excesso de jornada e consumo de drogas lícitas e ilícitas. “Essa é a ocupação com o maior número de mortes em acidentes de trabalho. São 15% dos óbitos. Em 2014, o número de motoristas de caminhão que perderam a vida no exercício profissional chegou a 399, das 2.660 mortes registradas pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), em todas as ocupações”. “O objetivo é nortear políticas públicas que ajudarão na prevenção desses acidentes e no trânsito”.

Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência Social

O teste valera para habilitação e renovação nas categorias C, D e E.
É aí, o que acham?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

wild007
Contato:

Re: Dorgas news - exame toxicológico para motoristas.

Mensagem por wild007 » 07 Mar 2016 15:17

Eu trabalho na TI/Processos de um laboratório credenciado para coletar e enviar para o laboratório credenciado para análise, mas sinceramente li o material todo e não nada que justificasse essa lei.
É um exame caro, de 300 a 500 contos depende do laboratório, e não é impeditivo de nada.
Isso pra mim é lobby, vai acabar virando o kit de primeiro socorros alguém lembra?
Imagem

Chaves Antifa
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Mensagem por Chaves Antifa » 07 Mar 2016 15:22

wild007 escreveu:Eu trabalho na TI/Processos de um laboratório credenciado para coletar e enviar para o laboratório credenciado para análise, mas sinceramente li o material todo e não nada que justificasse essa lei.
É um exame caro, de 300 a 500 contos depende do laboratório, e não é impeditivo de nada.
Isso pra mim é lobby, vai acabar virando o kit de primeiro socorros alguém lembra?
Tem alguns laboratórios que o exame custa R$700,00. Como se já não tivesse "jeitinho" suficiente aqui pra tirar/renovar CNH. Daqui a pouco essa lei cai, dai vai ser o mesmo caso do extintor de incêndio, só se ferra quem comprou.

wild007
Contato:

Mensagem por wild007 » 07 Mar 2016 15:34

Chaves 67 escreveu:Tem alguns laboratórios que o exame custa R$700,00. Como se já não tivesse "jeitinho" suficiente aqui pra tirar/renovar CNH. Daqui a pouco essa lei cai, dai vai ser o mesmo caso do extintor de incêndio, só se ferra quem comprou.

Eu também acho que vai cair, se não me engano em Minas eles estão com liminar para não realizar o exame
Imagem

thiagobjj
Contato:

Mensagem por thiagobjj » 07 Mar 2016 17:38

sou a favor da legalização da canabis, mas sou a favor também de medidas como essa. Acho que para haver regulamentação, tem que haver fiscalização sim. O cara nao deve usar drogas e dirigir, assim como nao deve beber e dirigir.

Somente minha opiniao.

Abraçao galera
Imagem

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"

Chaves Antifa
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Mensagem por Chaves Antifa » 07 Mar 2016 18:17

Então, acho que a matéria não explicou bem, mas esse exame será feito quando o cara for tirar ou renovar a CNH nas categorias C, D e E. E será pra detectar se o cidadão usou algum tipo de droga nos últimos 3 meses. E a lei já estar valendo.

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 07 Mar 2016 20:17

Creio q o mais correto é avaliar se o cara dirige sob influencia de alguma substancia q altere a capacidade de direção do condutor.

Não vejo mal nenhum o sujeito dar um 2 ou um teco em seu horário de folga.

Acho que isso vai acabar caindo pelo fato de ninguém ser obrigado a gerar provas contra si ou pelo direito a individualidade na sua vida pessoal/particular.

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 08 Mar 2016 11:28

tico escreveu:Dirijo muito melhor bebado do que chapado, e ainda sim a lei me permite dirigir chaoado sem temer nenhuma consequencia. Tem que ter algo do tipo com certeza.
Cara, a lei não te permite dirigir chapado, ela eh bem clara q dirigir sob efeito de substâncias que causem alteração motora, inclusive medicamentos, é passível de multa ou suspensão do direito de dirigir.

O que acontece na prática é que temos o bafômetro pra flagrar a galera que bebeu, enquanto os exames de sangue, ou similares, para detectar outras substâncias não são obrigatórios por lei.

E se me permite um conselho, não acredite que você dirige bem bêbado. Talvez melhor que chapado, mas confiar nisso pode representar o fim da sua vida ou de outros inocentes.

Responder