Quantas pessoas já existiram desde o surgimento do homem?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Montfort
Contato:

Re: Quantas pessoas já existiram desde o surgimento do homem?

Mensagem por Montfort » 12 Fev 2016 22:15

Lorde escreveu:Uma vez assisti uma aula interessante, onde o professor explicava que a maioria das doenças existentes hoje em dia são culpa dos avanços de Medicina.

A teoria é a seguinte, toda vez que a medicina salva a pessoa que deveria ter sido sucumbido por alguma doença, ela impacta no processo de seleção natural. Essa pessoa que deveria ter morrido, vai viver e ter mais oportunidades de passar adiante seus genes "fracos" ou vulneráveis a essa doença.

A maioria das doenças (para não dizer todas) não consegue levar a óbito todas as pessoas que a contraem, sempre há um % que é imune ou fica muito longe de bater as botas apesar de sofrer alguns sintomas.

Quando a medicina faz com que o mais fraco sobreviva, ela ajuda a doença a se propagar por mais tempo também.

Um verdadeiro e interessante paradoxo...

Concordo que a medicina causa impactos, contudo são impactos que ela mesma conseguiu "remediar"; só se restabeleceu quem tinha "jeito" (caso não seja dependente do SUS). De resto, quando a medicina salva um infartado de 50 anos, esse já não vai procriar mais nada.

Faltou foi a seleção selecionar melhor. Se dependesse só dela, a expectativa de vida ainda giraria em torno dos 40 anos... e com sorte!
Hoje em dia, se morrer de velhice (ainda mais vivendo no Huezil) já tá bom demais. :ympray:
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

Derfel
Contato:

Re: RE: Re: Quantas pessoas já existiram desde o surgimento do homem?

Mensagem por Derfel » 12 Fev 2016 22:54

Lorde escreveu:
Uma vez assisti uma aula interessante, onde o professor explicava que a maioria das doenças existentes hoje em dia são culpa dos avanços de Medicina.

A teoria é a seguinte, toda vez que a medicina salva a pessoa que deveria ter sido sucumbido por alguma doença, ela impacta no processo de seleção natural. Essa pessoa que deveria ter morrido, vai viver e ter mais oportunidades de passar adiante seus genes "fracos" ou vulneráveis a essa doença.

A maioria das doenças (para não dizer todas) não consegue levar a óbito todas as pessoas que a contraem, sempre há um % que é imune ou fica muito longe de bater as botas apesar de sofrer alguns sintomas.

Quando a medicina faz com que o mais fraco sobreviva, ela ajuda a doença a se propagar por mais tempo também.

Um verdadeiro e interessante paradoxo...
Cara, alguns cometários sobre essa ideia:

A medicina e a tecnologia são coisas naturais. Então, elas não interferem no processo de seleção natural. Elas fazem parte dele. Há estudiosos que chamam a tecnologia, cultura e etc, de fenótipo extendido dos genes. Um fenótipo dos genes envolvidos na formação de cérebros competentes e capazes de colaborar com outros e inovar tecnologicamente, por exemplo.

Dessa forma, se não somos capazes de sobreviver por uma via (fisiologica/imunológica), sobrevivemos por outra (via tecnológica/cerebral). Ou seja, a seleção natural atua de uma forma ou de outra.

Com relação as doenças. As doenças que matam 100% dos indivíduos extiguem a espécie ou são muito raras e tendem a sumir da população.

Não da pra dizer que as doenças de hoje são culpa da medicina. Os parasitas evoluem de uma forma ou de outra.

Lorde
Contato:

Mensagem por Lorde » 12 Fev 2016 23:19

Rinoceronte escreveu:o simples fato de existir doencas abundantes em outras espécies que nao a humana demonstra que a teoria nao é - no minimo - totalmente valida

de qualquer maneira, a "medicina" somos nós, é uma extensão de nossa inteligencia e capacidade de acao, entao somos nós mesmos capazes de evitar a doenca. Os genes de susceptibilidade à doencas podem ter tido a selecao relaxada, mas certamente os de inteligencia, que nos fizeram superar essas e outras pressoes seletivas, foram positivamente selecionados. Um trade-off evolucionario no qual saimos aparentemente ganhando (passamos de milhares a bilhoes). Melhor ter genes de susceptibilidade a doencas e inteligencia para evitar morrer (com nossa medicina) que o contrario. Estamos muito no lucro!
Rino, com certeza você me deu mais um ponto de vista.

Interessante o q vc sabiamente colocou. Me fez refletir de outro ponto de vista. :-?

Rinoceronte
Contato:

Mensagem por Rinoceronte » 12 Fev 2016 23:28

Lorde escreveu:Rino, com certeza você me deu mais um ponto de vista.

Interessante o q vc sabiamente colocou. Me fez refletir de outro ponto de vista. :-?
Legal! Show de bola poder conversar e trocar ideias!!! :punk:
Site que traz highlights / gifs de lutas, com postagens em tempo real durante eventos:

^:)^ :ymapplause: http://stationfy.com/ :ymapplause: ^:)^

jorgequebraqueixo
Contato:

Mensagem por jorgequebraqueixo » 13 Fev 2016 02:27

Marduk escreveu:Pra que o ser humano quer viver alem dos 100 anos pra continuar a consumir recursos do planeta? , acho que ate os 60 ja estava de bom tamanho.
Marduk seu cu de vaca, kkkkkkkk, viver até os 60 anos o cacete, estou agora com 57 e bem de saúde e ainda funcionando o bilau como se fosse um garotão de 30 anos, quero ver quando você chegar nos 55 anos e só faltar 5 anos para o término de sua vida, sentirá satisfeito de sua vida.

SR.SATÃ
Contato:

Mensagem por SR.SATÃ » 13 Fev 2016 08:36

As Testemunhas de Jeová acreditam que os mortos ressuscitarão em carne e habitarão eternamente num paraíso terrestre. Quando soube dsso me fiz essa pergunta, pois se essa teoria for verdade tem que saber se daria essa quantidade toda de pessoas na terra.
Editado pela última vez por SR.SATÃ em 16 Fev 2016 14:19, em um total de 1 vez.

Controll
Contato:

Mensagem por Controll » 14 Fev 2016 20:50

Quantas gerações precisamos voltar para encontrar um ancestral em comum com qualquer outra?
Explico melhor: você e sua esposa(o), vocês têm pais que certamente não são os mesmos, 4 avós também distintos, 8 bisavós que provavelmente vocês sabem que não são nenhum os mesmos. Mas aí depois de uns cento e poucos anos, a cada mais 25 anos vai dobrando essa população. 16 trisavos, 32, 64, 128...e segue de forma exponencial. Eu sempre fiquei intrigado porque em algum momento você chega a toda população da terra, que quanto mais retrocedermos menor é.
Você que está lendo isso e eu em que ano tivemos o mesmo genitor(a)? 1700? 1800? 1900?

Qui-Gon Jinn
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Qui-Gon Jinn » 14 Fev 2016 20:57

SR.SATÃ escreveu:As Testemunhas de Jeová acreditam que os mortos ressuscitarão em carne e habitarão eternamente num paraíso terrestre. Quando soube dsso me fiz essa pergunta, pois se essa teoria for verdade tem que saber se daria essa quantidade toda de pessoas na terra.
Fato curioso do Randleman soia luta cotra um lutador chamado "homem de neve" cujo cartel não pode ser encontrador em nenhum lugar!

phpBB [video]
Te venderam estragada foi?
TEAM Sagraódio

alexvozao
Contato:

Mensagem por alexvozao » 15 Fev 2016 12:14

Controll escreveu:Quantas gerações precisamos voltar para encontrar um ancestral em comum com qualquer outra?
Explico melhor: você e sua esposa(o), vocês têm pais que certamente não são os mesmos, 4 avós também distintos, 8 bisavós que provavelmente vocês sabem que não são nenhum os mesmos. Mas aí depois de uns cento e poucos anos, a cada mais 25 anos vai dobrando essa população. 16 trisavos, 32, 64, 128...e segue de forma exponencial. Eu sempre fiquei intrigado porque em algum momento você chega a toda população da terra, que quanto mais retrocedermos menor é.
Você que está lendo isso e eu em que ano tivemos o mesmo genitor(a)? 1700? 1800? 1900?
bem interessante essa linha de pensamento, #somostodosirmaos, kkkk

Rinoceronte
Contato:

Mensagem por Rinoceronte » 15 Fev 2016 21:35

Controll escreveu:Quantas gerações precisamos voltar para encontrar um ancestral em comum com qualquer outra?
essa area de estudo existe, a coalescencia. retrocedendo, chegamos ao proto-mamifero, repteis, anfibio, peixe, bacteria, primeiro organismo vivo. Desde lá, sempre houve um continuo citoplasmatico, diga-se de passagem, que todos ajudamos a manter linkado ao longo dos anos desde o surgimento da vida
Site que traz highlights / gifs de lutas, com postagens em tempo real durante eventos:

^:)^ :ymapplause: http://stationfy.com/ :ymapplause: ^:)^

Controll
Contato:

Mensagem por Controll » 16 Fev 2016 00:10

Rinoceronte escreveu:essa area de estudo existe, a coalescencia. retrocedendo, chegamos ao proto-mamifero, repteis, anfibio, peixe, bacteria, primeiro organismo vivo. Desde lá, sempre houve um continuo citoplasmatico, diga-se de passagem, que todos ajudamos a manter linkado ao longo dos anos desde o surgimento da vida
Mas não precisa ir tão longe. Eu diria que matematicamente todos somos obrigados a ter um ancestral em comum em no máximo uns 600 anos. Em 28, 29 gerações se chega a população total da Terra nessa época.

Responder