[Faça você mesmo] Queijos
E ai, cumpadi?!
Tá tranquilo, tá favorável?
Tô sabendo que vc manja dos paranauês dos queijos.... queria levar um papo maneiro sobre o assunto! Recentemente descobri uma cooperativa de leite proxima à saida da cidade, onde consigo leite fresquinho da mão dos produtores. Queijo Minas, rra?icota, cottage, mussarela.... vi que são facilimos e baratissimos de se fazer! Mas como é pr fazer uma produção artesanal e caseiro daqueles queijos q precisam de maturação? E sobre a pasturização, é seguro mesmo?
E o whey sagrado? Dá pra fazer com o soro q sobra?
Aqui um queijo Basicão, o famoso queijo minas Frescal
Vamos debater sensatamente
Tá tranquilo, tá favorável?
Tô sabendo que vc manja dos paranauês dos queijos.... queria levar um papo maneiro sobre o assunto! Recentemente descobri uma cooperativa de leite proxima à saida da cidade, onde consigo leite fresquinho da mão dos produtores. Queijo Minas, rra?icota, cottage, mussarela.... vi que são facilimos e baratissimos de se fazer! Mas como é pr fazer uma produção artesanal e caseiro daqueles queijos q precisam de maturação? E sobre a pasturização, é seguro mesmo?
E o whey sagrado? Dá pra fazer com o soro q sobra?
Aqui um queijo Basicão, o famoso queijo minas Frescal
Vamos debater sensatamente
- Krlos Eduardo
- Contato:
Re: [Faça você mesmo] Queijos
vou dar uma olhada
amo queijo, queijo é foda, combina com quase tudo, tem altas proteínas...
"quem não gosta de queijo bom sujeito não é..."
rs....
amo queijo, queijo é foda, combina com quase tudo, tem altas proteínas...
"quem não gosta de queijo bom sujeito não é..."
rs....
"Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana." Chico Science
Um homem roubado nunca se engana." Chico Science
Utube tá cheio de receitas! Essa semana vou experimentar fazer o minas frescal e a ricota com o soro que sobrar.
No embalo, já vi algumas receitas de torta de ricota que dão água na boca!
Sem contar a economia... ricota tá R$16,00 o kg e o minas mais de 20$! o Cottage? Aboli da minha dieta devido o valor.
No embalo, já vi algumas receitas de torta de ricota que dão água na boca!
Sem contar a economia... ricota tá R$16,00 o kg e o minas mais de 20$! o Cottage? Aboli da minha dieta devido o valor.
Galerosos,
Tô em busca da difrença no modo de produção do queijo minas tradicional e o Frescal.
O frescal é um queijo de consumo imediato: produziu comeu! Já nasce pronto pro abate! Sua validade é menor, e é mais molenga.
O tradicional é um queijo que é maturado (precisa esperar um certo tempo para seu cosnumo) e tem sabor mais forte, além de mais gorduroso.
Ando atras de informações sobre as diferenças na produção. Que souber, manda ai
Tô em busca da difrença no modo de produção do queijo minas tradicional e o Frescal.
O frescal é um queijo de consumo imediato: produziu comeu! Já nasce pronto pro abate! Sua validade é menor, e é mais molenga.
O tradicional é um queijo que é maturado (precisa esperar um certo tempo para seu cosnumo) e tem sabor mais forte, além de mais gorduroso.
Ando atras de informações sobre as diferenças na produção. Que souber, manda ai
- Fabio Guerreiro
- Contato:
Bom tópico, já fiz o cottage em casa e deu certo, mas fiz com esse leite longa vida mesmo.

PARA MUITOS O CHÃO É O FIM, MAS PARA NÓS DA LUTA LIVRE É APENAS O COMEÇO
CYBORG TEAM/ RENATO SILVA BOXE
A primeira vez que fiz queijo foi nas minhas aulas de tecnologia de leites e derivados no intercâmbio. Manteiga é muito fácil também e fica muito gostoso.
Iogurte é ainda mais fácil e você pode fazer usando um iogurte como base para fermentação em casa.
Se for fazer com leite cru e fresco de fazenda é interessante também além de usar pasteurizado, se você tiver acesso. O queijo pode ficar ainda mais saboroso e com a textura ideais mas tem que tomar cuidado com o manuseio desse leite quando colhido e também na preparação.
Iogurte é ainda mais fácil e você pode fazer usando um iogurte como base para fermentação em casa.
Se for fazer com leite cru e fresco de fazenda é interessante também além de usar pasteurizado, se você tiver acesso. O queijo pode ficar ainda mais saboroso e com a textura ideais mas tem que tomar cuidado com o manuseio desse leite quando colhido e também na preparação.
Pelo que to vendo aqui, tem q ser leite de saco e pasteurizado. Os UHT não servem. O lance é o custo final na cooperativa eu consigo por R$2,00 o litro. Vou tentar barganhar pra $1,75. Se rolar vai ser muita vantagem!Fabio Guerreiro escreveu:Bom tópico, já fiz o cottage em casa e deu certo, mas fiz com esse leite longa vida mesmo.
Mas fique atento ao lance do tipo do leite. Vá sempre nos pasteurizados.
Velho, to lendo sobre a pasteurização. Vou fazer num panelão mesmo.... to com medo de não conseguir ficar regulando a temperatura. tem segredo? ja comprei o termômetro.Annie escreveu:A primeira vez que fiz queijo foi nas minhas aulas de tecnologia de leites e derivados no intercâmbio. Manteiga é muito fácil também e fica muito gostoso.
Você vai usar leite pasteurizado ou cru? Porque vai do gosto do freguês. Pra casos que você não souber da procedência do leite é mais indicado pasteurizar. Mas eu faria com o leite cru mesmo porque preserva as bactérias que são responsáveis pela transformação do leite em queijo junto ao sal e ácido que for usado.Sedução escreveu:
Velho, to lendo sobre a pasteurização. Vou fazer num panelão mesmo.... to com medo de não conseguir ficar regulando a temperatura. tem segredo? ja comprei o termômetro.
Se você tiver um termômetro de pasteurização é ainda melhor, mas nunca testei com termômetros simples. E se não tiver dá pra pasteurizar em casa sem termômetro. Tenho uma dica: ferve o leite, fogo baixo a médio, e quando ele subir até a tampa da panela (ferver) você desliga. Pronto, tá pasteurizado.
Comprei um termometro próprio pra laticinios - e me arrependi. Preferiria ter comprado um digital de cozinha, q é um pouco mais caro - a diferença nem é tanta - e parece ser mais comodo. Comprei um de mercurio (-10º - 110º).Annie escreveu:Você vai usar leite pasteurizado ou cru? Porque vai do gosto do freguês. Pra casos que você não souber da procedência do leite é mais indicado pasteurizar.
Se você tiver um termômetro de pasteurização é ainda melhor, mas nunca testei com termômetros simples. E se não tiver dá pra pasteurizar em casa sem termômetro. Tenho uma dica: ferve o leite, fogo baixo a médio, e quando ele subir até a tampa da panela (ferver) você desliga. Pronto, tá pasteurizado.
Vou usar leite direto da vaca. Sei da região, mas não sei o estado de saude delas. Pastreurizar nesse caso é indispensavel! Vou usar o método de pasteurização lenta e seja oq deus quiser! No caso de ferver o leite, há um problema na produção de queijos: ele perde propriedades essenciais para produção e nutritivas. Então tem q regular bem a temperatura... não da pra ferver não.
to aprendendo a fazer vários tipos de queijo aqui.
Sedução escreveu:
Comprei um termometro próprio pra laticinios - e me arrependi. Preferiria ter comprado um digital de cozinha, q é um pouco mais caro - a diferença nem é tanta - e parece ser mais comodo. Comprei um de mercurio (-10º - 110º).
Vou usar leite direto da vaca. Sei da região, mas não sei o estado de saude delas. Pastreurizar nesse caso é indispensavel! Vou usar o método de pasteurização lenta e seja oq deus quiser! No caso de ferver o leite, há um problema na produção de queijos: ele perde propriedades essenciais para produção e nutritivas. Então tem q regular bem a temperatura... não da pra ferver não.
to aprendendo a fazer vários tipos de queijo aqui.Proxima meta é descobrir o queijo de coalho, aqueles q vendem na praia assado
Sim sim, foi o que eu editei no post. Eu prefiro fazer com ele cru ou até mesmo o pasteurizado do supermercado (aquele de saquinho) que é garantido. Se você for usar cru, leve garrafas estéreis(dá pra esterilizar garrafas de vidro em casa). Quanto à procedência, minha dica é colher em universidades, onde é tudo bem controlado e o leite é vendido mais barato. Outra coisa, dependendo do queijo que você fizer o rendimento é 12 a 15 %. Então um queijo de 1,5 kgs usa aproximadamente uns 10 litros de leite, dependendo da qualidade do leite (o cru provavelmente rende mais).
O queijo de coalho é ainda mais fácil, também quero fazer. Não se preocupe com o termômetro, esse de laticínios é o ideal. Quando for testar, mostra aqui o resultado.
Vou usar um vasilhame plastico que cabe 10l. Vc tocou num ponto bacana: a higienização desse vasilhame! Agua e sabão depois de transportar o leite mata tudo? Como pretendo fazer queijo pra consumo caseiro, por economia, devo me certificar desses cuidados.... bom toque!Annie escreveu:Sim sim, foi o que eu editei no post. Eu prefiro fazer com ele cru ou até mesmo o pasteurizado do supermercado (aquele de saquinho) que é garantido. Se você for usar cru, leve garrafas estéreis(dá pra esterilizar garrafas de vidro em casa). Quanto à procedência, minha dica é colher em universidades, onde é tudo bem controlado e o leite é vendido mais barato. Outra coisa, dependendo do queijo que você fizer o rendimento é 12 a 15 %. Então um queijo de 1,5 kgs usa aproximadamente uns 10 litros de leite, dependendo da qualidade do leite (o cru provavelmente rende mais).
O queijo de coalho é ainda mais fácil, também quero fazer. Não se preocupe com o termômetro, esse de laticínios é o ideal. Quando for testar, mostra aqui o resultado.
Entrei em contato com um fabricante de gramado-RS, e ele me deu uma planilha racionalizando a produção. Achei bacana a iniciativa dele, mesmo sabendo q minha intenção é o consumo caseiro. Nela, bate perfeitamente com o rendimento que vc diz pra fabricação de queijo minas. Ainda vai sobrar o soro, q com mais 2l de leite, vc pode produzir outros 2kg de ricota! Só lucro!
Queria lternativas pra o uso do soro.... vou pesquisar sobre a produção de whey tb
EDIT: Bota aqui a receitra de queijo coalho!!!!! =D
Editado pela última vez por Sedução em 09 Fev 2016 23:10, em um total de 1 vez.
Quantidade de leite/dia processado 10 litros
Custo do litro de leite utilizado R$ 1,75
Coalho, fermento, temperos, gás R$ 0,40
Custo do litro de leite processado R$ 2,15
Leite gasto para fazer 1 kg de queijo 6,400 litros
Custo do kg de queijo R$ 13,76
Quantidade de queijos produzida 1,563 kg
Preço viável de venda do quilo de queijo R$ 14,00
Receita diária pela venda dos queijos R$ 21,88
Gasto diário com os queijos vendidos R$ 21,50
Lucro diário gerado pelas vendas R$ 0,38
Receita bruta mensal R$ 656,25
Receita líquida mensal R$ 11,25
Custo do litro de leite utilizado R$ 1,75
Coalho, fermento, temperos, gás R$ 0,40
Custo do litro de leite processado R$ 2,15
Leite gasto para fazer 1 kg de queijo 6,400 litros
Custo do kg de queijo R$ 13,76
Quantidade de queijos produzida 1,563 kg
Preço viável de venda do quilo de queijo R$ 14,00
Receita diária pela venda dos queijos R$ 21,88
Gasto diário com os queijos vendidos R$ 21,50
Lucro diário gerado pelas vendas R$ 0,38
Receita bruta mensal R$ 656,25
Receita líquida mensal R$ 11,25
Mais importante é higienizar antes de colher. O ideal é ferver o vasilhame em água bem quente ou jogar água fervente nele, mas tem que ver que tipo de plástico é ou derrete hahahahaSedução escreveu:
Vou usar um vasilhame plastico que cabe 10l. Vc tocou num ponto bacana: a higienização desse vasilhame! Agua e sabão depois de transportar o leite mata tudo? Como pretendo fazer queijo pra consumo caseiro, por economia, devo me certificar desses cuidados.... bom toque!
Entrei em contato com um fabricante de gramado-RS, e ele me deu uma planilha racionalizando a produção. Achei bacana a iniciativa dele, mesmo sabendo q minha intenção é o consumo caseiro. Nela, bate perfeitamente com o rendimento que vc diz pra fabricação de queijo minas. Ainda vai sobrar o soro, q com mais 2l de leite, vc pode produzir outros 2kg de ricota! Só lucro!
Queria lternativas pra o uso do soro.... vou pesquisar sobre a produção de whey tb
O whey protein é o soro em si, não tem o que fabricar, a diferença é que é transformado em pó por um processo industrial de secagem a baixas temperaturas. Não sou nutricionista então era interessante perguntar pra algum, mas no ponto de vista de engenheira de alimentos, usando o soro no lugar da água, acredito que vire um suplemento bem nutritivo (desde que pasteurizado se você usar o leite cru).
Soro é usado pra muita coisa.. É um dos principais ingredientes do leite fermentado (o famoso yakult), bebidas lácteas probióticas, dá pra usar ele como um suplemento na comida, é usado pra fazer a ricota como você mesmo disse.. Enfim, a criatividade que manda. A preocupação é saber como conservar e manter a segurança pro consumo.
Esqueci de um detalhe: o soro de queijo, por já ter sido salgado dependendo do queijo que você fizer, talvez não fique bom no shake né.. hahahahaha.. Usa em coisas salgadas!
Se você fizer iogurte, esse sim você usa. Tenho o meu workbook que posso postar umas receitas aqui depois.
Editado pela última vez por Annie em 09 Fev 2016 23:25, em um total de 1 vez.