Falar em ingles com o filho. Vale a pena?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Eureek
Contato:

Re: Falar em ingles com o filho. Vale a pena?

Mensagem por Eureek » 09 Jan 2016 07:27

Rinoceronte, em primeiro lugar parabéns pela filha. Criança é massa demais e bem mais fácil que alguns pintam por aí.

Li muito a respeito e vivo uma situação parecida . No meu caso meio que não tenho opção.
Meu filho tem pouco mais de 1 ano, eu falo português com ele, a mãe fala chinês e o resto da galera fala inglês , já que moramos na Austrália.

A teoria é que crianças que são estimuladas em mais de 1 língua, demoram mais pra começar a falar . No entanto , quando começam são capazes de usar mais de 1 língua corretamente.

Algumas dicas:

- se for falar inglês, fale toda hora, em todas as ocasiões e o máximo possível. Fale corretamente e use o máximo de palavras. O objetivo é fazer sua filha entender que " papai fala inglês e se eu quiser falar com o papai, e assim que eu tenho que falar ". Se vc ficar mudando toda hora , e falar só de vez em quando , dizem que não é tão eficaz e confunde a criança .

- evite falar as duas línguas ao mesmo tempo, ou traduzir as paradas . Quando a criança não entende 1 língua, ela não vai sacar que vc Ta dizendo a mesma coisa, mas em 2 línguas diferentes. Melhor falar só em inglês e explicar em inglês mesmo

Disciplina e tudo . Um casal de amigos, o pai e francês, a mãe e colombiana . Os pais sempre foram linha dura e caxias com essa parada. Hoje a menina tem 3 anos e fala francês, espanhol e inglês .

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015 & 2016
Imagem@pridefcneverdie

Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Tony Fla » 09 Jan 2016 09:39

Eu morei nos EUA um bom tempo e o que via lá com meus amigos brasileiros/hispânicos é que a primeira língua que eles aprendem dentro de casa é o português/espanhol, o inglês basicamente vem na escola, isso principalmente com o pessoal que fala espanhol e vivem naqueles bairros onde o idioma oficial é o espanhol.

Não tenho filhos ainda mas independente do local que eles nascerem eu sempre irei falar português com eles, para aprender idioma diferente eu vou colocar em curso desde cedo.
Octacampeão Brasileiro

Campeão do Bolão Pé na Cova 2024! 🏆

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 09 Jan 2016 09:48

Eu também não faria isso de começar logo cedo e forçar a barra.

Colocaria em um curso qualquer quando ele começasse a aprender portugues e faria em paralelo.
Tapirus terrestris

Rinoceronte
Contato:

Mensagem por Rinoceronte » 09 Jan 2016 11:06

VagabondMusashi escreveu:Filha eh uma bencao maravilhosa..... parabens.

E sim, vale falar bilingue com a crianca!
Valeu Musashi!

Eureek escreveu:Rinoceronte, em primeiro lugar parabéns pela filha. Criança é massa demais e bem mais fácil que alguns pintam por aí.

Li muito a respeito e vivo uma situação parecida . No meu caso meio que não tenho opção.
Meu filho tem pouco mais de 1 ano, eu falo português com ele, a mãe fala chinês e o resto da galera fala inglês , já que moramos na Austrália.

A teoria é que crianças que são estimuladas em mais de 1 língua, demoram mais pra começar a falar . No entanto , quando começam são capazes de usar mais de 1 língua corretamente.

Algumas dicas:

- se for falar inglês, fale toda hora, em todas as ocasiões e o máximo possível. Fale corretamente e use o máximo de palavras. O objetivo é fazer sua filha entender que " papai fala inglês e se eu quiser falar com o papai, e assim que eu tenho que falar ". Se vc ficar mudando toda hora , e falar só de vez em quando , dizem que não é tão eficaz e confunde a criança .

- evite falar as duas línguas ao mesmo tempo, ou traduzir as paradas . Quando a criança não entende 1 língua, ela não vai sacar que vc Ta dizendo a mesma coisa, mas em 2 línguas diferentes. Melhor falar só em inglês e explicar em inglês mesmo

Disciplina e tudo . Um casal de amigos, o pai e francês, a mãe e colombiana . Os pais sempre foram linha dura e caxias com essa parada. Hoje a menina tem 3 anos e fala francês, espanhol e inglês .
Putz, valeu muito pelas dicas Eureek!!! Muito bom ouvir a sua experiencia!!!

E obrigado pelos parabens! Filhota checa no meio do ano!!!
Site que traz highlights / gifs de lutas, com postagens em tempo real durante eventos:

^:)^ :ymapplause: http://stationfy.com/ :ymapplause: ^:)^

Esolf
Contato:

Mensagem por Esolf » 09 Jan 2016 16:13

A missão de ser pai é complexa. Eu não acho que a exposição a um segundo idioma desde cedo seja algo extremamente importante. Não foi facil pra mim, acho que não foi facil pra vc... Pq tem que ser facil pra ela?

Eu não quero nada facil nem pra mim e nem pras minhas crias... Apesar de reconhecer que elas estão em uma situação muito previlegiada.

A gente tem que ensinar pros nossos filhos que a vida é uma guerra... "its a mean and nasty place... by Rocky" ... Vai conseguir tudo nesse mundo, eu eu vou ajudar sempre, mas elas vão ter que se dedicar sangue, suor e lagrimas.

Importante sim é se concentrar nas mensagens, nos valores, em deixar muito claro quem é vc, PAI, como vc enxerga o mundo, o que vc aceita e o que não aceita. A não ser que vc seja muito fera em ingles (um nativo) vc não vai conseguir ter uma boa performance e passar essas mensagens complexas corretamente. (No nosso idioma já é dificil pra caramba)

A unica coisa que eu posso afirmar com certeza pra vc, é que o planeta esta cheio de idiotas bilingues.

Esolf
Contato:

Mensagem por Esolf » 09 Jan 2016 16:26

Ah...

Minha filha numero 1 (Má oii), tem 6 anos. Eu poderia falar ingles com ela, passar videozinho de youtube batatinha quando nasce, etc...

Mas desde de o Natal, eu me sentei com ela varias vezes pra ver videos de como vivem as pessoas na Africa... Ela sabe onde fica e como vivem as pessoas em Uganda, Ruanda, Zimbabuwe, Kenia... Ela sabe como são as casas, como tomam banho, o que comem, com o que brincam, como vao a escola, que musica escutam.

Ela teve até pesadelo com isso uns 2 dias. Minha mulé fica meio bolada comigo, ela não entende direito meu objetivo... Mas foda-se tb.

Ver minha filha contando pra minha mãe (que é professora de historia), sobre a Africa, podendo falar detalhes e dizendo como somos previlegiados de ter a vida que temos,... não tem preço. É muito orgulho... Se ela pudesse falar com um gringo na rua em ingles, por ex., eu não teria 1% do orgulho dela que tenho hoje.

rockit

Mensagem por rockit » 09 Jan 2016 16:32

cara... acho que nao
ele nao vai entender nada!!!
é melhor falar em portugeus pra nao ter erro na eduacao do filhote

abs
aos mestres com carinho: kozak (RIP), molotov (RIP), brunologo (RIP), blake (RIP)

play
Contato:

Mensagem por play » 09 Jan 2016 20:26

eu acho interessante colocar em escolinha de ingles desde os 2 anos de idade, quando completar 11 deixar morar 1 ano nos EUA fazendo elementary school, quando completar 15 anos, deixa fazer high school mais 1 ano.

Com 18 anos, ela começa universidade nos EUA, ela vai se sentir em casa, te garanto!

Outra coisa que vale muito a pena, durante a moradia no Brasil, coloca ela em international school. Eh incrivel a diferença no aprendizado de linguas e culturas. O unico problema, eh que eh caro pra xuxu.
play more, life is short!

Rinoceronte
Contato:

Mensagem por Rinoceronte » 09 Jan 2016 20:52

Esolf escreveu:A missão de ser pai é complexa. Eu não acho que a exposição a um segundo idioma desde cedo seja algo extremamente importante. Não foi facil pra mim, acho que não foi facil pra vc... Pq tem que ser facil pra ela?

Eu não quero nada facil nem pra mim e nem pras minhas crias... Apesar de reconhecer que elas estão em uma situação muito previlegiada.

A gente tem que ensinar pros nossos filhos que a vida é uma guerra... "its a mean and nasty place... by Rocky" ... Vai conseguir tudo nesse mundo, eu eu vou ajudar sempre, mas elas vão ter que se dedicar sangue, suor e lagrimas.

Importante sim é se concentrar nas mensagens, nos valores, em deixar muito claro quem é vc, PAI, como vc enxerga o mundo, o que vc aceita e o que não aceita. A não ser que vc seja muito fera em ingles (um nativo) vc não vai conseguir ter uma boa performance e passar essas mensagens complexas corretamente. (No nosso idioma já é dificil pra caramba)

A unica coisa que eu posso afirmar com certeza pra vc, é que o planeta esta cheio de idiotas bilingues.
----
Esolf escreveu:Ah...

Minha filha numero 1 (Má oii), tem 6 anos. Eu poderia falar ingles com ela, passar videozinho de youtube batatinha quando nasce, etc...

Mas desde de o Natal, eu me sentei com ela varias vezes pra ver videos de como vivem as pessoas na Africa... Ela sabe onde fica e como vivem as pessoas em Uganda, Ruanda, Zimbabuwe, Kenia... Ela sabe como são as casas, como tomam banho, o que comem, com o que brincam, como vao a escola, que musica escutam.

Ela teve até pesadelo com isso uns 2 dias. Minha mulé fica meio bolada comigo, ela não entende direito meu objetivo... Mas foda-se tb.

Ver minha filha contando pra minha mãe (que é professora de historia), sobre a Africa, podendo falar detalhes e dizendo como somos previlegiados de ter a vida que temos,... não tem preço. É muito orgulho... Se ela pudesse falar com um gringo na rua em ingles, por ex., eu não teria 1% do orgulho dela que tenho hoje.
entendo a sua posicao sobre querer mostrar coisas importantes sobre o mundo, brother, mas nao entendi porque quis opor uma coisa à outra. Pode-se muito bem fazer-se uma boa educacao quanto à linguas e tambem mostrar as coisas importantes do mundo, como a dureza que muitas populacoes vivem. Nao entendi porque colocou uma coisa em oposicao à outra...

e idiotas, temos bilingues, 'mono'lingues, poliglotas e analfabetos. Vai por mim que a(s) lingua(s) que a pessoa fala nao interfere no coracao, espirito e valor dela. Correlacao zero.
Site que traz highlights / gifs de lutas, com postagens em tempo real durante eventos:

Rinoceronte
Contato:

Mensagem por Rinoceronte » 09 Jan 2016 20:53

play escreveu:eu acho interessante colocar em escolinha de ingles desde os 2 anos de idade, quando completar 11 deixar morar 1 ano nos EUA fazendo elementary school, quando completar 15 anos, deixa fazer high school mais 1 ano.

Com 18 anos, ela começa universidade nos EUA, ela vai se sentir em casa, te garanto!

Outra coisa que vale muito a pena, durante a moradia no Brasil, coloca ela em international school. Eh incrivel a diferença no aprendizado de linguas e culturas. O unico problema, eh que eh caro pra xuxu.
valeu pelas dicas. Intercambio tem uma puta vantagem de nao somente ser uma opcao de aprender lingua, mas de vivenciar outra cultura, aprender a entender melhor o outro e amadurecer como pessoa

Rinoceronte
Contato:

Mensagem por Rinoceronte » 09 Jan 2016 20:56

rockit escreveu:cara... acho que nao
ele nao vai entender nada!!!
é melhor falar em portugeus pra nao ter erro na eduacao do filhote

abs
mas eu e outros citaram casos de criancas que cresceram ouvindo 2 (ou mais linguas), nos quais as criancas nao só entenderam, mas passaram a falar bem as 2 linguas. Entao, acho que essa preocupacao de 'nao entender', nao deve se aplicar, ou ao menos nao se aplicar de maneira decisiva para o aprendizado

abracos e valeu!

gus77
Contato:

Mensagem por gus77 » 10 Jan 2016 01:30

Rinoceronte escreveu:----

entendo a sua posicao sobre querer mostrar coisas importantes sobre o mundo, brother, mas nao entendi porque quis opor uma coisa à outra. Pode-se muito bem fazer-se uma boa educacao quanto à linguas e tambem mostrar as coisas importantes do mundo, como a dureza que muitas populacoes vivem. Nao entendi porque colocou uma coisa em oposicao à outra...

e idiotas, temos bilingues, 'mono'lingues, poliglotas e analfabetos. Vai por mim que a(s) lingua(s) que a pessoa fala nao interfere no coracao, espirito e valor dela. Correlacao zero.
Tb acho, o objetivo é somente introduzir uma coisa útil desde cedo, nada a ver com o resto da educação, isso também depende de cada um. Similar a ensinar a criança a nadar desde nova, não tem porque retardar uma coisa só porque pro pai foi difícil aprender a nadar já que começou tarde. Também não significa que o filho vai ser um nadador olímpico, mas pelo menos já vao estar confortável na situação.

Esolf
Contato:

Mensagem por Esolf » 10 Jan 2016 06:39

Rinoceronte escreveu:----

"A não ser que vc seja muito fera em ingles (um nativo) vc não vai conseguir ter uma boa performance e passar essas mensagens complexas corretamente. (No nosso idioma já é dificil pra caramba)"

Acho que não me expressei muito bem.
Mas a parte aí acima é tão importante quanto o restante.

Um outro fator é o tempo. Eu trabalho pra caramba, as vezes fico fora do país. Aí eu tento escolher muito bem o tema que vou abordar com meus filhos. Se vc tiver bastante tempo é diferente.

Deixa sua filha nascer, crescer um pouco, receber influência da TV, dos amiguinhos da escola, etc... Aí talvez fique mais claro o que escrevi.

Esolf
Contato:

Mensagem por Esolf » 10 Jan 2016 06:57

gus77 escreveu:Tb acho, o objetivo é somente introduzir uma coisa útil desde cedo, nada a ver com o resto da educação, isso também depende de cada um. Similar a ensinar a criança a nadar desde nova, não tem porque retardar uma coisa só porque pro pai foi difícil aprender a nadar já que começou tarde. Também não significa que o filho vai ser um nadador olímpico, mas pelo menos já vao estar confortável na situação.
É o que eu disse pro outro brother aí. ...
O tempo é um fator importante.

Eu trabalho muito. Fico com meus filhos 1 ou 2 horas por dia e a noite. Eles já estão até meio cansados, assim como eu tb. E quando eu chego eles querem colo, carinho, brincadeira,... Ainda tem dia que eu tenho que dar alguma bronca, mandar escovar os dentes, fazer lição de casa, ajudar arrumar o quarto, etc. Hahahahah

Pra mim falta tempo pro básico, ainda que eu falasse inglês como um nativo, acho que não teria tempo pra isso.

Pra ajudar ainda tenho que viajar pelo trabalho as vezes.

Tem umas paradas que da pra terceirizar. Natação é uma delas. Vem uma van buscar em casa 2x por semana, leva na aula e devolve. Tem coisa na formação que não dá. (É o que eu disse lá no outro post)
Eu como pai, faço a supervisão. No clube, na praia vejo se esta evoluindo bem.
É o mesmo tratamento do inglês, da matemática, etc. A escola ensina, eu acompanho a evolução. Se eu achar que está insatisfatorio eu interfiro.

Esolf
Contato:

Mensagem por Esolf » 10 Jan 2016 07:10

Agora por exemplo... vou acordar minhas crias e levar em um laboratório pra fazer exame de sangue. Hahaha

Vão chorar com certeza. Como vai conduzir essa parada em inglês? Hahahaha Não consigo nem imaginar. Kkkkkk

E eu vou começar com todo carinho do mundo, mas depois de uns minutos vou ter que dizer: "koé, cumadre!? Não tô negociando contigo. Vai tirar o sangue pq é preciso. Não precisa chorar que é só uma picadinha. Mas pode chorar se quiser, mas chora baixo, bem baixinho. Pq já tô ficando puto." Hahahahá

Aí ela fica numa boa, e fala assim: "pai, vc me segura no colo?!" Eu digo: "Claro, Filha."

É sempre igual. Hahahaha

Responder