Baden escreveu:
Cara, mas a discussão não é exatamente sobre pena de morte. É sobre um tipo de execução sumária direcionada a uma determinada parcela de criminosos. É bem diferente.
Você falar em pena de morte com direito a julgamento, ampla defesa etc. é até mais discutível. Só que não é o caso aqui. Se as mais altas autoridades forem corruptas, você acha que elas vão apontar o dedo para si mesmas e cometer suicídio?
Você está querendo dar poder para algumas pessoas executarem sumariamente outras. Mas se as primeiras forem justamente autoridades criminosas, elas podem usar muito bem isso pra se perpetuarem no poder e eternizarem a corrupção. Na verdade, é mais ou menos o que já acontece. Tem até traficante preso e sendo fuzilado. Mas nunca vi quem distribui a matéria-prima do tráfico ser sequer incriminado.
Eu também acho que toda essa violência que você quer dirigir a alguém não combina com qualquer sociedade pacífica. Você não vai coibir a violência simplesmente reproduzindo a violência.
Se você correr o risco de se igualar, em termos de raiva e revolta, ao cara que mata gratuitamente um inocente durante um assalto, como é que você vai fazer algo tão melhor que ele pela sociedade? O processo judicial serve, entre outras coisas, pra que erros não sejam cometidos num ímpeto de vingança como esse que você tá defendendo.
E se algum inocente for, por engano, vítima de um tipo de execução sumária como essa? A solução é executar também quem cometeu vingança? Vai ser execução sumária generalizada? Isso é quase Mad Max.
partiu de uma premissa errada: eu não falei na execução sumária pra político corrupto. pra casos assim, realmente tem que ter julgamento e etc.
foi o que eu falei ali: execução sumária é completamente entendível (e benéfica) pra casos claros, flagrantes. do tipo: latrocínio, assalto a mão armada, atirar contra polícia etc. com provas irrefutáveis (diversas testemunhas, video, etc) não tinha que ter burocracia não, quanto antes o bandido no banco de órgãos, melhor.
mas claro, casos com falta de provas claras e tal, daí realmente não dá pra ter execução sumária.
sobre o resto, de maneira "pacífica" e burocrática funciona muito menos, o huesil é a maior prova disso. com penas duras, aplicadas sem burocracia, é COMPLETAMENTE improvável dizer que o crime seria maior do que esta bosta que é atualmente. não tenho dúvidas que diminuiria. não ia ser um paraíso, mas melhor do que tá, fica sim. e outra, não é porque não seria uma melhora absurda que se justifica leis frouxas. como eu disse várias vezes, só de evitar a reincidência, já justifica.