Uma cidade das Filipinas ganhou notoriedade por conta de seu prefeito e seus métodos “peculiares” de combater a criminalidade por lá.
Rodrigo Duterte é prefeito de Davao, e não tem medo de dizer que faz o que precisar para acabar com criminosos - inclusive executá-los.
Numa entrevista para uma rede de TV filipina, Duterte voltou a dizer que a pressão da ONG Human Rights Watch não vai impedi-lo de fazer o que for necessário para manter sua cidade sem criminosos e que ele tem seu jeito de fazer justiça
A HRW acusa Duterte de saber de um grupo de extermínio na cidade, o Esquadrão da Morte de Davao, e não fazer nada para detê-lo. O grupo é acusado de vários assassinatos nos últimos anos e não houve nenhuma investigação a respeito.
A política de segurança pública o prefeito, aparentemente baseada em grandes doses de violência, tem aprovação da população e recentemente, valeu a Davao (acredite se quiser), um prêmio como ‘Cidade segura para crianças”. Ele ganhou ainda mais notoriedade recentemente porque seu nome está cotado para concorrer à presidência do país em 2016.
Num comunicado, Duterte disse. “Todos vocês dessas ONGs americanas que ficam me acusando: vocês querem um exemplo da minha justiça? Do meu estilo? Então venham traficar drogas na minha cidade e eu vou executar vocês”.
“E tem mais”, adicionou o político filipino: não estou me desculpando por isso não”.
Não é a primeira vez nem que Duterte faz ameaças a criminosos às claras.
“Vocês, estudantes, que não vão às aulas e ficam vadiando nas cercanias, cuidado, porque eu vou pegar vocês”, afirmou a uma rede de TV, falando das gangues de adolescentes infratores.
“A vocês, pais deles, não estranhem se eles chegarem em casa sem conseguir andar. Eu vou descer a porrada neles, quebrar os seus ossos e mandá-los para o hospital. Daí, eu vou no hospital bater neles de novo com um martelo”.