O estouro da bola imobiliária!

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
cardonelli
Contato:

Re: O estouro da bola imobiliária!

Mensagem por cardonelli » 11 Mar 2015 10:34

WALLYSON escreveu:Quem aproveitou aproveitou.... Comprei meu AP por R$90K financiados pela Caixa, hoje vale uns R$350K fácil!
2x

O meu paguei 60k pouco antes do bum nos preços, a 8 anos a traz, hoje TB vale 350 k

Na época dei 40 de entrada, financiei 15 na caixa e na época ganhei 5 de bônus, prestações decrescentes TB, hoje pago 130 reais de prestação.
America needs Trump.
The World needs Mr. Trump.
Give peace a chance. "THE GREAT WHITE HOPE" :2handed:

phoenix
Contato:

Mensagem por phoenix » 11 Mar 2015 10:52

História verídica:

Um amigo que estava em um situação confortável. Decidiu comprar um apartamento para morar com a futura esposa.

Pois bem, comprou um imóvel de 60m2 na planta pela bagatela de R$ 280.000,00

Sonho realizado. Não contente com isso. Achou o apartamento pequeno e decidiu comprar outro de 86m2 pela bagatela de R$ 440.000,00 . com a prerrogativa que seria fácil vender o apto de 60m2

Se passaram um ano e meio

E os imoveis serão entregues

60m2 ele pagou R$ 60 mil e deve R$ 230.000,00

86m2 ele pagou R$ 110 mil e deve R$ 345 mil reais

Esta desesperado pois não consegue financiar os dois imoveis e nem vender. Chegou a hora do financiamento e pelas clausulas dos contratos ele tem 1 mês para financiar. As construtoras só pagam 20% do valor pago.

O cara esta desesperado, sem dormir e não sabe o que fazer

Obs: no apto de 86m2 tem um bônus se ele não conseguir o financiamento até dia 05/04 terá que desembolsar mais R$ 50 mil reais

RicardoBJJ
Contato:

Mensagem por RicardoBJJ » 11 Mar 2015 11:01

phoenix escreveu:História verídica:

Um amigo que estava em um situação confortável. Decidiu comprar um apartamento para morar com a futura esposa.

Pois bem, comprou um imóvel de 60m2 na planta pela bagatela de R$ 280.000,00

Sonho realizado. Não contente com isso. Achou o apartamento pequeno e decidiu comprar outro de 86m2 pela bagatela de R$ 440.000,00 . com a prerrogativa que seria fácil vender o apto de 60m2

Se passaram um ano e meio

E os imoveis serão entregues

60m2 ele pagou R$ 60 mil e deve R$ 230.000,00

86m2 ele pagou R$ 110 mil e deve R$ 345 mil reais

Esta desesperado pois não consegue financiar os dois imoveis e nem vender. Chegou a hora do financiamento e pelas clausulas dos contratos ele tem 1 mês para financiar. As construtoras só pagam 20% do valor pago.

O cara esta desesperado, sem dormir e não sabe o que fazer

Obs: no apto de 86m2 tem um bônus se ele não conseguir o financiamento até dia 05/04 terá que desembolsar mais R$ 50 mil reais
Ele deve estar se sentindo assim:

Imagem
Imagem

phoenix
Contato:

Mensagem por phoenix » 11 Mar 2015 11:19

Pedro biruta escreveu:
eu to me mudando com a patroa agora e vou ALUGAR
sim.. alugar
nao pensamos em comprar apto

pq?
1 - em santos ta tudo mto caro
2 - vc é DONO do seu apto qdo vc terminar de pagar ele.. antes disso. ele é uma dívida
3 - voce paga 400 mil num apto de 260 no final do financiamento

prefiro alugar pagar 1500 o pacote e ir juntando uma grana e ver no q faz
um apto é 2400 d parcela/mes, fora os outros gastos
Ele printou a tela do financiamento

Olha que maravilha

Imagem

Imagem

RicardoBJJ
Contato:

Mensagem por RicardoBJJ » 11 Mar 2015 11:22

o foda é que eu até acredito que esse tipo de presepada dava certo há uns 2, 3 anos atrás. Mas uma hora isso ia dar merda pra muito gente.
Imagem

phoenix
Contato:

Mensagem por phoenix » 11 Mar 2015 11:22

Mr. Well escreveu: Pense num cabra inteligente. :)) :))
Esse cagou na entrada, no tapete, no sofá, na sala, na cozinha e em cima da cama.
Um típico cidadão 666.
Só falta ter votado na ANTA pra completar o pacote de bizarrice. :-ss ~x( :ymparty:
Pior que não moleque novo

25 anos

Estilo ostentação

Tem uma pequena empresa junto com 2 irmãos que o pai deixou

Pensou que pagar R$ 3 mil de parcela era fácil, não fazia falta

Agora na atual situação se conseguisse financiar . daria um total de R$ 6 mil de parcela, mais IPTU, condomínio e reforma.

O chicote estralou nas costas

Tipico brasileiro

O primo dele tem grandes lojas de confecção e comprou vários imoveis com lastro. O cara quis ter olho gordo e vai pagar o preço

NoFunAtAll
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NoFunAtAll » 11 Mar 2015 11:23

Uma colega de trabalho tbm acabou de devolver um AP pra Construtora. Acho que pagou uns 50 mil e pegou de volta 13, acho. Isso fazendo acordo, pq pelo contrato ela ainda teria que pagar mais uns 10 mil pra devolver.
Imagem

phoenix
Contato:

Mensagem por phoenix » 11 Mar 2015 11:25

Fazendo um conta simples no caso do meu amigo

Se ele financiar os dois imóveis R$ 550 mil reais em 300 meses. No final das contas terá pago no minimo mais uns R$ 500 mil de juros

Pode isso Arrrrrrnaldo

Gangster Silva Pelé
Contato:

Mensagem por Gangster Silva Pelé » 11 Mar 2015 11:31

O pior de tudo é que a bolha imobiliária é comemorada pela imensa maioria dos proprietários de imóveis, mesmo os que só possuem apenas um pra morar. É uma falsa sensação de riqueza.

Conheço gente que tem uma casa só e fala com orgulho "paguei 200 mil na casa e hoje ela vale 500 mil".
Então eu penso: Ok, qual a diferença entre morar em uma casa de 200 mil ou uma de 500 mil se a casa é a mesma? E outra se ele for vender pra comprar outra, a outra vai estar inflacionada tbm. Ele vai ter que gastar bem mais pra mudar de casa do que no cenário mais justo.
A bolha só foi boa pra quem especulou na hora certa. Pra quem já tinha a sua casa, comprou outra lá pra meados de 2007 e vendeu lá pra meados de 2012. Pra quem tem um imóvel e quer trocar por um maior, o estouro da bolha vai ajudar e não atrapalhar, mas brasileiro adora comer peru e arrotar caviar.
Construção é assim 5 anos de euforia e uma década de depressão.

Já escutei a seguinte frase: "Fulana tentou vender o imóvel por 100 mil alguns anos atrás e ainda bem que até hoje não apareceu comprador, pq hoje vale mais de 300 mil" :-bd :mf_depressed:

Birita
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Birita » 11 Mar 2015 11:39

eu fico vendo os valores que vcs mencionam.... ai e penso nos preços da zona sul do Rio.....

750 pratas é o valor base de um 2 quartos de uns 80 m² habitável na zona sul, parte pobre (flamengo, botafogo, catete...).

a notícia "boa" é que vejo muito poucos sendo vendidos e nada mais sobre de preço...alguns caem.

E alugar e economizar não é uma opção... quando um quarto e sala fuleiro custa 2500 por mês.

Quando reclamarem dos preços das suas cidades, pensem: podia ser pior, eu poderia morar no Rio...

phoenix
Contato:

Mensagem por phoenix » 11 Mar 2015 11:40

Mr. Well escreveu: Esse largou a esposa e se casou com o "gigante" africano Motumbo.
São "apenas" 25 anos e se passam rapidinho.
A parcelinha deve caber no bolso. Não esquecer que essa parcelinha aí pode variar, conforme a TR vá aumentando, ainda mais nesses tempos de crise e Selic "avoando".

Ontem eu vi um caso assim:
o cabra comprou um ap de 150m², por 1kk de bananas, em Águas Claras, DF.
Deu 300k de entrada e paga quase 4k de prestação.
Agora, as obras estão paradas, e o mesmo apartamento que ele pagou 1kk, hoje, a construtora anuncia por 810k; isso depois de ter baixado de 1kk para 950k, de 950k pra 840k e depois pra 810k;
isso é que é um investimento de respeito. %-( x_x ~x(
Falei sobre a TR para ele

Ele disse que a gerente dele( Bradesco) garantiu taxa de 8.5%

Disse: legal, já que garantiu, boa sorte

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 11 Mar 2015 11:51

Resumo do meu financiamento imobiliário para fins de declaração de IR. São os valores que gastei em 2014:

Amortização: 8848,57
Juros/Correção monetária: 19.041,28
Seguros: 1447,17
Taxas+FCVS: 300,00
Mora, Multa e Diferença Teórico/Pago= 0,00
Total Pago no Exercício: 29.634,32
Saldo Devedor: 237.180,05

Resumindo, aproximadamente 30% do que eu pago abate a dívida. O restante são juros, correção monetária e taxas. Isso porque sou servidor público e tenho uma taxa mais baixa. Provavelmente, com uma taxa de juros normal, essa relação cairia para uns 25%. Pago 8,1% ao ano.

Se eu fosse pedir devolução do que paguei esse ano, em caso de rompimento de contrato, receberia uns 3 mil no máximo. As pessoas deveriam saber que financiar um imóvel é alugar o capital de outrem. O pior é que na maioria das vezes, o sujeito ainda tem que arcar com o aluguel pelo atraso na entrega da obra.
Editado pela última vez por Anônimo em 11 Mar 2015 11:51, em um total de 1 vez.

muttley
Contato:

Mensagem por muttley » 11 Mar 2015 12:53

NoFunAtAll escreveu:Uma colega de trabalho tbm acabou de devolver um AP pra Construtora. Acho que pagou uns 50 mil e pegou de volta 13, acho. Isso fazendo acordo, pq pelo contrato ela ainda teria que pagar mais uns 10 mil pra devolver.
Estranho. Tenho visto jurisprudência do STJ permitindo a retenção, pela construtora, de até 15% do valor pago, quando se trata de imóvel novo.

Ajuizei uma ação de rescisão contratual contra uma construtora, mas no meu caso foi tranquilo porque a ré demorou muito a entregar o imóvel (11 meses de atraso, sendo que o TJDFT admite até 6 meses). Ganhei em primeira e segunda instância e o RESP foi negado seguimento por decisão monocrática do Presidente do Tribunal. Espero que transite logo para iniciar a execução.

Olhe o dispositivo -
Ante o exposto, julgo procedente em parte o pedido, resolvendo o mérito nos termos do artigo 269, I, do CPC, para:
a) resolver o contrato, por culpa das rés, condenando-as à devolução dos valores recebidos a titulo de sinal, parcelas e corretagem, em parcela única, corrigidos desde o efetivo pagamento de cada parcela e com incidência de juros de mora de 1% a.m., desde a citação ...;
b) condenar as rés ao pagamento de 0,5% (zero vírgula cinco por cento) do valor atualizado do contrato, pelo IGMP/FGV, por mês ou pro rata die, pelo período de ... a ..., com correção monetária pelo INPC desde o vencimento de cada prestação, e juros de mora desde a citação.
Em face da sucumbência mínima do autor, condeno as rés ao pagamento das despesas processuais e dos honorários advocatícios, que fixo em 10% sobre o valor da condenação, em obediência ao que dispõe o art. 20, § 3º c/c artigo 21, parágrafo único, ambos do CPC.

muttley
Contato:

Mensagem por muttley » 11 Mar 2015 13:02

Anônimo escreveu:Resumo do meu financiamento imobiliário para fins de declaração de IR. São os valores que gastei em 2014:

Amortização: 8848,57
Juros/Correção monetária: 19.041,28
Seguros: 1447,17
Taxas+FCVS: 300,00
Mora, Multa e Diferença Teórico/Pago= 0,00
Total Pago no Exercício: 29.634,32
Saldo Devedor: 237.180,05

Resumindo, aproximadamente 30% do que eu pago abate a dívida. O restante são juros, correção monetária e taxas. Isso porque sou servidor público e tenho uma taxa mais baixa. Provavelmente, com uma taxa de juros normal, essa relação cairia para uns 25%. Pago 8,1% ao ano.

Se eu fosse pedir devolução do que paguei esse ano, em caso de rompimento de contrato, receberia uns 3 mil no máximo. As pessoas deveriam saber que financiar um imóvel é alugar o capital de outrem. O pior é que na maioria das vezes, o sujeito ainda tem que arcar com o aluguel pelo atraso na entrega da obra.
Bom, somando os juros + taxas + seguro vc pagou por volta de 21k no ano, dividido isso por 12 meses dá menos de 2k mês... talvez valha a pena considerando o que seria pago a título de aluguel. O valor da amortização não entra porque vc "foi incorporado ao teu patrimônio".

Minha situação atual é parecida. O empréstimo é por 15 anos (já se passou 1) e pretendo quitar em uns 5 ou 6 anos, sendo que consegui juros a 8.5% ao ano.

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 11 Mar 2015 13:05

muttley escreveu:
Bom, somando os juros + taxas + seguro vc pagou por volta de 21k no ano, dividido isso por 12 meses dá menos de 2k mês... talvez valha a pena considerando o que seria pago a título de aluguel. O valor da amortização não entra porque vc "foi incorporado ao teu patrimônio".

Minha situação atual é parecida. O empréstimo é por 15 anos (já se passou 1) e pretendo quitar em uns 5 ou 6 anos, sendo que consegui juros a 8.5% ao ano.

Sim, eu concordo. O problema é que, se o sujeito resolve desistir do financiamento, descontadas as multas e outras taxas, só irá receber um percentual da amortização. É aí que o bicho pega. As pessoas normalmente não entendem que no início o que elas pagam é quase que só os juros do financiamento.

Responder