Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Sensui Shinoba
Mensagens: 768
Registrado em: 21 Fev 2016 16:12
Contato:

Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Mensagem por Sensui Shinoba » 15 Dez 2023 14:59

Após assistir a Valentina Shevchencko perdendo o cinturão após ser finalizada com essa técnica fiquei me perguntando: Por que não mais atletas utilizam essa técnica quando pegam as costas se é possível colocar uma pressão absurda e de forma quase irresistível, uma vez que o adversário utilizou o queixo como defesa?

Pra quem não viu ou não lembra dessa luta, olha a pressão que foi possível aplicar a partir da pegada do queixo

Imagem
Imagem
Pra ficar numa luta recente da própria Shevchenko, a brasileira Taila Santos conseguiu pegar as costas dela duas vezes e não foi capaz de finalizar. Já vi outros lutadores pegando as costas do oponente, tendo tempo de sobra e falhando (ou sequer tentando pegar o queixo)

É preciso uma técnica refinada pra fazer essa pressão toda ou ali foi questão de brutalidade mesmo? Qualquer frango(a) com um encaixe certo consegue esmagar a mandíbula do outro ou é preciso uma força considerável?

Avatar do usuário
Filipe
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 4672
Registrado em: 19 Jan 2017 11:54
Contato:

Re: Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Mensagem por Filipe » 15 Dez 2023 15:04

Isso aí parece mais um mata leão no queixo, esgana galo eu conheço por outro movimento

Sobre esse da foto aí, tem gente que vc encaixa fora mas sente que tu consegue explodir a cabeça do cara se apertar de vdd. Não tem refino pra isso, o movimento é esse de mata leão msm.

A gente n usa muito por questões éticas kkk

Mas na fase de branca/azul eu já finalizei nego com mata leão na testa. Se eu estiver nas costas por cima então, consigo pressão fudida.

peudoria
Mensagens: 9659
Registrado em: 01 Out 2014 19:37
Contato:

Re: Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Mensagem por peudoria » 15 Dez 2023 15:13

Grasso pegou a Valentina num mata Leão mesmo. Se me lembro bem a Taila não conseguiu pegar pois não conseguiu "esconder" a mão que passa por trás na nuca. Quando passava a mão, a Valentina tirava. Com a mexicana Valentina não teve essa opção


Quanto a pressão, a técnica bem aplicada potencializa a pressão. Não precisa ser fortão pra fazer estrago kkkk...Teve um colega de treino que recentemente trincou o dente com a pressão do mata leão kk

Avatar do usuário
Kabeça Grande BJJ
Mensagens: 11442
Registrado em: 10 Abr 2017 12:09
Contato:

Re: Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 15 Dez 2023 17:22

Desloquei a ATM com um mata leão no queixo. Não bati, o cara não afrouxou e como resultado fiquei tomando só açaí por uns 20 dias. Até hoje estala quando abro demais a mandíbula (dar uma gargalhada ou bocejar por exemplo).
A técnica é a mesma do pescoço, não precisa ser bruto, basta não ter dó nem piedade no coração.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Sensui Shinoba
Mensagens: 768
Registrado em: 21 Fev 2016 16:12
Contato:

Re: Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Mensagem por Sensui Shinoba » 15 Dez 2023 17:47

Kabeça Grande BJJ escreveu:
15 Dez 2023 17:22
Desloquei a ATM com um mata leão no queixo. Não bati, o cara não afrouxou e como resultado fiquei tomando só açaí por uns 20 dias. Até hoje estala quando abro demais a mandíbula (dar uma gargalhada ou bocejar por exemplo).
A técnica é a mesma do pescoço, não precisa ser bruto, basta não ter dó nem piedade no coração.
Não é mais facil encaixar no queixo que no pescoço? Minha dúvida é porque muitos insistem em encaixar no pescoço e perdem a pegada quando poderiam simplesmente varar a madibula do oponente como a Grasso fez. Me parece tiro e queda, a pessoa vai bater na dor e ao sentir o sangue subindo

PS:Lembro de uma finalização do Demian nos Meio Médios pegando no queixo, brutal demais

Avatar do usuário
Kabeça Grande BJJ
Mensagens: 11442
Registrado em: 10 Abr 2017 12:09
Contato:

Re: Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 15 Dez 2023 18:44

Sensui Shinoba escreveu:
15 Dez 2023 17:47
Não é mais facil encaixar no queixo que no pescoço? Minha dúvida é porque muitos insistem em encaixar no pescoço e perdem a pegada quando poderiam simplesmente varar a madibula do oponente como a Grasso fez. Me parece tiro e queda, a pessoa vai bater na dor e ao sentir o sangue subindo

PS:Lembro de uma finalização do Demian nos Meio Médios pegando no queixo, brutal demais
falando por mim: quando eu encaixo no pescoço, é mais fatal, nao tem valente. no queixo eu já perdi a posiçao muitas vezes, da pra ciscar mais pra sair.
mas deixa algum mestre te responder isso.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Avatar do usuário
Filipe
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 4672
Registrado em: 19 Jan 2017 11:54
Contato:

Re: Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Mensagem por Filipe » 15 Dez 2023 23:34

Sensui Shinoba escreveu:
15 Dez 2023 17:47
Não é mais facil encaixar no queixo que no pescoço? Minha dúvida é porque muitos insistem em encaixar no pescoço e perdem a pegada quando poderiam simplesmente varar a madibula do oponente como a Grasso fez. Me parece tiro e queda, a pessoa vai bater na dor e ao sentir o sangue subindo

PS:Lembro de uma finalização do Demian nos Meio Médios pegando no queixo, brutal demais
Não é sempre que vc tem um ajuste bom pra finalizar pelo queixo, a galera não usa pq nessas lutas quase nunca a oportunidade aparece. Cabeça um tico de lado já mata isso, por ex.

Diferente no pano. Arco e flecha no pano vc arranca a cabeça do cara fora independente de onde estiver encaixado.

Sensui Shinoba
Mensagens: 768
Registrado em: 21 Fev 2016 16:12
Contato:

Re: Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Mensagem por Sensui Shinoba » 16 Dez 2023 05:35

Filipe escreveu:
15 Dez 2023 23:34
Não é sempre que vc tem um ajuste bom pra finalizar pelo queixo, a galera não usa pq nessas lutas quase nunca a oportunidade aparece. Cabeça um tico de lado já mata isso, por ex.

Diferente no pano. Arco e flecha no pano vc arranca a cabeça do cara fora independente de onde estiver encaixado.
A Valentina poderia ter evitado num movimento de cabeça pro lado ou na posição que ela se encontrava a morte ja tava decretada?

Avatar do usuário
Filipe
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 4672
Registrado em: 19 Jan 2017 11:54
Contato:

Re: Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Mensagem por Filipe » 16 Dez 2023 09:07

Sensui Shinoba escreveu:
16 Dez 2023 05:35
A Valentina poderia ter evitado num movimento de cabeça pro lado ou na posição que ela se encontrava a morte ja tava decretada?
Antes do braço passar sim, depois fica difícil, ainda mais seca q n deixa escorregar

Avatar do usuário
Pegetto
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5915
Registrado em: 11 Out 2014 01:01
Contato:

Re: Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Mensagem por Pegetto » 16 Dez 2023 11:35

Se a Valentina não bate, a Grasso ia tá até hoje com a posição encaixada. A do Demian acho que foi contra o Condit, baita aula ele deu, aliás.
"Gostaria que houvesse uma maneira de saber que estamos nos bons e velhos tempos, antes de realmente deixá-los."

LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 15529
Registrado em: 07 Fev 2019 15:12
Contato:

Re: Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Mensagem por LeoMatosJJ » 16 Dez 2023 14:22

Pegetto escreveu:
16 Dez 2023 11:35
Se a Valentina não bate, a Grasso ia tá até hoje com a posição encaixada. A do Demian acho que foi contra o Condit, baita aula ele deu, aliás.
Foi contra o Rick Story, ele ajuda o cara a desobstruir as vias aéreas

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 7156
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Mensagem por NOGI » 16 Dez 2023 15:18

Pro mataleao ser eficiente voce precisa bloquear o ar que passa pela veia do lado do pescoço (um medico vai lhe explicar melhor).Alternativamente voce pode pressionar o gogo o que requer mais força ou usar um neck crank que é pressionar o rosto ou a cervical e fazer o movimento pra quebrar o osso do rosto do seu adeversario ou mesmo sua cervical.Tem que ser cuidadoso em treinos.
Queixo não é defesa pra mata leão
Eu particularmente prefiro segurar o mata leao na minha propria cabeça.Encaixa melhor nas veias do pescoço e tenho uma mao livre pra travar o adversario.
Eu gosto de uma tecnica extremamente brutal que era comum no judo antigo que é ir cavando pelos nervos trigêmeos do rosto com os nos dos dedos e ir abrindo caminho pro mata leao.Se a pessoa não abrir ela vai ter o nervo do rosto arrebentado.Claro que só faco isso em treino de competição.
A primeira vez que usaram essa tecncia em mim eu babei de tao brutal.Eu faco ela com o minimo de força necessária pra abrir o queixo do adversario.
Imagem

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 7156
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Mensagem por NOGI » 16 Dez 2023 15:23

Quanto a luta.Na primeira luta (não vi a 2)a valentina estava podre de cansada quando recebeu o mataleao ou neck/face crank.Iria ser nocauteada ou finalizada em qualquer momento.Ela foi finalizada pela pressao no queixo/rosto/cervical.Se nao batesse iria ter o rosto quebrado ou pior a cervical
Imagem

teteuo
Mensagens: 119
Registrado em: 20 Dez 2014 05:51
Contato:

Re: Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Mensagem por teteuo » 16 Dez 2023 19:01

Orelha colada com orelha, a mão que estrangula depois de passar pelo pescoço/queixo vai no ombro do cara com a palma virada pra baixo e o pulso em direção p frente, p tirar espaço do rádio. Depois da mão com mão, eu gosto de colocar o cotovelo da segunda mão (que entra c a palma da mão pra cima) no meio das costas do coleguinha...
[img]http://i.imgur.com/SX9sOx9.png[/img]

Avatar do usuário
Monsoon
Mensagens: 14469
Registrado em: 28 Dez 2020 11:38
Contato:

Re: Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Mensagem por Monsoon » 16 Dez 2023 19:03

teteuo escreveu:
16 Dez 2023 19:01
Orelha colada com orelha, a mão que estrangula depois de passar pelo pescoço/queixo vai no ombro do cara com a palma virada pra baixo e o pulso em direção p frente, p tirar espaço do rádio. Depois da mão com mão, eu gosto de colocar o cotovelo da segunda mão (que entra c a palma da mão pra cima) no meio das costas do coleguinha...
Tirar o espaço de onde?

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: FROST, JackmAtAll e 164 visitantes