Concursos Publicos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
AçoitaBjj
Mensagens: 2289
Registrado em: 25 Abr 2016 20:04
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por AçoitaBjj » 24 Fev 2021 00:49

Ron escreveu:
24 Fev 2021 00:08
Cara, em 2012 eu tinha acabado um programa de trainee e tinha sido efetivado em um emprego legal, mas tava trabalhando que nem um cachorro e resolvi ir atrás de qualidade de vida e pedi demissão pra estudar. Comecei em fevereiro/março deste ano e consegui umas aprovações até que em uma prova acho que em dezembro fui aprovado e chamado e outro em maio de 2013 fui aprovado e chamado também ai parei de estudar e fui nomeado uns meses depois. Nessa época eu só estudava, umas 7-8 horas por dia.

Área Fiscal é muito boa, mas não gosto saca? Esse da SEFAZ daqui e da SEFIN são muito bons, esse inicial é uns 25% maior do que o meu com benefícios e 7 anos de casa, mas não curto a carreira. Minha área é economia e finanças é o que eu gosto de estudar e trabalhar.

Não posso mais bater essa quantidade de horas devido ao trampo e também outras coisas, o foco será qualidade agora. 3 a 4 horas diárias na semana mais o final de semana. Um dos meus melhores amigos casado, com filho e trabalhando conseguiu entrar na magistratura do trabalho desse jeito, o que considero uma inspiração e vou tentar seguir os passos, mas nestes certames que elenquei.
TCEAM está pra sair...
Imagem


Só o Bjj salva !! Oss.

Avatar do usuário
magrinho
Mensagens: 2282
Registrado em: 14 Jun 2014 15:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por magrinho » 26 Fev 2021 10:26

Filipe escreveu:
31 Jan 2021 13:19
Vc vai pra um dos trabalhos mais estressantes possíveis, vai receber ameaça diariamente e quando rolar rebelião, vc verá colegas ou virará refém na mão de bandido.

É melhor confiar na avaliação psicológica do que tentar burlar e depois de 5 anos estar ponto uma bala na própria cabeça, mano
Pior que já vi na pratica as mais subjetivas, no meu curso de cfsd um esqueceu o chão no boneco..e acharam que tinha rodado e passou na boa, maluco hj teria uns 42, 43 anos, primeira namorada c quase 30, esse ano a mulher quis se separar, ele achou que não arrumava mais nada e meteu uma de 40 na cabeça...tinha irmãos militares e pai que trabalhava c politico, obvio que pode ter tido esquema.
outro era genro do responsavel pelo psicotecnico...esses que sei..fora os trocentos que se percebe que não batem bem e foram aprovados em psico.
Existem bons lutadores que praticam boas lutas, porem existem os melhores que praticam a melhor luta!

Imagem

Avatar do usuário
magrinho
Mensagens: 2282
Registrado em: 14 Jun 2014 15:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por magrinho » 26 Fev 2021 10:54

Aquiles escreveu:
19 Fev 2021 22:14
Prova adia/não adia, todo dia saindo notícia. A galera de fora se fodeu nesse concurso.

Inclusive vendo os comentários, o ensalamento saiu hoje, mas nego não tá conseguindo acessar (menos de 2 dias pra prova), nego sabe nem onde vai fazer prova. O site com problema n aguentou a quantidade de acesso.

Concurso todo bagunçado.

Fora que deve ter uns 900 pedidos de cancelamento dps que passar a prova.
Po ia fazer tbm e vou falar minhas considerações;
via em grupos de whats uma galera do norte /nordeste (AM, CE, PB, BA) e diziam que a situação tava ruim e que não daria p ter a prova.
Muita gente entrando na justiça e o judiciario manteve (até ai tudo bem, moro em SC e o pessoal do PR que falei dizia que tava tudo "normal" assim como em SC vale do itajai ta tudo normal "segue o jogo" se não fosse a mascara nem se perceberia pandemia, não tem "balada oficial" as notiada c musica ao vivo ta normal tbm.

A banca no edital falou que iria soltar o ensalamento numa quinta..e depois jogou p sexta..eu consegui ver o meu na sexta, porem a maioria não.
pelo que se fala, na sexta a noite ainda se procurava salas e fiscais p realizar.
Eis que 5 e pouco da manhã cancelam a parada e fazem textão p por culpa no covid. tinha uma amiga advogada que foi fazer que berrava que não podia ter prova só em agosto, só qndo vacinarem todo mundo, etc...
no meu ver o problema não foi por risco de contaminação nem nada, foi que os orgãos publicos liberaram a prova contando que teria as normas como tudo que tem funcionado..problema que c diminuição de pessoas por sala, seriam mais salas e fiscais e eles não se programaram, alias pc sc se faz nas principais cidades, eles quiseram tudo em ctba, poderia ter tido em londrina, maringa, foz, cascavel..etc..foi vacilada da banca, a pc não tem haver c isso.

Agora a questão é, e o pessoal que veio de fora p prova gastou grana p kct e veio somente p prova que não teve pq foi cancelada poucas horas do inicio??? eu penso que a Funpar é responsavel objetivamente por isso, porem na dona justa as coisas demoram, ai remarcando a prova a galera teria que gastar de novo e cobrar depois, e muitos vão se fuder nessa.
Existem bons lutadores que praticam boas lutas, porem existem os melhores que praticam a melhor luta!

Imagem

Avatar do usuário
Aquiles
Mensagens: 4419
Registrado em: 12 Dez 2017 14:55
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Aquiles » 26 Fev 2021 11:19

magrinho escreveu:
26 Fev 2021 10:54
Po ia fazer tbm e vou falar minhas considerações;
via em grupos de whats uma galera do norte /nordeste (AM, CE, PB, BA) e diziam que a situação tava ruim e que não daria p ter a prova.
Muita gente entrando na justiça e o judiciario manteve (até ai tudo bem, moro em SC e o pessoal do PR que falei dizia que tava tudo "normal" assim como em SC vale do itajai ta tudo normal "segue o jogo" se não fosse a mascara nem se perceberia pandemia, não tem "balada oficial" as notiada c musica ao vivo ta normal tbm.

A banca no edital falou que iria soltar o ensalamento numa quinta..e depois jogou p sexta..eu consegui ver o meu na sexta, porem a maioria não.
pelo que se fala, na sexta a noite ainda se procurava salas e fiscais p realizar.
Eis que 5 e pouco da manhã cancelam a parada e fazem textão p por culpa no covid. tinha uma amiga advogada que foi fazer que berrava que não podia ter prova só em agosto, só qndo vacinarem todo mundo, etc...
no meu ver o problema não foi por risco de contaminação nem nada, foi que os orgãos publicos liberaram a prova contando que teria as normas como tudo que tem funcionado..problema que c diminuição de pessoas por sala, seriam mais salas e fiscais e eles não se programaram, alias pc sc se faz nas principais cidades, eles quiseram tudo em ctba, poderia ter tido em londrina, maringa, foz, cascavel..etc..foi vacilada da banca, a pc não tem haver c isso.

Agora a questão é, e o pessoal que veio de fora p prova gastou grana p kct e veio somente p prova que não teve pq foi cancelada poucas horas do inicio??? eu penso que a Funpar é responsavel objetivamente por isso, porem na dona justa as coisas demoram, ai remarcando a prova a galera teria que gastar de novo e cobrar depois, e muitos vão se fuder nessa.
Exatamente isso que aconteceu. Não foi porque a justiça determinou o adiamento, os caras simplesmente não se programaram pra um concurso dessa magnitude.

Agora se houver o rompimento de contrato com a UFPR, outra banca vai ser contratada (chutaria COPS/UEL) e vai demorar pra caralho pra refazer tudo.

Eu falei aqui uns dias antes da prova que esse concurso tinha sido a maior putaria de todos os tempos.

Muita gente sem condição financeira que apostou tudo nesse concurso, deixaram filhos em casa. Desumanidade total!
Conservador e cristão, mas às vezes sou hipócrita.

Foda-se

Avatar do usuário
magrinho
Mensagens: 2282
Registrado em: 14 Jun 2014 15:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por magrinho » 26 Fev 2021 11:32

Aquiles escreveu:
26 Fev 2021 11:19
Exatamente isso que aconteceu. Não foi porque a justiça determinou o adiamento, os caras simplesmente não se programaram pra um concurso dessa magnitude.

Agora se houver o rompimento de contrato com a UFPR, outra banca vai ser contratada (chutaria COPS/UEL) e vai demorar pra caralho pra refazer tudo.

Eu falei aqui uns dias antes da prova que esse concurso tinha sido a maior putaria de todos os tempos.

Muita gente sem condição financeira que apostou tudo nesse concurso, deixaram filhos em casa. Desumanidade total!
Bem essa, até uma colega dizendo ah tem que suspender tudo..
eu liguei p aocp e eles falaram : foi feito no rio um tem marcado outro e estamos até pelo acontecido no PR mais atentos c a logistica, somente se houver decisão judicial.

Como disse, tem gente que tem grana, vai tranquilo, mas o que mais teve foi nego fazendo emprestimo, se fudendo dias de onibus vindo da PQP.
A parada é que terá a prova, mas tem que ver qual vai ser a urgencia do novo edital, licitação, organização..como será feito com quem se inscreveu? se vão abrir de novo as inscrições..creio que por si só ja vai reduzir candidatos (seja pelos que ja gastaram muito e não tem p bancar, como os que perderam a "fé nesse")
Existem bons lutadores que praticam boas lutas, porem existem os melhores que praticam a melhor luta!

Imagem

Avatar do usuário
AçoitaBjj
Mensagens: 2289
Registrado em: 25 Abr 2016 20:04
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por AçoitaBjj » 26 Fev 2021 13:15

Filipe escreveu:
26 Fev 2021 13:10
Isso nem se discute. O que mais tem é psi que faz o teste de qualquer jeito.

Fiquei uma época aplicando no Detran... Aquilo alí só serve pra fazer dinheiro. Vc ganhava 18 reais por pessoa, mas atendia umas 60 durante o dia. Eram turmas de 10 em 10. A maioria cagava pra avaliação.

Esse tipo de exame que fazem eu já acho falho. Tanto no Detran quanto esses admicionais. O certo seria uma avaliação psicológica, mas nunca que iriam bancar os custos de uma avaliação que dura um mês, feita individualmente e com uma quantidade bem maior de testes.

Mas é aquele negócio, melhor o feito nas coxas do que burlar e correr o risco de surtar lá. Pisicotécnico n é feito pra derrubar ninguém n tem o pq de ter medo.
Mestre e essa avaliação continuada que estão fazendo ?? Muda muita coisa?
Imagem


Só o Bjj salva !! Oss.

Avatar do usuário
fethai
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 3558
Registrado em: 03 Fev 2015 20:50
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por fethai » 26 Fev 2021 16:04

Filipe escreveu:
26 Fev 2021 13:10
Isso nem se discute. O que mais tem é psi que faz o teste de qualquer jeito.

Fiquei uma época aplicando no Detran... Aquilo alí só serve pra fazer dinheiro. Vc ganhava 18 reais por pessoa, mas atendia umas 60 durante o dia. Eram turmas de 10 em 10. A maioria cagava pra avaliação.

Esse tipo de exame que fazem eu já acho falho. Tanto no Detran quanto esses admicionais. O certo seria uma avaliação psicológica, mas nunca que iriam bancar os custos de uma avaliação que dura um mês, feita individualmente e com uma quantidade bem maior de testes.

Mas é aquele negócio, melhor o feito nas coxas do que burlar e correr o risco de surtar lá. Pisicotécnico n é feito pra derrubar ninguém n tem o pq de ter medo.
Então dá pra tirar uma grana boa fazendo avaliação pro Detran, 60x18 dá cerca de 1000 reais por dia, x22 dias úteis do mês nos quais o psicólogo trabalha dá uns 22 mil, bem mais do que vc ganharia como policial civil

Avatar do usuário
Leeo
Mensagens: 2703
Registrado em: 03 Fev 2016 19:27
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Leeo » 26 Fev 2021 19:53

magrinho escreveu:
26 Fev 2021 11:32
Bem essa, até uma colega dizendo ah tem que suspender tudo..
eu liguei p aocp e eles falaram : foi feito no rio um tem marcado outro e estamos até pelo acontecido no PR mais atentos c a logistica, somente se houver decisão judicial.


Como disse, tem gente que tem grana, vai tranquilo, mas o que mais teve foi nego fazendo emprestimo, se fudendo dias de onibus vindo da PQP.
A parada é que terá a prova, mas tem que ver qual vai ser a urgencia do novo edital, licitação, organização..como será feito com quem se inscreveu? se vão abrir de novo as inscrições..creio que por si só ja vai reduzir candidatos (seja pelos que ja gastaram muito e não tem p bancar, como os que perderam a "fé nesse")
Vai prestar no Pará tb?

Já gastei uma grana com essa viagem, se cancelarem fodeu kkkkk

Pior que Belém vai ficar um inferno nos 2 finais de semana.

Dia 21 tem PF e delegado PCPA e dia 28 tem PRF e investigador/escrivão PCPA
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

Avatar do usuário
magrinho
Mensagens: 2282
Registrado em: 14 Jun 2014 15:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por magrinho » 11 Mar 2021 14:14

Leeo escreveu:
26 Fev 2021 19:53
Vai prestar no Pará tb?

Já gastei uma grana com essa viagem, se cancelarem fodeu kkkkk

Pior que Belém vai ficar um inferno nos 2 finais de semana.

Dia 21 tem PF e delegado PCPA e dia 28 tem PRF e investigador/escrivão PCPA
Dae irmão, então..vou sim!
Agora devido a intervenção do mp a justiça marcou p amanhã sair algo definitivo (mesmo a banca ja ter mandando mail p informar de ensalamento)
Creio que vão alterar tbm..PF acabou de suspender a prova e alterar p maio, a prf por ser da mesma banca tende a seguir a mesma.
vai fazer p qual? sai de onde? eu dei sorte que a cia aerea deixa alterar sem custos devido a pandemia.
Existem bons lutadores que praticam boas lutas, porem existem os melhores que praticam a melhor luta!

Imagem

Avatar do usuário
Leeo
Mensagens: 2703
Registrado em: 03 Fev 2016 19:27
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Leeo » 11 Mar 2021 15:49

magrinho escreveu:
11 Mar 2021 14:14
Dae irmão, então..vou sim!
Agora devido a intervenção do mp a justiça marcou p amanhã sair algo definitivo (mesmo a banca ja ter mandando mail p informar de ensalamento)
Creio que vão alterar tbm..PF acabou de suspender a prova e alterar p maio, a prf por ser da mesma banca tende a seguir a mesma.
vai fazer p qual? sai de onde? eu dei sorte que a cia aerea deixa alterar sem custos devido a pandemia.
boa!!
eu vi mesmo! acho que vão suspender tb
vou fazer pra delegado, saio de guarulhos
eu ainda não vi pra alterar a passagem, mas pelo menos achei uma promoção boa e paguei 450 ida e volta, então se tiver prejuízo não é tão grande
foda é o hotel, tenho até dia 16 pra cancelar sem pagar...
vc sai do sul? passagem bem cara né?! Belém é longe demais kkkk
vai fazer pra qual?
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

palmeirense
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 3654
Registrado em: 14 Abr 2020 15:38
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por palmeirense » 11 Mar 2021 16:52

Leeo escreveu:
11 Mar 2021 15:49
boa!!
eu vi mesmo! acho que vão suspender tb
vou fazer pra delegado, saio de guarulhos
eu ainda não vi pra alterar a passagem, mas pelo menos achei uma promoção boa e paguei 450 ida e volta, então se tiver prejuízo não é tão grande
foda é o hotel, tenho até dia 16 pra cancelar sem pagar...
vc sai do sul? passagem bem cara né?! Belém é longe demais kkkk
vai fazer pra qual?
PQP.... genial. Conseguir uma passagem para qualquer cidade do norte por esse preço. Parabéns. Missão quase impossível.

Avatar do usuário
fethai
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 3558
Registrado em: 03 Fev 2015 20:50
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por fethai » 11 Mar 2021 18:50

Leeo escreveu:
11 Mar 2021 15:49
boa!!
eu vi mesmo! acho que vão suspender tb
vou fazer pra delegado, saio de guarulhos
eu ainda não vi pra alterar a passagem, mas pelo menos achei uma promoção boa e paguei 450 ida e volta, então se tiver prejuízo não é tão grande
foda é o hotel, tenho até dia 16 pra cancelar sem pagar...
vc sai do sul? passagem bem cara né?! Belém é longe demais kkkk
vai fazer pra qual?
Barato demais esses 450 ida e volta, onde é que vc encontra vôos tão baratos

E a preparação pra prova foi boa, conseguiu fechar o edital e treinar com a resolução de muitas questões, se não adiar acha que vai conseguir se classificar dentro das vagas?

Avatar do usuário
Leeo
Mensagens: 2703
Registrado em: 03 Fev 2016 19:27
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Leeo » 11 Mar 2021 19:16

CJS escreveu:
11 Mar 2021 16:52
PQP.... genial. Conseguir uma passagem para qualquer cidade do norte por esse preço. Parabéns. Missão quase impossível.
fethai escreveu:
11 Mar 2021 18:50
Barato demais esses 450 ida e volta, onde é que vc encontra vôos tão baratos

E a preparação pra prova foi boa, conseguiu fechar o edital e treinar com a resolução de muitas questões, se não adiar acha que vai conseguir se classificar dentro das vagas?
quotei os 2 pra responder igual kkkk

eu entrava no site da latam todo dia pra ver
as passagens na sexta-feira (ida) e segunda-feira (volta) eram impossíveis de se comprar, tudo mais de 1000 cada
comprei 5ª feira saindo as 23h30 (chego sexta de madrugada) e de volta comprei terça-feira 23h30 (chego quarta de madrugada)
vou acabar pagando 3 diárias a mais (uns 300 reais) mas economizei bem mais e vou ter tempo pra chegar antes e depois pra dar um rolê em Belém kkkk

No mesmo dia que eu comprei as minhas (paguei 466, acabei de ver) eu tinha visto de manhã e tava por 800 e pouco ida e volta, entrei mais a noite e achei nesse preço.
Pior que na semana anterior eu tinha achado mais barato ainda, mas quis esperar mais um pouco kkkk


eu tava me preparando bem!
desde julho tava focado em estudar pra delegado, quando saiu o concurso mudei o planejamento pra lapidar pra esse edital
porém nesse último mês não consegui estudar nada, tava numa correria de trabalho que nem peguei no caderno, então tá foda, antes não queria que adiasse, agora to querendo kkkkk

nas materias básicas (penal, pp, adm, const, lpe, medicina legal, criminologia, dh...) eu tenho me virado bem, mas não consegui estudar processo civil, ambiental e nem conhecimentos sobre o estado do Pará
informática tb sou muito ruim
português normalmente mando bem nas provas da vunesp, fcc etc, mas fiz algumas questões da aocp e achei bem difíceis, então vai ser meio foda tb


também fiz uma preparação pras peças, não são difíceis, mas sou muito ruim de decorar artigo, então to penando nisso
os do preâmbulo são tranquilos, mas os específicos de cada peça ainda to travando um pouco

se não adiarem essa semana vou tentar revisar as materias basicas e tentar aprender algo de ambiental e conhecimentos do Pará
processo civil sei um pouco por causa do trabalho, então não compensa estudar tanto pq é muita matéria em pouco tempo

é meu 1 concurso de delegado, então to indo mais pra ver qual é, não tenho expectativas de passar, mas quero mandar bem pq fiz uma boa preparação

edit.: fiz muitas questões vunesp, pq meu foco era pcsp.
nos últimos meses foquei nas questões da aocp, mas como eles nunca fizeram provas para delegado fica meio difícil saber o que esperar
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

palmeirense
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 3654
Registrado em: 14 Abr 2020 15:38
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por palmeirense » 11 Mar 2021 19:30

Leeo escreveu:
11 Mar 2021 19:16
quotei os 2 pra responder igual kkkk

eu entrava no site da latam todo dia pra ver
as passagens na sexta-feira (ida) e segunda-feira (volta) eram impossíveis de se comprar, tudo mais de 1000 cada
comprei 5ª feira saindo as 23h30 (chego sexta de madrugada) e de volta comprei terça-feira 23h30 (chego quarta de madrugada)
vou acabar pagando 3 diárias a mais (uns 300 reais) mas economizei bem mais e vou ter tempo pra chegar antes e depois pra dar um rolê em Belém kkkk

No mesmo dia que eu comprei as minhas (paguei 466, acabei de ver) eu tinha visto de manhã e tava por 800 e pouco ida e volta, entrei mais a noite e achei nesse preço.
Pior que na semana anterior eu tinha achado mais barato ainda, mas quis esperar mais um pouco kkkk


eu tava me preparando bem!
desde julho tava focado em estudar pra delegado, quando saiu o concurso mudei o planejamento pra lapidar pra esse edital
porém nesse último mês não consegui estudar nada, tava numa correria de trabalho que nem peguei no caderno, então tá foda, antes não queria que adiasse, agora to querendo kkkkk

nas materias básicas (penal, pp, adm, const, lpe, medicina legal, criminologia, dh...) eu tenho me virado bem, mas não consegui estudar processo civil, ambiental e nem conhecimentos sobre o estado do Pará
informática tb sou muito ruim
português normalmente mando bem nas provas da vunesp, fcc etc, mas fiz algumas questões da aocp e achei bem difíceis, então vai ser meio foda tb


também fiz uma preparação pras peças, não são difíceis, mas sou muito ruim de decorar artigo, então to penando nisso
os do preâmbulo são tranquilos, mas os específicos de cada peça ainda to travando um pouco

se não adiarem essa semana vou tentar revisar as materias basicas e tentar aprender algo de ambiental e conhecimentos do Pará
processo civil sei um pouco por causa do trabalho, então não compensa estudar tanto pq é muita matéria em pouco tempo

é meu 1 concurso de delegado, então to indo mais pra ver qual é, não tenho expectativas de passar, mas quero mandar bem pq fiz uma boa preparação

edit.: fiz muitas questões vunesp, pq meu foco era pcsp.
nos últimos meses foquei nas questões da aocp, mas como eles nunca fizeram provas para delegado fica meio difícil saber o que esperar
Nessa escassez de concursos, também irei realizar as provas de delegado.

Comprei o edital sistematizado de delegado de polícia da juspodvm e resolvi todas as questões objetivas de penal, processual penal, criminologia e medicina legal. Pra primeira fase, até acho de boa.

Pra segunda fase, comprei um livro de peças processuais de delegado de polícia e as peças mais usuais da pra se virar bem, como a representação por prisão preventiva ou interceptação telefônica; contudo, há muitas peças esdrúxulas que já caíram, como , por exemplo, despacho ordinatório de auto de prisão em flagrante - COBRADO na prova do Piaui em 2014. Como é um ato interno da delegacia, não há sequer parâmetro legal para se basear, de modo que o candidato precisa decorar o modelo.

Espero que a banca, no caso a AOCP, não cobre essas peças mais imbecis. Nunca prestei carreiras policiais, mas achei ridículo esse tipo de cobrança decoreba, seria o mesmo que cobrar, em prova de DPE ou MPE, a expedição de um ofício para uma empresa ou algo do tipo.

Ademais, essa banca, ao menos na parte jurídica, costuma cobrar mta lei seca, de modo que a nota de corte vai ta lá em cima.

No geral, a impressão que eu tive é que os concursos de Delta são bem bagunçados e falta meio que um padrão nacional, como acontece com as carreiras jurídicas.

ps: das questões que já resolvi, além das tradicionais fcc e cespe, uma outra prova mto boa de delegado de polícia foi a da Polícia Civil do MS em 2017. Houve grande cobrança doutrinária e mesmo as questões de lei seca partiam de casos concretos.

enfim, só uma curiosidade, qual bibliografia vc usa para delta??? Tenho um Brt que usa sinopse e já passou em alguns concursos de delta.

Avatar do usuário
Leeo
Mensagens: 2703
Registrado em: 03 Fev 2016 19:27
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Leeo » 11 Mar 2021 19:49

CJS escreveu:
11 Mar 2021 19:30
Nessa escassez de concursos, também irei realizar as provas de delegado.

Comprei o edital sistematizado de delegado de polícia da juspodvm e resolvi todas as questões objetivas de penal, processual penal, criminologia e medicina legal. Pra primeira fase, até acho de boa.

Pra segunda fase, comprei um livro de peças processuais de delegado de polícia e as peças mais usuais da pra se virar bem, como a representação por prisão preventiva ou interceptação telefônica; contudo, há muitas peças esdrúxulas que já caíram, como , por exemplo, despacho ordinatório de auto de prisão em flagrante - COBRADO na prova do Piaui em 2014. Como é um ato interno da delegacia, não há sequer parâmetro legal para se basear, de modo que o candidato precisa decorar o modelo.

Espero que a banca, no caso a AOCP, não cobre essas peças mais imbecis. Nunca prestei carreiras policiais, mas achei ridículo esse tipo de cobrança decoreba, seria o mesmo que cobrar, em prova de DPE ou MPE, a expedição de um ofício para uma empresa ou algo do tipo.

Ademais, essa banca, ao menos na parte jurídica, costuma cobrar mta lei seca, de modo que a nota de corte vai ta lá em cima.

No geral, a impressão que eu tive é que os concursos de Delta são bem bagunçados e falta meio que um padrão nacional, como acontece com as carreiras jurídicas.

ps: das questões que já resolvi, além das tradicionais fcc e cespe, uma outra prova mto boa de delegado de polícia, foi a da Polícia Civil do MS em 2017. Houve grande cobrança doutrinária e mesmo as questões de lei seca partiam de casos concretos.

enfim, só uma curiosidade, qual bibliografia vc usa para delta??? Tenho um Brt que usa sinopse e já passou em alguns concursos de delta.
Boa!!

Sim, algumas peças são bem sem noção de se pedir.
Tô focando no básico: prisão preventiva, temporária, captação, interceptação, busca e apreensão, relatório final, instauração de ip por portaria etc.
Acredito que o mais importante é argumentar bem e lembrar da organização da peça, deixar algo simples e eficiente para leitura. Um preâmbulo organizado já dá pro examinador uma noção de que vc sabe alguma coisa.

Acho que o padrão tb tá muito relacionado às bancas. Eu nem fiz muitas questões de outras bancas pq a discrepância é absurda, além da divergência nos entendimentos doutrinários, o que acaba confundindo muito.

Acho que no geral, as provas de delegado são mais lei seca e menos doutrina e jurisprudência, o que, na minha opinião, é interessante.

Eu uso basicamente alguns PDFs de um curso que eu fiz, sinopses da juspodivm e quando vejo que tô errando muitas questões sobre determinado tema, que não entendi muito bem ou que o tema é complexo/divergente uso alguma doutrina (Mougenot, Alexandre de Moraes, Pedro Lenza... sem muita preferência, o que eu tiver em mãos e o que me explicar melhor tá valendo).

Pelo pouco que pesquisei e ouvi relatos, numa primeira fase de delegado é bem possível passar só com sinopses/pdfs.
O que pega mais são as provas orais.

Como esse do Pará tem somente a objetiva e a discursiva e as duas são no mesmo dia, acredito que pelo estilo da banca e pelas fases será algo mais focado em lei seca mesmo, sem muito aprofundamento sobre entendimentos doutrinários, aplicação jurisprudencial etc.
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Baby Face, Dance Comigo, Debulho, Djair Ferreira, Jeansl, ralf scarface, Sandman682, SKYWALKER e 359 visitantes