Engenheiros - Tópico Oficial
Re: Engenheiros - Tópico Oficial
Qual a sua formação Frost ? Conheço engenheiro que migrou pra ambas as áreas. Tudo depende do nível de stress que vc quer levar sua vida e da recompensa que vc deseja ter. Economia é percepção, informação e "pegar cancha". Ou louros do sucesso demoram mais a vir, mas a vida é menos fodida. Já Logística é RESULTADO IMEDIATO. Se vc não cumprir o esperado é rua na hora. Mas paga-se bem e o campo é vasto para os bons profissionais.
-
robinholoureiro
- Contato:
Sou formado em Eng. Mecânica, porém trabalho como técnico de operação e sou completamente realizado com a minha função/profissão. Recomendo a todo estudante de engenharia que faça um curso técnico durante a faculdade.
-
Drunksurfer
- Contato:
Boas!
Sou engenheiro elétrico(unicamp) e produção mecânica(epusp). Sou formado há bastante tempo e o que faço hoje tem a ver com minha graduação em produção. Fui fazer engenharia porque acho que escrevo mal(nunca conseguiria escrever decentemente qualquer tipo de texto) e não teria saco pra fazer um curso trabalhoso como medicina.
Gostei de cursar, não posso dizer que foi um transtorno estudar as matérias, mas o curso é dificil e em geral as aulas só te fazem perder tempo.As provas e trabalhos são complexos e a correção deles exageradamente rígida. Tenho amigos que 20 anos após a formatura ainda acordam no meio da noite preocupados porque sonharam que tem prova ou trabalho pra entregar.
Pra quem esta fazendo estágio acho legal usar as matérias da graduação e os trabalhos de faculdade na empresa. Tente entender o impacto que suas atividades terão no balanço da companhia, tudo o que você faz na organização tem a ver como custo de oportunidade(o seu, do setor, da empresa). Como foi falado no tópico do linkedin, saiba quantificar($$$$$$$) o impacto de sua atuação no seu ambiente profissional.
Ao longo de sua carreira você conversará com vários profissionais estrangeiros, que não necessariamente são competentes. Não deixe que uma falha em seu inglês te diminua perante um gringo enrolador. Assim, se seu inglês não é perfeito, não perca tempo estudando alemão. Aprimore o inglês que quando for estudar o idioma germânico ficará até mais fácil devido à grande quantidade de palavras com a grafia semelhante, com pouco esforço já conseguirá ter uma leitura razoável em alemão. Lembrando que a certificação A1 é o suficiente para trabalhar na Alemanha.
O mercado atualmente está difícil. Existem oportunidades, mas tem muita gente qualificada. E é incrível como pra qualquer vaga, por pior que seja, tem bastante gente se candidatando. Nesse contexto a indicação acaba sendo uma grande ferramenta. E pra piorar, como somos brasileiros não basta sermos competentes, temos que nos portar como vendedores, formar um laço afetivo de acordo com o interlocutor. A capacidade de relacionamento, que nós engenheiros nunca levamos em conta durante nossa formação é exigida à exaustão no dia a dia profissional. Saber ser agradável, considerar a hora certa, a pessoa certa pra falar a coisa certa é fundamental.
Só isso!
Valeu!
Sou engenheiro elétrico(unicamp) e produção mecânica(epusp). Sou formado há bastante tempo e o que faço hoje tem a ver com minha graduação em produção. Fui fazer engenharia porque acho que escrevo mal(nunca conseguiria escrever decentemente qualquer tipo de texto) e não teria saco pra fazer um curso trabalhoso como medicina.
Gostei de cursar, não posso dizer que foi um transtorno estudar as matérias, mas o curso é dificil e em geral as aulas só te fazem perder tempo.As provas e trabalhos são complexos e a correção deles exageradamente rígida. Tenho amigos que 20 anos após a formatura ainda acordam no meio da noite preocupados porque sonharam que tem prova ou trabalho pra entregar.
Pra quem esta fazendo estágio acho legal usar as matérias da graduação e os trabalhos de faculdade na empresa. Tente entender o impacto que suas atividades terão no balanço da companhia, tudo o que você faz na organização tem a ver como custo de oportunidade(o seu, do setor, da empresa). Como foi falado no tópico do linkedin, saiba quantificar($$$$$$$) o impacto de sua atuação no seu ambiente profissional.
Ao longo de sua carreira você conversará com vários profissionais estrangeiros, que não necessariamente são competentes. Não deixe que uma falha em seu inglês te diminua perante um gringo enrolador. Assim, se seu inglês não é perfeito, não perca tempo estudando alemão. Aprimore o inglês que quando for estudar o idioma germânico ficará até mais fácil devido à grande quantidade de palavras com a grafia semelhante, com pouco esforço já conseguirá ter uma leitura razoável em alemão. Lembrando que a certificação A1 é o suficiente para trabalhar na Alemanha.
O mercado atualmente está difícil. Existem oportunidades, mas tem muita gente qualificada. E é incrível como pra qualquer vaga, por pior que seja, tem bastante gente se candidatando. Nesse contexto a indicação acaba sendo uma grande ferramenta. E pra piorar, como somos brasileiros não basta sermos competentes, temos que nos portar como vendedores, formar um laço afetivo de acordo com o interlocutor. A capacidade de relacionamento, que nós engenheiros nunca levamos em conta durante nossa formação é exigida à exaustão no dia a dia profissional. Saber ser agradável, considerar a hora certa, a pessoa certa pra falar a coisa certa é fundamental.
Só isso!
Valeu!
LDE escreveu:Qual a sua formação Frost ? Conheço engenheiro que migrou pra ambas as áreas. Tudo depende do nível de stress que vc quer levar sua vida e da recompensa que vc deseja ter. Economia é percepção, informação e "pegar cancha". Ou louros do sucesso demoram mais a vir, mas a vida é menos fodida. Já Logística é RESULTADO IMEDIATO. Se vc não cumprir o esperado é rua na hora. Mas paga-se bem e o campo é vasto para os bons profissionais.
Ainda não sou formado porém estou fora fazendo intercâmbio e no meio do ano vou ter a chance de pegar tanto matérias de logística como de economia, aí surge minha dúvida, faço produção.
Parece que os desafios de economia são mais o meu estilo, sem contar que tenho vontade de voltar pra China, mas morar em Hong Kong, celeiro para economistas.
Obrigado pelas dicas tanto suas quanto do Drunk, acrescentaram demais.
- Striker Eureka
- Contato:
Engenheiro mecânico com especialização em automobilística pela FEI
PS: Hoje trabalho no ramo de Indústria Cerâmica (tijolo de vedação e tijolo estrutural)
PS: Hoje trabalho no ramo de Indústria Cerâmica (tijolo de vedação e tijolo estrutural)
Tem gente que critica o capitalismo mas coloca senha no wifi
-
Mr. Madruga
- Contato:
Devido a crise que já está acontecendo, estava pensando em fazer um curso técnico(não tenho técnico e seria uma forma de expandir meu leque). Estou no nono período de engenharia mecânica, mas um amigo meu que é técnico disse que não valeria a pena eu ser técnico pq as empresas não iriam gostar de me contratar por questão salarial(devido ao fato de ser engenheiro) e um possível ego que poderia causar problemas... Tem como vc discorrer mais sobre isso? Obrigado.robinholoureiro escreveu:Sou formado em Eng. Mecânica, porém trabalho como técnico de operação e sou completamente realizado com a minha função/profissão. Recomendo a todo estudante de engenharia que faça um curso técnico durante a faculdade.
-
Mr. Madruga
- Contato:
Onde posso me informar sobre esse estágio na Marinha? Estava querendo fazer prova pra lá depois de formado...Lone Wolf McQuade escreveu:Me formei em Engenharia Mecânica em 1999, sempre trabalhei com projeto na área de óleo e gás, quando me formei a situação tava muito ruim era final do governo FHC e não se investia nada na área, a partir daí teve um boom no setor principalmente aqui no Rio de Janeiro. Essa maré boa infelizmente deu uma esfriada grande a partir do segundo semestre do ano passado em virtude dos rolos com a Petrobras que representa quase 100% do setor de projetos.
Se pudesse voltar no tempo teria feito diferente, me dedicaria bem mais a faculdade em vez de zuar tanto rsrsrs mas assim como hoje naquela época a zuera never ends. Como nunca tive pretensões de trabalhar com pesquisa, dar aulas e a fim, não me arrependo de ter me dedicado a materias mais voltadas para área prática do que os cálculos da vida, vivia armando esquema nessas matérias, meu primeiro chefe falou que regra de três resolve 80% das situações rsrsrs.
Minha área é boa sempre pagou salários bem melhores que áreas de produção e chão de fábrica, mas como disse tá vivendo uma entre safra, tem muita gente parada. Na minha época rolava estágio no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, foi onde comecei e para entrar tinha um aprova bem fácil, não sei se ainda rola, depois comecei a estagiar em projetos e nunca mais saí da área. Esses processos seletivos para trainee com dinâmicas mirabolantes nunca consegui entrar rsrsrsrs aconselho como já disseram a aprender Autocad, existem vários livros e apostilas na net, MS Project e outros programas voltados para planejamento também são indicados, inglês é fundamental até pq sempre aconselho a meter o pé daqui se tiver oportunidade. Uma boa tb é emendar a faculdade com um mestrado voltado para administração/economia, bancos e instituições financeiras adoram engenheiros por geralmente ser um profissional mais safo.
Tenho lido que uma área que está em alta é tudo que se relaciona a mineração, ferrovias, etc são áreas que ficaram muito tempo sem formar mão de obra.
[]´s
-
Mr. Madruga
- Contato:
Acho que vc não entendeu, depois de formado engenheiro, fazer um curso técnico pra me inserir no mercado.Joli escreveu:
Engenheiro não concorre com técnico...
-
Mr. Madruga
- Contato:
Sim, pra inicio de carreira. Com essa crise vai ficar complicado pra alguém sem experiência como eu arrumar trabalho como engenheiro logo de inicio... Estou pensando em iniciar o mestrado, o problema é que durante o mestrado vc não contribui ao INSS e caso vc saia tem que pagar o valor da bolsa, aí estou pensando ainda no que irei fazer dps de formado, talvez eu arrume um emprego fora da área e faça cursos enquanto as coisas melhoram ou inicio o mestrado e foco em um concurso...Joli escreveu:
No mercado como técnico?
Acho que vale mais a pena insistir na engenharia.
Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk
-
Drunksurfer
- Contato:
Mr. Madruga escreveu:
Sim, pra inicio de carreira. Com essa crise vai ficar complicado pra alguém sem experiência como eu arrumar trabalho como engenheiro logo de inicio... Estou pensando em iniciar o mestrado, o problema é que durante o mestrado vc não contribui ao INSS e caso vc saia tem que pagar o valor da bolsa, aí estou pensando ainda no que irei fazer dps de formado, talvez eu arrume um emprego fora da área e faça cursos enquanto as coisas melhoram ou inicio o mestrado e foco em um concurso...
Fala Madruga!
Se você está preocupado com empregabilidade e pensando em fazer um curso técnico pra se encarreirar, tome cuidado com o curso. Você deve saber,mas vale reforçar. Existem cursos técnicos muito mais difíceis de levar que certas faculdades de engenharia. É possível que você se enrole e não atinja seu objetivo. Se você tem disponibilidade(tempo e paciência) e a única preocupação é $$$ vale a pena pensar em um concurso de 3º grau. O que mais tem nesses diversos fiscos e carreiras afins é engenheiro que ficou de saco cheio da área de formação. Concursos na área de engenharia são altamente concorridos, normalmente os caras tiram notas altíssimas e tem poucas vagas. Se você quer continuar na área, tenha paciência e vá fazendo seu networking, tente outras indústrias, pequenas empresas e não espere salários altos.
Um negócio legal e que não está tão difícil assim de conseguir é o esquema do programa ciências sem fronteiras. O problema é que a bolsa não é lá essas coisas, se você não tiver um capital pra te ajudar pode até passar fome no país que te aceitar.
Pensa bem e vai trabalhando. Início de carreira é momento de dúvidas pra todo mundo.
-
Mr. Madruga
- Contato:
Valeu pelas dicas Drunksurfer. Vou me informar mais sobre esses concursos de fiscais, o que eu fico chateado é que eu gostei da faculdade, das matérias, eu queria trabalhar com isso msm, mas estou formando e sem perspectivas de emprego, depois desse ano preciso arrumar algum emprego, meus pais me ajudam bastante mas eu me sinto mal por não estar trabalhando, entende? A pressão vem de mim e não deles. Ando pensando no mestrado focando em concurso tbm ou trabalhar em outra coisa e gastar parte do dinheiro com um técnico pra tentar me inserir no mercado de trabalho, se os demais amigos de fórum puderem dar mais dicas sobre eu agradeceria bastante...Drunksurfer escreveu:
Fala Madruga!
Se você está preocupado com empregabilidade e pensando em fazer um curso técnico pra se encarreirar, tome cuidado com o curso. Você deve saber,mas vale reforçar. Existem cursos técnicos muito mais difíceis de levar que certas faculdades de engenharia. É possível que você se enrole e não atinja seu objetivo. Se você tem disponibilidade(tempo e paciência) e a única preocupação é $$$ vale a pena pensar em um concurso de 3º grau. O que mais tem nesses diversos fiscos e carreiras afins é engenheiro que ficou de saco cheio da área de formação. Concursos na área de engenharia são altamente concorridos, normalmente os caras tiram notas altíssimas e tem poucas vagas. Se você quer continuar na área, tenha paciência e vá fazendo seu networking, tente outras indústrias, pequenas empresas e não espere salários altos.
Um negócio legal e que não está tão difícil assim de conseguir é o esquema do programa ciências sem fronteiras. O problema é que a bolsa não é lá essas coisas, se você não tiver um capital pra te ajudar pode até passar fome no país que te aceitar.
Pensa bem e vai trabalhando. Início de carreira é momento de dúvidas pra todo mundo.
Ah outra coisa Drunksurfer, me fale destes cursos técnicos difíceis...
-
Drunksurfer
- Contato:
Madruga,Mr. Madruga escreveu:
Valeu pelas dicas Drunksurfer. Vou me informar mais sobre esses concursos de fiscais, o que eu fico chateado é que eu gostei da faculdade, das matérias, eu queria trabalhar com isso msm, mas estou formando e sem perspectivas de emprego, depois desse ano preciso arrumar algum emprego, meus pais me ajudam bastante mas eu me sinto mal por não estar trabalhando, entende? A pressão vem de mim e não deles. Ando pensando no mestrado focando em concurso tbm ou trabalhar em outra coisa e gastar parte do dinheiro com um técnico pra tentar me inserir no mercado de trabalho, se os demais amigos de fórum puderem dar mais dicas sobre eu agradeceria bastante...
Ah outra coisa Drunksurfer, me fale destes cursos técnicos difíceis...
Mandei MP.
Madruga, isso que vc diz sobre dificuldade de se inserir no mercado, está se referindo ao mercado local em que mora? Pq uma situação é vc se formar e não querer sair de perto dos pais, aí pode complicar mesmo, outra eh vc estar disposto a ir pra qualquer canto.
Abraço!
Abraço!
Início de carreira de engenheiro é ser efetivado como Analista, o famoso subemprego. Mas engenharia não tem absolutamente nada a ver com curso técnico. São níveis completamente distintos.Mr. Madruga escreveu:
Sim, pra inicio de carreira. Com essa crise vai ficar complicado pra alguém sem experiência como eu arrumar trabalho como engenheiro logo de inicio... Estou pensando em iniciar o mestrado, o problema é que durante o mestrado vc não contribui ao INSS e caso vc saia tem que pagar o valor da bolsa, aí estou pensando ainda no que irei fazer dps de formado, talvez eu arrume um emprego fora da área e faça cursos enquanto as coisas melhoram ou inicio o mestrado e foco em um concurso...
Ok, é muito mais fácil entrar numa empresa como técnico do que como engenheiro. Mas não compensa fazer engenharia e depois técnico. Oq ocorre, e com uma frequência legal é o técnico fazer engenharia. Aliás, o ensino técnico deveria ser obrigatório no no ensino médio. Por mim ao invés de 3 anos de ensino médio, seriam 4 ou 5 com técnico integrado. Transformar essa porra numa Coréia do Sul hehehe
Termino meu curso de administração e esse ano e não sei se tiro uma pós graduação, já que quem contrata prefere alguém com uma faculdade na área do que uma que "sabe de tudo um pouco".
Tava pensando em fazer engenharia civil, precisa ser muito pica em calculo ou alguém que conseguiu passar no vestibular e acertar mais que a metade de raciocínio lógico em concurso, pode se virar ?
Disseram que o mercado pra recém formados está ruim, pelo numero de engenheiros que se formam e que o "boom" de engenharia já passou. Procede isso ?
Tava pensando em fazer engenharia civil, precisa ser muito pica em calculo ou alguém que conseguiu passar no vestibular e acertar mais que a metade de raciocínio lógico em concurso, pode se virar ?
Disseram que o mercado pra recém formados está ruim, pelo numero de engenheiros que se formam e que o "boom" de engenharia já passou. Procede isso ?