Mensagem
					
								por Salgado » 21 Ago 2019 09:57
			
			
			
			
			É....
Como vocês falam aqui? "Pedra Santana"??
Tava anunciado esse problema lá atrás no primeiro semestre. Depois da Copa a mesma coisa. 
Não só eu como praticamente todo mundo aqui de gremista já tinha apontado o problema: não dá pra ter um meio-campo daquele aberto contra times melhores. 
Aliás, até contra times piores, mas que marcam bem, já engrossa o caldo. 
Ano passado eu e outros já tínhamos alertado contra o River, que o Grêmio não passaria DAQUELE jeito que jogava, com os desfalques todos. 
Depois do primeiro jogo vieram uns aqui de outros times e chamaram de "torcedores modinhas". Na volta tomou a virada...Não vi nenhum dos "old school" aqui...
Agora a mesma coisa.
É fácil ganhar desse Grêmio do meio-campo aberto. Você pega um time retranqueiro como o Palmeiras ou algum outro que saiba retrancar e tenha qualidade de contra-ataque e vez ou outra vai chegar na cara do gol. 
É só fechar os espaços para os pontas não infiltrarem. NÃO PRECISA SE PREOCUPAR COM OS LATERAIS, porque eles não tem profundidade e, nas raras vezes que chegam no fundo, não sabem o que fazer com a bola.
Jogada de centroavante com cruzamento? Não existe. 
Fechando bem os espaços lá atrás, só deixar o meio-campo rodar a bola e você pressiona os volantes, principalmente o MAICON. Aí só vai bater de frente com os dois zagueiros, correndo que nem loucos. Vai ter vazio no meio e nas laterais. 
O gol do Palmeiras nem foi de contra-ataque. Foi uma sapatada do meio-campo, mas no canto do goleiro. Paulo Victor falhou. Mas a origem do lance é um contra-ataque clássico em cima do Maicon.
Esse tipo de jogo é favorável ao Corinthians, ao Palmeiras, ao Cruzeiro (do Mano), ao Colorado...E qualquer outro time que possua um mínimo de observação tática. 
Mas o Renato não viu isso. Mesmo já alertado aqui duzentas vezes. 
Daí ele pensa? O time ficou com a posse, poderia ter feito gol em um chute, o goleiro poderia não ter falhado, etc..Poderia? Claro, mas o óbvio tava desenhado. 
Assim como a anta do Felipão de deixar o Felipe Melo com quase o jogo inteiro pendurado. Poderia não ter sido expulso? Sim. Mas a chance desse aí, nessas condições, chegava a 90%. 
Lembrei do Mano Menezes da final da Liberta contra o Boca, que deixou o Goiano, puta de um carniceiro amarelado..e deu no que deu. 
Essa tática do Renato de 4-2 (em linha) - 3 -1 não pode ser descartada. Mas é pra jogar contra times mais limitados, que não tem contra-ataque decente. Caso, por exemplo, do Atlético-PR, que tem o Rony e um bando de cabeça de bagre. Ainda assim, o Cirilo (fraquíssimo) perdeu gol feito. Com qualidade, poderia ter sido outro placar. 
Bom...to cansado de falar. 
O que levou até aqui foi o conjunto, a experiência, a camisa. 
Mas daí pra frente tem que ter qualidade e inteligência. 
Mesmo que passe forçando pênalti ou outra coisa assim, não dá pra ter a mínima confiança. É mto zebra na semi e na final. 
Só um doido pra confiar nesse time. 
O certo mesmo é focar na Copa do Brasil, que já tá quase na final.