Crise financeira individual - Conselho news

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
jeffmonson200
Contato:

Re: Crise financeira individual - Conselho news

Mensagem por jeffmonson200 » 05 Jan 2015 22:16

Ittocs escreveu:O cartão de crédito não é vilão do orçamento, pelo contrário, se usado com sabedoria é uma ótima forma de controle dos gastos. Eu por exemplo tenho 90% dos meus gastos no cartão de crédito( desde baladas, compras, até academia e seguro do carro), é uma ótima forma de controlar os gastos a medida q na fatura vc consegue identificar onde vc tem gasto e pela net da pra vc fazer esse acompanhamento no decorrer do mês, c não me dão desconto parcelo mesmo e invisto o dinheiro das parcelas restantes, ganha milhagem, (minha próxima viajem aérea internacional será paga boa parte com milhagem), ou seja basta saber usar, o q vejo é q o pessoal no geral, incluo amigos meus classe média alta com estudo q não se controlam e usam indiscriminadamente o CC, talvez por ser uma exceção, já q sou um bom poupador, defendo veementemente o uso do cartão.
o problema do cartao em si nao esta na maneira como utilizado mas sim nos juros a serem pagos
acumulos de dividas em cartao contam de infindaveis bolas de neve que nao param de crescer e ferrar com o orcamento de muita gente que prefere pagar o valor minimo da fatura que acaba sendo uma enorme armadilha ao inves de quitar a fatura mensal por completo
o segredo do cartao é nao deixar acumular juros e nunca pagar valor minimo quanto a divida é de um valor consideravel em relacao ao que se ganha
MR TRETA.TT 1000 GRAU...CAPOTANDO GERAL DESDE 2014....PRINCIPALMENTE OS "POMBA PRETA"

Team Ódio Rancor*
terro$$$o "bling"
bruno bjj$$
@xe $spartan
lenil$on
jeffmon$on

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 06 Jan 2015 08:43

Ittocs escreveu:O cartão de crédito não é vilão do orçamento, pelo contrário, se usado com sabedoria é uma ótima forma de controle dos gastos. Eu por exemplo tenho 90% dos meus gastos no cartão de crédito( desde baladas, compras, até academia e seguro do carro), é uma ótima forma de controlar os gastos a medida q na fatura vc consegue identificar onde vc tem gasto e pela net da pra vc fazer esse acompanhamento no decorrer do mês, c não me dão desconto parcelo mesmo e invisto o dinheiro das parcelas restantes, ganha milhagem, (minha próxima viajem aérea internacional será paga boa parte com milhagem), ou seja basta saber usar, o q vejo é q o pessoal no geral, incluo amigos meus classe média alta com estudo q não se controlam e usam indiscriminadamente o CC, talvez por ser uma exceção, já q sou um bom poupador, defendo veementemente o uso do cartão.
Pois é, vou para Arraial da Ajuda amanhã e ficarei 10 dias por lá. No dia 24 irei para o Uruguai. Tudo isso graças às milhas acumuladas no cartão de crédito. Acumulo milhas por voar tbm, mas como sempre compro passagens promocionais, este acúmulo é pequeno. Além disso, na hora de uma emergência, só o cartão salva.

RFAbdo
Contato:

Mensagem por RFAbdo » 06 Jan 2015 09:10

Cartão de crédito ajuda pra caralho mesmo. Tive outros tipos de problemas com orçamento - entre problemas de força maior e burradas - mas nunca paguei fatura parcial nem agreguei o limite à minha renda.

Growing
Contato:

Mensagem por Growing » 06 Jan 2015 10:07

O problema do cartao de credito é que ele da um poder gigante de compra dependendo do seu limite e o ser humano, como nao é uma maquina, cai na tentação de compras que seriam desnecessarias. O sujeito que paga tudo a vista esta sempre sem contas para pagar secundarias ao consumismo, e gasta menos.

o sujeito Entra la no hardmob promoçoes e instantaneamente seu cartao ja sente que vem compra.

Santastico_bjj
Contato:

Mensagem por Santastico_bjj » 06 Jan 2015 10:42

Cartão é roubada mesmo. Eu já estourei alguns. Faz algum tempo que estou sem, por opção, e não me arrependo. Claro que para pessoas com renda menor é foda ficar juntando, mas graças a Deus, com minha renda, não há nada que demore muito. Claro que o ideal é ter uma poupança, para emergências, como dar PT na geladeira e ter, do nada, de gastar 1.5, 2k no mês.
Eu ainda estou me recuperando do descontrole que tive no passado, mas hoje sou extremamente controlado. Fiz minha própria planilha, nenhuma que encontrei na internet na época encaixava no que eu queria.
Imagem

Arbiter
Contato:

Mensagem por Arbiter » 08 Jan 2015 13:44

O tópico foi de muita ajuda, obg ao amigo jeffmonson200 , adotei a planilha do bovespa ela é bem completa e tem um lance muito bom de calcular a porcentagem do tipo de gasto,fiz só algumas alterações para gastos diários.
"O segundo lugar fede"

Vinci
Contato:

Mensagem por Vinci » 14 Jan 2015 15:41

Eu faço diferente há uns 2 anos e isso mudou radicalmente minha vida financeira, eu faço como um gerenciamento de projetos, divido meus gastos e "áreas" e estipulo orçamentos mensais e vou consumindo eles no decorrer do mês, por ex:
-Verba para fun(restaurante, bar, cinema), vou colocando os gastos nas colunas do lado e vai consumindo esse saldo, ex:

Verba: | Consumo1 | Consumo2
R$1000. | R$30,00(verba atualizada para R$970) | R$100,00(verba atualizada para R$870)

Faço isso com gastos variáveis e inclusive separo as verbas semanalmente, da para controlar bem.

LEV
Contato:

Mensagem por LEV » 14 Jan 2015 16:03

Já fiz esse negócio de anotar todos os gastos em planilhas e me ajudou bastante na época. Fiz por uns 2 anos, mas depois fiquei de saco cheio e larguei (há uns 3).

Agora, acho que vou precisar fazer novamente #-o

TuPeT
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por TuPeT » 18 Mai 2016 18:50

Aproveitando esse tópico, já que pela busca não achei aquele de organização pessoal, alguém tem um tabela para finanças pessoais que se consiga estipular metas para os gastos específicos?

Tipo, R$ 400 para gasolina, e ele avisa quando chega próximo a esse valor?

Tentei achar uma tabela assim, mas não encontrei.
“Go then, there are other worlds than these.”

Derfel
Contato:

Re: RE: Re: Crise financeira individual - Conselho news

Mensagem por Derfel » 18 Mai 2016 19:15

TuPeT escreveu:Aproveitando esse tópico, já que pela busca não achei aquele de organização pessoal, alguém tem um tabela para finanças pessoais que se consiga estipular metas para os gastos específicos?

Tipo, R$ 400 para gasolina, e ele avisa quando chega próximo a esse valor?

Tentei achar uma tabela assim, mas não encontrei.
O app Guia Bolso faz isso, se não me engano.

https://play.google.com/store/apps/deta ... .guiabolso

Steve Jabs
Contato:

Mensagem por Steve Jabs » 18 Mai 2016 19:30

Mestre Jeff oferecendo várias dicas financeiras para os floristas poderem fazer seus corres sem preocupação!

\m/ :punk: :punk: ^:)^ :lol:
"Seguindo no desafio de manter a mente quieta, a espinha ereta e a cabeça no lugar".

Derfel
Contato:

Mensagem por Derfel » 18 Mai 2016 19:37

Nessa busca por encontrar a melhor maneira de me organizar, cheguei a algumas atitudes que funcionam pra mim:

- Meta principal
Utilizar o total das minhas receitas da seguinte forma:

30% em gastos fixos,
20% em poupança/ investimentos,
50% em gastos variáveis.

Claro que essa meta é bastante complicada porque, 30% do orçamento pra gastar com contas fixas é algo difícil.

Porém, estabeleço que JAMAIS devo:

- Deixar que os gastos fixos ultrapassem 50% da minha renda.

- Toda quantia excedente de gastos fixos (que ultrapasse os 30%) será retirada dos gastos variáveis e JAMAIS da quatia destinada a poupança e investimentos.

- Cartão de credito: Só é utilizado em casos de extrema necessidade e SÓ PARCELAR EM ÚLTIMO CASO

- Comprar parceladas entram na categoria de gastos fixos. Ou seja, tem que caber dentro dos 30%.

E que devo:
- Controlar os gastos variáveis com o app Guia Bolso.

Arbiter
Contato:

Mensagem por Arbiter » 19 Mai 2016 10:21

Nem lembrava mais do tópico, vou dar um retorno aqui da minha situação.
Cortei certas coisas como sky por exemplo e notei que não sinto falta nenhuma. Organizei um pouco mais a grana com a planilha indicada pelo mestre dos corres e fui vivendo. Por sorte no decorrer do ano consegui um bom aumento e saí do sufoco. De toda forma a organização metódica vale a pena e estou até conseguindo poupar alguma grana no fim do mês.
"O segundo lugar fede"

Celão
Contato:

Mensagem por Celão » 19 Mai 2016 11:44

O problema é que a gente nunca coloca as contas na ponta do lápis. Considerando que o momento atual é crítico, é muito mais fácil cairmos em armadilhas. Então, atenção aos gastos é fundamental.

Se apertar, a primeira coisa a cortar são as saídas (bares, restaurantes etc). depois as viagens curtas de fim de semana (visita à família no RJ). Essas são contas muitas vezes tidas como 'variáveis', pois dificilmente nego coloca numa planilha. Cortando isso, já é possível um respiro.

Derfel
Contato:

Re: RE: Re: Crise financeira individual - Conselho news

Mensagem por Derfel » 19 Mai 2016 12:12

Celão escreveu:O problema é que a gente nunca coloca as contas na ponta do lápis. Considerando que o momento atual é crítico, é muito mais fácil cairmos em armadilhas. Então, atenção aos gastos é fundamental.

Se apertar, a primeira coisa a cortar são as saídas (bares, restaurantes etc). depois as viagens curtas de fim de semana (visita à família no RJ). Essas são contas muitas vezes tidas como 'variáveis', pois dificilmente nego coloca numa planilha. Cortando isso, já é possível um respiro.
Pior que, em geral, os gastos variáveis tem um impacto menor nos gastos do que os gastos fixos.

Experimente comprometer muito mais de 50% da tua renda com parcelamentos, crediários e etc. A primeira merda que der no futuro, simplesmente não vai ser possível economizar sem entrar no cheque especial ou pegar um empréstimo.

Responder