Smilodon escreveu: ↑04 Abr 2019 23:19
Não é porque a direção ficou mais fácil que os caras de hoje em dia não fariam frente aos caras do passado não....
Se por um lado ficou mais fácil de pilotar, por outro lado a preparação física/mental/técnica ficou muito mais profissional...Piquet já pilotou carro de F1 bêbado! Imagine o nível de compromisso desses caras, e compara com a galera atual que se fizer uma curva abaixo da velocidade ideal, a telemetria mostra lá e o cara vai no simulador até fazer corretamente....Não é à toa que Hamilton já pilotou aquela McLaren do Prost/Senna e foi mais rápido que ambos....
Prost, aquele cara que rodou na chuva, em volta de apresentação....Hamilton não engraxa as sapatilhas dele??? Prost era um ótimo piloto, assim como Hamilton...Cada um com suas características! No geral eu vejo o Hamilton mais habilidoso que o Prost. Muito mais rápido em volta lançada, mais agressivo, humilha o Prost na chuva, melhor em ultrapassagens e se defendendo....Hamilton é top 3 P4P....O problema do negão é só a cabeça, fora isso o cara é foda!
Ensebada essas comparações.
Prost chegou na F1 quando o piloto era fundamental para o desenvolvimento e acerto dos carros. Sabia q corridas se ganhavam na linha de chegada, pilotava suave e conseguia poupar equipamento na época em que as quebras eram tão constantes que havia sistema de descarte. A preocupação ia muito além de "ser rápido", sem simuladores e telemetria jurássica. Muita corrida decida no feeling de quem estava atrás do volante. Atualmente, há proibição de certas informações pelo rádio, justamente p/ evitar certas "dicas" da telemetria ao piloto. E claro: havia uma preocupação muito maior em terminar uma corrida VIVO. Hoje o cara só morre pilotando F1 se bater numa superfície não deformável como aconteceu com o coitado do Bianchi. De resto, célula de segurança, capacetes, halo, roupas anti-incêndio, isolamento térmico... Teve corrida que o Piquet mal conseguia tocar no acelerador pq o pedal estava fervendo.
Revendo algumas corridas antigas que reprisam no SportTv, percebe-se facilmente como tinha piloto filho da puta e regras frouxas. Assistindo Suzuka 1988, retardatário atrapalhava quem vinha atrás na cara dura, aumentando o tempo de volta em 5, 6 segundos! Nisso o Senna tirava vantagem, mas o "excesso de cuidado" do Prost se justificava no comportamento da cambada. Dizer que Hamilton seja melhor em ultrapassagens e, principalmente, se defendendo acho temerário. Hamilton oferece pouca resistência ao se defender e está longe de ter o arrojo de Vettel ou Verstapen nas ultrapassagens, até pq essa asa aberta e diferentes compostos de pneu tiram qualquer chance de defesa do carro à frente. Aliás, usa-se abertura da asa até para ultrapassar retardatário, o que considero uma mordomia.
Particularmente, acho que Prost seria mais competitivo hoje do que Hamilton seria nos anos 80. O estilo "limpo" do francês casaria muito bem com essa F1 que não tolera roda na grama e pneu travado na curva. Mas enfim, exigências diferentes p/ épocas diferentes.
P.S.: Tbm considero Hamilton um top 3, na pior das hipóteses 4. E sim, Prost na chuva estava muito aquém do esperado p/ o primeiro escalão. Era seu calcanhar de Aquiles.