Ralph Gracie agride diretor da Gracie Barra, nos EUA.

Notícias sobre lutadores, equipes e eventos de MMA, bem como PBP de eventos.
Tubarao Floripa
Contato:

Re: Ralph Gracie agride diretor da Gracie Barra, nos EUA.

Mensagem por Tubarao Floripa » 27 Dez 2018 19:22

Kozak escreveu:
27 Dez 2018 15:06
Putz, sem querer mexer no vespeiro, mas vamos falar a real. Vocês acham que uma "arte marcial brasileira" vai ser pautada e fundada em grandes valores transcendentais e metafísicos? Porra, olha a situação do nosso povo. As coisas não surgem numa bolha. Refletem a sociedade. Olha os valores das artes japonesas...

Ah, mas o japonês é um povo extremamente mau, agressivo, violento, já cometeu inúmeras atrocidades na história, não sei mais o que. Sim, é verdade, mas não tô falando de ser bom ou mau. Tô falando de cultura, de civilização, de valores. Japão é uma civilização milenar, eles tem toda uma tradição, valores culturais, um senso de respeito, de disciplina, de hierarquia, etc. Não tô fazendo juízo de valor. Você pode achar que a cultura tradicional japonesa é um lixo. Ok. Não tô atribuindo sentido axiológico. Mas o fato é que eles tem algo em que se apoiar, algo sólido, verdadeiro.

Por outro lado, olha o nosso povo, a nossa "cultura". Não temos valores civilizatórios. Mal temos uma identidade Não temos nada. Vocês acham que uma "arte marcial brasileira" desenvolvida no século passado - um dia em termos históricos - por uma família brasileira comum vai ser o bastião de grandes valores éticos, vai transmitir ensinamentos de grande profundidade filosófica, moral, cultural, civilizatória? O pouco que tem é nada mais do que repetição aguada das artes tradicionais japonesas...e geralmente fica só no discurso.

Não digo que o GJJ não tenha nenhum conjunto de valores. Mas o que tem é basicamente um "código guerreiro" tupiniquim de não levar desaforo pra casa, provar a superioridade do jiu jitsu, etc. Algo mais casuístico e "terreno". Nada além disso.

Não significa dizer que os Gracie são tudo isso ou aquilo. Não é porque a sua arte não tem todo um arcabouço milenar filosófico que você não presta. Você pode não ter sido criado com certos fundamentos e ser uma "pessoa boa" e vice-versa. A família Gracie tem alguns ótimos exemplos. O maior deles, na minha opinião, é o Carlson. "Ah, mas ele participava de rinha de galinha". Pqp, não tô falando que ele era perfeito.

O legado dos Gracie é isso aí. Porradaria e um certo código guerreiro. Nada além disso. São uma típica família brasileira, com a diferença que são bons de porrada. Errado está quem vê no GJJ algo que ele não tem. É a velha questão da expectativa. Se você cria expectativas que as pessoas não podem dar, o problema tá com você.

Se a gente parar de tentar enxergar algo mais profundo além de porrada no GJJ, fica mais fácil de entender e "aceitar" essas coisas.

PS: Não tô falando que um mestre de GJJ não seja capaz de passar valores para seus alunos. Tem vários mestres que passam. Mas aí não é algo da arte em si. São valores das artes tradicionais japonesas que são utilizados por um mestre de GJJ. Mas o fato de um mestre de GJJ conhecer esses valores e passá-los não faz deles valores do GJJ. Pega o Rickson, por exemplo, que eu acho um cara lúcido e inteligente, que fala coisas interessantes. Mas passa um pente fino e você vai ver o discurso dele é basicamente uma reprodução de algo que ele leu sobre o Bushido. Não é nada da família dele.

PS2: Ler esses textos da tal da Vera e da Kyra só reforça meu ponto de vista. PQP.

EDIT: Quando eu tava diferenciando o GJJ das artes japoneses bati muito em valores, cultura, etc. Mas esqueci o principal. O código de honra. "Ah, mas o GJJ tem um código de honra". Não, desculpa, mas não tem. Tem, como eu falei, um "código de guerreiro", um "manual de macheza", mas não é a mesma coisa. E só para constar, eu não estou dizendo que os mestre de GJJ sejam desonrados. Tem que deixar claro senão as pessoas não entendem a sutileza e se ofendem.
:ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:

Ótimas observações :punk:

É isto :hi:
"Enviado da minha internet discada usando Windows 95."

Nick velho: ZARBON :enhancedwheelchair:
https://wadovaletudo.blogspot.com/

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 27 Dez 2018 20:58

Tu parece uma muleh!
A vida não é palco, é trincheira!

The Last Samurai
Contato:

Mensagem por The Last Samurai » 27 Dez 2018 22:01

LAWYER escreveu:
27 Dez 2018 11:52
Bem por aí... Sou mais velho que você, vi o início, e nada era bonito... mas é por isso que hoje tá todo mundo treinando em academias cheirosinhas e postando fotinha depois de cada treino...

Ninguém nem sabia o que era Jiu-Jitsu há 30 anos...

Um dos meus Mestres é Faixa-Vermelha. Eu amo esse cara. Hoje ele é um sábio, um Yoda. Mas já levou os alunos pra graduação na praia, Copa, Ipanema...

- Lawyer, tá vendo aquele grandão, fortão? Vai lá e joga areia nele, chama ele de viado... Depois que você finalizar da montada, pode trocar de faixa...

Uma semana depois, o grandão tá lá na cadimia, todo humilhado, fazendo matrícula... Era assim...

Hoje o mundo é muito maquiado, pqp... mas a sujeira tá debaixo do tatame, como sempre esteve. Tudo é cíclico, tudo volta, nada desaparece. E o bicho homem, meus amigos, é capaz de coisa incríveis e coisa horríveis ao mesmo tempo. Segue a vida... os envolvidos aí vão se entender. Money talks!
Se não tivesse acontecido como aconteceu talvez o JJ tivesse disputando um lugar na sol c o Taekwondo, Karate ou Krav Magah...

Comecei a treinar, acredito q por volta de 83
Meu pai q era amigo do Rodney (acho q era esse nome do mestre, um cara
louro, do taekwondo) em Copa e parece q o Rolls foi lah ou deu uma palestra ou teve alguma porra q meu pai viu o Rolls fzr e ficou impressionado
Acabou me matriculando numa academia numa esquina da Figueiredo Magalhães com uma ruazinha q não lembro o nome, num prédio de pastilhas vermelhas, q tinha um tal de Carlson Gracie, um senhor “forte” de coração gigante q acabou virando um Tio pra mim.
Numa época da minha vida me deu ateh bolsa.
Outras eu pagava.

Carlson era muito puro c dinheiro. Por isso foi lesado por alguns

Ele foi um pai pra amigos meus como o Allan e Manimal e pra muitos outros.

Meu primeiro professor lah fo o próprio Carlson na parte de defesa pessoal e um tal de Ricardo, na época faixa marrom, q depois teve seu nome dado a uma famosa guarda.lol

Nossos quimonos e camisas eram estampados c aquelas telas de silk screen
Azul, verde e vermelho
Tinha uma de uma de queda
E algumas de galos de briga c o nome CGC lol

Da mesma maneira q vc mencionou, Carlson dizia q se fosse pra brigar, q escolhêssemos uns grandões bombados, se quisessemos nos testar
Não gostava de covardia e q batessem em leigos

Enfim eram outros tempos mas como disse acima sem essas figuras e as dos Gracie, e os desafios X LL e MT
Talvez hj tivéssemos todos postando em fórum de krav Magah ou de Aikido

Ah Lawyer, talvez vc seja da geração de um primo meu q começou a treinar antes de mim
Chiquinho 100 kg de Botafogo
Me lembro do Sociedade Nastra q foi disputado no clube militar e acho q foi o primeiro campeonato q assisti
Ele era azul pesadíssimo na época...
Vi q vc cita o MB e sua frase na prancha
Conhecia o Marcelo
Gente finíssima mas isso eh assunto pra outro topico pq acabei postando coisas não relacionadas por saudosismo mesmo.
Marcelo conheci nos treinos pro VT x LL no Carlson (Allan acabou virando seu substituto pela contusão no cotovelo mas a luta contra o Hugo nao rolou)
Depois ele foi namorado de uma colega de trabalho(Paula Burlamaqui) na epoca faziamos uns cursos na CAL e por último esbarrei c ele em SP numa boite chamada Allure no começo dos anos 90
Lamentável como se foi...
Editado pela última vez por The Last Samurai em 28 Dez 2018 00:27, em um total de 3 vezes.

SKYWALKER
Contato:

Mensagem por SKYWALKER » 28 Dez 2018 09:01

Tartaruga escreveu:
27 Dez 2018 16:47
Rinha de galinha kkkkkkkkkkkkk
Pior que até galinha Carlos Gracie treinou para bater em galo kkkk
Painho nos enganou..

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 28 Dez 2018 09:06

SKYWALKER escreveu:
28 Dez 2018 09:01
Pior que até galinha Carlos Gracie treinou para bater em galo kkkk
Tirando o gênero eh tudo a mesma coisa, mas eu achei engracado o termo rinha de galinha.

Carlson queria ver o pau comer, fosse luta de galo, periquito, escorpiao, cachorro, gente....

Mas acho que só teve contato com humanos e galinaceos hehehe.

Se duas senhoras se atracassem na rua, puxando os cabelos uma da outra, ao invés de separar, ele parava pra assistir e ainda apostava em uma delas.

TuPeT
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por TuPeT » 28 Dez 2018 12:02

LAWYER escreveu:
27 Dez 2018 15:49
Brother, eu poderia te contar coisas sobre o Mestre Armando que me foram contadas pelos seus poucos colegas de tatame ainda vivos, mas isso só ao vivo...
Mestre to voltando pro Rio em janeiro! Eu topo :lol:

Acabei de finalmente de pegar a roxa, mas como quebrei a mão duas semana antes nem pude treinar ainda. Mas seria um prazer tomar um amasso!
“Go then, there are other worlds than these.”

SALINHO
Contato:

Mensagem por SALINHO » 28 Dez 2018 12:31

Kozak escreveu:
27 Dez 2018 15:06
Putz, sem querer mexer no vespeiro, mas vamos falar a real. Vocês acham que uma "arte marcial brasileira" vai ser pautada e fundada em grandes valores transcendentais e metafísicos? Porra, olha a situação do nosso povo. As coisas não surgem numa bolha. Refletem a sociedade. Olha os valores das artes japonesas...

Ah, mas o japonês é um povo extremamente mau, agressivo, violento, já cometeu inúmeras atrocidades na história, não sei mais o que. Sim, é verdade, mas não tô falando de ser bom ou mau. Tô falando de cultura, de civilização, de valores. Japão é uma civilização milenar, eles tem toda uma tradição, valores culturais, um senso de respeito, de disciplina, de hierarquia, etc. Não tô fazendo juízo de valor. Você pode achar que a cultura tradicional japonesa é um lixo. Ok. Não tô atribuindo sentido axiológico. Mas o fato é que eles tem algo em que se apoiar, algo sólido, verdadeiro.

Por outro lado, olha o nosso povo, a nossa "cultura". Não temos valores civilizatórios. Mal temos uma identidade Não temos nada. Vocês acham que uma "arte marcial brasileira" desenvolvida no século passado - um dia em termos históricos - por uma família brasileira comum vai ser o bastião de grandes valores éticos, vai transmitir ensinamentos de grande profundidade filosófica, moral, cultural, civilizatória? O pouco que tem é nada mais do que repetição aguada das artes tradicionais japonesas...e geralmente fica só no discurso.

Não digo que o GJJ não tenha nenhum conjunto de valores. Mas o que tem é basicamente um "código guerreiro" tupiniquim de não levar desaforo pra casa, provar a superioridade do jiu jitsu, etc. Algo mais casuístico e "terreno". Nada além disso.

Não significa dizer que os Gracie são tudo isso ou aquilo. Não é porque a sua arte não tem todo um arcabouço milenar filosófico que você não presta. Você pode não ter sido criado com certos fundamentos e ser uma "pessoa boa" e vice-versa. A família Gracie tem alguns ótimos exemplos. O maior deles, na minha opinião, é o Carlson. "Ah, mas ele participava de rinha de galinha". Pqp, não tô falando que ele era perfeito.

O legado dos Gracie é isso aí. Porradaria e um certo código guerreiro. Nada além disso. São uma típica família brasileira, com a diferença que são bons de porrada. Errado está quem vê no GJJ algo que ele não tem. É a velha questão da expectativa. Se você cria expectativas que as pessoas não podem dar, o problema tá com você.

Se a gente parar de tentar enxergar algo mais profundo além de porrada no GJJ, fica mais fácil de entender e "aceitar" essas coisas.

PS: Não tô falando que um mestre de GJJ não seja capaz de passar valores para seus alunos. Tem vários mestres que passam. Mas aí não é algo da arte em si. São valores das artes tradicionais japonesas que são utilizados por um mestre de GJJ. Mas o fato de um mestre de GJJ conhecer esses valores e passá-los não faz deles valores do GJJ. Pega o Rickson, por exemplo, que eu acho um cara lúcido e inteligente, que fala coisas interessantes. Mas passa um pente fino e você vai ver o discurso dele é basicamente uma reprodução de algo que ele leu sobre o Bushido. Não é nada da família dele.

PS2: Ler esses textos da tal da Vera e da Kyra só reforça meu ponto de vista. PQP.

EDIT: Quando eu tava diferenciando o GJJ das artes japoneses bati muito em valores, cultura, etc. Mas esqueci o principal. O código de honra. "Ah, mas o GJJ tem um código de honra". Não, desculpa, mas não tem. Tem, como eu falei, um "código de guerreiro", um "manual de macheza", mas não é a mesma coisa. E só para constar, eu não estou dizendo que os mestre de GJJ sejam desonrados. Tem que deixar claro senão as pessoas não entendem a sutileza e se ofendem.
Simplesmente perfeito, Kozak.
BÓ VOVÔ!!!!

King James
Contato:

Mensagem por King James » 28 Dez 2018 17:53

Engracado a Kyra e a Vera falarem tanto de honra
Quando o Thiago Silva intimou a familia toda para a porrada, ficaram pianinhos...
O Roger que tava no auge e da mesma categoria de peso foi o primeiro a falar manso rsrs

PHDookie
Contato:

Mensagem por PHDookie » 28 Dez 2018 18:25

King James escreveu:
28 Dez 2018 17:53
Engracado a Kyra e a Vera falarem tanto de honra
Quando o Thiago Silva intimou a familia toda para a porrada, ficaram pianinhos...
O Roger que tava no auge e da mesma categoria de peso foi o primeiro a falar manso rsrs
Só para alfinetar a FBJJ fica aqui meu comentário. Enquanto essa porcaria de GRACIES monopolizar o jiu-jitsu nunca teremos nosso Esporte nas olimpíadas e verdadeiros atletas revelados para o mundo, porque para ganhar dinheiro e manter sua falsa reputação eles roubam e prejudicam atletas que treinam duro e se dedicam de Verdade – criticou o meio-pesado do UFC.

Antes do comentário sobre os Gracies, Thiago Silva já havia soltado o verbo contra a ATT (American Top Team), sua antiga equipe, em entrevista ao site gringo “MMA Junkie”.

King James
Contato:

Mensagem por King James » 28 Dez 2018 19:13

:assassin:
Editado pela última vez por King James em 28 Dez 2018 19:38, em um total de 1 vez.

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 28 Dez 2018 19:20

King James escreveu:
28 Dez 2018 17:53
Quem é Thiago Silva na fila do pão? Aquele que o Macaco esculachou, antes de expulsar de sua academia?

VBB
Contato:

Mensagem por VBB » 28 Dez 2018 19:44

RequintesDePuberdade escreveu:
28 Dez 2018 14:14
Não deu tempo de ler o tópico todo.

Como tá a situação do Ralph na esfera judicial? Ele fugiu? Alguém sabe tem ideia das possíveis consequências legais do que ele fez, no Estado dos EUA em que ele fez?
Pelo que deu pra entender ele está com uma ordem de restrição (100 jardas) de proximidade do agredido nos EUA e passou o Natal no Brasil com a Kyra e família. Não teve pedido de prisão e parece que resolverão internamente para evitar maiores desgastes.

King James
Contato:

Mensagem por King James » 28 Dez 2018 20:03

Tartaruga escreveu:
28 Dez 2018 19:20
Quem é Thiago Silva na fila do pão? Aquele que o Macaco esculachou, antes de expulsar de sua academia?
Pode ser um ze ngm... Mas apostaria mil nele contra qualquer Gracie no vale tudo

Veja bem, nao vejo nenhum problema de um Gracie e os agregados resolver suas diferenças à moda antiga. Embora, pega mal fazer isso na crocodilagem e no meio de um evento esportivo, enfim...

Agora fiquei enjoado ao ler todos os absurdos nos textos da Kyra e da Vera. Me chamou atencao elas passando pano para todas as confusoes em que se meteram os membros da familia alegando que estava apenas defendendo a "honra" da familia. Ate hj espero ver um Gracie chegar dando cotovelada no Thiago, Wand, Ruas em algum evento. Pelo visto eles escolhem a dedo contra quem vao defender a "honra".

Tubarao Floripa
Contato:

Mensagem por Tubarao Floripa » 28 Dez 2018 20:39

King James escreveu:
28 Dez 2018 20:03
Pode ser um ze ngm... Mas apostaria mil nele contra qualquer Gracie no vale tudo

Veja bem, nao vejo nenhum problema de um Gracie e os agregados resolver suas diferenças à moda antiga. Embora, pega mal fazer isso na crocodilagem e no meio de um evento esportivo, enfim...

Agora fiquei enjoado ao ler todos os absurdos nos textos da Kyra e da Vera. Me chamou atencao elas passando pano para todas as confusoes em que se meteram os membros da familia alegando que estava apenas defendendo a "honra" da familia. Ate hj espero ver um Gracie chegar dando cotovelada no Thiago, Wand, Ruas em algum evento. Pelo visto eles escolhem a dedo contra quem vao defender a "honra".
Exatamente.

Elas botam panos quentes nas covardias dos parentes. :ymalien:

O próprio Ryan escolhia suas lutas, corria do Macaco como o diabo da cruz. Um dia se escondeu na academia e começou a chorar enquanto Macaco quebrava sua moto na rua pra fazer ele sair :))
"Enviado da minha internet discada usando Windows 95."

Nick velho: ZARBON :enhancedwheelchair:
https://wadovaletudo.blogspot.com/

The Last Samurai
Contato:

Mensagem por The Last Samurai » 28 Dez 2018 20:47

Tonio Kröger escreveu:
28 Dez 2018 18:34
E o Wand até hoje aguarda a resposta daquela intimada que deu no Rickson há mais de 10 anos. Marco Ruas idem.
Para

Marco Ruas tudo bem
Era pra ter acontecido
Agora, Wand eh querer ver seleção de 82 X Alemanha 7x1
Porra Wand agora tem 42 e Rickson 61

Mesmo q isso tenha acontecido ha 20 anos atrás teria sido um cara de 20 contra outro de 40...
Ou 30X50
Ou 40X60
Editado pela última vez por The Last Samurai em 28 Dez 2018 21:31, em um total de 2 vezes.

Responder