Snickt escreveu: ↑08 Jul 2017 21:26
Então, não é só marketing tb...
Computadores Apple tem um desempenho superior pra aplicativos de mídia, seja imagem, áudio ou vídeo. Embora isso não faça diferença nenhuma pra um mero usuário comum, pra quem trabalha com isso é um importante diferencial.
O atendimento da Apple tb é de alto padrão. Tanto os vendedores da loja oficial são bem treinados, como a assistência técnica tem eficiência de outro mundo.
O resto sim é histeria das ""Apple's Bitches"!
Algumas memorias que me voltam...
Em final de 1983, estava programando em casa em fortran num IBM PC XT com 2 floppies (10 gb de disco rígido era muito caro - comprei so com 2 floppies mesmo) - naqueles dias meu dormitório tinha um colchão no chão, mas gastava todo meu dinheiro com meu computador - e um dia um colega me chamou para ir no laboratório ver um computador novo que estava "emprestado" ao departamento... Fiquei brincando com o "Lisa" por uns dias... completamente embasbacado pela interface. Coisa linda... Não havia trabalhado com nada parecido. Depois de algum tempo o computador "foi retornado"... em 1984, estava la eu trabalhando no meu display "colorido" com uma resolução mediocre e um colega me chama para ver o Macintosh que ele tinha acabado de comprar.... De novo fiquei impressionado. Na época so não comprei um porque todo software que eu usava so tinha para o DOS, e eu não ia ter dinheiro para duplicar os custos mesmo que houvesse.
Apesar disso, nunca realmente comprei um mac ate anos mais tarde (quadra 800) e outro recentemente. Mas não resisti e comprei um NeXTstation quando foi lançado, la por 1990/91 não lembro, pela usenet -pela metade do preço - de uma firma em New York que desistiu de usar, .. Naquela época eu usava Sun workstations... O NeXTstation era algo absolutamente fantástico com o diplay postscript. Rodava Unix (bom, na verdade Mach). E vinha com o Mathematica ja incluído. Eu tinha o código original do Matlab (da época) e usei o f2c para passar para C e recompilei para rodar no NeXT....Lindao...
Enfim.. Aqueles computadores estavam anos na frente da SUN em tecnologia. Mas não eram atraentes como workhorses para as firmas e deu no que deu. O forte do Jobs sempre foi integrar tecnologias existentes porem não disseminadas enquanto os competidores se mantinham "milking" o status quo. Obviamente, uma vez que algo era lançado, a competição imediatamente brincava de catch up e o novo se tornava padrão..
Estou escrevendo isso num Macbook pro 15 de 2015. Tenho outros laptops e PC's aqui em casa, mas esse ainda eh meu favorito. Unix + Mac interface + Windows... Pena que com o falecimento de Jobs a Apple pareça ter se aproximado muito mais de uma empresa tradicional, onde o lucro eh mais importante (bom, sempre foi importante - mas o Jobs mantinha ambos em check - tendo sido removido da Apple justamente por isso) que a criação de produtos inovadores (que estabelecem novos standards).
Não sei se fazer os Macs cada vez menos user upgradable foi ideia do Tim Cook, mas embora com certeza force os clientes a update mais freqüentemente, também mostra um desrespeito pelo usuário... Esse iMac Pro pro exemplo, eh um absurdo, na minha opinião. Se eu pudesse upgrade a memória e os SSDs como antigamente, eu ate compraria um... mas desse jeito, esquece...