Taekwondo - Tópico Oficial

Qualquer modalidade de trocação de porrada
Avatar do usuário
Aquaman
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1405
Registrado em: 18 Ago 2014 15:04
Contato:

Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Aquaman » 01 Out 2014 18:59

Forum sobre o Taekwondo é muito escasso no Brasil. Estou criando este espaço para concentrar as notícias, fatos relevantes e históricos dessa Arte Marcial!

Sou praticante há alguns anos agradeço a tudo o quanto o Taekwondo tem me ajudado!

Vamos lá.

Introdução do Taekwondo no Brasil!

O dia 31 de Janeiro é especial na história do taekwondo brasileiro. Foi nesta data, em 1974, que o Departamento Especial de Karatê da CBP (Confederação Brasileira de Pugilismo) emite parecer favorável a criação do Departamento Especial de Taekwondo. O parecer enviado ao presidente da CBP, Gen. Eurico de Andrade Neves Filho, assinado por Almeridio de Barros e Yasutaka Tanaka, responsáveis pelo caratê na CBP na época, atendia a diversos ofícios e cartas enviados pela Associação de Taekwon-Do da Bahia no início dos anos 70 até a data do parecer em definitivo.

Em documento circular publicado em 15 de Abril de 1974 a Confederação Brasileira de Pugilismo comunica que a Assembleia Geral realizada em 30 de Março de 1974 empossou uma nova diretoria com mandato de 1ª de Abril de 1974 a 31 de Março de 1977, e pela primeira vez aparece o “TAEKWONDO” como uma nova modalidade, sendo responsável pelo “novo” Departamento Especial de Taekwondo, o Assessor Roberto Carlos “Bob” Américo dos Reis e seu Assistente Woo Jae Lee.

As datas conferem com documentos oficiais e podem ser verificadas em artigos das revistas Kung Fu, Dô e no Aprenda Taekwondo, no Site do COB, entre outras publicações da época. E muito embora “Bob” fosse aluno do Mestre Lee, a Legislação Desportiva da época determinava que os cargos de Assessores Técnicos fossem privativos de brasileiros. O cargo foi subsequentemente ocupado por Luiz Eugênio Bezerra Mergulhão Filho (aluno de Lee), mais tarde, pelo próprio Mestre Woo Jae Lee (já naturalizado, provavelmente) e finalmente, pelo Mestre Yong Min Kim, até a Criação em 1987 da Associação Brasileira de Taekwondo (ABT), renomeada posteriormente Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), em 1990.

Enfim o reconhecimento da Arte Marcial Coreana no esquema esportivo oficial brasileiro.

Imagem

Infelizmente, dois brasileiros que participaram mais intensamente deste processo histórico já faleceram, sendo esses; Ubaldo Alcântara (BA), aluno e parceiro intelectual de JDLim, crucial neste processo, e o “Bob” Américo dos Reis (RJ) - ao lado de WJLee de Dobok e faixa branca, na imagem acima - , um dos primeiros alunos de WJLee na Escola Americana do RJ e escolhido para ocupar o posto de Assessor Especial do Taekwondo na CBP.

Imagem

Deste período, outros acontecimentos e relevantes personagens foram esquecidos pela história contada e recontada desde então. Um destes é o fato da eterna discussão de quem introduziu o taekwondo no Brasil. Os mestres ITF da época enviados pelo Gen. Choi trabalham com o ano de 1970, com chegada de Sang Min Cho em São Paulo, abrindo caminhos para diversos outros, nos anos subsequentes. É crucial a importância deste grupo, sobretudo a partir do fato político de que o Mestre Woo Jae Lee tomou a frente do processo após aquela decisiva reunião, nele permanecendo por mais de uma década. Mestre WJLee liderou o redirecionamento daquele grupo da ITF à KTA e WTF, por intermédio da Chang Moo Kwan; após a saída do Gen. Choi da Coréia, por volta de 1972-73. Mestre Lee também teve a iniciativa de trazer diversos mestres, sobretudo desta escola (mas alguns também de outras, filiadas à KTA e WTF), que se espalharam pelo Brasil e passaram a exercer importantes papéis, no processo político e técnico do taekwondo no Brasil.

Imagem

Por outro lado, não é menor a relevância de outro grupo, o da Moo Duk Kwan da Bahia. É com Jung Do Lim que o taekwondo assume papel determinante entre as Artes Marciais da época. É este mestre coreano que chega a Cruz das Almas em 1968 onde ensina taekwondo na região e no ano seguinte começa a ensinar o Taekwondo de forma sistemática na Academia Senavox em Salvador. A partir de 1970, com a ajuda de alunos e colaboradores, destaque para o Coronel Otto Freitas de Aguiar (da Polícia Militar da Bahia) e Ubaldo Alcântara (pesquisador da história das artes marciais de renome internacional), começa a articular a Associação de Taekwondo da Bahia onde estes dois vão ser no ano seguinte presidente e vice respectivamente desta entidade, que foi a primeira entidade praticante especializada em taekwondo, reconhecida pelo Sistema Desportivo Nacional.

Imagem

No ano seguinte (1971), com a chegada de Jung Roul Kim, o grupo cria força e inicia-se o processo de reconhecimento do Taekwondo como uma arte dissociada do Karatê Japonês. Em 1972, o grupo, além da Associação de Taekwondo da Bahia, já se preparava para criar a Associação de Taekwondo e Cultura Física de Sergipe, que se configura legalmente, em 11 de Maio de 1973.

Imagem

Com um grupo qualificado e articulado e duas entidades de taekwondo legalmente registradas, a investida do reconhecimento oficial se intensifica e o sucesso da empreitada se torna irreversível, o que acaba se confirmando em data já mencionada no início de 74.

Anos mais tarde, já no Rio de Janeiro, com o apoio do Sr. Carlos Couto, Mestre Jung Roul Kim assume em 1978 a Assessoria do Departamento de Taekwondo da Federação Carioca de Pugilismo. Em 1982 JRKim e Couto fundam a Federação de Taekwondo do Estado do Rio de Janeiro, a primeira federação de taekwondo desvinculada do Pugilismo, no Brasil. A partir de então, a Federação do RJ teria papel crucial de decidir a desvinculação do taekwondo da CBP, e a fundação da Associação Brasileira de Taekwondo, assim como na primeira e sucessivas eleições de sua Presidência, com os cargos superiores ocupados por Yong Min Kim, Jung Roul Kim e Carlos Couto.

O processo é bem amplo e vai além das datas “oficialmente” propagadas

Há também registros da presença de outros mestres coreanos de Taekwondo atuando no Brasil, anteriormente àqueles já mencionados, porém cuja atuação no processo de institucionalização do esporte poderia apresentar controvérsias. Não há, contudo, razão para deixar de reconhecer o trabalho pioneiro que cada um deles realizou, aproveitando-se aqui para fazê-lo.
Imagem
O primeiro a ter chegado ao Brasil pode ter sido o Mestre Yung Man Kim, que teria ensinado no interior da Bahia em 1967, não se sabe exatamente a partir de quando. Segundo praticantes antigos, aquele mestre esquentado e brigão (também conhecido como “Maluco Kim”) teria, logo de início, se metido em confusão com um Comandante do destacamento militar de Lagoinha (BA), e teve de sair às pressas da região. Ainda naquele ano de 1967, transferiu-se para Maceió, Alagoas, onde montou academia no prédio da antiga Panificação Elétrica, Praça dos Palmares, Centro. Não ficou muito tempo, transferindo-se para o Paraná, onde também ensinou por algum tempo. Foi o introdutor do Taekwondo no Rio Grande do Sul, chegando a Porto Alegre em 1974, lá dando aulas em várias academias e formando uma das melhores equipes do país, na década de 70. Consta que aquele pioneiro chegou ao Brasil na graduação de 3º Dan, pela Chin Moo Kwan, uma escola menor, na Coreia, e tinha excelente técnica e um taekwondo bastante voltado para a luta. Nunca reclamou reconhecimento como introdutor do taekwondo no Brasil, talvez por ter aceitado a autoridade do Mestre Sang Min Cho, líder do grupo do Sudeste, que lhe prestou grande apoio, em suas atividades no Rio Grande do Sul. Em 1977, já ostentava o 6º Dan, tendo falecido tragicamente, em acidente de automóvel, em São Paulo, em 1980.

Eu retirei parte do texto do site http://www.tkdlivre.com/index.php?optio ... l&Itemid=5
O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos, o segundo melhor é agora.

Moicano wants MONEY!

[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]

Avatar do usuário
Carioca SP
Mensagens: 300
Registrado em: 14 Jun 2014 19:15
Contato:

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Carioca SP » 01 Out 2014 20:14

Eu iniciei nas artes marciais no Tae kwon Do.
Treinei dos 07 aos 11 ou 12, peguei a azul ponta vermelha, se não me engano.
Treinava com o Pimpolho, em Copa, e praticava o estilo Kukwon.
[iViva a Old School!
Você pode sair do Jiu Jitsu, mas o Jiu Jitsu não sai de você!
Muito orgulho de ter sido um dos primeiros brasileiros á ensinar o Gracie Jiu Jitsu no Japão. Todos nós ajudamos a escrever a história do Jiu Jitsu, cada um de uma forma.[/i]


Imagem

Avatar do usuário
Aquaman
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1405
Registrado em: 18 Ago 2014 15:04
Contato:

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Aquaman » 02 Out 2014 08:46

Fala Carioca SBC...
Pô legal! Estou na vermelha ponta preta ...
Você chegou a conhecer academia do Mestre Kim? Falaram que fica no Botafogo. É bem das antigas...
O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos, o segundo melhor é agora.

Moicano wants MONEY!

[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]

Avatar do usuário
Aquaman
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1405
Registrado em: 18 Ago 2014 15:04
Contato:

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Aquaman » 02 Out 2014 13:26

Legal, Dumog... Tenho vontade de treinar ITF para conhecer mais e aprofundar o meu TKD... Começei a fazer aulas de boxe em paralelo com o TKD pra ver se melhora a guarda e a postura.
O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos, o segundo melhor é agora.

Moicano wants MONEY!

[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]

Avatar do usuário
Aquaman
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1405
Registrado em: 18 Ago 2014 15:04
Contato:

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Aquaman » 03 Out 2014 09:28

Mais informações sobre o Taekwondo..

COMPONENTES DO TAEKWONDO
O Taekwondo exige um bom preparo físico, incluindo flexibilidade, impulso, agilidade e soltura da cintura. O Taekwondo tradicional praticava método similar a ginástica e Yoga, hoje é utilizado um método mais moderno, acompanhado junto de estudos científicos e medicina desportiva, principalmente nos países que lideram a nível internacional como; Coréia; Estados Unidos e Países da Europa.

KIBON DONG JAK (Movimentos Básicos)
Aperfeiçoamento básico para iniciantes e intermediários, o treino é fundamental para obter a postura correta e progresso no desenvolvimento. Tanto as mãos como os pés são utilizados para movimentar, ficar em pé, suportar o peso, erguer, socar, chutar, pular e até bloquear. Entra também o BAL KI SUL, que é o treinamento de técnicas de chute.

Base: Como sabemos todos os movimentos só podem ser realizados quando o corpo está sob controle e equilíbrio, especialmente no Taekwondo que exige agilidade e flexibilidade. O chute é usado freqüentemente, portanto devemos saber a melhor posição básica para manter o equilíbrio, distribuir e controlar o peso do corpo.

Chute O Taekwondo possui uma das melhores técnicas de chute, como diz o slogan “a luta dos homens voadores”. As vantagens dos chutes é que podem ser executados a uma distância maior que um golpe de punho.

POOM-SE (Sequência de Movimentos)
“Poomse” é uma combinação de movimentos básicos de ataque, defesa e chute com um ou mais adversários imaginários, executado em vários tipos de bases. Para exercitá-lo efetivamente mesmo sem o instrutor, o praticante deve praticá-lo, de acordo com as formas corretas pré-definidas.

KYORUGUI (Combate)
O “Kyorugui” é um estágio do treinamento do Taekwondo, no qual os alunos aprendem técnicas ofensivas e defensivas, tirando o máximo proveito de todos os tipos básicos de movimentos de pés e punhos.
Matcho Kyorugui significa luta combinada, e são divididas em Sebon, Dubon, Anjoa e Hanbon eles são um grupo de técnicas de ataque e defesa combinados.

KYOC-PA (Técnicas de quebramento)
Através da prática do Taekwondo, um corpo frágil ganha muito mais agilidade, flexibilidade, técnicas suaves em harmonia com a força interna. A força, técnica, habilidade da arte e beleza são resultados demonstrados no Taekwondo. Para se quebrar uma tábua, um tijolo ou uma telha, no Taekwondo, o lutador deve concentrar sua mente e seu alto poder em tais objetos.

HOSINSUL (Técnicas de defesa pessoal)
Aperfeiçoamento para executar as técnicas de defesa pessoal após defender ou esquivar-se de ataque do inimigo. Conforme vai aumentando a graduação as técnicas vão se alterando.
Não existe um consenso sobre o ensino do Hosinsul, cada mestre tem sua forma de vê-lo e aplica-lo.

RESPIRACÃO E KIHAP
Na arte do Taekwondo, o praticante deve aprender a respirar de forma correta para concentrar sua mente e fortalecer o corpo. Inspirar, expirar ou segurar o ar corretamente durante os movimentos, dá o diferencial na potência dos golpes que você aplica ou quando se é atingido.

O Kihap é uma tentativa ou demonstração de força interna através de grito, o grito é indispensável para aumentar a explosão nos golpes que se vai aplicar e ao mesmo tempo absorver ou minimizar os golpes recebidos pelo adversário, “Ki” significa energia, força, determinação. “Hap” significa união ou harmonia.
O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos, o segundo melhor é agora.

Moicano wants MONEY!

[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]

Avatar do usuário
Aquaman
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1405
Registrado em: 18 Ago 2014 15:04
Contato:

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Aquaman » 03 Out 2014 09:32

Equipamentos de Segurança...
Esses equipamentos ajudam muito, embora limita o movimento.
As sapatilhas são opicionais...

Imagem
O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos, o segundo melhor é agora.

Moicano wants MONEY!

[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]

Avatar do usuário
Aquaman
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1405
Registrado em: 18 Ago 2014 15:04
Contato:

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Aquaman » 03 Out 2014 11:09

Po Legal Dumog, o que você tiver de material pode postar. Sobre o poomse/tuls eu acho os da ITF mais interessantes inclusive! Vou cria um post falando do Inicio do Taekwondo e sobre as divisões (WTF, ITF, STF...) e as escolas originais (Chang Moo Kwan,Chang Hun Ryu, Moo Duk Kwan, Jidokwan, etc.)
O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos, o segundo melhor é agora.

Moicano wants MONEY!

[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]

Avatar do usuário
BrunoJJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6771
Registrado em: 14 Jun 2014 15:16
Contato:

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por BrunoJJ » 05 Out 2014 16:17

Ótimo tópico Aqualand, parabéns! :punk:
Imagem

Avatar do usuário
Carioca SP
Mensagens: 300
Registrado em: 14 Jun 2014 19:15
Contato:

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Carioca SP » 05 Out 2014 18:33

Eu não cheguei a conhecer a academia do Kim, sempre rolavam uns treinos e exames em um dos terraços do Rio Sul.
Eu treinava com o Valdir Pimpolho, em Copa.
[iViva a Old School!
Você pode sair do Jiu Jitsu, mas o Jiu Jitsu não sai de você!
Muito orgulho de ter sido um dos primeiros brasileiros á ensinar o Gracie Jiu Jitsu no Japão. Todos nós ajudamos a escrever a história do Jiu Jitsu, cada um de uma forma.[/i]


Imagem

Avatar do usuário
Aquaman
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1405
Registrado em: 18 Ago 2014 15:04
Contato:

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Aquaman » 06 Out 2014 10:52

Criação "Oficial" do Taekwondo - Versão Resumida.

Nesse primeiro post tem a história oficial. No próximo terá a versão "Alterativa" ;)

O Taekwon-do (pronuncia-se “tê-quan-dô”), cuja tradução significa “a arte de usar os pés e as mãos na luta”, é considerada por alguns pesquisadores a mais antiga das artes marciais, tendo surgido na Coréia há cerca de 1.300 anos, sendo originário do aprimoramento de várias lutas antigas praticadas nos reinos coreanos, como o SOO BAK, SO BAK HEE, TAE KYON, e outras.


Em 670 A.D., a Coréia era dividida por três reinos: KOGURYO, BAEK-JE e SILLA.
Imagem
O reino de SILA, era o menor dos três reinos coreanos e sofria constantes invasões e saques dos seus vizinhos maiores KOGURYO e BAEK-JE. Então, um grupo de jovens aristocratas e militares reuniram-se, e formaram uma tropa para defender-se dos invasores do reino, que foi chamada de HWA RANG-DO (similar aos samurais, no Japão, e aos cavaleiros andantes da Idade Média, no Ocidente).
Imagem

Seu código de honra era constituído de 5 ítens: - Obediência ao Rei - Respeito aos Pais - Lealdade para com os amigos - Nunca recuar ante o inimigo - Só matar quando não houver alternativa. Essa tropa em complemento ao treinamento com Arco e Flecha, Lanças e Espada, acrescentou ainda o uso dos pés e das mãos como forma de lutar (Soo-Bak e outras), como também a prática da disciplina Mental e Física. Assim fortaleceram a força e a capacidade de cada lutador, tornando-os quase invencíveis. Com a adoção da força Física aliada a força Mental, o reino de SILA conseguiu unificar os demais reinos, surgindo desta união de terras o que conhecemos hoje por CORÉIA. E o Taekwon-do nasceu oficialmente naquele ano, na cidade de Surabul (pronuncia-se “Soroból”), com o nome de TAE KYON (“chutar pulando”), embora há alguns historiadores que consideram sua origem ainda mais antiga, pois o Taekwon-do foi o aprimoramento de várias formas de lutas, as quais encontram-se referências na dinastia de Koguryu, ano 3 A.C. Devido a organização e disciplina deste grupo ( Hwarang-do, que significa “o caminho do irmão maior”), o pequeno reino de Silla, conheceu sucessivas vitórias e conseguiu a unificação dos três reinos, que por volta do ano 935 D.C., transformou-se no reino de KORYO, que foi traduzido para o português como Coréia, apesar da denominação atual ser Han-Guk, para os coreanos. Porém, com o passar do tempo, as dinastias que se seguiram passaram a adotar uma postura anti-militar, o que vem a marcar o início de um período de cultura civil que quase culminou com o fim das artes marciais na Península Coreana. No ano de 1909 o quadro agravou-se ainda mais com a ocupação japonesa, que proibia a prática do Tae Kyon além de outras artes, que passaram a ser praticadas secretamente. Após a libertação da Coréia, em 1945 (rendição do Japão 2ª Guerra Mundial), e com a formação da nova República Coreana e a reorganização de suas Forças Armadas (1946), um jovem Segundo Tenente chamado CHOI HONG HI, recentemente solto de um campo de prisão japonês, começou a ensinar artes marciais para alguns de seus soldados. Os anos de pesquisa e desenvolvimento do então General Choi Hong Hi,Resultaram no estilo CHANG HUM RYU(seu pseudônimo).

Imagem
General Choi Hong Hi

Apesar de baseado principalmente nas técnicas de Soo-Bak, Taekyon e Karate japonês, muitas técnicas foram adicionadas, especialmente a variedade das técnicas de mão e a perfeição das técnicas de pé. O desenvolvimento do Taekyon foi tão rápido, que cada mestre aprimorava seu próprio estilo, e com isso tivemos a aparição de oito estilos distintos, citados aqui com seus respectivos fundadores: Won Kook Lee, em 1945 MOO DUK KWAN Hwang Kee, em 1945 YUN MOO KWAN - Sup Chun Sang, em 1945 CHANG MOO KWAN - In Yoon Byung, em 1946 CHI DO KWAN - Yon Kue Pyang, em 1946, SUNG MOO KWAN - Byung Chik Ro, em 1952-54, OH DO KWAN - Nam Tae Hi e Choi Hong Hi, em 1953-54 JI DO KWAN - Hi Gae Byang Yun, em 1953-54.

Em 11 de abril de 1955 (durante a Guerra da Coréia), uma junta de instrutores, historiadores e outras personalidades proeminentes liderados pelo General Choi, conseguiu unificar as várias escolas existentes denominando com o nome de TAE SOO DO para esse esporte, e logo a seguir adotando em definitivo o nome TAEKWON-DO ( TAE = bater ou esmagar com os pés; KWON = punho; DO = caminho - filosoficamente ), como o nome da nova arte marcial coreana.

A combinação das técnicas tradicionais e novas modificações como a perfeição das técnicas de pé, resultaram em uma forma de auto-defesa e condicionamento físico e mental incomparável no mundo moderno.

Em 1962 o governo coreano decretou a prática obrigatória nas aulas de Educação Física a partir do primário, período em que já se dispensava muitos esforços e energias para que esta arte tivesse um suporte técnico-científico.

Em 1965, criou-se a Korea Taekwon-do Association, dois anos mais tarde, fundou-se, na Coréia, a International Taekwon-do Federation (I.T.F.), que começou a formar turmas de instrutores internacionais e enviá-los a todos os países do mundo para difundir a arte.
Imagem
Símbolo da ITF

Abraços
O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos, o segundo melhor é agora.

Moicano wants MONEY!

[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]

Avatar do usuário
Aquaman
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1405
Registrado em: 18 Ago 2014 15:04
Contato:

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Aquaman » 06 Out 2014 15:47

Como tá tranquilo hoje aqui no trampo...
Vamos a versão "Alternativa", porém como o Dumog bem colocou a mais verossímil. :)

A verdadeira origem do TKD se encontrou na ocupação Japonesa entre 1910 e 45. Portanto, é importante conhecer o cenário político e social que atravessou a Coréia, para se compreender claramente os acontecimentos que culminaram com a criação do TKD. Começou em 1875, quando foi assinado o ´Tratado de Ganghwa` entre o Japão e Coréia. Esse tratado comercial de cooperação foi o primeiro sinal de intromissão Japonesa na política interna coreana. Essa intromissão foi crescendo até que em 1895 os Japoneses assassinaram a Imperatriz coreana Myeongseong, ela representava um obstáculo aos verdadeiros interesses que os Japoneses escondiam por trás da falsa ajuda que estavam oferecendo aos vizinhos coreanos, os quais atravessavam uma fase de problemas internos, desemprego e grave crise econômica. Os Japoneses tomaram proveito dessa ma fase do vizinho e iniciaram a ocupação pacificamente em 1909, quando enviaram milhares de soldados para controlar as ruas e fortificar as instalações oficiais do governo coreano sob o pretexto de estarem ajudando a nação amiga a se reorganizar e a combater a criminalidade. No inicio parecia verdade. Até que em 1910 deram o golpe traiçoeiro e tomaram o poder, anexando a Coréia como uma colônia. Os invasores eram bem treinados e os pegaram de surpresa.

Os primeiros 15 anos da invasão foram os mais violentos. Os coreanos reagiram varias vezes com guerrilhas, mas não tiveram chances contra o militarismo extremo dos Japoneses que executaram assassinatos em massa, torturas, estupros, confisco de terras, experiências médicas em humanos, proibiram a lagoa e religião local, mudaram os nomes das cidades e rebaixaram os coreanos a cidadãos de segunda classe. Na segunda fase da ocupação, que foi de 10 anos, a violência diminuiu e os coreanos cresceram economicamente mesmo que politicamente não existiam, os Japoneses desenvolveram a infra-estrutura do país, indústrias, implantaram um sistema ferroviário que ligava o Norte, que se tornou o centro Industrial ao Sul, aonde se concentrava a agricultura e matéria-prima. Por fim, nos últimos 10 anos os coreanos já tinham se acostumado ao colonialismo, já havia toda uma geração que cresceu nos moldes japoneses; a única forma de oposição que os Japoneses sofriam eram protestos de colônias coreanas no exterior, em particular na Inglaterra. Nesta fase, virou costume das famílias coreanas mais ricas, e da elite, enviar os filhos para estudar em universidades do Japão, com o objetivo de terem melhores oportunidades em uma sociedade dominada pelo imperialismo japonês(ponto importante). Foi aí que muitos jovens coreanos começaram a aprender as artes marciais japonesas e voltaram para a Coréia com a faixa preta de caratê, marcando os primeiros passos do que viria a ser batizado de TKD por este grupo de caratecas formadores dos Kwans (Kwans=escolas/estilos/confrarias, uma hora vou fazer um post tratando este assunto).

Alguns Kwans:
Imagem
Chung Do Kwan


Imagem
Song Moo Kwan


Imagem
Moo Duk Kwan


Imagem
Kwon Bop Bu/Chang Moo Kwan

Imagem
Jidokwan

A Coreia alcançou a independência por um milagre que começou indiretamente com o ataque Japonês à baía de Pearl Harbor, no Havaí, forçando os americanos a entrarem na 2ª Guerra Mundial. Durante este conflito, os japoneses cometeram mais injustiças contra os coreanos, recrutando obrigatoriamente 1,2 milhões de homens para a armada imperial e usaram 400 mil mulheres como escravas sexuais para o exército, muitas das quais raptadas. No fim, os USA explodiram 2 bombas atômicas e, como conseqüência da derrota japonesa, a Coréia foi libertada por pura sorte. Foi no meio desta confusão que o TKD teve suas verdadeiras origens; os Kwans começaram a surgir em 1944, com o Chung Do Kwan, fundado por Lee Won Kuk que tinha aprendido caratê enquanto estudava no Japão, e que chegou a treinar diretamente com o Sensei Funakoshi, fundador do Shotokan.


Imagem
Lee Won Kuk

Os outros Kwans foram fundados logo em seguida pelos jovens caratecas, os quais voltaram para uma nação que novamente mergulhava no caos econômico, causado desta vez pela evacuação dos milhares de japoneses que lá viviam controlando o país. Novamente os coreanos foram pegos de surpresa; não estavam preparados para a independência, o que abriu as portas para ditadores políticos, assassinatos, guerra civil, repressão e um forte movimento nacionalista que influenciou nas historias milenares inventadas mais tarde para esconder a verdadeira origem japonesa do TKD. No meio de tanta confusão surgiu o comunismo na parte norte do país, dando origem a guerra da Coréia, em 1950, matando mais de 5 milhões de habitantes, dividindo a península em Coréia do Sul, apoiada pelo USA, e Coréia do Norte, uma enorme base militar comunista. A divisão teve um terrível impacto na economia dos dois novos paises, pois o Sul precisava do Norte e vice-versa. De um lado estava a matéria-prima, e do outro as indústrias.

Imagem

Quase não existiram artes marciais dentro da Coréia antes do século XX, a não ser umas poucas escolas de estilos chineses. Também não existem documentos que provem as historias dos guerreiros Hwarang(No post da criação "Oficial" do Taekwondo esta explicado o que é). Pesquisas nas bibliotecas do governo coreano provaram a escassez de recordes. O pouquíssimo encontrado os descreve como uma ´divisão do exercito especializada no uso de arco e flecha`. Nos livros e apostilas da WTF, constam até ´juramentos` para aparentar uma imagem equivalente aos Samurais do Japão. O Tae Kyon por sua vez também não fez nenhuma contribuição ao desenvolvimento do TKD. A palavra Tae Kyon começou a ser recordada nos documentos do governo coreano, na transição dos séculos XVIII e XIX, como um jogo rural praticado pelas classes mais baixas da população, em que o objetivo do jogo era derrubar o adversário com uma pesada no tórax. Eram usados passos laterais e frontais como uma ginga que relembra um pouco a Capoeira, o Tae Kyon nunca foi um sistema de luta, na realidade faz parte do folclore coreano e, entre a população pobre, eram comuns pequenas apostas em dinheiro para ver quem derrubaria o adversário.
Imagem


O faixa preta 2 Dan de caratê Shotokan, Choi Hong Hee, egoisticamente se intitulou o único fundador. Na verdade, o TKD não foi inventado por uma pessoa, e sim foi o resultado de inúmeros acontecimentos, confusões e da mescla do nacionalismo e orgulho coreanos com o ódio aos japoneses, impedindo aos coreanos reconhecerem a verdadeira origem. O General Choi tinha uma posição política que o permitia estar à frente daquele projeto que reuniu os caratecas coreanos, políticos e militares, unidos na farsa em que cada parte dependia igualmente da outra. Portanto, todos devem ser reconhecidos como fundadores. Na famosa reunião dos anos 50, em que se decidiu usar o nome TKD através do voto, todos os que votaram são igualmente fundadores. O General Choi esteve por trás das muitas manobras necessárias para o surgimento do TKD; foi o arquiteto do projeto. Porém, sem a aprovação e trabalho das outras partes, não se concretizaria; e no fim ele não deu o reconhecimento merecido aos outros e tentou o tempo todo aparentar que foi o único fundador e que fez tudo sozinho(Ponto de vista do autor e não meu :) )...

A verdadeira historia do TKD é muito mais interessante e dramática do que a fictícia. Mesmo com tudo de errado que aconteceu para os coreanos, eles conseguiram dar a volta por cima e o TKD se tornou a luta mais praticada do planeta; ultrapassou o caratê e hoje é esporte Olímpico. É difícil acreditar que um pequeno grupo de jovens, em uma remota e desconhecida nação, na década de 40, conseguiria desenvolver uma arte que sobreviveria tragédias e alcançaria o sucesso e prestigio.
No geral temos que reconhecer o trabalho dos mestres pioneiros. Ocultaram um segredo, como um segredo de família que muitos de nos temos. Na verdade, estamos no mesmo barco. Quando eu ouvi tudo isso pela primeira vez, também fiquei chocado. Mas valorizo e respeito tudo o que ocorreu. Reconheço o TKD como um símbolo de vitória de uma nação.

fonte:http://www.tkdlivre.com/index.php?optio ... v&Itemid=3

Próximo Post, a divisão da ITF, criação da WTF, STF... e o TKD nas Olímpiadas.
O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos, o segundo melhor é agora.

Moicano wants MONEY!

[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]

Avatar do usuário
Aquaman
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1405
Registrado em: 18 Ago 2014 15:04
Contato:

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Aquaman » 06 Out 2014 15:55

Pontos a serem considerados:
- Não é possível fazer uma árvore de linhagem(mestres e praticantes) do Taekwondo até 1800 anos atrás, como os defensores da versão "Oficial" pregam. Você consegue ir até 1944 apenas.
- Dobok e Kimonos são iguais (as fotos mais antigas provam isso).
- Sistema de graduação por faixas coloridas e pretas para graduados, o sistema de faixas coloridas foi instituído por Jigoro Kano (Judo), utilizado por Funakoshi(Karate), e utilizado pelo Gen. Choi.
- No começo o Taekwondo era chamado de Karatê Coreano quando foi inserido no USA.
- Algumas formas do Poomse/Tuls são bem parecidas com Katas.
O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos, o segundo melhor é agora.

Moicano wants MONEY!

[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]

Avatar do usuário
Aquaman
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1405
Registrado em: 18 Ago 2014 15:04
Contato:

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Aquaman » 08 Out 2014 13:43

Legal estes videos Dumog... Bem parecido mesmos... as bases, defesas, ataques.
Só me tira uma duvida, como nunca conversei com nenhum praticante da ITF... O porque dos movimentos das pernas serem ritmados? Tipo faz a base e antes de partir para o próximo movimento realizada um "agachamento" bem de leve, lembra bem de longe uma dança.
Esta polêmica com o kyokushin não sabia. Pra você ver como alguns japoneses são meio xenófobos, só pq o Oyama era coreano? Vendo uma luta de Karate kyokushin, ou é uma arte separada ou um estilo de Karate, só pode... muito longe do TKD.
O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos, o segundo melhor é agora.

Moicano wants MONEY!

[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]

Sedução
Mensagens: 401
Registrado em: 02 Out 2014 21:16
Contato:

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Sedução » 11 Out 2014 22:15

ôpa!

Foi minha segunda AM. Fui vice brasileiro em 2003 e campeão em vários estaduais wtf. Dela migrei pro thai! Devo muitas das minhas habilidades e caráter a essa arte.

Avatar do usuário
Aquaman
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1405
Registrado em: 18 Ago 2014 15:04
Contato:

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Aquaman » 13 Out 2014 09:02

Fala sedução !!
Bem vindo ao fórum.
É interessante notar a quantidade de lutadores cuja primeira arte foi o TKD, de cabeça lembro que o Anderson Silva é faixa preta de TKD, acho que do Mestre Kang de Curitiba, o Antony Pettis é 3° Dan, o Ben Henderson tb é faixa preta, Stephen Bonnar tb é.
Para você foi fácil fazer essa transição?
O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos, o segundo melhor é agora.

Moicano wants MONEY!

[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 26 visitantes