Taekwondo - Tópico Oficial

Qualquer modalidade de trocação de porrada
Avatar do usuário
KYO
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 6865
Registrado em: 13 Out 2014 08:16
Contato:

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por KYO » 13 Out 2014 19:28

Dumog escreveu:Fala Aquaman! a movimentação a que vc se refere está vinculada a uma teoria de ondulação dos movimentos (que eu nunca entendi muito bem...). O argumento que fica mais fácil vencer a inércia para conectar mais de um movimento assim...

Outra coisa: toda hora muda alguma coisa na execução dos Tul's. Cada congresso inclui uma ou outra novidade. Por ex.: não tem o kihap nos vídeos acima. Onde eu treinava tinha. Uma pessoa da Colômbia foi treinar conosco e lá não tinha kihap nas formas...
Como o tkd ITF tem várias federações mundiais (já não basta ser pequeno, tem que ter briga entre eles...), cada uma estabelece um parâmetro para a execução dos tul's.

A implicância com o Kyokushin vêm de caratecas brasileiros também. Falam de várias técnicas de chute "importadas" do tkd. Tomara que apareça alguém para explicar melhor.

abs
O movimento do Tul de TKD WTF faixa banca é paticamente igual ao do Kyokushin faixa branca

Tem muitas semelhanças... Acho que a história de ter pegado influência do Karate durante a colonização japonesa é mais plausível, ao menos para o TKD modeno, já que existe uma arte mais antiga praticando chutes na Coréia

Provavelmente tanto o Karate de Okinawa, quanto o Taekkyon devem ter tido influência chinesa

O Kyokushin tem vários chutes diferenciados mesmo

Do Brazilian Kick do Glauber Feitosa, o chute do Sergey Plekhanov que vira o ombro antes da cintura, mas acho que não teve influência do TKD não... Apesar de ter esses chutes no TKD também.... Inclusive já fiz treinão com o Sensei Glauber, Ewerton, etc E pelo que sei eles nunca fizeram TKD... Até mesmo o Mas Oyama, que é coreano de nascença, e tinha praticado o TKD, pregava o foco nas mãos.

O Garry O Neil lembrava um pouco lutador de TKD pela movimentação...

Quando comecei no Kyokushin todos elogiavam os meus chutes, mas o problema era o hábito de bater com o peito do pé, e no Kyokushin é como no Thai, que bate com a canela (até por ser de contato)

Mas a movimentação do TKD é fenomenal, a troca de base para pegar angulação, etc Coisa que no MMA ficou mais evidente com o CC, que apesar de não trocar de base, a questão do chute de esquerda entrar mais fácil ficou bem mais evidente para todos

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por ska4fun » 16 Out 2014 23:48

Taekwon-do nada mais é do que uma apropriação Koreana do Shotokan. Ocorreu o mesmo com Hapkido e Gumdo.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Avatar do usuário
Aquaman
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1405
Registrado em: 18 Ago 2014 15:04
Contato:

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Aquaman » 17 Out 2014 13:52

Pois é, tem alguns tópico para traz que explica a versão "oficial" e a "alternativa" da criação do TKD, visto que existiu todo um contexto histórico (ocupação japonesa na Coreia), logicamente que com o tempo acabou ganhando uma identidade própria. Estava dando uma pesquisada um pouco mais sobre o assunto, e encontrei, que a influência para a criação do TKD não somente e exclusiva do Karate Shotokan.

Antes da unificação dos vário Kwans (escolas ou estilos) sobre o nome Taekwondo, cada mestre possuía um nome diferente para a arte.
Um que encontrei me chamou a atenção.

-Kwon Bop / Kong Soo Do, é interessante notar que o mestre que desenvolveu esta arte foi Yoon Byung In, coreano de nascimento, mas criado na região da Manchúria(norte da China), onde aprendeu a arte do”Chuan-Fa”(“Kwon Bop” em coreano, ou “Kempo”, em japonês, que significa “Lei do Punho”). Nos anos quarenta, Mestre Yoon cursou a “Universidade de Tokyo”, no Japão, onde graduou-se 4°Dan de Karate Shudokan, treinando c/o fundador deste estilo, o Grão-Mestre Kanken Toyama, oriundo da Ilha de Okinawa(neste caso não tem influência do Shotokan de Funakoshi).
Quando voltou para a Coreia, começou a dar aula de sua arte mesclando o Karate (Kong Soo Do) e o Chuan-Fa (Kwon Bop)criando a escola Chang Moo Kwan, que fez parte dos Kwans originais que formaram o Taekwondo.

Temos um caso aqui onde não necessariamente um Kwan veio 100% do Karate.

Sobre o Hapkido, parece que realmente veio do Daito Ryu Aiki Ju Jutsu...

e o Gumdo não sei nem dizer...
O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos, o segundo melhor é agora.

Moicano wants MONEY!

[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]

Motaro
Mensagens: 407
Registrado em: 30 Out 2014 17:26

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Motaro » 04 Nov 2014 17:12

Agora a porra ficou séria. TKD da Coreia do Norte (que por sinal vale soco na cara)

phpBB [video]

Avatar do usuário
Sambo
Mensagens: 2882
Registrado em: 04 Jul 2014 13:25
Contato:

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Sambo » 04 Nov 2014 19:01

vi o chute rodado do Sergey Plekhanov, mas achei muito previsível aquela girada de ombro antes... sou verde de tkd. (parei)
Criador do tópico: Treinos a porta fechada!!!

Avatar do usuário
Aquaman
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1405
Registrado em: 18 Ago 2014 15:04
Contato:

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Aquaman » 05 Nov 2014 08:23

Fala Motaro Beleza?
Então esse vídeo é relacionado ao TKD - ITF (Internacional Taekwon-do Federation), que é o estilo original de Taekwondo. Onde é permitido o soco na cara :)
O TKD que vemos nas Olímpiadas, por exemplo, é o TKD WTF (World Taekwondo Federation).
É uma confusão só entender tudo isso... mas vou tentar explicar :)
Dumog, se puder acrescentar algo seria ótimo.
Se você ler alguns posts do começo do tópico, explica um pouco a "criação" do Taekwondo e dá uma base sobre o que vou escrever abaixo...
Em 1966 na Coreia do Sul é criada a ITF,e o General Choi é escolhido seu presidente. Durante esse período a Coreia do Sul estava sobre o comando do ditador Park Chung Hee, e por diversos motivos (perseguição e etc..) o General Choi se auto-exilou e leva a sede da ITF para Motreal-Canadá, nesse ínterim o governo sul-coreano cria a WTF, e reforma a sistemática de ensino, as formas de lutar e etc..., e até onde li a respeito, o governo sul-coreano força a maioria dos mestres da ITF que estavam espalhados pelo mundo ensinando o TKD-ITF a se filiarem a WTF, aqueles que não fizessem iriam sofrer uma series de punições, a grande maioria se transfere para a WTF, por causa disso, o número de praticantes de ITF diminuiu drasticamente, mas ainda sobrevive e ensina o Taekwondo Tradicional.
O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos, o segundo melhor é agora.

Moicano wants MONEY!

[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]

Avatar do usuário
Aquaman
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1405
Registrado em: 18 Ago 2014 15:04
Contato:

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Aquaman » 05 Nov 2014 08:29

Ainda sobre o assunto...

WTF e ITF assinam memorando histórico

Imagem

A Federação Mundial de Taekwondo (WTF) e Federação Internacional de Taekwondo (ITF) assinaram um memorando histórico que irá abrir o diálogo e aumentar a colaboração entre as duas organizações para o benefício de todo o esporte mundial.

O Presidente da WTF Chungwon Choue e o Presidente da ITF Ung Chang assinaram o memorando de 21 de agosto de 2014 em uma cerimônia em Nanjing, China durante os Jogos Olímpicos da Juventude.

Como parte do acordo, os atletas atualmente registrados na WTF e na ITF estarão livres para participar em competições de ambas organizações sob as regras de cada organização, criando novas e excitantes oportunidades além de garantir que os melhores atletas de taekwondo do mundo possam competir nos melhores torneios de Taekwondo.

Presidente do COI, Thomas Bach, estava presente para testemunhar a assinatura deste marco e comentou: "Este é um passo histórico para o taekwondo, é uma espécie de reunião de família. Com raízes comuns e uma história comum, as duas federações pertencem à mesma família e é muito bom ver um acordo como esse. É no melhor interesse para o futuro dos jovens atletas estabelecer uma base sólida de cooperação."

Após a assinatura do memorando, o Presidente Choue da WTF disse: "Estamos muito satisfeitos por ter assinado este acordo com a ITF. Estamos sempre procurando maneiras de desenvolver e evoluir o taekwondo para o benefício dos atletas e torcedores, abrir a nossa relação com a ITF é essencial para isso. É conveniente que este acordo fosse assinado aqui em Nanjing, nos Jogos Olímpicos da Juventude que não é apenas em competição desportiva, mas também intercâmbio da educação e cultura, que é parte do que estamos tentando alcançar com este acordo. Com este acordo, a WTF fará o máximo para garantir que todos os atletas de taekwondo tenham a oportunidade de competir nos Jogos Olímpicos."

O Presidente Ung Chang da ITF acrescentou: "É ótimo que as duas organizações, finalmente chegaram a um acordo para a cooperação após muitos anos de discussões e esforços. Este é apenas o começo de nossa cooperação, haverá mais ações conjuntas."
O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos, o segundo melhor é agora.

Moicano wants MONEY!

[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]

Motaro
Mensagens: 407
Registrado em: 30 Out 2014 17:26

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Motaro » 06 Nov 2014 11:41

Aquaman escreveu:Fala Motaro Beleza?
Então esse vídeo é relacionado ao TKD - ITF (Internacional Taekwon-do Federation), que é o estilo original de Taekwondo. Onde é permitido o soco na cara :)
O TKD que vemos nas Olímpiadas, por exemplo, é o TKD WTF (World Taekwondo Federation).
É uma confusão só entender tudo isso... mas vou tentar explicar :)
Dumog, se puder acrescentar algo seria ótimo.
Se você ler alguns posts do começo do tópico, explica um pouco a "criação" do Taekwondo e dá uma base sobre o que vou escrever abaixo...
Em 1966 na Coreia do Sul é criada a ITF,e o General Choi é escolhido seu presidente. Durante esse período a Coreia do Sul estava sobre o comando do ditador Park Chung Hee, e por diversos motivos (perseguição e etc..) o General Choi se auto-exilou e leva a sede da ITF para Motreal-Canadá, nesse ínterim o governo sul-coreano cria a WTF, e reforma a sistemática de ensino, as formas de lutar e etc..., e até onde li a respeito, o governo sul-coreano força a maioria dos mestres da ITF que estavam espalhados pelo mundo ensinando o TKD-ITF a se filiarem a WTF, aqueles que não fizessem iriam sofrer uma series de punições, a grande maioria se transfere para a WTF, por causa disso, o número de praticantes de ITF diminuiu drasticamente, mas ainda sobrevive e ensina o Taekwondo Tradicional.

Opa, beleza?Bom histórico ae! Só faltou registrar o refúgio do Gen Choi na Coreia do Norte, onde ficou até o final da vida ensinando seu TKD ao povo do norte, incentivado pela governo de lá...

Uma das formas do TKD ITF se chama "Juche", em homenagem à ideologia do líder Kim Il Sung...

O Juche é um pensamento que afirma que o ser humano é dono de seu destino, e se coloca como sendo um patamar acima do marxismo-leninismo...

Avatar do usuário
Aquaman
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1405
Registrado em: 18 Ago 2014 15:04
Contato:

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Aquaman » 06 Nov 2014 14:55

Motaro escreveu:

Opa, beleza?Bom histórico ae! Só faltou registrar o refúgio do Gen Choi na Coreia do Norte, onde ficou até o final da vida ensinando seu TKD ao povo do norte, incentivado pela governo de lá...

Uma das formas do TKD ITF se chama "Juche", em homenagem à ideologia do líder Kim Il Sung...

O Juche é um pensamento que afirma que o ser humano é dono de seu destino, e se coloca como sendo um patamar acima do marxismo-leninismo...
Show!!! :punk: Não sabia do significado do movimento Juche! Vlw...
Não conheço os movimentos/significados da ITF... Será que você não poderia coloca-los aqui? Agregaria muito ao tópico :hi: :ympray:
O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos, o segundo melhor é agora.

Moicano wants MONEY!

[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]

Motaro
Mensagens: 407
Registrado em: 30 Out 2014 17:26

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Motaro » 09 Nov 2014 17:12

Olha, como não sou do TKD não sei muito...

Só sei que o Gen Choi usou a Coreia do Norte como refúgio, e criou esse tul em homenagem à ideologia do regime de lá...

Motaro
Mensagens: 407
Registrado em: 30 Out 2014 17:26

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Motaro » 09 Nov 2014 17:16

O Fundador do TKD e o Fundador da Coreia do Norte (e libertador das 2 Coreias dos Japoneses)Kim Il Sung, avô do líder atual do país...

Essa é uma foto de uma foto...(Kim Il Sung morreu em 1994)


Imagem

Motaro
Mensagens: 407
Registrado em: 30 Out 2014 17:26

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Motaro » 11 Nov 2014 14:37

Dumog escreveu:
Onde treinei não tinha essa forma. Acho que foi uma forma de angariar simpatia do ditador... :) inclusive existe a versão que a implantação do tkd itf na Coreia do Norte começou a partir da década de 80, com o trabalho do Gen. Choi.

Sim, Kim Il Sung ofereceu toda a estrutura para Choi implantar o TKD dele na Coreia do Norte, em troca, teria de repassar o treinamento a policiais, militares do exército, universitários etc


Possivelmente a Coreia do Norte é o país com o maior número de black belts em TKD do mundo...

Todos os oficiais e sargentos deles são black belts em TKD...E boa parte também treina um wrestling milenar bizarro deles lá...

Motaro
Mensagens: 407
Registrado em: 30 Out 2014 17:26

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Motaro » 11 Nov 2014 14:48

TKD deles

phpBB [video]

Online
Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 9612
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Carrapeta » 20 Nov 2014 16:52

Muito legal os posts do Aquaman! Não imaginava q a origem do TKD foi essa ai! Q sofrimento!! Outra coisa, não sabia q o TKD é a arte marcial mais praticada no mundo...achava q era ou karate shotokan ou judo!

No caso, fiz por um pouco mais de 01 ano Karate Kyokushin. Arte marcial impressionante! Tive q parar em razão dum problema osseo no maxilar, q podia ser arrebentado durante os treinos.

Aqui uma foto do meu sensei Manuel Mascote, ao lado Shihan Francisco Filho e do sensei Ricardo Carvalho (judo).

Imagem

Online
Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 9612
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: Taekwondo - Tópico Oficial

Mensagem por Carrapeta » 20 Nov 2014 17:15

phpBB [video]


Esse video foi do meu exame de faixa. O faixa branca do vídeo ai é um dentista, acho q ele era bem graduado em hapkido. Esse cara me nocauteou uma vez no treino, poha...q pancada! Fui dar um soco e ele me contragolpeou no meio do torax! A respiração sumiu!

Rpz, foi mais de um ano saindo dos treinos cheio de hematomas. Nesse exame de faixa fiquei com a coxa direita inchada, tanto q tive q mudar a base durante as lutas de tanta dor q tava sentindo. Mesmo faixa branca, pelo fato de toda semana ter combate com contato (aula 3x/semana), eu fiquei muito confiante q podia derrubar qualquer vagabundo q mexer-se comigo na rua. Bons tempos!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 38 visitantes