Página 1 de 2

Não existe cérebro masculino ou feminino, diz estudo.

Enviado: 02 Dez 2015 22:33
por Annie
Estudo descarta que haja diferenças anatômicas significativas por razão de sexo

Um estudo com centenas de imagens de cérebros de homens e mulheres não encontrou provas de que exista um cérebro masculino e outro feminino. Embora haja algumas diferenças anatômicas em determinadas áreas em função do sexo, estas não permitem dividir os humanos em duas categorias. Na verdade, o cérebro de cada um é um mosaico com elementos tanto femininos quanto masculinos.

Ideias como a da inteligência emocional e best-sellers recentes como O Cérebro Feminino ou, no século passado, a saga Os Homens São de Marte, as Mulheres São de Vênus, alimentaram a tese do dimorfismo sexual do cérebro. Se há diferenças entre homens e mulheres em outras partes da sua anatomia, em especial os genitais, por que não haveria no cérebro? E, se existe no que é físico, ou seja, no cérebro, também deve existir no que é essencial, a mente.

Entretanto, não há provas de que, do ponto de vista da matéria cinzenta, da matéria branca, das conexões neuronais e da espessura do córtex cerebral, o cérebro de uma mulher e de um homem sejam diferentes pelo simples fato de seu sexo ser distinto. As provas, aliás, apontam para o contrário. Em um dos maiores estudos já feitos, um grupo de pesquisadores israelenses, alemães e suíços comparou a anatomia de 1.400 cérebros de homens e mulheres para concluir que, mais do que duas categorias, o que existe é um mosaico cerebral.

"Na genitália, há diferenças segundo o sexo que vão se somando até criar dois tipos, as genitálias masculinas e as genitálias femininas”, diz Daphna Joel, pesquisadora da Universidade de Tel Aviv e principal autora do estudo “Cerca de 99% das pessoas têm genitálias masculinas ou femininas, e só algumas poucas têm órgãos genitais cuja forma está entre as formas masculina e feminina, ou têm alguns órgãos com a forma masculina e outros com a feminina. São os que chamamos intersexuais”, acrescenta.

Entretanto, o hermafroditismo cerebral é a norma, e os cérebros 100% masculinos ou femininos são a exceção. “Na verdade, o que existem são muitos tipos de cérebros”, afirma Joel. “Além disso, o tipo de cérebro que só apresenta características mais prevalentes nos homens do que nas mulheres é muito raro, tão raro como o tipo de cérebro com um perfil em que predomine entre as mulheres”, acrescenta.

Para sustentar essas afirmações, Joel e seus colegas recolheram imagens do cérebro de voluntários de vários projetos científicos. Além da heterogeneidade da amostra (um total de 1.400 pessoas), sua pesquisa recém-publicada na PNAS dispõe de uma força adicional. As imagens neurológicas foram obtidas com tecnologias e métodos diversificados, para evitar distorções. Enquanto algumas determinam melhor a espessura do córtex cerebral, outras registram a estrutura e dimensões das diferentes áreas do cérebro.

Um dos estudos, por exemplo, baseou-se em imagens do cérebro de quase 300 pessoas (169 mulheres e 112 homens). Usando a técnica conhecida como morfometria baseada no voxel (VBM, na sigla em inglês), foi possível determinar o volume de matéria cinzenta de 116 áreas do cérebro.

“Não há nenhuma região em nossas amostras que revele uma clara distinção entre uma forma masculina e uma forma feminina, ou seja, que se apresente de forma evidente apenas nos homens ou apenas nas mulheres”, destaca Joel. “Na realidade, há um alto grau de superposição entre mulheres e homens em todas as regiões estudadas”, acrescenta. Ainda assim, apontaram as 10 zonas que apresentaram maior contraste em função do gênero. Foi o caso dos dois lados do giro frontal superior, do núcleo caudado e dos dois hemisférios do hipocampo, todos com uma diferenciação inferior ao nível estatisticamente significativo.

Com essas 10 áreas foi possível criar uma espécie de contínuo do extremo masculino ao extremo feminino. O cérebro de apenas 1% dos homens e 10% das mulheres caía em cada extremo, e um terço das pessoas tinha cérebros anatomicamente intermediários. Os exames foram repetidos com outras amostras de pessoas e tecnologias, como a de imagem por tensores de difusão, com a qual se pode estabelecer a conectividade entre as diferentes zonas cerebrais. Em todas elas, os resultados foram similares.

“A maioria dos humanos tem cérebros compostos por mosaicos de características que os tornam únicos, algumas são mais comuns entre as mulheres em comparação aos homens, e outras são mais comuns nos homens em relação às mulheres, e há ainda outras que são comuns a homens e mulheres”, comenta a pesquisadora israelense.

Não há nenhuma região que revele uma clara distinção entre uma forma masculina e uma forma feminina
Daphna Joel, Universidade de Tel Aviv

As teorias sobre a diferenciação sexual no cérebro ganharam força em meados do século passado. Mas, como comenta o pesquisador Xurxo Mariño, da Neurocom e da Universidade de Coruña, “esses trabalhos se centraram na sexualidade, em especial no estudo da emergência da homossexualidade”. Alguns se empenharam em encontrar anomalias anatômicas que a explicassem, e encontraram algumas, como o menor tamanho de uma estrutura cerebral chamada estria terminal nas mulheres e também nos homens transexuais. Mas boa parte daquela ciência partia da ideologia.

Os estudos na época se baseavam em questionários, não em observações diretas do cérebro e suas diferenças anatômicas. Isso é algo que só a moderna tecnologia de imagens neurológicas está permitindo. Ainda assim, recorda Mariño, “já em 1948 houve quem falasse mais de um contínuo cerebral do que de categorias dicotómicas”. Foi o biólogo Alfred Kinsey quem, com sua escala sobre a orientação sexual, antecipou-se ao estudo atual.
Fonte: http://brasil.elpais.com/brasil/2015/11 ... 09014.html

Que comece o haterismo.

Re: Não existe cérebro masculino ou feminino, diz estudo.

Enviado: 02 Dez 2015 22:40
por Gangster Silva Pelé
bullshit
só mais uma pesquisa pseudocientífica politicamente correta, não vou nem ler

Re: Não existe cérebro masculino ou feminino, diz estudo.

Enviado: 02 Dez 2015 22:52
por brunolobo
Imagem

Re: Não existe cérebro masculino ou feminino, diz estudo.

Enviado: 02 Dez 2015 22:52
por Germer
não li tudo, mas em minha leiguice, nunca achei que havia diferenças anatômicas... sim o que o brutus falou, a diferença na questão hormonal, o que faz a mulher abissalmente diferente do homem

Re: Não existe cérebro masculino ou feminino, diz estudo.

Enviado: 02 Dez 2015 23:16
por Derfel
Bastante óbvio. A anatomia é a mesma, mas padrões neuroquímicos são diferentes. A resposta a estímulos externos somados a influência hormonal no sistema ao longo da vida vão criar o que entendemos homem e mulher. Mas como disse esse e diversos outros estudos, não há divisão clara: "aqui começa um "cérebro" masculino e aqui termina o feminino". O que há é um espectro de identidade sexual com muitas variáveis possíveis sendo duas culturalmente aceitáveis.

Re: Não existe cérebro masculino ou feminino, diz estudo.

Enviado: 02 Dez 2015 23:40
por Derfel
Mestre escreveu:Bom post. E isso é incomum recentemente kkk
Estou só esperando me chamarem de esquerdista, gayzista, heterofóbico e outras bizarrices.

Re: Não existe cérebro masculino ou feminino, diz estudo.

Enviado: 03 Dez 2015 05:01
por Daniel-Daniel
Viram q nao tem mta fiferença anatômica, mas e daí? Grande merda! as diferenças bioquímicas continuam existindo. o foda são os anencéfalos que vão usar isso pra dizer q ng nasce homem ou mulher... Ahhhh VsF

Re: Não existe cérebro masculino ou feminino, diz estudo.

Enviado: 03 Dez 2015 07:26
por cardonelli
A anatomia acaba com qualquer duvida sobre homem e mulher, pouco importa o cerebro...

Re: Não existe cérebro masculino ou feminino, diz estudo.

Enviado: 03 Dez 2015 07:28
por gorba
Derfel escreveu:Estou só esperando me chamarem de esquerdista, gayzista, heterofóbico e outras bizarrices.
Derfel, vc já viu esse documentario abaixo ?

phpBB [video]


Apesar do titulo aparentemente controverso da tradução do video, basicamente ele levanta a questão hormonal como sendo fundamental para definição do gênero. Obvio que existe a questão anatômica (não do cérebro, mas do corpo em si), mas os pesquisadores que o apresentador consulta são quase unanimes em dizer que o lance todo está em como os hormônios (principalmente a testo) afeta o cérebro e a percepção.

Re: Não existe cérebro masculino ou feminino, diz estudo.

Enviado: 03 Dez 2015 07:42
por Derfel
gorba escreveu:Derfel, vc já viu esse documentario abaixo ?

phpBB [video]


Apesar do titulo aparentemente controverso da tradução do video, basicamente ele levanta a questão hormonal como sendo fundamental para definição do gênero. Obvio que existe a questão anatômica (não do cérebro, mas do corpo em si), mas os pesquisadores que o apresentador consulta são quase unanimes em dizer que o lance todo está em como os hormônios (principalmente a testo) afeta o cérebro e a percepção.

Não conheço esse vídeo. Depois vou dar uma olhada.
Sem dúvida a testosterona tem papel fundamental, tanto na diferenciação das gônadas e aparelho sexual quanto na forma que o cérebro interpretará o ambiente. Mas a testo não é a única variável.
Acho que a grande questão nessa situação é que a política cega uma galera. Fora a ignorância orgulhosa. Tanto que a primeira reação (de muitos aqui no tópico, por exemplo) é ignorar os estudos e os seus resultados, por mais claros que eles sejam. Por que será que não fazem o mesmo com a teoria da gravitação universal? Hahah

Re: Não existe cérebro masculino ou feminino, diz estudo.

Enviado: 03 Dez 2015 10:12
por Tonho
Se o problema é hormonio então vou começar a ciclar meu filho nas fraldas rsss

Re: Não existe cérebro masculino ou feminino, diz estudo.

Enviado: 03 Dez 2015 22:50
por Annie
Brutus escreveu:A diferença realmente não está no cérebro, e sim nos hormônios.

Engraçado que quando eu li o artigo, eu pensei exatamente isso. Nunca achei que fossem diferentes anatomicamente e liguei automaticamente as nossas diferenças aos hormônios. Como absolutamente leiga no assunto, perguntei à um amigo biólogo e outro neurologista qual seria o real fundamento de um estudo desse tipo, já que aparentemente atenta o óbvio, e depois posto aqui.

Re: Não existe cérebro masculino ou feminino, diz estudo.

Enviado: 03 Dez 2015 22:52
por Annie
gorba escreveu:Derfel, vc já viu esse documentario abaixo ?

phpBB [video]


Apesar do titulo aparentemente controverso da tradução do video, basicamente ele levanta a questão hormonal como sendo fundamental para definição do gênero. Obvio que existe a questão anatômica (não do cérebro, mas do corpo em si), mas os pesquisadores que o apresentador consulta são quase unanimes em dizer que o lance todo está em como os hormônios (principalmente a testo) afeta o cérebro e a percepção.

Obrigada por compartilhar! Vou assistir =)

Edit: Acabei de ver o documentário e é muito interessante observar o levantamento de questões que envolvem as diferenças culturais e biológicas. Vi que a maioria dos cientistas que refutam a idéia cultural afirmam que existem diferenças no cérebro, e vimos que o estudo do tópico rejeitou automaticamente essa idéia, me fazendo perceber porque ele estudo foi importante afinal e que não era tão óbvio assim.. hahahaha

Continuo concordando que as diferenças residem finalmente nessa questão hormonal e posteriormente, na cultural.

Muito obrigada por compartilhar o documentário, gorba, muito esclarecedor! :punk:

Re: Não existe cérebro masculino ou feminino, diz estudo.

Enviado: 04 Dez 2015 01:25
por NOGI
Não é só hormônios.Também é como os hormônios reagem a cada corpo e isso é muito complexo.Se é algo no Cérebro ou se é como o corpo reage ao hormônio .Não é porque uma mulher usa testosterona que ela vai ficar mais parecida com um homem

Re: Não existe cérebro masculino ou feminino, diz estudo.

Enviado: 04 Dez 2015 01:29
por Annie
NOGI escreveu:Não é só hormônios.Também é como os hormônios reagem a cada corpo e isso é muito complexo.Se é algo no Cérebro ou se como o corpo.Não é porque uma mulher usa testosterona que ela vai ficar mais parecida com um homem
Pois é, o estudo apenas viu que anatomicamente eles não tem muitas diferenças. Com certeza tem milhões de coisas a mais envolvidas.