07H/dia para Servidor Público sem intervalo...

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
fethai
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Re: 07H/dia para Servidor Público sem intervalo...

Mensagem por fethai » 17 Nov 2015 15:09

Tem que ver se essas prefeituras dispoem de estatuto para regular o trabalho do servidor, pois caso tenham fica afastada a aplicaçao de qualquer regramento da CLT.

ruud
Contato:

Mensagem por ruud » 17 Nov 2015 15:29

ajudem com uma burrice minha: qual o sentido de diminuir a carga horária em 1 hora?
São Judas Tadeu protegei o Flamengo de seus seguidores

ruud
Contato:

Mensagem por ruud » 17 Nov 2015 15:36

RequintesDePuberdade escreveu:
nesses casos além da uma hora, com uma hora menos de almoço, são duas horas menos de tudo ligado, gasto com agua, etc. da uma economia boa realmente.
ah tá. no sentido de funcionamento da prefeitura. então nesse caso eles alteraram tbm o horário de atendimento ao público e tal. pensei q era só uma alteração pros funcionários.
São Judas Tadeu protegei o Flamengo de seus seguidores

Hans de Sulivan
Contato:

Re: 07H/dia para Servidor Público sem intervalo

Mensagem por Hans de Sulivan » 17 Nov 2015 16:36

RequintesDePuberdade escreveu:Sei que na justiça tem a opção pra fazer 8 horas ou 7 ininterrupta. Tem um ato do CNJ...

Procurei aqui e não achei qual é a origem disso. Se tem alguma lei que permite isso pros servidores da justiça apenas ou se é algum entendimento de que 7h corridas é algo razoável então qualquer chefe do poder executivo poderia determinar essa jornada caso não aja legislação própria que impeça....
Tem certeza que há um ato do CNJ que permite que faça 7 ou 8 sem interrupções? Mas geralmente o CNJ baixa atos válidos p o poder judiciário.

Realmente, como ventilado, o que dita as regras é o estatuto dos servidores da cidade. Pela CLT vc tem que ter necessáriamente intervalos, de acordo com o número de horas trabalhadas. É o caso de dar uma estudada nele, ou consultar um advogado.

Na minha visão de advogado, não haver interrupção para alimentação ou um descanso qualquer me parece no mínimo, violação ao princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, além de não me parecer razoável.

jhow
Contato:

Mensagem por jhow » 17 Nov 2015 18:14

O limite é a constituição federal, estadual e a lei orgânica do município. Se não houver nenhum regramento que disponha sobre jornada de trabalho dos servidores nessas três leis (o que acho dificil), o limite será estabelecido pelo bom senso dos juízes, baseado em princípios aplicados ao direito constitucional, administrativo e do trabalho.
Vou dar uma pesquisada. Qual é o município ?

filho_do_arona
Contato:

Mensagem por filho_do_arona » 17 Nov 2015 19:10

A cidade tem um estatuto em lei municipal com certeza falando sobre as horas trabalhadas e etc.
Caso o servidor seja estatutário, esqueça a CLT, pois é um regime diferente do estatutário, não tem que ser comparado, já que são regimes totalmente diferentes.
Havendo alguma ilegalidade explicita nada impede que ocorra algum tipo de ação para combater o mesmo, mas não deve haver comparação com a CLT.

jhow
Contato:

Mensagem por jhow » 17 Nov 2015 19:41

Então, claramente ilegal, por afronta expressa ao art. 71 do estatuto citado pelo Requintes. Os servidores não podem ser penalizados por conta de fatos alheios às suas vontades. Diria até que, além de ilegal, é inconstitucional, por violação ao art. 7º, inciso XIV, da Constituição, senão vejamos:

"Art. 7º. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
XIV - jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva;"

Perceba que esses direitos arrolados no art. 7º são direitos de todos os trabalhadores urbanos e rurais, independentemente de serem celetistas ou estatutários. Eu acho.

Lancaster
Contato:

Mensagem por Lancaster » 17 Nov 2015 19:43

Teoricamente estarão trabalhando 7 horas sem descanso... na prática talvez não seja bem assim.

jhow
Contato:

Mensagem por jhow » 17 Nov 2015 19:45

Aliás, esse art. 7º, XIV, da CF, que eu citei acima não se aplica aos servidores não. Mas, mesmo assim, trabalhar 7 horas seguidas é ilegal, em razão do art. 71 do estatuto que rege eles.

filho_do_arona
Contato:

Mensagem por filho_do_arona » 17 Nov 2015 21:37

RequintesDePuberdade escreveu:
kkkkkkkkkkkkkkkk

pior que não. surgiu essa discussão é fiquei curioso só.

Eu estive em vitória semana retrasada, que terra boa. Muita mulher cavala, bizarrão.
Fiquei no ibis da praia do canto, fui na festeja.

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 17 Nov 2015 22:56

Cadê a porra do sindicato pra acabar com essa palhaçada?
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau

Rust never sleeps (Neil Young)

Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden

Blagoi Ivanoff
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Blagoi Ivanoff » 18 Nov 2015 09:58

jhow escreveu:Aliás, esse art. 7º, XIV, da CF, que eu citei acima não se aplica aos servidores não. Mas, mesmo assim, trabalhar 7 horas seguidas é ilegal, em razão do art. 71 do estatuto que rege eles.
Tem que ver se este artigo não foi alterado.

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 18 Nov 2015 10:12

Meu colega trabalhava no judiciário do Rio em um esquema desses, mas não havia controle de ponto. No final, quase todo mundo descia e almoçava normalmente. Além disso, você pode pedir comida e almoçar no refeitório ou alguma sala vazia.

flavioaju
Contato:

Mensagem por flavioaju » 18 Nov 2015 10:16

Anônimo escreveu:Meu colega trabalhava no judiciário do Rio em um esquema desses, mas não havia controle de ponto. No final, quase todo mundo descia e almoçava normalmente. Além disso, você pode pedir comida e almoçar no refeitório ou alguma sala vazia.
Trabalho na justiça federal e aqui é assim, 7 horas corridas ou 8 em dois turnos, mas tem controle de ponto.. Vá faltar hora pra ver o que acontece. Entrei na greve do Judicário e tô pagando hora até hj, nada mais justo, repor os dias que faltei..
God killed the king

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 18 Nov 2015 10:18

flavioaju escreveu: Trabalho na justiça federal e aqui é assim, 7 horas corridas ou 8 em dois turnos, mas tem controle de ponto.. Vá faltar hora pra ver o que acontece. Entrei na greve do Judicário e tô pagando hora até hj, nada mais justo, repor os dias que faltei..

Esse meu amigo era da justiça estadual e isso foi por volta de 2002. Imagino que hoje seja mais rigoroso. O foda é que a pessoa que comandava o setor liberava os outros para almoçar, mas exigia que ele cumprisse rigorosamente as 7 horas. Ele se emputeceu e pediu transferência para Paraty.

Responder