Cutelaria

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Tanaka-bjj
Mensagens: 72
Registrado em: 09 Out 2014 11:34
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por Tanaka-bjj » 12 Out 2014 15:02

Show de bola o tópico aprendi bastante sobre facas gosto muito de acampar e tem alguns modelos interessantes.

Avatar do usuário
Queixodevidro
Mensagens: 4881
Registrado em: 21 Out 2014 18:55
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por Queixodevidro » 15 Jan 2015 19:27

Ganhei de presente da minha futura ex-namorada essa faca de cozinha, chef, etc. A marca é Fortis Brasil, do RS, disseram que a lâmina é alemã. Não é lá essas facas que tem aqui, custou umas 100 lascas, mas gostei da empunhadura, do peso (não é muito leve como as outras que tenho). Só que ela comprou numa feira medieval que teve aqui e disseram pra ela que não pode cortar cebola com essa faca. Ela não soube explicar porque. Aí fiquei grilado, porque cebola é a coisa que mais se corta na cozinha ué. Será que ela oxida? Outra coisa, vi os vídeos sobre amolar faca, mas são profissa demais e não vi ninguém falando de chaira, ela não é ideal pra amolar? Eu só uso isso, ou a beirada da pia.

Imagem
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

Avatar do usuário
armlock
Mensagens: 1027
Registrado em: 02 Out 2014 11:45
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por armlock » 15 Jan 2015 19:46

Queixodevidro escreveu:Ganhei de presente da minha futura ex-namorada essa faca de cozinha, chef, etc. A marca é Fortis Brasil, do RS, disseram que a lâmina é alemã. Não é lá essas facas que tem aqui, custou umas 100 lascas, mas gostei da empunhadura, do peso (não é muito leve como as outras que tenho). Só que ela comprou numa feira medieval que teve aqui e disseram pra ela que não pode cortar cebola com essa faca. Ela não soube explicar porque. Aí fiquei grilado, porque cebola é a coisa que mais se corta na cozinha ué. Será que ela oxida? Outra coisa, vi os vídeos sobre amolar faca, mas são profissa demais e não vi ninguém falando de chaira, ela não é ideal pra amolar? Eu só uso isso, ou a beirada da pia.

Imagem

Queixo, se ela eh de carbon-steel e dependendo do tipo deste, a lamina tende a descolorar/escurecer rapido se voce cortar coisas acidicas como limoes e cebolas... (sim aco rico em carbono eh mais duro porem tem facilidade em oxidar)

Tente esperar ate a lamina naturalmente descolorar para um cinza/azulado. Voce pode cortar os alimentos acima, mas tente limpar a lamina imediatamente apos, com uma toalha umida e depois outra seca... Senao voce vai ficar com a lamina toda manchada. (E pode sair um odor estranho tambem nas primeiras vezes... nao estranhe)
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

Avatar do usuário
Queixodevidro
Mensagens: 4881
Registrado em: 21 Out 2014 18:55
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por Queixodevidro » 15 Jan 2015 21:10

armlock escreveu:Queixo, se ela eh de carbon-steel e dependendo do tipo deste, a lamina tende a descolorar/escurecer rapido se voce cortar coisas acidicas como limoes e cebolas... (sim aco rico em carbono eh mais duro porem tem facilidade em oxidar)

Tente esperar ate a lamina naturalmente descolorar para um cinza/azulado. Voce pode cortar os alimentos acima, mas tente limpar a lamina imediatamente apos, com uma toalha umida e depois outra seca... Senao voce vai ficar com a lamina toda manchada. (E pode sair um odor estranho tambem nas primeiras vezes... nao estranhe)
Opa, valeu demais armlock! Vou mais devagar com isso então. Cheiro até que não percebi, mas vou ficar atento. Obrigado parceiro.
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

Avatar do usuário
Hall
Mensagens: 4692
Registrado em: 13 Jun 2014 20:57
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por Hall » 15 Jan 2015 21:16

Comprei uma guepardo hunter de natal para mim mesmo.

Imagem

Boa empunhadura, feita interiça,muito afiada.

Gostei da faca
Imagem

Avatar do usuário
Raphael Shaka
Mensagens: 3761
Registrado em: 09 Out 2014 13:20
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por Raphael Shaka » 15 Jan 2015 22:00

Site confiável para compras? O facaseespadas não tem quase nada em estoque.
Viciado não é doente :hi:

Avatar do usuário
Chet Baker
Mensagens: 145
Registrado em: 04 Out 2014 11:28
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por Chet Baker » 16 Jan 2015 18:28

Excelente tópico, me interesso muito pelo tema.

Tenho uma pequena coleção de canivetes, mas não sei como postar as fotos do meu computador.

Alguém conhece algum site que hospede fotos gratuitamente?
Imagem

Avatar do usuário
Hall
Mensagens: 4692
Registrado em: 13 Jun 2014 20:57
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por Hall » 01 Abr 2015 08:03

Chet Baker escreveu:Excelente tópico, me interesso muito pelo tema.

Tenho uma pequena coleção de canivetes, mas não sei como postar as fotos do meu computador.

Alguém conhece algum site que hospede fotos gratuitamente?
Chet eu uso o imgur.com eh muito prático.

Vc tb pode conectar via tapa talk no fórum q vc consegue postar fotos da memoria do seu celular q ele UPA sozinho.

Ps: Demorei uma vida para responder mas a presepada do Patrick ajudou a desenterrar o tópico
Imagem

Avatar do usuário
malaca
Mensagens: 1182
Registrado em: 14 Jun 2014 18:12
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por malaca » 01 Abr 2015 10:40

Hall escreveu:Comprei uma guepardo hunter de natal para mim mesmo.

Imagem

Boa empunhadura, feita interiça,muito afiada.

Gostei da faca

linda faca!
Imagem

"Talk low, talk slow and don´t talk too much..."
John Wayne

"Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo."
Nicolau Maquiavel

"Nós somos o que fazemos repetidamente."
Aristóteles

Avatar do usuário
armlock
Mensagens: 1027
Registrado em: 02 Out 2014 11:45
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por armlock » 08 Abr 2015 15:42

Por acaso estava checando um tipo de lamina hoje ( qual a diference entre um Wharncliffe Blade e um sheepsfoot blade) e me deparei com esse guia de facas (em ingles).

Quer saber a finalidade dos diferentes formatos de laminas? Diferentes tipos de mechanismos que prendem a lamina em "folding knives", tamanhos, custos, marcas, etc?

De uma olhada nesta pagina e tire suas duvidas.. Nao eh nada muito sofisticado, mas responde o basico para quem quer conhecer as variedades existentes:

http://www.knife-depot.com/learn/pocket ... _of_blades" onclick="window.open(this.href);return false;

Divirtam-se.
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por RicardoBJJ » 08 Abr 2015 15:52

armlock escreveu:Por acaso estava checando um tipo de lamina hoje ( qual a diference entre um Wharncliffe Blade e um sheepsfoot blade) e me deparei com esse guia de facas (em ingles).

Quer saber a finalidade dos diferentes formatos de laminas? Diferentes tipos de mechanismos que prendem a lamina em "folding knives", tamanhos, custos, marcas, etc?

De uma olhada nesta pagina e tire suas duvidas.. Nao eh nada muito sofisticado, mas responde o basico para quem quer conhecer as variedades existentes:

http://www.knife-depot.com/learn/pocket ... _of_blades" onclick="window.open(this.href);return false;

Divirtam-se.
muito legal esse guia! Obrigado!
Imagem

Avatar do usuário
malaca
Mensagens: 1182
Registrado em: 14 Jun 2014 18:12
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por malaca » 08 Abr 2015 17:07

armlock escreveu:Por acaso estava checando um tipo de lamina hoje ( qual a diference entre um Wharncliffe Blade e um sheepsfoot blade) e me deparei com esse guia de facas (em ingles).

Quer saber a finalidade dos diferentes formatos de laminas? Diferentes tipos de mechanismos que prendem a lamina em "folding knives", tamanhos, custos, marcas, etc?

De uma olhada nesta pagina e tire suas duvidas.. Nao eh nada muito sofisticado, mas responde o basico para quem quer conhecer as variedades existentes:

http://www.knife-depot.com/learn/pocket ... _of_blades" onclick="window.open(this.href);return false;

Divirtam-se.

Valeuuu Mestrão!Muito obrigado!!! Retribuindo a gentileza ......

Livro "Facas Brasileiras", 2a edição
http://www.cutelariaartesanal.com.br/do ... _2a_Ed.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

fonte: http://www.cutelariaartesanal.com.br/bl ... 2a-edicao/" onclick="window.open(this.href);return false;

Está no ar a segunda edição do livro “Facas Brasileiras”, de autoria de Augusto J. S. Campello. Revisado e com nova diagramação, o livro é essencial para quem gosta do assunto, e vem lançar luz sobre um tema ainda bastante desconhecido em nosso país. O blog do autor fica em http://facasbrasileiras.blogspot.com, e o livro pode ser baixado e distribuído livremente, com os devidos créditos. Uma obra pioneira, fruto de anos de pesquisa, que não pode deixar de ser lida e relida.
Imagem

"Talk low, talk slow and don´t talk too much..."
John Wayne

"Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo."
Nicolau Maquiavel

"Nós somos o que fazemos repetidamente."
Aristóteles

Avatar do usuário
Chet Baker
Mensagens: 145
Registrado em: 04 Out 2014 11:28
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por Chet Baker » 18 Abr 2015 08:39

Obrigado Hall pela dica.
Eu tenho uma (bem) pequena coleção de canivetes. Normalmente quando viajo, costumo trazer um canivete tradicional do local. Minha mais recente aquisição foi uma “navaja” espanhola Muela, em aço damasco, comprada em Toledo.

Imagem

1 – Muela (Espanha): lâmina em aço damasco e cabo de chifre de cervo;
2 – Laguiole (França): cabo de chifre de búfalo;
3 – Consigli (Itália) lâmina estilo fiorentina e cabo de chifre de boi;
4 – Wenger (Suíça): comemorativa dos 700 anos da Confederação Helvética;

5 – Benchmade 42 Bali-Song (EUA): lâmina em aço 154 CM e cabo em titânio;
6 – Benchmade e HK (EUA): lâmina estilo tanto em aço 154 CM;
7 – Spyderco Military Black (EUA): lâmina em aço CPM S30V e cabo em G-10;
8 – Victorinox (Suíça).
Imagem

Avatar do usuário
Hall
Mensagens: 4692
Registrado em: 13 Jun 2014 20:57
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por Hall » 25 Abr 2015 18:29

Boa Chet!

Adorei a ideia de ter uma faca de cada pais q visitar.

Vou fazer isso daqui para frente!

Comprei uma faca de cerâmica para a cozinha.

Bicha eh bem afiada e bonita, mas cheia de restrições para usar.

A minha eh essa aqui:

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
IceCold
Mensagens: 5373
Registrado em: 24 Nov 2014 22:47
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por IceCold » 25 Abr 2015 19:26

Eu tava querendo começar a colecionar. Alguem tem dicas de sites de facas industriais e artesanais?
Valeu

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Born To Raise Hell, didigo, felipe.gb, Johnny Ramone, LeoMatosJJ, thiago454 e 257 visitantes