Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
H.Wolowitz
Mensagens: 1445
Registrado em: 15 Jun 2014 12:50
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por H.Wolowitz » 18 Jun 2020 11:21

Tenho cozinhado bastante na quarentena, especialmente feito churras, burger do zero e tal (principalmente o pão), preciso tirar um tempo pra upar as fotos.

Avatar do usuário
Ittocs
Mensagens: 1308
Registrado em: 13 Set 2014 20:13
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Ittocs » 18 Jun 2020 12:27

Alguém já fez picles de pepino? Qual receita usou?
A Man Got to Have a Code

Avatar do usuário
Anom
Mensagens: 4261
Registrado em: 01 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Anom » 18 Jun 2020 12:31

Depois de passar por uns problemas pessoais, fui meio que "obrigado" a aprender a cozinhar. O pior disso tudo é que meu pai manjava muito de cozinhar e eu nunca dei bola. E por ironias do destino, agora eu to me aventurando nisso.
Aprendi no começo com coisas básicas: Arroz, Feijão e Macarrão. O Arroz é facil e já to craque, o feijão ainda falta refinar o faro.

Meu pai fazia um macarrão a bolonhesa bem gostoso com vinho no molho. E eu estou tentando chegar nisso, mas na primeira tentativa eu não usei muito sal e pimenta do reino e tudo ficou meio sem sabor. Na segunda tentativa, eu me atentei a isso e adicionei outras coisinhas como manjericão e orégano. E deu bem certo... no macarrão eu usei manteiga e molho pesto e depois coloquei tudo numa travessa e mandei um queijo por cima e depois mandei pro forno para gratinar o queijo.

Imagem

E eu peguei uma TV 32 que eu tinha e coloquei na cozinha e fico botando as receitas pelo youtube para seguir. Ou então botar alguma música para acompanhar a preparação. To gostando de me aventurar nisso, quem diria... haha

Avatar do usuário
Kabeça Grande BJJ
Mensagens: 11347
Registrado em: 10 Abr 2017 12:09
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 18 Jun 2020 14:11

thiagobjj escreveu:
18 Jun 2020 09:33
Pressão, 40 minutos cozinhando com cerveja, tomilho, alho, cebola, sal, páprica, pimenta do reino e sal.

Os 3 pimentoes, cebola, alho, tomate foram refogados na panela de ferro.

Aí desfiei com um garfo o pernil, refoguei nos legumes.

Tem que parar de cozinhar qdo tem um pouqunho de caldo no fundo da panela, senao seca. Quando o pernil esfria ele absorve esse caldo e fica molhadinho.
Mandou muito bem.
Uso um molho de abacaxi. Combina tbm
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Calixto
Mensagens: 1742
Registrado em: 18 Dez 2015 11:08
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Calixto » 21 Jun 2020 16:22

H.Wolowitz escreveu:
18 Jun 2020 11:21
Tenho cozinhado bastante na quarentena, especialmente feito churras, burger do zero e tal (principalmente o pão), preciso tirar um tempo pra upar as fotos.
Poderia dar uma receita de pão realmente top e os "pulos do gato "?. Os q faço n ficam nível os top q já comi.
Posta as fotos ai

Avatar do usuário
Kabeça Grande BJJ
Mensagens: 11347
Registrado em: 10 Abr 2017 12:09
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 22 Jun 2020 14:09

Anom escreveu:
18 Jun 2020 12:31
Depois de passar por uns problemas pessoais, fui meio que "obrigado" a aprender a cozinhar. O pior disso tudo é que meu pai manjava muito de cozinhar e eu nunca dei bola. E por ironias do destino, agora eu to me aventurando nisso.
Aprendi no começo com coisas básicas: Arroz, Feijão e Macarrão. O Arroz é facil e já to craque, o feijão ainda falta refinar o faro.

Meu pai fazia um macarrão a bolonhesa bem gostoso com vinho no molho. E eu estou tentando chegar nisso, mas na primeira tentativa eu não usei muito sal e pimenta do reino e tudo ficou meio sem sabor. Na segunda tentativa, eu me atentei a isso e adicionei outras coisinhas como manjericão e orégano. E deu bem certo... no macarrão eu usei manteiga e molho pesto e depois coloquei tudo numa travessa e mandei um queijo por cima e depois mandei pro forno para gratinar o queijo.

Imagem

E eu peguei uma TV 32 que eu tinha e coloquei na cozinha e fico botando as receitas pelo youtube para seguir. Ou então botar alguma música para acompanhar a preparação. To gostando de me aventurar nisso, quem diria... haha
Vai curtir muito. Cozinhar faz bem. To fazendo uma carne seca nesse instante que meu Deus. To até orgulhoso.
E macarrão pra mim é com muito queijo. Não economizo hahaha
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Avatar do usuário
Kabeça Grande BJJ
Mensagens: 11347
Registrado em: 10 Abr 2017 12:09
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 22 Jun 2020 14:11

Ittocs escreveu:
18 Jun 2020 12:27
Alguém já fez picles de pepino? Qual receita usou?
Sal água vinagre e açúcar.
Mto simples
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 22 Jun 2020 18:14

Kabeça Grande BJJ escreveu:
22 Jun 2020 14:09
Vai curtir muito. Cozinhar faz bem. To fazendo uma carne seca nesse instante que meu Deus. To até orgulhoso.
E macarrão pra mim é com muito queijo. Não economizo hahaha
Eu também, velho. E uso mesmo com massa que tenha frutos do mar. Os italianos, que inventaram a regra que não pode, que esperneiem =))

Online
LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 15421
Registrado em: 07 Fev 2019 15:12
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por LeoMatosJJ » 22 Jun 2020 20:31

Zé Tempero escreveu:
22 Jun 2020 18:14
Eu também, velho. E uso mesmo com massa que tenha frutos do mar. Os italianos, que inventaram a regra que não pode, que esperneiem =))
Se for seguir à risca tudo que os italianos dizem, ninguém mais ia fazer massa em casa.

Para o carbonara o pecorino é bem mais difícil de achar que parmesão e grana, fora o sabor mesmo, nem todos gostam. Guanciale então...
Castanhas em geral (caju, pará, amendoas) já são caras, imagina um pinoli pra fazer pesto.

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 22 Jun 2020 22:40

LeoMatosJJ escreveu:
22 Jun 2020 20:31
Se for seguir à risca tudo que os italianos dizem, ninguém mais ia fazer massa em casa.

Para o carbonara o pecorino é bem mais difícil de achar que parmesão e grana, fora o sabor mesmo, nem todos gostam. Guanciale então...
Castanhas em geral (caju, pará, amendoas) já são caras, imagina um pinoli pra fazer pesto.
Com certeza!

E ainda não pode misturar cebola e alho kkkkkkkk

Um primo meu é casado com uma italiana e ela me ensinou a fazer molho bolonhesa.

Aí depois que ela me passou a receita, ele perguntou se ela disse que era pra usar ou alho ou cebola e não misturar os dois
:rolleyes:

Online
LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 15421
Registrado em: 07 Fev 2019 15:12
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por LeoMatosJJ » 22 Jun 2020 23:14

Zé Tempero escreveu:
22 Jun 2020 22:40
Com certeza!

E ainda não pode misturar cebola e alho kkkkkkkk

Um primo meu é casado com uma italiana e ela me ensinou a fazer molho bolonhesa.

Aí depois que ela me passou a receita, ele perguntou se ela disse que era pra usar ou alho ou cebola e não misturar os dois
:rolleyes:
No carbonara mesmo muita gente usa alho. Os italianos puristas acham um crime.

Calixto
Mensagens: 1742
Registrado em: 18 Dez 2015 11:08
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Calixto » 22 Jun 2020 23:23

LeoMatosJJ escreveu:
22 Jun 2020 23:14
No carbonara mesmo muita gente usa alho. Os italianos puristas acham um crime.
Eu acho uma puta idiotice cagar regra em comida. Se vc tem um estabelecimento comercial, justo seguir a receita mais original possível. Agora na nossa casa o paladar é de cada um .
Vejo muita gente cagando regra de burger com sal e pimenta.
Descobri no canal bbq em casa um rub com cebola em pó, sal , alho em pó e fumaça em pó q ficou padrão hamburgueria top. Segredo é n misturar no meio da carne . Só salpicar por cima antes de fritar. Ele da um diferencial sem roubar o sabor da carne.
Sua cozinha, suas regras, simples assim.
Na brasa uso só sal.e pimenta, na chapa esse tempero fica outro nível

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 22 Jun 2020 23:42

LeoMatosJJ escreveu:
22 Jun 2020 23:14
No carbonara mesmo muita gente usa alho. Os italianos puristas acham um crime.
Olha, eu até acho totalmente desnecessário alho no carbonara.

Pq tem muito sabor, seja do queijo ou do guanciale é o alho acho que acaba com Isso.

Minha cisma maior é quando são coisas que não fazem tanta diferença. Tipo alho e cebola num molho que cozinha 3h (bolonhesa), bacon/parmesão no lugar de guanciale/pecorino. Parmesão com massa de frutos do mar.

Aí acho doideira.

Por outro lado, tem uma questão de identidade cultural. São pratos muito antigos e que se não houver uma "briga" pela identidade, pode acabar desaparecendo. Dá pra entender os dois lados.

Avatar do usuário
Kabeça Grande BJJ
Mensagens: 11347
Registrado em: 10 Abr 2017 12:09
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 23 Jun 2020 08:37

Zé Tempero escreveu:
22 Jun 2020 23:42
Olha, eu até acho totalmente desnecessário alho no carbonara.

Pq tem muito sabor, seja do queijo ou do guanciale é o alho acho que acaba com Isso.

Minha cisma maior é quando são coisas que não fazem tanta diferença. Tipo alho e cebola num molho que cozinha 3h (bolonhesa), bacon/parmesão no lugar de guanciale/pecorino. Parmesão com massa de frutos do mar.

Aí acho doideira.

Por outro lado, tem uma questão de identidade cultural. São pratos muito antigos e que se não houver uma "briga" pela identidade, pode acabar desaparecendo. Dá pra entender os dois lados.
Eu entendo seu contraponto no parágrafo final. Mas como diz a molecada, eles que lutem hahah.

Lá na Itália, falando com a mão, torcendo pro Napoli ou pra Roma, eles que sejam tradicionalistas. Eu ponho queijo no frutos do mar sim e eles que reclamem hahahahahahaha.

Em estabelecimento comercial vale analisar seu nicho. Se tua clientela é purista tem que ser receita original. Mas isso é específico, nicho e não é comida pra grande público. Geral que come fora segue o padrão brasileiro de comida: muito queijo, muito molho, muito recheio.

Eu sirvo um sanduba de carne seca com bbc na minha lanchonete. De longe o que mais vende, o mais bem avaliado (modéstia a parte, não que eu tenha algum lanche mal avaliado no app) e tudo mais. A carne seca é a tradicional que minha vó fazia desde 1930 e poucos. Mas se ela tivesse viva ela me espancaria pelo barbecue...

... Mas vende. Vende muito e a galera pira. Desculpa vó, no céu da Bahia a senhora ta meio braba, mas é assim q pago o colégio dos teus bisnetos kkkkkkkk

Agora falando muito muito sério. Encontrar um pao de qualidade é tarefa hercúlea. Se eu tivesse estrutura eu produziria em escala minha própria baguete e ciabatta. Ta doido.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Avatar do usuário
Peixola
Admin
Admin
Mensagens: 5116
Registrado em: 29 Mar 2019 11:39
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Peixola » 23 Jun 2020 09:07

Zé Tempero escreveu:
22 Jun 2020 23:42
Olha, eu até acho totalmente desnecessário alho no carbonara.

Pq tem muito sabor, seja do queijo ou do guanciale é o alho acho que acaba com Isso.

Minha cisma maior é quando são coisas que não fazem tanta diferença. Tipo alho e cebola num molho que cozinha 3h (bolonhesa), bacon/parmesão no lugar de guanciale/pecorino. Parmesão com massa de frutos do mar.

Aí acho doideira.

Por outro lado, tem uma questão de identidade cultural. São pratos muito antigos e que se não houver uma "briga" pela identidade, pode acabar desaparecendo. Dá pra entender os dois lados.
É uma discussão muito boa!! Eu assisto bastante documentário e leio sobre o quanto a culinária se correlaciona com a história de cada região, sendo de fato uma identidade local. E a construção de sabores obtida ao longo do tempo também não é para se desprezar.

O parmesão salgado rouba demais o sabor dos frutos do mar, mas obviamente que se for feito de uma maneira adequada, com vários processos envolvidos. Se usar um camarão chinfrim, um molho pobre, o parmesão vai até ajudar a dar algum sabor no prato :))

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: cardonelli e 398 visitantes