Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Andy
Mensagens: 1971
Registrado em: 21 Out 2019 11:20
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Andy » 23 Set 2020 13:43

Roronnoa escreveu:
23 Set 2020 11:28
Eu estou concluindo a graduação de gastronomia agora, cursos já fiz alguns, de charcutaria à confeitaria, o que mais curti até hoje foi o de churrasco profissional, com uma assadora daqui chamada Emanuele butcher, ela é conhecida como a rainha do cupim.
Que legal, nota-se que vc é um profissional da área cara !

Meu sobrinho era um zero a esquerda na cozinha, do nada decidiu cursar gastronomia....simplesmente espetacular os pratos que ele faz hoje e as fotos que manda das comidas que faz no dia a dia em casa. Impressionante mesmo o que o curso ensina, até pra quem não tinha nunca cozinhado.
http://i.imgur.com/2JR30hW.png

Avatar do usuário
Chaves
Mensagens: 8107
Registrado em: 12 Out 2019 07:01
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Chaves » 23 Set 2020 14:31

Roronnoa escreveu:
23 Set 2020 11:28
Eu estou concluindo a graduação de gastronomia agora, cursos já fiz alguns, de charcutaria à confeitaria, o que mais curti até hoje foi o de churrasco profissional, com uma assadora daqui chamada Emanuele butcher, ela é conhecida como a rainha do cupim.
É um curso que penso em fazer, me sinto bem na cozinha.

O prato que você postou ficou demais, parabéns.

Avatar do usuário
Vinci
Mensagens: 1781
Registrado em: 14 Jun 2014 15:40
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Vinci » 23 Set 2020 14:40

Segue algumas feitas aqui em casa:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Roronnoa
Mensagens: 359
Registrado em: 15 Jun 2014 14:17
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Roronnoa » 23 Set 2020 14:57

Andy escreveu:
23 Set 2020 13:43
Que legal, nota-se que vc é um profissional da área cara !

Meu sobrinho era um zero a esquerda na cozinha, do nada decidiu cursar gastronomia....simplesmente espetacular os pratos que ele faz hoje e as fotos que manda das comidas que faz no dia a dia em casa. Impressionante mesmo o que o curso ensina, até pra quem não tinha nunca cozinhado.

A graduação te dá o básico, se Vc realmente quiser seguir carreira, tem que abrir o leque de opções, a faculdade e vai te dar o básico da técnica, vai fazer vc ficar bom na base teórica e em algumas bases práticas, como cortes e bases de molhos, eu curti o curso, mas esperava um pouco mais, muita coisa eu já sabia e a didática n foi tão moderna, mas é comum isso nas graduações de gastronomia, pois quase todas são de base francesa.
Tenho colegas que até hoje estão lá sso praa passar o tempo, pq não conseguem ter nem um padrão de corte.
Todos evoluem desidratando, seja suando ou chorando.

Avatar do usuário
Andy
Mensagens: 1971
Registrado em: 21 Out 2019 11:20
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Andy » 23 Set 2020 14:58

Vinci escreveu:
23 Set 2020 14:40
Segue algumas feitas aqui em casa:
Beiiiii....

Cada prato hein....parabéns.

E bom vinho também ^:)^
http://i.imgur.com/2JR30hW.png

Avatar do usuário
Roronnoa
Mensagens: 359
Registrado em: 15 Jun 2014 14:17
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Roronnoa » 23 Set 2020 15:00

Vinci escreveu:
23 Set 2020 14:40
Segue algumas feitas aqui em casa:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Lindos pratos, esse magret com molho de jabuticaba deve ter ficado animal demais, parabéns.
Todos evoluem desidratando, seja suando ou chorando.

Avatar do usuário
Vinci
Mensagens: 1781
Registrado em: 14 Jun 2014 15:40
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Vinci » 23 Set 2020 15:05

Roronnoa escreveu:
23 Set 2020 15:00
Lindos pratos, esse magret com molho de jabuticaba deve ter ficado animal demais, parabéns.
Deu um puta trampo por se tratar de 3 processos, mas o sabor dos 3 juntos ficou excelente, vale a pena.

Avatar do usuário
Andy
Mensagens: 1971
Registrado em: 21 Out 2019 11:20
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Andy » 23 Set 2020 15:07

Roronnoa escreveu:
23 Set 2020 14:57
A graduação te dá o básico, se Vc realmente quiser seguir carreira, tem que abrir o leque de opções, a faculdade e vai te dar o básico da técnica, vai fazer vc ficar bom na base teórica e em algumas bases práticas, como cortes e bases de molhos, eu curti o curso, mas esperava um pouco mais, muita coisa eu já sabia e a didática n foi tão moderna, mas é comum isso nas graduações de gastronomia, pois quase todas são de base francesa.
Tenho colegas que até hoje estão lá sso praa passar o tempo, pq não conseguem ter nem um padrão de corte.
Uma curiosidade Roronnoa, vc citou base francesa.

A base francesa é, digamos assim, o pilar de todas outras culinárias internacionais ?
http://i.imgur.com/2JR30hW.png

Avatar do usuário
Roronnoa
Mensagens: 359
Registrado em: 15 Jun 2014 14:17
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Roronnoa » 23 Set 2020 15:31

Andy escreveu:
23 Set 2020 15:07
Uma curiosidade Roronnoa, vc citou base francesa.

A base francesa é, digamos assim, o pilar de todas outras culinárias internacionais ?
Sim, o pilar da gastronomia é a francesa, as mais famosas bases de molhos, cortes, processos, equipamentos, todos foram criados na base francesa, a cozinha de vanguarda foi criada lá ( Exigir ao máximo do produto, criando texturas de formas diferentes da original)criaram a setorização dentro de uma cozinha que define funções especificas para cada preparo(Chef, Sous Chef, Aboyeur, Bloulanger, Rotissour, Gard Manger...), existem outras bases gastronômicas muito famosas, mas o pai da gastronomia é a França.
Todos evoluem desidratando, seja suando ou chorando.

Avatar do usuário
Anom
Mensagens: 4253
Registrado em: 01 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Anom » 23 Set 2020 15:37

Eu queria ter um domínio maior sobre os temperos atuais.
Saber qual tempero pega melhor em carne vermelha ou branca, até onde dá para fazer um mix de condimentos que não prejudique o sabor.

Avatar do usuário
Roronnoa
Mensagens: 359
Registrado em: 15 Jun 2014 14:17
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Roronnoa » 23 Set 2020 15:39

Anom escreveu:
23 Set 2020 15:37
Eu queria ter um domínio maior sobre os temperos atuais.
Saber qual tempero pega melhor em carne vermelha ou branca, até onde dá para fazer um mix de condimentos que não prejudique o sabor.
Tenho um livro bacana que te da a base disso tudo, Dicionário de sabores, ele te da todas as combinações possíveis pelo ingrediente que utilizara me ajudou muito, pq as vezes a criatividade extrapola o limite da tolerância.
Todos evoluem desidratando, seja suando ou chorando.

Avatar do usuário
Chaves
Mensagens: 8107
Registrado em: 12 Out 2019 07:01
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Chaves » 23 Set 2020 15:51

Roronnoa escreveu:
23 Set 2020 15:39
Tenho um livro bacana que te da a base disso tudo, Dicionário de sabores, ele te da todas as combinações possíveis pelo ingrediente que utilizara me ajudou muito, pq as vezes a criatividade extrapola o limite da tolerância.
Qual o nome do livro?

Avatar do usuário
Anom
Mensagens: 4253
Registrado em: 01 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Anom » 23 Set 2020 15:54

Roronnoa escreveu:
23 Set 2020 15:39
Tenho um livro bacana que te da a base disso tudo, Dicionário de sabores, ele te da todas as combinações possíveis pelo ingrediente que utilizara me ajudou muito, pq as vezes a criatividade extrapola o limite da tolerância.
Isso é bom, pois você precisa saber o limite do tempero para não ficar zuado. Valeu pela indicação
Por exemplo quando eu faço fajitas, eu costumo fazer um tempero com mix de pimentas (Reino, branca, Rosa, calabresa e Jamaica) banhado em molho inglês, cominho e páprica. Eu gostei e tornei padrão, usando pimentão amarelo/verde/vermelho e cebola roxa para dar uma aliviada.

Avatar do usuário
Roronnoa
Mensagens: 359
Registrado em: 15 Jun 2014 14:17
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Roronnoa » 23 Set 2020 16:18

Chaves Antifa escreveu:
23 Set 2020 15:51
Qual o nome do livro?
Dicionário de sabores.
Todos evoluem desidratando, seja suando ou chorando.

Avatar do usuário
Chaves
Mensagens: 8107
Registrado em: 12 Out 2019 07:01
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Chaves » 23 Set 2020 16:52

Roronnoa escreveu:
23 Set 2020 16:18
Dicionário de sabores.
Valeu mestre, vou procurar.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Will R e 272 visitantes