Meteoros e Asteróides

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Hall
Mensagens: 4692
Registrado em: 13 Jun 2014 20:57
Contato:

Meteoros e Asteróides

Mensagem por Hall » 14 Ago 2014 06:48

O que aconteceria se um asteroide de 100 metros caísse no oceano?

A resposta está bem próxima do já foi visto até hoje em alguns filmes de desastres naturais.

Se você não gosta dos filmes do Roland Emmerich nem do hobby da Nana Gouvêa, talvez fique desconfortável em saber a nova hipótese desastrosa divulgada por cientistas russos. A equipe de pesquisadores afirma que, caso um asteroide, entre 100 e 200 metros de diâmetro, caia em um dos nossos oceanos, o resultado poderia ser um tsunami com ondas de até meio quilômetro de altura.

O diretor do centro de monitoramento e prognóstico do Ministério de Emergência da Rússia, Vladislava Bolov, disse que ainda não existem estudos aprofundados sobre asteroides desse tamanho, mas as consequências de um impacto dessa magnitude nos mares seriam definitivamente catastróficas, segundo as previsões.

Meteoros que já caíram

Bolov diz que atualmente existem 120 crateras gigantes espalhadas pelo mundo, originadas pela queda de asteroides na Terra. A maior delas se encontra na Sibéria e tem mais de 100 quilômetros de diâmetro, na bacia do rio Popigai — a estimativa é que o impacto tenha acontecido há 36 milhões de anos.

Vários pesquisadores acreditam que a queda desses meteoros como uma das causas prováveis para a extinção de espécies. Alguns afirmam até mesmo que algo do tipo foi responsável pela extinção dos dinossauros.

O impacto de até mesmo objetos muito menores poderiam ocasionar em grandes calamidades, caso haja áreas populosas nas proximidades, de acordo com os cientistas. “Que tipo de calamidades”, você pode se perguntar. Digamos que estejamos falando de uma explosão da grandiosidade de uma bomba atômica sendo detonada.

http://www.megacurioso.com.br/m/44426.htm
Imagem

Avatar do usuário
Hall
Mensagens: 4692
Registrado em: 13 Jun 2014 20:57
Contato:

Re: Meteoros

Mensagem por Hall » 14 Ago 2014 06:50

Os maiores asteroides que passarão "perto" da Terra em 2014

Em meio a tantas profecias apocalípticas sobre a destruição do Planeta Azul, é bom ficar antenado no que a NASA tem a dizer sobre isso.

A aproximação de um asteroide com a Terra sempre gera notícias mirabolantes sobre o fim do mundo ou algo parecido, causando medo e apreensão em muitas pessoas ao redor do globo. Contudo, são poucos os que sabem a verdade: desde a formação de nosso planeta, inúmeras rochas — algumas pequenas, outras gigantes — orbitam e sempre orbitarão o nosso planeta.

Em média, todo dia caem milhares de objetos do tamanho de um grão de areia por aqui, e a cada duas semanas despenca do céu algo parecido com uma bola de basquete. Isso acontece por causa da gravidade terrestre e não causa nenhum tipo de dano ao planeta, mas existem alguns deles que são verdadeiras rochas gigantes em alta velocidade no espaço.

Fato é que, se algum asteroide gigante se chocasse com a Terra, iria trazer inúmeros prejuízos à população e à natureza — alterando o clima, aumentando drasticamente as marés e até mesmo deslocando o eixo terrestre de sua posição, aniquilando grande parte dos seres vivos. É justamente com esses “caras” que a atenção dos especialistas no assunto sempre está voltada.

Atualmente, a NASA já catalogou mais de 10.817 objetos rochosos se movimentando em torno do planeta. Porém, a maioria deles não apresenta risco algum para a humanidade, além do que esses objetos dificilmente são vistos a olho nu durante sua passagem e, mesmo aqueles que são considerados “próximos”, estão a anos-luz da Terra — ufa, ainda bem!

Mesmo assim, saiba que o site oficial do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato da NASA) apresenta diversos relatórios oficiais — com listagens mensais e anuais dos objetos detectados —, valendo a pena dar uma conferida, chamado de Near-Earth Object Observations Program.

Em um desses documentos, é possível descobrir quais são os objetos rochosos que podem ter seu destino alterado — o que aumentaria bruscamente o risco de impacto com o nosso planeta. Confira uma lista que elaboramos com algumas das maiores rochas que vão passar “perto” do planeta em 2014, em que vale a sua torcida para que as rotas deles não sofram alterações, assim possamos viver um pouco mais por aqui.

2013 XM24
Imagem

Esse “bebê viajante” possui um tamanho que pode variar entre 440 e 990 metros e seu peso é de 574,1 milhões de toneladas. Sua velocidade média é de 22 km/s e ele vai passar “perto” do nosso planeta no dia 30 de junho, quando estará a uma distância de 16.904.554,64 km da Terra.

2006 SX217
Imagem

Apenas um pouco maior do que a anterior, esta “criança” pode chegar até 1 km de tamanho, pesando mais de 611 milhões de toneladas. Ela orbita a “nossa casa” de maneira mais lenta, apenas a 13 km/s. Seu ponto de aproximação máxima será no dia 24 de abril, a 4.742.251,17 km daqui.

2001 BA40
Imagem

Este asteroide pode chegar a ter mais de 1 km de comprimento e viaja bem lentamente, a apenas 10 km/s. Possui mais de 774 milhões de toneladas e vem rondar a Terra a uma distância de 27.226.804,82 km nos dias 25, 26, 27 e 28 de junho.

2008 TA1
Imagem

Similar ao anterior, este bloco de rocha tem o seu tamanho variado: 480 metros a quase 1,2 km. Ele está viajando pelo espaço a 15 km/s e pesa mais de 774 milhões de toneladas. Sua aproximação máxima será nos dias 13, 14 e 15 de maio, quando ele estará a 22.439.674,3 km de distância.

2014 GY48
Imagem

Um pouco maior do que os anteriores, esse “vizinho” pode chegar a ter 1,3 km de comprimento, voando a 23 km/s. Se ele caísse por aqui, seria mais de um gigatonelada em cima da nossa cabeça. A menor distância dele será em 04 de maio, em que ele vai estar a 17.502.945,96 km de distância do Planeta Azul.

2005 UK1
Imagem

Prontos para o pódio? A medalha de bronze fica com esse “meninão”, que pode chegar a ter mais de 1,5 km em seu tamanho. Ele está orbitando a Terra na velocidade de 20 km/s, pesando praticamente 2 gigatoneladas. No dia 21 de maio, sua rota estará mais próxima daqui, a uma distância de 14.107.075,24 km.

2002 JC
Imagem

Esse é o segundo melhor colocado na lista dos maiores asteroides que vão passar por aqui em pleno ano de copa. Este “primo distante” do nosso planeta é um verdadeiro gigante: são mais de 5 gigatoneladas de peso, podendo chegar a até 2 km no comprimento. Ele viaja a uma velocidade de 24 km/s e chega “perto” daqui em 24 de maio, a uma distância de 18.699.728,58 km.

1997 WS22

Imagem

Sem horas e sem dores, este é o grande vencedor! Descoberto em 1997, este imenso bloco de rocha maciço possui mais de dois quilômetros de extensão em seu tamanho e voa a quase 13 km/s. Tem mais de 5 gigatonelada e vai orbitar nosso planeta a uma distância “próxima” de 18.101.337,27 km de nosso planeta entre os dias 20 e 23 de maio.

***

Em ano de Copa do Mundo, vale a sua torcida para que nada dê errado com as órbitas dessas rochas gigantes — que são calculadas por inúmeros cientistas extremamente profissionais na NASA. Não iria ser nada legal se um desses “caras” caíssem por aqui e acabasse com a nossa festa.
Imagem

Avatar do usuário
Hall
Mensagens: 4692
Registrado em: 13 Jun 2014 20:57
Contato:

Re: Meteoros e Asteróides

Mensagem por Hall » 14 Ago 2014 07:06

Cientistas do laboratório do ISRO fizeram a observação do corpo celeste com a estranha estrutura

Você é uma das pessoas que acreditam que as pirâmides do Egito foram construídas sob a influência de alienígenas? Pois, é possível que essas imagens que você verá a seguir possam lhe fazer acreditar ainda mais nessa teoria.

Há pouco mais de um mês, cientistas do ISRO(Indian Space Research Organisation) fizeram uma observação um tanto estranha de um asteroide que tinha um objeto em sua superfície que parecia ser uma pirâmide negra. O corpo celeste que tem o objeto está em nosso sistema solar e foi identificado como asteroide 1999 RQ36, no dia 29 de junho.

O vídeo abaixo mostra claramente a formação que, de fato, é muito parecida com uma pirâmide. O asteroide aparece como uma rocha normal no espaço, mas, quando observado com atenção e faz a sua rotação, parece ser habitado.

phpBB [video]


"Esta é uma prova fantástica de cientistas na Índia nos laboratórios ISRO. O detalhe desta grande pirâmide é incrível e você pode ver duas outras estruturas retangulares nela. O asteroide provavelmente não seja utilizado para a mineração, nem para uma pequena estação espacial. Um asteroide desse tamanho e uma estrutura assim são um pouco fora de proporção. Então não deve ser uma instalação de mineração", informou um artigo do UFO Sightings Daily.

Realmente, o registro é um tanto intrigante e nos leva a imaginar as formas de vida que poderiam ter construído a estrutura, se ela, supostamente, for mesmo uma pirâmide e não apenas uma formação rochosa muito peculiar. E você, leitor, o que achou das imagens? Parecem verdadeiras ou falsas para você?

http://www.megacurioso.com.br/m/45254.htm
Imagem

Avatar do usuário
Hall
Mensagens: 4692
Registrado em: 13 Jun 2014 20:57
Contato:

Re: Meteoros e Asteróides

Mensagem por Hall » 14 Ago 2014 07:06

Imagem
ImagemImagem

Baguio estranho mesmo!
Imagem

Avatar do usuário
Galinoia
Mensagens: 1618
Registrado em: 20 Jun 2014 10:41
Contato:

Re: Meteoros e Asteróides

Mensagem por Galinoia » 14 Ago 2014 15:51

Belo tópico Hall.

Gosto muito de ler sobre essas coisas apesar de não entender quase nada hahaha.

Eu imagino a bela cagada que aconteceria se algum dia um desses pedaços viesse a colidir com a terra.

Engraçado ler o total de km's de distância a que passam/passarão perto da terra, porque eu não faço a mínima ideia se isso em termos universais é perto ou não kkkk.
I'm just a kid o rapá!!!

NAO ME COMPROMETA COM DETALHES
VSF

Avatar do usuário
Old Logan
Mensagens: 7719
Registrado em: 14 Jun 2014 15:12
Contato:

Re: Meteoros e Asteróides

Mensagem por Old Logan » 14 Ago 2014 16:11

bom tópico! sempre me interessei mto por astronomia!

e acho que algum dia vai ser inevitável um cair na terra sim
"Christmas it's over, No more presents"
Lobov, Artem

Avatar do usuário
Hall
Mensagens: 4692
Registrado em: 13 Jun 2014 20:57
Contato:

Re: Meteoros e Asteróides

Mensagem por Hall » 16 Ago 2014 13:42

Gabriel escreveu:Belo tópico Hall.

Gosto muito de ler sobre essas coisas apesar de não entender quase nada hahaha.

Eu imagino a bela cagada que aconteceria se algum dia um desses pedaços viesse a colidir com a terra.

Engraçado ler o total de km's de distância a que passam/passarão perto da terra, porque eu não faço a mínima ideia se isso em termos universais é perto ou não kkkk.
Para efeitos de comparação a distância entre a Terra e a Lua eh de 384.000 km. Então deram uma exagerada no perto li na.matéria.

Já tiverem asteróides grandes passando mais perto do que os satélites mais.distantes que orbitam o planeta.
Imagem

Avatar do usuário
Hall
Mensagens: 4692
Registrado em: 13 Jun 2014 20:57
Contato:

Re: Meteoros e Asteróides

Mensagem por Hall » 16 Ago 2014 13:44

Esse aqui passou mais perto da Terra q a Lua.

Isso eh bem perto mesmo em termos astronômicos.

http://m.terra.com.br/noticia?n=8ae0719 ... c6eb0aRCRD
Imagem

Avatar do usuário
Hall
Mensagens: 4692
Registrado em: 13 Jun 2014 20:57
Contato:

Re: Meteoros e Asteróides

Mensagem por Hall » 16 Ago 2014 13:48

Qual é a diferença entre asteróide, cometa e meteoro?

COMETA


É uma grande bola de gelo - formada pela junção de vários gases - que vaga pelo espaço. O cometa é uma espécie de "sobra" do processo de formação dos grandes planetas gasosos do sistema solar, como Júpiter e Saturno. Este bloco gelado que você vê aqui é só uma minúscula parte de todo o cometa, é o seu núcleo sólido, que em geral tem uns 6 km de diâmetro

ASTERÓIDE

Enquanto o cometa é uma bola de gases congelados, o asteróide é uma grande pedra espacial. Também é uma "sobra" do sistema solar, mas uma sobra do processo de formação dos planetas rochosos, como Terra e Marte. Com formato irregular, a maioria dos asteróides tem cerca de 1 km de diâmetro - mas alguns podem chegar a centenas de quilômetros!

METEORÓIDE


É um asteróide pequeno. Não há um limite exato, mas a partir de 1 km de diâmetro as pedras espaciais costumam ser chamadas de asteróides. A maior parte dos meteoróides equivale a grãos de areia. Mas esses são quase imperceptíveis: toneladas se dirigem à atmosfera da Terra todos os dias. Já meteoróides com uns 4 m de diâmetro deixam sinais mais evidentes

Rastro gigante


Nuvem gasosa em volta do núcleo do cometa tem diâmetro 15 vezes maior que a Terra!

O núcleo sólido é uma parte insignificante do cometa. Ele é permanentemente envolvido por uma nuvem gasosa que chega a ter um diâmetro de 200 mil km, mais de 15 vezes o diâmetro da Terra! E isso sem contar a famosa cauda, um rastro de poeira e gases que surge quando o cometa se aproxima do Sol e pode atingir 100 milhões de km de extensão!

Terra à vista!

Quando entram na nossa atmosfera, pedras espaciais ganham outros nomes:

METEORO


Um meteoróide que entra na atmosfera da Terra passa a ser chamado de meteoro. Com uma velocidade de 70 km/s, essas pedras queimam em contato com os gases do ar, formando um rastro de luz - as populares estrelas cadentes. A maioria dos meteoros são grãos de poeira que saíram de cometas

METEORITO


São os meteoros que não se desintegram totalmente no choque com a atmosfera. Portanto são pedras espaciais que de fato caem na superfície do planeta. O desgaste da passagem pelas várias camadas da atmosfera faz um meteoro de 4 m virar um meteorito com cerca de 1 m de diâmetro

http://mundoestranho.abril.com.br/mater ... -e-meteoro
Imagem

Avatar do usuário
Galinoia
Mensagens: 1618
Registrado em: 20 Jun 2014 10:41
Contato:

Re: Meteoros e Asteróides

Mensagem por Galinoia » 18 Ago 2014 09:18

Entendi Hall, os caras deram uma boa valorizada então nas KM's.

Outra coisa que tenho uma dúvida, qual será a quilometragem em que há uma atuação forte da gravidade da terra, capaz de alterar ou até mesmo puxar uma dessas coisas pra dRento.

Eu não sei se é sensacionalismo ou não, mas sempre surge essas histórias de coisas passando perto da terra, que pode colidir, etc, mas devemos ser muito vulneráveis nesse sentido.
I'm just a kid o rapá!!!

NAO ME COMPROMETA COM DETALHES
VSF

Avatar do usuário
Hall
Mensagens: 4692
Registrado em: 13 Jun 2014 20:57
Contato:

Re: Meteoros e Asteróides

Mensagem por Hall » 18 Ago 2014 12:55

Gabriel escreveu:Entendi Hall, os caras deram uma boa valorizada então nas KM's.

Outra coisa que tenho uma dúvida, qual será a quilometragem em que há uma atuação forte da gravidade da terra, capaz de alterar ou até mesmo puxar uma dessas coisas pra dRento.

Eu não sei se é sensacionalismo ou não, mas sempre surge essas histórias de coisas passando perto da terra, que pode colidir, etc, mas devemos ser muito vulneráveis nesse sentido.
Existe esse monitoramento q eu colei ali em cima.

Mas eh beeeem falho e pode dar merda das grandes.

Para alterar a trajetória um minimo de atração la nos confins do universo por qualquer objeto pode fazer com q o objeto entre em rota de colisão com a Terra, uma mudança minima de angulo se expande exponencialmente se estiver muito longe.

Agora para ser atraído diretamente tem de estar bem próximo, tipo 120 km mais ou menos.

Negocio eh q o universo eh composto de muitas forcas gravitacionais, quanto maior a massa maior a gravidade. Pensa na forca de atração do sol que eh gigante?
Imagem

Responder