EUA mentiram sobre operação que matou Bin Laden

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
PHDookie
Mensagens: 11222
Registrado em: 04 Out 2014 21:06
Contato:

EUA mentiram sobre operação que matou Bin Laden

Mensagem por PHDookie » 11 Mai 2015 17:01

O jornalista Seymour Hersh, que recebeu o Prêmio Pulitzer em 1970, afirmou que os Estados Unidos mentiram sobre a operação que matou Osama Bin Laden em Abbottabad, no Paquistão, em 2011.

Citando uma fonte anônima – "um aposentado oficial da inteligência" –, Hersh afirmou na revista "London Review of Book" que, ao contrário do divulgado pelo presidente Barack Obama na época, Osama Bin Laden já era um prisioneiro "inválido" das forças paquistanesas desde 2006, tendo sido mantido refém para forçar o interrompimento das atividades dos extremistas no Paquistão e no Afeganistão.

Os agentes teriam contado para os americanos sobre o paradeiro de Bin Laden em troca de parte da premiação de US$ 25 milhões pela captura do líder da Al-Qaeda e fecharam um acordo para que encobrir a história. Segundo o jornalista, os oficiais paquistaneses também receberam a garantia de que manteriam "boas relações" com os Estados Unidos. Hersh alega que os paquistaneses ainda colaboraram com a missão norte-americana ao cortar a energia do local.

De acordo com a versão oficial da Casa Branca, divulgada na época, Bin Laden foi descoberto pela inteligência norte-americana e morreu em uma missão secreta, que não era de conhecimento dos agentes paquistaneses. Ele teria sido morto após uma intensa troca de tiros – a versão oficial da Casa Branca sustentou que Bin Laden seria levado vivo se tivesse se rendido.

Hersh, no entanto, afirma que o assassinato foi "absolutamente premeditado" e que os agentes americanos receberam autorização para matá-lo. "A verdade é que Bin Laden era um inválido", teria dito a fonte ao jornalista, dizendo que o alvo norte-americano não mais exercia um posto de liderança na Al-Qaeda. "A Casa Branca teve de dar a impressão de que Bin Laden ainda era importante operacionalmente. Senão, por que motivo matá-lo?"
"Sem fundamento"

A Casa Branca negou na manhã desta segunda-feira (11) a reportagem de Hersh e disse que a reportagem "não tem fundamento". "Há muitas incorreções e afirmações sem fundamento nessa história para esclarecer cada uma", disse Ned Price, porta-voz da Casa Branca.

Segundo ele, "a noção de que a operação que matou Bin Laden não foi uma missão unilateral norte-americana é falsa". "Como dissemos na época, o conhecimento dessa operação foi restrito a um pequeno grupo de oficiais veteranos dos Estados Unidos. O presidente logo decidiu não informar nenhum outro governo, incluindo o do Paquistão, que não foi avisado até depois da operação", afirmou Price. "Éramos e continuamos a ser parceiros do Paquistão no nosso esforço conjunto para destruir a Al-Qaeda, mas aquela foi uma operação americana do começo ao fim."
Polêmica

Antes da negativa da Casa Branca, o artigo já havia causado repercussão e polêmica na imprensa norte-americana. Apesar de ser considerado um jornalista de renome – ele ganhou o Pulitzer por uma reportagem sobre o massacre de My Lai durante a Guerra do Vietnã –, Hersh também é alvo de críticas pelo uso de fontes anônimas em seus artigos.

O analista de segurança da "CNN" Peter Bergen, por exemplo, refutou a história e disse que a reportagem era "sem sentido, desmentida por várias testemunhas, fatos inconvenientes e simples senso comum". Ele também consultou o general paquistanês Assad Durrani, hoje aposentado. Durrani foi a única fonte citada nominalmente na reportagem e teria indicado ao jornalista que a história estava correta. Ao falar com Bergen, no entanto, Durrani disse que não havia "qualquer evidência" de que as forças paquistanesas soubessem que Bin Laden estava escondido em Abbottabad, mas ressaltou que isso era "plausível".

Entrevistado ao vivo na "CNN" na manhã desta segunda, Hersh foi questionado sobre ter ouvido apenas uma fonte para publicar o artigo. O jornalista negou e disse ter conversado com outras pessoas antes de revelar a história, se responsabilizando pelas consequências dessa divulgação. (Com "Ansa", "The Independent" e "CNN")

fonte: http://noticias.uol.com.br/internaciona ... a-nega.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
MAU
Mensagens: 2592
Registrado em: 22 Jan 2015 15:04
Contato:

Re: EUA mentiram sobre operação que matou Bin Laden

Mensagem por MAU » 11 Mai 2015 17:02

Novids ...
Somos uma geração sem peso nenhum na história.

Avatar do usuário
Templo Jiu Jitsu
Mensagens: 7684
Registrado em: 15 Jun 2014 12:53
Contato:

Re: EUA mentiram sobre operação que matou Bin Laden

Mensagem por Templo Jiu Jitsu » 11 Mai 2015 17:13

não duvido nada que isso seja verdade!

Avatar do usuário
thiagobjj
Mensagens: 3666
Registrado em: 01 Out 2014 12:50
Contato:

Re: EUA mentiram sobre operação que matou Bin Laden

Mensagem por thiagobjj » 11 Mai 2015 17:30

Sky escreveu:Mais do que óbvio..

A pior mentira foi dizer que o corpo havia sido jogado no mar, "respeitando as tradições muçulmanas" :))

Essa foi tensa msm
Imagem


"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"

Avatar do usuário
Bluetauro
Mensagens: 5639
Registrado em: 14 Out 2014 09:34
Contato:

Re: EUA mentiram sobre operação que matou Bin Laden

Mensagem por Bluetauro » 11 Mai 2015 17:38

Sky escreveu:Mais do que óbvio..

A pior mentira foi dizer que o corpo havia sido jogado no mar, "respeitando as tradições muçulmanas" :))

Essa foi cruel.

Eles respeitariam tradições que em sua maioria desconhecem e o restante abomina.
O socialismo é a filosofia do fracasso, a crença na ignorância, a pregação da inveja. Seu defeito inerente é
a distribuição igualitária da miséria. Winston Churchill

Avatar do usuário
kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 22199
Registrado em: 20 Fev 2015 09:11
Contato:

Re: EUA mentiram sobre operação que matou Bin Laden

Mensagem por kyo_spirit » 11 Mai 2015 17:44

Já desde cara essa mentira foi tão mal elaborada que acho q a reação geral das pessoas ao verem a notícia da morte foi: ok, eu nunca vou saber o que de verdade aconteceu
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Avatar do usuário
MMATAQUE
Mensagens: 2709
Registrado em: 11 Out 2014 16:34
Contato:

Re: EUA mentiram sobre operação que matou Bin Laden

Mensagem por MMATAQUE » 11 Mai 2015 17:51

to lendo o lvro do cara que "matou" bin laden
nunca engoli essa de jogarem ele no oceano

PHDookie
Mensagens: 11222
Registrado em: 04 Out 2014 21:06
Contato:

Re: EUA mentiram sobre operação que matou Bin Laden

Mensagem por PHDookie » 11 Mai 2015 18:18

MMATAQUE escreveu:to lendo o lvro do cara que "matou" bin laden
nunca engoli essa de jogarem ele no oceano
È o "Não há dia fácil"? Li tbm, e a história contada no livro é diferente da que a casa branca relatou na época, e tem um outro SEAL que diz outra história, rsrsrs,

Um integrante da Navy SEAL, a principal força de operações especiais da Marinha dos Estados Unidos escreveu um livro dando uma versão diferente da oficial sobre como teria acontecido a morte de Osama Bin Laden.

A versão original narra que um confronto armado teria levado à morte do líder da Al Qaeda. Já o livro do militar, que assina sob o pseudônimo de Mark Owen, afirma que Bin Laden teria sido baleado na cabeça quando saiu de trás de uma porta para observar o que acontecia na casa. No livro “No Easy Day” – ainda sem tradução em português e que deve ser publicado no dia 4 de setembro – consta ainda que o saudita estava desarmado quando a Navy SEAL o encontrou em seu esconderijo no Paquistão.

Um dia após a divulgação da morte de Bin Laden e da alegação de combate, a Casa Branca refez sua versão, dizendo que o saudita, embora desarmado, havia resistido à prisão. O porta-voz do Conselho Nacional de Segurança estadunidese, Tommy Vietor, não quis tecer comentários sobre o livro.

O porta-voz do Comando de Operações Especiais do Pentágono, coronel Tim Nye, disse que ele e outros oficiais do Departamento de Defesa receberam semana passada da editora cópias do livro. Os oficiais se disseram surpreso pelo livro, que passa agora por análise das agências do governo para evitar o vazamento de segredos e avaliar a necessidade de medidas contra o autor.

Duas fontes familiares aos informes oficiais do governo dos Estados unidos sobre Bin Laden disseram não estarem surpresos pelo surgimento de divergências entre as versões oficiais e a do livro.


fonte: http://www.sul21.com.br/jornal/livro-de ... bin-laden/" onclick="window.open(this.href);return false;

PHDookie
Mensagens: 11222
Registrado em: 04 Out 2014 21:06
Contato:

Re: EUA mentiram sobre operação que matou Bin Laden

Mensagem por PHDookie » 11 Mai 2015 18:23

Olha só outra versão :

Durante a operação contra Bin Laden em 2011, O'Neill, que nasceu em Montana e tem múltiplas condecorações, afirma que era o segundo na posição de ataque. Quando o líder da Al-Qaeda apareceu, seu companheiro na linha de frente errou o tiro.

"Bin Laden estava ali parado, com as mãos nos ombros de uma mulher, e a empurrava para frente", relatou O'Neill.

Apesar da escuridão do quarto, ele conseguiu ver claramente o rosto de Bin Laden com a mira de visão noturna e atirou. Teve certeza de que estava morto, ao ver seu crânio partido.

Desfecho
Segundo o jornal, dois integrantes do comando que participou na operação confirmaram a identidade do ex-soldado.

Durante muito tempo, o ex-Navy SEAL ficou em dúvida sobre tornar pública sua identidade, que já era conhecida em altos círculos militares, membros do Congresso e por pelo menos dois meios de comunicação.

Um encontro com os familiares das vítimas dos atentados contra as Torres Gêmeas do World Trade Center de Nova York, em 2011, acabou por convencê-lo de que deveria falar sobre a operação que terminou com a morte de Bin Laden.

"Os familiares me disseram que isso os ajudou, de alguma maneira, a ter um desfecho", explicou O'Neill ao Post.

O comandante dos Navy Seals, o contra-almirante Brian Losey, e o Force Master Chief, Michael Magaraci, divulgaram no fim de outubro uma advertência que lamentava a decisão de quebrar o que destacaram como um "princípio fundamental" dos marines: "Eu não anuncio a natureza de meu trabalho, nem busco reconhecimento por minhas ações".

Outro membro da unidade que participou na operação em Abbottabad, Matt Bissonnette, teve problemas em 2012 ao publicar um livro de memórias sem pedir a autorização prévia do Pentágono.

Em uma entrevista exibida na quinta-feira pelo canal NBC, Bissonnette discordou da versão de O'Neill.

"Duas pessoas diferentes contam duas histórias diferentes por duas razões diferentes", disse.

"Pouco importa o que diga', destacou Matt Bissonnette, que escreveu o livro "No Easy Day" ("Não Há Dia Fácil", no Brasil) com o pseudônimo de Mark Owen.


O'Neill havia completado 15 anos de serviço quando participou da operação contra Bin Laden.

Em 2009, fez parte de uma missão para resgatar o capitão de um navio sequestrado por piratas somalis. A história virou filme, "Capitão Phillips" (2013), protagonizado por Tom Hanks.


fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/ ... morte.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Hardaway
Mensagens: 338
Registrado em: 15 Out 2014 07:04
Contato:

Re: EUA mentiram sobre operação que matou Bin Laden

Mensagem por Hardaway » 11 Mai 2015 18:45

muda alguma coisa a forma como ele morreu?

Avatar do usuário
SALINHO
Mensagens: 4727
Registrado em: 01 Out 2014 22:54
Contato:

Re: EUA mentiram sobre operação que matou Bin Laden

Mensagem por SALINHO » 11 Mai 2015 19:00

PHDookie escreveu: [...]
O analista de segurança da "CNN" Peter Bergen, por exemplo, refutou a história e disse que a reportagem era "sem sentido, desmentida por várias testemunhas, fatos inconvenientes e simples senso comum".
Na verdade, a história oficial (que prenderam o homem mais procurado do mundo e depois jogaram seu corpo do mar antes que qualquer um visse) é que vai contra o senso comum.
BÓ VOVÔ!!!!

The Last Samurai
Mensagens: 1036
Registrado em: 01 Out 2014 22:41
Contato:

Re: EUA mentiram sobre operação que matou Bin Laden

Mensagem por The Last Samurai » 11 Mai 2015 19:11

Pra uns conspiracoes sao sempre mais interessantes do q provavelmente aconteceu

Jupiter
Mensagens: 123
Registrado em: 24 Nov 2014 18:37
Contato:

Re: EUA mentiram sobre operação que matou Bin Laden

Mensagem por Jupiter » 11 Mai 2015 21:13

Se a pesoas soubessem o que realmente aconteceu elas ficariam enojadas news

Avatar do usuário
JackmAtAll
Admin
Admin
Mensagens: 27285
Registrado em: 20 Jan 2015 22:55
Contato:

Re: EUA mentiram sobre operação que matou Bin Laden

Mensagem por JackmAtAll » 11 Mai 2015 21:55

RequintesDePuberdade escreveu:Também sou um que não vê problema com a versão de terem jogado o corpo no mar, ainda mais depois do vídeo do saddam indo pra forca.

Acho que faz todo o sentido.

Agora se tem alguma verdade nessa versão aê...Eu ja ouvi dizer que descobriram o paradeiro rastreando a conta dele na psn.
Imagem
Tapirus terrestris

Avatar do usuário
King James
Mensagens: 2912
Registrado em: 01 Out 2014 16:43
Contato:

Re: EUA mentiram sobre operação que matou Bin Laden

Mensagem por King James » 11 Mai 2015 21:58

E qual a mentira dos EUA ?
Osama foi assassinado pelas tropas de elite dos EUA. Alguem duvida disso ?

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 174 visitantes