Tesouro Direto - Alguem aqui investe? Dicas?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
mcivam
Contato:

Tesouro Direto - Alguem aqui investe? Dicas?

Mensagem por mcivam » 16 Mar 2015 11:14

Fala galera,

phpBB [video]

Estou estudando este tipo de investimento a um tempo.
Por morar longe nao conheco ninguem que investe ou recomenda, mas percebi que cada vez mais tem se tornado popular ao menos quando se assiste estes 'gurus' de economias em entrevistas, etc..

Sendo um total faixa branca no assunto, gostaria de saber se alguem aih investe?
Alguma dica, pros e contras desta empreitada?

Valeu!
Imagem

Tarantino
Contato:

Re: Tesouro Direto - Alguem aqui investe? Dicas?

Mensagem por Tarantino » 16 Mar 2015 11:38

To sem tempo para ajudar, mas tem um tópico sobre investimentos aqui no fórum. Dê uma pesquisada, mas acredito que ele esteja lá para trás, tem um tempinho que não o vejo nas duas primeiras páginas.

frankshamrock

Mensagem por frankshamrock » 16 Mar 2015 11:43

a parada disso ai qdo estudei e que o que vc vai receber é Fixado...

mas so vira mesmo, caso coloquei dezenas de milhares e não tenha a mínima pressa para retirar. tipo 3 anos para cima.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 16 Mar 2015 15:39

O Tesouro Direito é o melhor investimento risco/retorno que existe.

O risco é o soberano. Como você tá emprestando dinheiro diretamente pro tesouro nacional, se ele deixa de pagar, todo o resto já foi pro espaço há muito tempo. Até a poupança provavelmente já foi confiscada, a bolsa fechou e os bancos quebraram.

E com a Selic em quase 13% a.a., na renda fixa é difícil achar coisa melhor.

Tudo o que resta é definir se você quer comprar um título pré-fixado ou pós-fixado. O raciocínio é simples: se você achar que as bases de cálculo dos títulos (Selic, IPCA, IG-M, etc.) vão subir mais, você compra pós-fixado; se achar que vão cair, compra pré-fixado.

A questão da retirada hoje é bem mais simples: até poucas semanas atrás você só podia vender os títulos de volta ao TN nas quartas-feiras; agora é todo dia. É só nessa venda do título que está o risco do investimento no Tesouro Direto. Se você compra um título pós-fixado e o juro dele cai, você vai perder o equivalente à diferença de rentabilidade no preço de mercado do título; se sobe, você ganha essa diferença.

E se você decidir ficar com o título até o vencimento, coisa de cinco, sete, dez, quinze anos, não há risco nenhum - além de o país quebrar, claro. Você vai receber todo o valor investido e mais os juros, sejam eles pré ou pós-fixados, sem perda nenhuma.

A minha maior recomendação é investir através de bancos. Algumas corretoras independentes cobram taxas mais baratas de custódia e outras nem taxa cobram. Mas é muito mais seguro deixar seu dinheiro na mão de um banco que de uma corretora independente. As chances de um banco quebrar e levar todos os seus títulos pro buraco junto com ele são bem menores que as já pequenas chances de quebra das corretoras.

No mais, seja feliz. É o melhor investimento em renda fixa do Brasil.

Noob
Contato:

Mensagem por Noob » 16 Mar 2015 15:46

Não sei quase nada, tem até lido ultimamente, mas Tesouro tem que ter uma estratégia, o cara tem que saber exatamente o quer e assim escolher o tipo. Especular com Tesouro é para quem sabe. Dificilmente quem carrega até ao final toma prejuízo, somente pode perder oportunidades se tivesse o dinheiro na mão.
“Tu, que descanso buscas com cuidado, no mar desta vida, tempestuoso, não esperes achar nenhum repouso, senão em Cristo Jesus crucificado “

CassioBJJ
Contato:

Mensagem por CassioBJJ » 16 Mar 2015 15:52

Shin escreveu:O Tesouro Direito é o melhor investimento risco/retorno que existe.

O risco é o soberano. Como você tá emprestando dinheiro diretamente pro tesouro nacional, se ele deixa de pagar, todo o resto já foi pro espaço há muito tempo. Até a poupança provavelmente já foi confiscada, a bolsa fechou e os bancos quebraram.

E com a Selic em quase 13% a.a., na renda fixa é difícil achar coisa melhor.

Tudo o que resta é definir se você quer comprar um título pré-fixado ou pós-fixado. O raciocínio é simples: se você achar que as bases de cálculo dos títulos (Selic, IPCA, IG-M, etc.) vão subir mais, você compra pós-fixado; se achar que vão cair, compra pré-fixado.

A questão da retirada hoje é bem mais simples: até poucas semanas atrás você só podia vender os títulos de volta ao TN nas quartas-feiras; agora é todo dia. É só nessa venda do título que está o risco do investimento no Tesouro Direto. Se você compra um título pós-fixado e o juro dele cai, você vai perder o equivalente à diferença de rentabilidade no preço de mercado do título; se sobe, você ganha essa diferença.

E se você decidir ficar com o título até o vencimento, coisa de cinco, sete, dez, quinze anos, não há risco nenhum - além de o país quebrar, claro. Você vai receber todo o valor investido e mais os juros, sejam eles pré ou pós-fixados, sem perda nenhuma.

A minha maior recomendação é investir através de bancos. Algumas corretoras independentes cobram taxas mais baratas de custódia e outras nem taxa cobram. Mas é muito mais seguro deixar seu dinheiro na mão de um banco que de uma corretora independente. As chances de um banco quebrar e levar todos os seus títulos pro buraco junto com ele são bem menores que as já pequenas chances de quebra das corretoras.

No mais, seja feliz. É o melhor investimento em renda fixa do Brasil.
Shin,

Desde que a sua transação com o tesouro tenha sido legítima e que seja possível consultar os extratos dos títulos no site do tesouro, por exemplo, acho que é impossível a corretora te "dar" um golpe, visto que é firmado um contrato com o tesouro nacional e a corretora é somente intermediador. Após a compra, a corretora não tem mais acesso ao dinheiro.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 16 Mar 2015 15:59

CassioBJJ escreveu:
Shin,

Desde que a sua transação com o tesouro tenha sido legítima e que seja possível consultar os extratos dos títulos no site do tesouro, por exemplo, acho que é impossível a corretora te "dar" um golpe, visto que é firmado um contrato com o tesouro nacional e a corretora é somente intermediador. Após a compra, a corretora não tem mais acesso ao dinheiro.
Isso é verdade. Desculpa. Errei. Hahaha. Confundi com as debêntures.

Os títulos do TN ficam sob a guarda da CBLC, não corretora.

Realmente tanto faz. A Easyinvest eu sei que não cobra taxa e é uma boa corretora.

Tarantino
Contato:

Mensagem por Tarantino » 16 Mar 2015 16:02

Shin escreveu:

Realmente tanto faz. A Easyinvest eu sei que não cobra taxa e é uma boa corretora.
Isso que eu ia falar, Tesouro Nacional você pode investir com qualquer um, não tem problema nenhum. Então é aconselhável procurar quem não cobra taxa. Estou com a Easynvest e todas as dúvidas que tenho eles me ajudaram até o momento.

TheCruiser
Contato:

Mensagem por TheCruiser » 16 Mar 2015 16:03

Editado pela última vez por TheCruiser em 26 Mar 2015 01:06, em um total de 1 vez.

Noob
Contato:

Mensagem por Noob » 16 Mar 2015 16:05

Hoje eu estou aplicado em LCA no BB e Bradesco. Zero poupança hoje. 84% e 80% do DI respectivamente.

Esperar os próximos meses e vou diversificar, vou alocar uma pequena parte, tipo 25 mil num fundo multimercado e outra parte em tesouro. Até lá vou lendo sobre tesouro.
Editado pela última vez por Noob em 16 Mar 2015 16:07, em um total de 1 vez.
“Tu, que descanso buscas com cuidado, no mar desta vida, tempestuoso, não esperes achar nenhum repouso, senão em Cristo Jesus crucificado “

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 16 Mar 2015 16:06

Tarantino escreveu:
Isso que eu ia falar, Tesouro Nacional você pode investir com qualquer um, não tem problema nenhum. Então é aconselhável procurar quem não cobra taxa. Estou com a Easynvest e todas as dúvidas que tenho eles me ajudaram até o momento.
Eu tenho alguns títulos Clear, porque é a corretora por onde opero na bolsa, e uso-os como garantia pra conta-margem no mercado de ações.

O resto tá no banco mesmo, guardado até o vencimento, provavelmente.

CassioBJJ
Contato:

Mensagem por CassioBJJ » 16 Mar 2015 16:07

Pra tesouro direto acho que a recomendação é escolher a corretora mais barata e, claro, não deixar o dinheiro de bobeira na conta da corretora. Comprei LTN no passado utilizando a rico e não tive problemas.
Shin escreveu:

Tarantino
Contato:

Mensagem por Tarantino » 16 Mar 2015 16:09

Shin escreveu:
Eu tenho alguns títulos Clear, porque é a corretora por onde opero na bolsa, e uso-os como garantia pra conta-margem no mercado de ações.

O resto tá no banco mesmo, guardado até o vencimento, provavelmente.
Paga quanto de corretagem? Essa semana estou pensando em dar meus primeiros passos na bolsa, nesse começo vou "brincar" com pouca grana. Será que a a easynvest é segura?

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 16 Mar 2015 16:15

Tarantino escreveu: Paga quanto de corretagem? Essa semana estou pensando em dar meus primeiros passos na bolsa, nesse começo vou "brincar" com pouca grana. Será que a a easynvest é segura?
Pago 7,50 fixo por ordem no mercado à vista.

Agora, cara, eu gosto da Clear, mas ela não é corretora pra iniciante. O foco dela é pra trader mais experiente.

Nunca operei pela Easyinvest mas tenho um amigo que usa e gosta. Das outras que usei acho que pra iniciante a Rico é a melhor. Eles têm uma galera muito boa que ensina análise técnica durante o pregão. Acho que é o melhor educacional de AT das corretoras. A corretagem é pouca coisa mais cara que a da Clear: 9,80 no mercado à vista e 4,50 no fracionário, salvo engano.

E exclusivamente sobre custo de operação, acho que a mais barata hoje é a MyCap. Tem pacote com ordem a 5 reais.

Responder