Morre José Santa Cruz, dublador de Dino da Silva Sauro, Magneto, Rúbeo Hagrid e outros personagens

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Fedor
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 9614
Registrado em: 13 Set 2014 17:54
Contato:

Morre José Santa Cruz, dublador de Dino da Silva Sauro, Magneto, Rúbeo Hagrid e outros personagens

Mensagem por Fedor » 26 Abr 2024 20:33

Morre José Santa Cruz, dublador de Dino da Silva Sauro, Magneto, Rúbeo Hagrid e outros personagens
Ator, dublador, radialista e humorista morrue no Rio aos 95 anos.

O ator, dublador, radialista e humorista José Santa Cruz, morreu hoje (26), aos 95 anos, no Rio de Janeiro, informou a Globo. O ator, que tinha doença de Parkinson e estava internado com uma broncopneumonia, deixa a esposa Ivane Maria Mendes Bastos, com quem foi casado por 72 anos e teve três filhos, Elaine Maria, Eliane Maria e Eduardo Luiz, todos falecidos.

José deixa ainda cinco netos e quatro bisnetos. Santinha, como era carinhosamente conhecido pelos amigos e companheiros de profissão, será velado neste sábado (27), no Cemitério da Penitência, em Botafogo.

Nascido em Picuí, Paraíba, José Santa Cruz começou sua carreira artística, ainda aos dezoito anos, ao substituir um amigo em uma rádio. A partir daí não parou mais. Estreou na televisão em 1960, na inauguração da TV Clube, em 1963 foi para a TV Tupi e na mesma época começou a atuar como dublador, antes de chegar na TV Globo, em 1971.

“Querida, cheguei”. É dele a voz que deu vida ao bordão que virou febre na década de 1990 – a frase falada pelo pai da ‘Família Dinossauros’, que iniciava cada episódio da série de sucesso, exibida pela TV Globo, que é lembrada até hoje por gerações de adultos e fãs de televisão. Como dublador, emprestou sua voz de timbre único para muitos personagens como Magneto nos filmes e desenhos X-Men, Rúbeo Hagrid na saga Harry Potter, J.Jameson nos filmes do Homem Aranha, do ator Danny DeVito na maioria de seus filmes, entre muitos outros incontáveis personagens.

Na Globo, fez 'Alô, Brasil!' 'Aquele Abraço' e 'Zé das Mulheres', na década de 70; 'O Bem Amado' e 'A Festa É Nossa', nos anos 80. Entre 2002 e 2015, viveu personagens como Jojoca, Barbosa, Manoelito, Costado e Tesourinha no 'Zorra Total' e entre 2017 e 2015 esteve no elenco do 'Zorra'. Seu papel mais recente na TV Globo foi um padre na novela 'Espelho da Vida', exibida em 2019.

Em 2015, participou da série ‘Os Experientes’, onde falou sobre a profissão de ator em uma entrevista. “Não há dificuldade nenhuma para mim em fazer algo que é sentido, seja o riso, seja o choro. É um sentimento humano, não vejo diferença entre fazer rir demais ou chorar demais. É o papel do ator, o ator tem que estar preparado para tudo isso. Eu sempre trabalhei no humor, e é importante fazer papéis mais sérios também. O comediante pode ser um dramático, de repente. E isso faz parte do ofício, um ator tem que ser completo. E eu amo o que faço, seja rir ou chorar’.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/ ... -rio.ghtml
Spoiler:
Imagem
7.000 - [url]https://forum.bjjforum.com.br/viewtopic.php?f=20&t=31176&start=1770[/url]

[img]https://i.ibb.co/1vQxYm8/tl.jpg[/img]

Online
Avatar do usuário
JackmAtAll
Admin
Admin
Mensagens: 25874
Registrado em: 20 Jan 2015 22:55
Contato:

Re: Morre José Santa Cruz, dublador de Dino da Silva Sauro, Magneto, Rúbeo Hagrid e outros personagens

Mensagem por JackmAtAll » 26 Abr 2024 21:05

RIP.

JAmeson é o melhor personagem de todos filmes do Homem aranha kkk

phpBB [video]
Auditor de tretas


Online
Avatar do usuário
Pegetto
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5913
Registrado em: 11 Out 2014 01:01
Contato:

Re: Morre José Santa Cruz, dublador de Dino da Silva Sauro, Magneto, Rúbeo Hagrid e outros personagens

Mensagem por Pegetto » 28 Abr 2024 17:26

Esse foi lenda da dublagem. Ele também dublou aquele maluco do 'Todo Mundo Odeia o Cris" que sempre falava "trágico".

Sem contar que ele era daquele tipo que era engraçado até na cara:

phpBB [video]
"Gostaria que houvesse uma maneira de saber que estamos nos bons e velhos tempos, antes de realmente deixá-los."

Online
Avatar do usuário
Kabeça Grande BJJ
Mensagens: 11421
Registrado em: 10 Abr 2017 12:09
Contato:

Re: Morre José Santa Cruz, dublador de Dino da Silva Sauro, Magneto, Rúbeo Hagrid e outros personagens

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 29 Abr 2024 06:17

A gente tem uns gênios subvalorizados.
Praticamente não tem trampo ruim do cara.
Artista na concepção exata da palavra.
Descanse em Riso!
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Sumofan69
Mensagens: 647
Registrado em: 07 Dez 2022 09:10
Contato:

Re: Morre José Santa Cruz, dublador de Dino da Silva Sauro, Magneto, Rúbeo Hagrid e outros personagens

Mensagem por Sumofan69 » 29 Abr 2024 06:49

Ele e Orlando Drummond foram os dois maiores dubladores da nossa historia. Uma perda irreparavel. Ele ja vinha aposentado mas mesmo assim da uma tristeza danada.

Online
Fedor Machida
Mensagens: 1985
Registrado em: 15 Out 2014 07:43
Contato:

Re: Morre José Santa Cruz, dublador de Dino da Silva Sauro, Magneto, Rúbeo Hagrid e outros personagens

Mensagem por Fedor Machida » 29 Abr 2024 09:51

Até aquela parada que ele fazia na Praça é Nossa e depois no Zorra onde ele usava a cantada do amigo dele na mina que tá do lado dele fora de contexto era maneiro.... RIP

Avatar do usuário
kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 21606
Registrado em: 20 Fev 2015 09:11
Contato:

Re: Morre José Santa Cruz, dublador de Dino da Silva Sauro, Magneto, Rúbeo Hagrid e outros personagens

Mensagem por kyo_spirit » 29 Abr 2024 11:11

Cara, o Brasil tem um histórico de dubladores incríveis e marcantes. Gente q faz vc preferir ver a coisa dublada do q o original.

Dae vc percebe o insulto que é qd os estúdios chamam Luciano Huck, Preta Gil, Felipe Dilon pra dublarem papéis de destaque....
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Avatar do usuário
Monsoon
Mensagens: 14409
Registrado em: 28 Dez 2020 11:38
Contato:

Re: Morre José Santa Cruz, dublador de Dino da Silva Sauro, Magneto, Rúbeo Hagrid e outros personagens

Mensagem por Monsoon » 29 Abr 2024 22:37

Pior que os personagens são tão diferentes que a gente nem percebe que é a mesma voz, tipo o Hagrid e o Magneto, eu nunca tinha reparado, e eu assisto quase tudo dublado.

Avatar do usuário
Jaisonn
Ombudsman
Ombudsman
Mensagens: 15479
Registrado em: 16 Jun 2019 15:36
Contato:

Re: Morre José Santa Cruz, dublador de Dino da Silva Sauro, Magneto, Rúbeo Hagrid e outros personagens

Mensagem por Jaisonn » 29 Abr 2024 22:43

Monsoon escreveu:
29 Abr 2024 22:37
Pior que os personagens são tão diferentes que a gente nem percebe que é a mesma voz, tipo o Hagrid e o Magneto, eu nunca tinha reparado, e eu assisto quase tudo dublado.
Eu também não sabia que o JJ Jameson era o Sr. Omar.

Maluco era bom.
"Eu arreguei (...)"
(JUNINHO, Puta do, 2022)
RF: pg. 3, Tóp. "MBL se envolve em fraude (...)"

Online
Avatar do usuário
Vitorino
Mensagens: 4204
Registrado em: 18 Mar 2017 16:32
Contato:

Re: Morre José Santa Cruz, dublador de Dino da Silva Sauro, Magneto, Rúbeo Hagrid e outros personagens

Mensagem por Vitorino » 30 Abr 2024 10:59

Nossa... Realmente é como falaram: o cara não tem um trabalho ruim ou meia boca. Que descanse em paz.
Synthwave & Retrowave
Deutsche als Fremdsprache

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Anom, Dance Comigo, El Cid, Fedor Machida, Johnny Ramone, LeoMatosJJ, Twiki e 253 visitantes