INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
lethalshot
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 4002
Registrado em: 19 Out 2014 17:44
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por lethalshot » 18 Jan 2024 12:47

Debulho escreveu:
18 Jan 2024 12:36
Não Letal, esse aí é o CDI acumulado nos últimos 12 meses. Taxa selic baixou e vai baixar mais.
Hoje CDI é 11,65 ao ano. LCI vai render uns 10,5 %.

Lembre-se que prefixado você precisa segurar até o vencimento pra receber a rentabilidade contratada. Se vender antes pode perder dinheiro, se a inflação subir você perde dinheiro. Nesse caso de prefixar muito melhor pegar um tesouro IPCA que vai te blindar da inflação.
sim , vc tem razão , é 11.65 % mesmo e 13.04 % é o acumulado dos ultímos 12 meses . Então , 90 % do CDI , isento de IR , significa 10.44 % ao ano . Sendo assim , estamos falando de 0.87 % por mês , quase 1% . Ainda assim acho mais fácil e mais vantajoso que Fiis , mas isso é muito de cada um , é de perfil de cada um mesmo . Eu , particularmente, não sairia de uma LCA me rendendo 0.87 % para um Fiis me rendendo 1 % . A diferença é muito pouca pra dor de cabeça , tempo e trabalho necessários para aportar corretamente em Fiis. Sobre prefixar , apenas citei , mas não tenho , as que eu tenho são pós-fixadas com apenas 3 meses de carência e a partir daí liquidez diária .
Editado pela última vez por lethalshot em 18 Jan 2024 12:57, em um total de 1 vez.

Debulho
Mensagens: 2496
Registrado em: 22 Out 2014 09:04
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por Debulho » 18 Jan 2024 12:51

lethalshot escreveu:
18 Jan 2024 12:47
sim , vc tem razão , é 11.65 % mesmo e 13.04 % é o acumulado dos ultímos 12 meses . Então , 90 % do CDI , isento de IR , significa 10.44 % ao ano . Sendo assim , estamos falando de 0.87 % por mês , quase 1% . Ainda assim acho mais fácil e mais vantajoso que Fiis , mas isso é muito de cada , é de perfil de cada um mesmo . Eu , particularmente, não sairia de uma LCA me rendendo 0.87 % para um Fiis me rendendo 1 % . A diferença é muito pouca pra dor de cabeça , tempo e trabalho necessários para aportar corretamente em Fiis. Sobre prefixar , apenas citei , mas não tenho , as que eu tenho são pós-fixadas com apenas 3 meses de carência e a partir daí liquidez diária .
Sim LCI é muito bom pra segurança e épocas de juros altos como agora.

Fiis foi bom comprar um tempo atrás pois estava barato, muita gente na renda fixa e deu pra comprar mta coisa q vai render 10, 12, 14% ao ano. Com pagamento mensal isento de imposto.

Ainda está bem barato mas não tanto como 1 ano atrás. Vale a pena diversificar.

FROST
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 3802
Registrado em: 16 Jun 2014 05:26
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por FROST » 18 Jan 2024 13:30

Alguém indica alguns fiis de tijolos e fiiagros?

Tenho uma dúvida quanto ao investimento na bolsa americana. Qual a vantagem de investir lá sendo que boa parte dos dividendos ficam para governo? Não acaba saindo mais rentável investir no Brasil?

Eu sei da proteção da moeda, só gostaria de entender melhor como essa conta fecha.

Avatar do usuário
relâmpagomcqueen
Mensagens: 2553
Registrado em: 10 Set 2020 21:11
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por relâmpagomcqueen » 18 Jan 2024 14:12

lethalshot escreveu:
18 Jan 2024 12:47
sim , vc tem razão , é 11.65 % mesmo e 13.04 % é o acumulado dos ultímos 12 meses . Então , 90 % do CDI , isento de IR , significa 10.44 % ao ano . Sendo assim , estamos falando de 0.87 % por mês , quase 1% . Ainda assim acho mais fácil e mais vantajoso que Fiis , mas isso é muito de cada um , é de perfil de cada um mesmo . Eu , particularmente, não sairia de uma LCA me rendendo 0.87 % para um Fiis me rendendo 1 % . A diferença é muito pouca pra dor de cabeça , tempo e trabalho necessários para aportar corretamente em Fiis. Sobre prefixar , apenas citei , mas não tenho , as que eu tenho são pós-fixadas com apenas 3 meses de carência e a partir daí liquidez diária .
Sei não mestre. Mas pra curto prazo - 3 meses - não está me parecendo nada vantajoso. Por que não coloca logo no título SELIC com liquidez imediata?
"Eu arreguei (...)"
(FERREIRA, DEJAIR NILE, 2021)
RF: pg.5, Tóp. "Witzel diz que bandido Moro (...)"

lethalshot
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 4002
Registrado em: 19 Out 2014 17:44
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por lethalshot » 18 Jan 2024 14:17

relâmpagomcqueen escreveu:
18 Jan 2024 14:12
Sei não mestre. Mas pra curto prazo - 3 meses - não está me parecendo nada vantajoso. Por que não coloca logo no título SELIC com liquidez imediata?
Hum , qual a rentabilidade mensal de um título tesouro SELIC com liquidez imediata ? Quanto é possível conseguir líquido por mês ? Nunca pesquisei muito Tesouro pois quando pesquisei ( de forma bem rasa , admito ) eu me deparava com um monte de títulos com liquidez de 2..3...4 anos e a rentabilidade era a mesma de um CDB com liquidez diária ... por isso logo me afastei da idéia . Ademais , a idéia de emprestar meu dinheiro para um governo como o nosso, me soa menos segura do que emprestar dinheiro para uma instituição como o Itaú que gera recorde bilionário de lucro , todo ano , há 300 anos . Mas eu colocaria no tesouro sim , contanto que me pagasse mais do que a LCA / LCI . Paga ?

Avatar do usuário
relâmpagomcqueen
Mensagens: 2553
Registrado em: 10 Set 2020 21:11
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por relâmpagomcqueen » 18 Jan 2024 14:24

lethalshot escreveu:
18 Jan 2024 14:17
Hum , qual a rentabilidade mensal de um título tesouro SELIC com liquidez imediata ? Quanto é possível conseguir líquido por mês ? Nunca pesquisei muito Tesouro pois quando pesquisei ( de forma bem rasa , admito ) eu me deparava com um monte de títulos com liquidez de 2..3...4 anos e a rentabilidade era a mesma de um CDB com liquidez diária ... por isso logo me afastei da idéia . Ademais , a idéia de emprestar meu dinheiro para um governo como o nosso, me soa menos segura do que emprestar dinheiro para uma instituição como o Itaú que gera recorde bilionário de lucro , todo ano , há 300 anos . Mas eu colocaria no tesouro sim , contanto que me pagasse mais do que a LCA / LCI . Paga ?
Numa breve simulação que fiz com R$10.000, com 90% de CDI para resgate em 01/03/2023:
LCI: R$ 12.327,60
Tesouro SELIC (descontado IR de 22,5%): R$ 12.227,18
Pouquíssima coisa, vale optar pela liquidez a meu ver.
"Eu arreguei (...)"
(FERREIRA, DEJAIR NILE, 2021)
RF: pg.5, Tóp. "Witzel diz que bandido Moro (...)"

lethalshot
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 4002
Registrado em: 19 Out 2014 17:44
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por lethalshot » 18 Jan 2024 14:32

relâmpagomcqueen escreveu:
18 Jan 2024 14:24
Numa breve simulação que fiz com R$10.000, com 90% de CDI para resgate em 01/03/2023:
LCI: R$ 12.327,60
Tesouro SELIC (descontado IR de 22,5%): R$ 12.227,18
Pouquíssima coisa, vale optar pela liquidez a meu ver.
Foi o que imaginei mestre . A diferença seria muito pouca , é basicamente a mesma coisa . No Tesouro Selic a liquidez é imediata sem nenhum tipo de perda ? PQ de fato na LCA / LCI vc tem que trancar o dinheiro por PELO menos 3 meses . Se o Tesouro Selic paga a mesma coisa da LCI / LCA ( ou 99.99 % da mesma , como vc mostrou na simulação ) talvez valha a pena colocar no tesouro para não ter esses 3 meses do dinheiro trancado que tem na LCI / LCA . Eu de fato , achava que esse tesouro SELIC tinha carência de 2-3 anos e caso fosse feito um resgate antes , a perda seria enorme.

lethalshot
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 4002
Registrado em: 19 Out 2014 17:44
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por lethalshot » 24 Jan 2024 15:50

quais são os bons canais de finanças que o pessoal segue ? Gosto do Charles Wicz ( Economista Sincero ) e do Fernando Ulrich

Debulho
Mensagens: 2496
Registrado em: 22 Out 2014 09:04
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por Debulho » 24 Jan 2024 16:25

lethalshot escreveu:
24 Jan 2024 15:50
quais são os bons canais de finanças que o pessoal segue ? Gosto do Charles Wicz ( Economista Sincero ) e do Fernando Ulrich
Para ações:
Canal do Holder
Primo Rico
Fundamentei
Top Ações

Investimento em geral:
Bruno Perini
Primo Rico
Me Poupe
Economista Sincero

Debulho
Mensagens: 2496
Registrado em: 22 Out 2014 09:04
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por Debulho » 24 Jan 2024 16:28

lethalshot escreveu:
18 Jan 2024 14:32
Foi o que imaginei mestre . A diferença seria muito pouca , é basicamente a mesma coisa . No Tesouro Selic a liquidez é imediata sem nenhum tipo de perda ? PQ de fato na LCA / LCI vc tem que trancar o dinheiro por PELO menos 3 meses . Se o Tesouro Selic paga a mesma coisa da LCI / LCA ( ou 99.99 % da mesma , como vc mostrou na simulação ) talvez valha a pena colocar no tesouro para não ter esses 3 meses do dinheiro trancado que tem na LCI / LCA . Eu de fato , achava que esse tesouro SELIC tinha carência de 2-3 anos e caso fosse feito um resgate antes , a perda seria enorme.
Tesouro selic tem liquidez imediata e IR regressivo.
Até 180 dias 22,5
De 181 a 360 dias 20,0
De 361 a 720 dias 17,5
Acima de 720 dias 15

Se resgatar antes de 30 dias paga IOF regressivo também.

Ytsejam
Mensagens: 2698
Registrado em: 01 Out 2014 16:23
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por Ytsejam » 24 Jan 2024 16:30

FROST escreveu:
18 Jan 2024 13:30
Tenho uma dúvida quanto ao investimento na bolsa americana. Qual a vantagem de investir lá sendo que boa parte dos dividendos ficam para governo? Não acaba saindo mais rentável investir no Brasil?
Mas dividendos são só uma parte da conta, inclusive as empresas de lá acabam retendo mais dinheiro e reinvestindo internamente ou fazendo programas de recompra de ações, o que geram maior valorização da ação para o sócio. As grandes multiplicadoras de capital lá pagam pouco dividendo. Só não sei como tá a questão de impostos pra vender ações com lucro no exterior, mudaram as regras fim do ano passado

A depender do horizonte temporal é até mais rentável investir por aqui, mas a vantagem de investir lá é a proteção de ter dólar + o fato do S&P500 já ser no geral um excelente investimento

Avatar do usuário
Dartagnan
Mensagens: 1825
Registrado em: 21 Ago 2019 16:40
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por Dartagnan » 24 Jan 2024 17:39

lethalshot escreveu:
24 Jan 2024 15:50
quais são os bons canais de finanças que o pessoal segue ? Gosto do Charles Wicz ( Economista Sincero ) e do Fernando Ulrich
Aqui do Brasil, o do José Kobori. Acho que é um dos poucos sérios e com bagagem acadêmica de fato pra falar o que diz no canal. Meu primeiro livro de análise fundamentalista foi dele, e também recomendo.

A maioria dos outros, alguns que os colegas citaram, eu já fui de acompanhar. Mas eles acabam apelando pro caminho fácil pra ganhar likes e seguidores: ficam indicando ações, ou pior, indicam ações dizendo que "não é recomendação de compra ou venda", ou entrando em polêmicas bobas. Até o Barsi, acho que por influência da filha, começou a escorregar nesse personagem em rede social. O Baster acho que fala alguma coisa válida vez ou outra, mas é meio galhofa...tudo do cara é "isso não faz diferença, isso não serve pra nada, isso não sei o que, não precisa estudar a empresa, etc...".

Fora o Kobori, um que eu seguiria de boa, seria o Buffett. Mas por óbvio, esse é justamente o que não tem tempo a perder em rede social, vendendo "cursos" e essas patifarias. O Kobori abre alguma turma bem de vez em quando... não deve passar de duas vezes no ano. E se você assistir os vídeos dele no canal, vai ver o quanto destoa a maneira dele falar pra maioria dos Youtubers.

Entenda uma coisa: quem é bom mesmo, não tá ensinando....salvo raríssimas exceções. Você nunca vai ver o Warren Buffett indicando publicamente ações pra comprar. A consultoria que ele faz na empresa dele é beeem outra conversa. Aliás, outro ótimo livro que recomendo é o que compila essas lições dele aos clientes da Berkshire Hatthaway. O livro é "Cartas de Warren Buffett".

lethalshot
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 4002
Registrado em: 19 Out 2014 17:44
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por lethalshot » 24 Jan 2024 19:12

Debulho escreveu:
24 Jan 2024 16:25
Para ações:
Canal do Holder
Primo Rico
Fundamentei
Top Ações

Investimento em geral:
Bruno Perini
Primo Rico
Me Poupe
Economista Sincero
Primo Rico e Me poupe eu passo longe mestre , não suporto ambos e aquela Natalia não sabe nada de nada . O primo rico tb é um idiota e tá cheio de vídeo dele ensinando como ficar milionário poupando R$ 25 por mês , não dá . Vou checar os outros que vc indicou .

lethalshot
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 4002
Registrado em: 19 Out 2014 17:44
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por lethalshot » 24 Jan 2024 19:16

Debulho escreveu:
24 Jan 2024 16:28
Tesouro selic tem liquidez imediata e IR regressivo.
Até 180 dias 22,5
De 181 a 360 dias 20,0
De 361 a 720 dias 17,5
Acima de 720 dias 15

Se resgatar antes de 30 dias paga IOF regressivo também.
Apenas o tesouro Selic tem liquidez imediata né ...os outros não , certo ?

É ...então é o seguinte ...Tanto Tesouro Selic como CDB com liquidez imediata , ambos tem IR regressivo . NA LCA e LCI é isento de IR e a liquidez é só após 3 meses no mínimo , que é pouco tempo . Acho que na real , a diferença entre esses 3 modos de renda fixa acaba sendo MUITO pouca coisa , pq a LCI / LCA vão pagar menos mas não tem IR , já o CDB / Tesouro SELIC vão pagar mais , porém com IR .....

A idéia de não pagar IR me agrada , é uma negociação minha com o banco apenas ( LCI / LCA ) . A merda do governo não mete o bedelho querendo o pedaço dele do bolo como faz em TUDO ....portanto me agrada muito esse estilo de investimento .
Editado pela última vez por lethalshot em 24 Jan 2024 20:42, em um total de 1 vez.

lethalshot
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 4002
Registrado em: 19 Out 2014 17:44
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por lethalshot » 24 Jan 2024 19:19

Dartagnan escreveu:
24 Jan 2024 17:39
Aqui do Brasil, o do José Kobori. Acho que é um dos poucos sérios e com bagagem acadêmica de fato pra falar o que diz no canal. Meu primeiro livro de análise fundamentalista foi dele, e também recomendo.

A maioria dos outros, alguns que os colegas citaram, eu já fui de acompanhar. Mas eles acabam apelando pro caminho fácil pra ganhar likes e seguidores: ficam indicando ações, ou pior, indicam ações dizendo que "não é recomendação de compra ou venda", ou entrando em polêmicas bobas. Até o Barsi, acho que por influência da filha, começou a escorregar nesse personagem em rede social. O Baster acho que fala alguma coisa válida vez ou outra, mas é meio galhofa...tudo do cara é "isso não faz diferença, isso não serve pra nada, isso não sei o que, não precisa estudar a empresa, etc...".

Fora o Kobori, um que eu seguiria de boa, seria o Buffett. Mas por óbvio, esse é justamente o que não tem tempo a perder em rede social, vendendo "cursos" e essas patifarias. O Kobori abre alguma turma bem de vez em quando... não deve passar de duas vezes no ano. E se você assistir os vídeos dele no canal, vai ver o quanto destoa a maneira dele falar pra maioria dos Youtubers.

Entenda uma coisa: quem é bom mesmo, não tá ensinando....salvo raríssimas exceções. Você nunca vai ver o Warren Buffett indicando publicamente ações pra comprar. A consultoria que ele faz na empresa dele é beeem outra conversa. Aliás, outro ótimo livro que recomendo é o que compila essas lições dele aos clientes da Berkshire Hatthaway. O livro é "Cartas de Warren Buffett".
Cara o Fernando Ulrich e Economista Sincero são bons de fato ....e estão ensinando , mas sim , eu concordo 100 % que são EXCEÇÕES .... 99 % não sabe porra nenhuma .

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: didigo, Djair Ferreira, o homem na estrada, onurBJJ e 417 visitantes