INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
relâmpagomcqueen
Mensagens: 2434
Registrado em: 10 Set 2020 21:11
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por relâmpagomcqueen » 07 Jan 2022 23:00

Hoje eu fiquei curioso pra entender o mercado, pois apesar do payroll decepcionante, a queda na taxa de desemprego aliado a um forte aumento dos salários reais fazem valer a aposta na alta antecipada dos juros pelo FED. Hoje o EWZ teve alta de 1,87%, enquanto o ETF dos emergentes teve alta de 0,85%, assim como a queda do dolar na mesma proporção. Não acredito numa reversão tão cedo, mas é um fato curioso, pois seria um momento oportuno pro mercado bater forte nas moedas periféricas. Por curiosidade, li dois artigos de fora indicando as oportunidades do mercado brasileiro.

Outro fato que tem me chamado a atenção são os bons desempenhos lá fora de empresas de energia, que hoje caìram após o payroll. Mesmo a exxon e chevron tendo bilhões investidos no Cazaquistão, suas ações estavam em tendência de alta pela crise energética na Europa. Estados Unidos está próximo do pico de demanda do gás natural ao mesmo tempo que bate recorde de exportação pra Europa. Industrias de aluminio de lá já reduziram a meta de produção. Acredito que o cenário seja positivo pra empresas brasileiras exportadoras, visto nossa fonte energética autossuficiente. Pode demorar pela instabilidade que estamos passando, mas o resultado pra mim é questão de tempo.
"Eu arreguei (...)"
(FERREIRA, DEJAIR NILE, 2021)
RF: pg.5, Tóp. "Witzel diz que bandido Moro (...)"

Avatar do usuário
Shin
Ombudsman
Ombudsman
Mensagens: 35860
Registrado em: 10 Out 2014 20:52
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por Shin » 08 Jan 2022 00:28

Migrar da bolsa pra renda fixa quando a bolsa tá baixa e fazer o caminho inverso quando a renda variável sobe é a pior estratégia do mundo; é literalmente comprar no topo e vender no fundo, a fórmula mais eficiente pra perder dinheiro, e no entanto é exatamente isso o que 90% das pessoas físicas e muito, muito analista fazem. É incrível, mas Kahneman explica. Hahahaha

Tem muita, mas muita oportunidade boa na bolsa; empresa sólida, com lucro crescente e mais de bi em caixa negociando a menos de 10x lucro, menos de 3x EBITDA.

Tudo vai depender do cenário futuro que vai começar a se desenhar nos próximos meses, conforme a campanha eleitoral acelerar. A maior âncora da bolsa é a política. A derrubada da última âncora fiscal com a PEC dos Precatórios, o abandono da agenda de reformas pelo atual governo e a sinalização de que ano que vem teremos populismo eleitoral, somado à indicação de que o próximo governo pode ser ainda pior, com a volta da nova matriz macroeconômica, contrarreformas e o populismo permanente têm pressionado demais os prêmios, exigido juros básicos mais elevados, pressionado o câmbio e, consequentemente, amassado muito os preços dos equities.

Hoje o único driver local capaz de causar um rali na bolsa é o crescimento de uma terceira via responsável nesse ano. Se isso acontecer e as pesquisas começarem a apontar pra uma probabilidade maior de rompimento da polarização entre os dois pesadelos e uma possibilidade de derrota de Lula e Bolsonaro, podemos ter um ano explosivo nesse 2022 na bolsa.

Ainda assim, tem muita coisa boa e barata hoje. Algumas distorções dos últimos anos inclusive estão sendo corrigidas, ótimas empresas que estavam caras demais agora já aparecem com um prêmio mais razoável. Se houver uma reversão considerável de expectativas, existe um bom espaço pra um novo rali ainda esse ano. Tudo vai depender, claro, de a política permitir o destravamento desse valor.
Editado pela última vez por Shin em 08 Jan 2022 00:32, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Jaisonn
Ombudsman
Ombudsman
Mensagens: 15245
Registrado em: 16 Jun 2019 15:36
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por Jaisonn » 08 Jan 2022 00:32

Shin escreveu:
08 Jan 2022 00:28
Migrar da bolsa pra renda fixa quando a bolsa tá baixa e fazer o caminho inverso quando a renda variável sobe é a pior estratégia do mundo; é literalmente comprar não topo e vender no fundo, a fórmula mais perfeita pra perder dinheiro, e no entanto é exatamente isso o que 90% das pessoas físicas, inclusive muito sellside. É incrível, mas Kahneman explica. Hahahaha

Tem muita, mas muita oportunidade boa na bolsa, empresa sólida, com lucro crescente e mais de bi em caixa negociando a menos de 10x lucro.

Tudo vai depender do cenário futuro que vai começar a se desenhar nos próximos meses, conforme a campanha eleitoral acelerar. A maior âncora da bolsa é a política. A derrubada da última âncora fiscal com a PEC dos Precatórios, o abandono da agenda de reformas pelo atual governo e a sinalização de que ano que vem teremos populismo eleitoral, somado à indicação de que o próximo governo pode ser ainda pior, com a volta da nova matriz macroeconômica, contrarreformas e o populismo têm pressionado demais os prêmios, exigido juros básicos mais elevados, pressionado o câmbio e, consequentemente, amassado os preços dos ativos financeiros.

Hoje o único driver local capaz de causar um rali na bolsa é o crescimento de uma terceira via responsável. Se isso acontecer e as pesquisas começarem a apontar pra uma probabilidade maior de rompimento da polarização e possibilidade de derrota de Lula e Bolsonaro, podemos ter um ano explosivo nesse 2022.

Ainda assim, tem muita coisa boa e barata hoje. Algumas distorções dos últimos anos inclusive estão sendo corrigidas, ótimas empresas que estavam caras demais agora já aparecem com um EV mais razoável. Se houver uma reversão considerável de expectativas, existe um bom espaço pra um novo rali ainda esse ano.
Cite umas empresas aí nesse naipe, mestre
"Eu arreguei (...)"
(JUNINHO, Puta do, 2022)
RF: pg. 3, Tóp. "MBL se envolve em fraude (...)"

Avatar do usuário
Shin
Ombudsman
Ombudsman
Mensagens: 35860
Registrado em: 10 Out 2014 20:52
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por Shin » 08 Jan 2022 00:33

Jaisonn escreveu:
08 Jan 2022 00:32
Cite umas empresas aí nesse naipe, mestre
Essa semana tô estudando a Simpar. Quase certo que vai entrar na minha carteira ainda esse mês.

Avatar do usuário
relâmpagomcqueen
Mensagens: 2434
Registrado em: 10 Set 2020 21:11
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por relâmpagomcqueen » 10 Jan 2022 10:36

Dados do IGP-M
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) avançou 1,41% na primeira prévia de janeiro, informou nesta segunda-feira (10) a Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado representa aceleração tanto diante da primeira prévia de dezembro (-0,22%) quanto na comparação com o resultado do mês fechado (0,87%). O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M) acelerou de deflação de 0,61% na prévia de dezembro para alta de 1,85% nesta leitura e puxou a aceleração do IGP-M. Em contrapartida, a FGV apurou alívios na taxas do Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M), de 0,97% para 0,19%, e do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M), de 0,51% para 0,30%.... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/es ... copiaecola
Aparentemente, dados bem ruim para as empresas. IPA em sentido oposto do IPC demonstra dificuldade de repassar custo pra ponta compradora, muito provavelmente pela fraca atividade econômica. Margens das empresas pressionadas.
"Eu arreguei (...)"
(FERREIRA, DEJAIR NILE, 2021)
RF: pg.5, Tóp. "Witzel diz que bandido Moro (...)"

Avatar do usuário
relâmpagomcqueen
Mensagens: 2434
Registrado em: 10 Set 2020 21:11
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por relâmpagomcqueen » 11 Jan 2022 09:58

Empresas de aço inoxidável e respectivos insumos renovando as máximas.
"Eu arreguei (...)"
(FERREIRA, DEJAIR NILE, 2021)
RF: pg.5, Tóp. "Witzel diz que bandido Moro (...)"

Avatar do usuário
relâmpagomcqueen
Mensagens: 2434
Registrado em: 10 Set 2020 21:11
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por relâmpagomcqueen » 14 Jan 2022 14:06

relâmpagomcqueen escreveu:
11 Nov 2021 11:50
Maior decepção foi CBAV3, com a empresa reportando prejuizo operacional mesmo com aluminío valorizado em +de 40%. Erraram a mão feio no hedge, desastre total.
O mundo dá voltas. CBAV3 que tinha sido um dos piores resultados pós divulgação dos resultados, hoje se tornou uma das melhores perfomances no curto prazo de minha carteira, com retorno de 18%. Fábricas de alumínio fechando as portas a rodo na Europa por causa do preço do gás natural. Alcoa investindo mais no Brasil a busca de energia limpa. Por outro lado, os preços foram amarrados até Dezembro pela CBAV, estando livre dos hedges a partir de Janeiro.

Realizei uma pequena parte do lucro pra aumentar posição em Sanepar (crise hídrica já superada praticamente) e comprar Hypera.

Falando do aspecto macro, está havendo uma discussão bem interessante no mercado internacional a respeito do Dolar x Mercados Emergentes. Correntes que se contrapõe sobre a tendência atual.
"Eu arreguei (...)"
(FERREIRA, DEJAIR NILE, 2021)
RF: pg.5, Tóp. "Witzel diz que bandido Moro (...)"

Avatar do usuário
rafanake
Mensagens: 2893
Registrado em: 01 Nov 2014 17:14
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por rafanake » 14 Jan 2022 14:34

relâmpagomcqueen escreveu:
14 Jan 2022 14:06
Falando do aspecto macro, está havendo uma discussão bem interessante no mercado internacional a respeito do Dolar x Mercados Emergentes. Correntes que se contrapõe sobre a tendência atual.
Querem é liquidez pra sair das bombas

slash
Mensagens: 5769
Registrado em: 24 Nov 2014 16:04
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por slash » 17 Jan 2022 20:49

Nubank está barata e vai subir igual um foguete news:

https://www.suno.com.br/noticias/nubank ... tau-itub4/
VSF

Avatar do usuário
R.SEFO
Mensagens: 1251
Registrado em: 10 Out 2014 07:17
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por R.SEFO » 18 Jan 2022 06:44

Nubank é caro pra caralho, até outro dia só dava prejuízo. Pode até subir igual um foguete porque o mercado é irracional, mas eu prefiro muito mais BIDI, JP Morgan, BPAC e até XP.

E como assinante arrependido da Suno Ações, eu não confio em nenhuma recomendação deles. Lembro de um video do Tiago Reis falando que Petrorio tava cara no final de 2020, quando a sua cotação ainda era de 33-39 reais, antes do split 1:5.
Imagem

SUICIDAL
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 657
Registrado em: 02 Out 2014 14:17
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por SUICIDAL » 19 Jan 2022 11:43

R.SEFO escreveu:
18 Jan 2022 06:44
Nubank é caro pra caralho, até outro dia só dava prejuízo. Pode até subir igual um foguete porque o mercado é irracional, mas eu prefiro muito mais BIDI, JP Morgan, BPAC e até XP.

E como assinante arrependido da Suno Ações, eu não confio em nenhuma recomendação deles. Lembro de um video do Tiago Reis falando que Petrorio tava cara no final de 2020, quando a sua cotação ainda era de 33-39 reais, antes do split 1:5.
Bom dia meu velho. E qual você recomenda além da Suno? Vejo que demoram muito para atualizar as carteiras.
Amanheceu mais uma vez, é hora de acordar para vencer!!!

Avatar do usuário
R.SEFO
Mensagens: 1251
Registrado em: 10 Out 2014 07:17
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por R.SEFO » 19 Jan 2022 13:37

SUICIDAL escreveu:
19 Jan 2022 11:43
Bom dia meu velho. E qual você recomenda além da Suno? Vejo que demoram muito para atualizar as carteiras.
Eu prefiro muito mais a Nord Research.

Claro que isso depende do perfil do investidor. No meu caso em específico eu não dou a mínima pra dividendo, sou mais value investor e gosto de possíveis tenbaggers, fico com as análises do Rafael Ragazi e do Bruce Barbosa.
Imagem

SUICIDAL
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 657
Registrado em: 02 Out 2014 14:17
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por SUICIDAL » 19 Jan 2022 16:49

R.SEFO escreveu:
19 Jan 2022 13:37
Eu prefiro muito mais a Nord Research.

Claro que isso depende do perfil do investidor. No meu caso em específico eu não dou a mínima pra dividendo, sou mais value investor e gosto de possíveis tenbaggers, fico com as análises do Rafael Ragazi e do Bruce Barbosa.
Realmente, bem diferente do meu perfil, procuro médio/longo prazo. Abração.
Amanheceu mais uma vez, é hora de acordar para vencer!!!

slash
Mensagens: 5769
Registrado em: 24 Nov 2014 16:04
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por slash » 21 Jan 2022 13:23

Nubank continua navegando para águas profundas.
Quando baixar de 4,00 me interessa.
VSF

Avatar do usuário
Shin
Ombudsman
Ombudsman
Mensagens: 35860
Registrado em: 10 Out 2014 20:52
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por Shin » 21 Jan 2022 16:53

Nubank é um negócio espetacular, com uma penetração imensa. O que eles fizeram, especialmente no Brasil, com todas as dificuldades especiais desse lugar, é notável. O problema é que o Nubank não consegue rentabilizar os depósitos dos clientes. Sofre muito com isso. A média de depósitos à vista é de 1.300 reais.

Apesar de ser uma empresa fantástica que realmente revolucionou o mercado bancário brasileiro, nada nesse mundo justificava o valuation do IPO. Valer mais que Bradesco, BB e Santander juntos era simplesmente ridículo.

Ainda tem muito pra cair.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Baby Face, Dillan Grau, Sensui Shinoba, The Griot e 221 visitantes