INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Shin
Ombudsman
Ombudsman
Mensagens: 35974
Registrado em: 10 Out 2014 20:52
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por Shin » 29 Jul 2022 14:46

Carrapeta escreveu:
29 Jul 2022 10:37
Mestre, se vc ganhasse na Mega-Sena, tipo uns 50 milhoes, considerando q vc tem um perfil conservador, qual seria a sua estratégia em relação a essa bolada?
Mestre, eu não sou conservador, não; pelo contrário, tenho um perfil até bastante agressivo. Mas se fosse e ganhasse na megasena, meteria 80% em renda fixa, 60% em TD e 20% diluído em CDBs variados pra diminuir o risco de crédito, e os outros 20% restantes em ações sólidas boas pagadoras de dividendos. E ia viver a vida morando seis meses em cada país e foda-se o mundo.

Assim dá pra travar hoje uma rentabilidade média da carteira em torno de 14% a.a, o que dá uns 0,4% ao mês reais (descontada a inflação) e líquidos de imposto de renda. Uns R$ 205 mil.

Qualquer coisa diferente disso seria mais risco e exigiria gestão ativa; ou seja, trabalhar gerindo esse dinheiro, provavelmente com um family office organizado.

Online
Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 9810
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por Carrapeta » 29 Jul 2022 21:05

Shin escreveu:
29 Jul 2022 14:46
Mestre, eu não sou conservador, não; pelo contrário, tenho um perfil até bastante agressivo. Mas se fosse e ganhasse na megasena, meteria 80% em renda fixa, 60% em TD e 20% diluído em CDBs variados pra diminuir o risco de crédito, e os outros 20% restantes em ações sólidas boas pagadoras de dividendos. E ia viver a vida morando seis meses em cada país e foda-se o mundo.

Assim dá pra travar hoje uma rentabilidade média da carteira em torno de 14% a.a, o que dá uns 0,4% ao mês reais (descontada a inflação) e líquidos de imposto de renda. Uns R$ 205 mil.

Qualquer coisa diferente disso seria mais risco e exigiria gestão ativa; ou seja, trabalhar gerindo esse dinheiro, provavelmente com um family office organizado.
Mestre, valeu demais pela explicação. Sempre muito bem fundamentada, por isso sou shinzete! :))

No caso, eu me expressei não muito preciso ali na minha questão a respeito de ser conservador em investimentos. Isso seria no hipotético Shin q ganhou na mega e não vc mesmo de fato. Mas vc de qualquer forma respondeu vestindo a roupagem q eu queria, muito obrigado mestre

Avatar do usuário
Shin
Ombudsman
Ombudsman
Mensagens: 35974
Registrado em: 10 Out 2014 20:52
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por Shin » 29 Jul 2022 21:53

Carrapeta escreveu:
29 Jul 2022 21:05
Mestre, valeu demais pela explicação. Sempre muito bem fundamentada, por isso sou shinzete! :))

No caso, eu me expressei não muito preciso ali na minha questão a respeito de ser conservador em investimentos. Isso seria no hipotético Shin q ganhou na mega e não vc mesmo de fato. Mas vc de qualquer forma respondeu vestindo a roupagem q eu queria, muito obrigado mestre
Hahahaha. Imagina, mestre! Qualquer coisa, estamos aqui.

Aliás, hoje uma tia minha, que não sabe nem ligar um computador, viu na TV uma notícia sobre a Mega Millions dos EUA pagando 1 bi usd, 5,16 bi brl, e me pediu pra fazer uma aposta pra ela pela internet. Acabou que no caminho fiz uma pra mim também. Hahahahaha. Acabei de receber o ticket. Já pensou? Sozinho eu teria quase 10% de todos os títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional disponibilizados no Tesouro Direto. Hahahahaha

Ytsejam
Mensagens: 2698
Registrado em: 01 Out 2014 16:23
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por Ytsejam » 01 Ago 2022 03:02

Monsoon escreveu:
29 Jul 2022 10:47
Tu não perguntou pra mim, mas a primeira coisa que eu faria é comprar uma casa em Las Vegas, e um Aston Martin!
Spoiler:
Imagem
Eu juntaria -49.9 milhões e compraria uma evoque

Avatar do usuário
Ittocs
Mensagens: 1308
Registrado em: 13 Set 2014 20:13
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por Ittocs » 01 Ago 2022 11:28

Com essas taxas de renda fixa acho até sem sentido aplicar na bolsa sem ter alcançado o teto do FGC, bancos como o C6 rendendo ipca +8,5, Xp não tão menos, acho improvável conseguir retornos superiores a isso no médio prazo com bolsa
A Man Got to Have a Code

Avatar do usuário
Shin
Ombudsman
Ombudsman
Mensagens: 35974
Registrado em: 10 Out 2014 20:52
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por Shin » 02 Ago 2022 17:10

Ittocs escreveu:
01 Ago 2022 11:28
Com essas taxas de renda fixa acho até sem sentido aplicar na bolsa sem ter alcançado o teto do FGC, bancos como o C6 rendendo ipca +8,5, Xp não tão menos, acho improvável conseguir retornos superiores a isso no médio prazo com bolsa
Depende do perfil e do objetivo de cada um. Pra quem quer garantir um bom rendimento anual sem risco, evidentemente o melhor é a renda fixa nessas taxas. Não tem o que discutir. Mas pra quem tem apetite a risco e quer uma oportunidade de multiplicar patrimônio, com visão de longo prazo, os melhores momentos pra investir na bolsa são justamente esses.

Quem tenta fazer market timing e compra ações no topo e migra pra renda fixa no fundo só se fode. Não existe caminho mais eficiente pra dilapidação patrimonial. É literalmente comprar no topo e vender no fundo nos dois mercados.

Avatar do usuário
R.SEFO
Mensagens: 1252
Registrado em: 10 Out 2014 07:17
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por R.SEFO » 03 Ago 2022 16:16

Ittocs escreveu:
01 Ago 2022 11:28
Com essas taxas de renda fixa acho até sem sentido aplicar na bolsa sem ter alcançado o teto do FGC, bancos como o C6 rendendo ipca +8,5, Xp não tão menos, acho improvável conseguir retornos superiores a isso no médio prazo com bolsa
Se não estou enganado a previsão de IPCA anualizada era de 8,8% em 2022 e pouco mais de 4% em 2023. Considerando que vc deve estar falando de CDB ainda tem o IR,

É um bom rendimento sim, mas é possível fazer melhor na bolsa inclusive.
Imagem

Avatar do usuário
relâmpagomcqueen
Mensagens: 2554
Registrado em: 10 Set 2020 21:11
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por relâmpagomcqueen » 04 Ago 2022 00:47

Ittocs escreveu:
01 Ago 2022 11:28
Com essas taxas de renda fixa acho até sem sentido aplicar na bolsa sem ter alcançado o teto do FGC, bancos como o C6 rendendo ipca +8,5, Xp não tão menos, acho improvável conseguir retornos superiores a isso no médio prazo com bolsa
Discussão muito válida.
Vamos trocar este IPCA por um pré-fixado de 15% para fins de comparação. Para ter um retorno de 100% eu precisaria de 05 anos (sem descontar I.R). Se a gente pegar, nominalmente, tantos os dados do ibovespa quanto do S&P, quando atingiu o fundo nas crises de 2000, 2008, 2020, veremos que no caso brasileiro o retorno de 100% sempre foi dentro de um período de 02 ano, enquanto o americano precisou de 05 anos na crise de 2000, e nas outras teve rentabilidade de 100% em menos de 02 anos. Obviamente, esta comparação é um tanto esdrúxula, pois ninguém vai ter aquele timing perfeito pra investir tudo bem no fundo da crise. Em contrapartida, com uma boa análise e paciência podemos montar uma carteira que supere e bem os índices da bolsa. Prio3 que muita gente surfou a onda teve retorno de + de 1000% desde a COVID.

Agora, uma coisa é certa a favor de quem prefere a renda fixa. A crise da 2008 zerou a inflação com a quebradeira, enquanto o da COVID não teve pressão inflacionária, o que ajudou muito pra uma recuperação recorde por meio do Q.E. Hoje, os Estados Unidos estão com uma inflação de 9%, que é assustador quando olhado historicamente. Se a recessão de fato se confirmar, a tendência desta vez é uma queda bem mais lenta, assim como uma recuperação mais lenta também. Por outro lado, pelo custo de oportunidade, quem estiver no tesouro SELIC para fins de liquidez, diminui e bem a desvantagem pros pré-fixados.
"Eu arreguei (...)"
(FERREIRA, DEJAIR NILE, 2021)
RF: pg.5, Tóp. "Witzel diz que bandido Moro (...)"

Avatar do usuário
Ittocs
Mensagens: 1308
Registrado em: 13 Set 2014 20:13
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por Ittocs » 04 Ago 2022 11:19

A bolsa não caiu mto desde seu último max de 130, passou para hj 105, além do fato de como citado ninguem ter o timing perfeito, esperar q após essa crise a bolsa alcance rapidadmetne um retorno de 100% considero wishful thinking já q ela não caiu mto, além disso a tendencia é pela lenta queda da inflação americana o q deve provocar juros altos por um bom tempo bem como recessão, some-se isso a guerra na ucrânia q tb acentua a recessão e pressiona a inflação; portanto acredito q bolsa deve andar de lado/ caindo por um bom tempo ainda, com base nisso apliquei uma boa grana na renda fixa para médio prazo( mais de um ano, menos de 5) pois a rentabilidade na minha opniao não seria alcançada pela bolsa nesse período.
Obs: Os bancos e corretoras já diminuiram essas taxas de renda fixa, acho q viram q pesaram mto a mão, não tenho visto ipca+8, se alguem souber dá o toque.
Obs: Não quer dizer q tirei todo o meu dinheiro do variável, somente q os ultimos aportes q fiz destinei para a fixa, tanto pelo retorno quanto pela segurança nesses temps incertos q combaram forte
A Man Got to Have a Code

Avatar do usuário
relâmpagomcqueen
Mensagens: 2554
Registrado em: 10 Set 2020 21:11
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por relâmpagomcqueen » 04 Ago 2022 11:24

Ittocs escreveu:
04 Ago 2022 11:19
Obs: Os bancos e corretoras já diminuiram essas taxas de renda fixa, acho q viram q pesaram mto a mão, não tenho visto ipca+8, se alguem souber dá o toque.
Desaceleração pontual da inflação + perspectiva de postura hawkish do FED menos agressiva.
"Eu arreguei (...)"
(FERREIRA, DEJAIR NILE, 2021)
RF: pg.5, Tóp. "Witzel diz que bandido Moro (...)"

Avatar do usuário
R.SEFO
Mensagens: 1252
Registrado em: 10 Out 2014 07:17
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por R.SEFO » 04 Ago 2022 11:44

Mercado hoje animado acreditando que o ciclo de elevação dos juros tenha se encerrado, especialmente apos o Copom anunciar que se aumentar a Selic ( pode não acontecer) será de mais 25 bps.
Imagem

Avatar do usuário
Monsoon
Mensagens: 14319
Registrado em: 28 Dez 2020 11:38
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por Monsoon » 04 Ago 2022 12:04

Ittocs escreveu:
04 Ago 2022 11:19
A bolsa não caiu mto desde seu último max de 130, passou para hj 105, além do fato de como citado ninguem ter o timing perfeito, esperar q após essa crise a bolsa alcance rapidadmetne um retorno de 100% considero wishful thinking já q ela não caiu mto, além disso a tendencia é pela lenta queda da inflação americana o q deve provocar juros altos por um bom tempo bem como recessão, some-se isso a guerra na ucrânia q tb acentua a recessão e pressiona a inflação; portanto acredito q bolsa deve andar de lado/ caindo por um bom tempo ainda, com base nisso apliquei uma boa grana na renda fixa para médio prazo( mais de um ano, menos de 5) pois a rentabilidade na minha opniao não seria alcançada pela bolsa nesse período.
Obs: Os bancos e corretoras já diminuiram essas taxas de renda fixa, acho q viram q pesaram mto a mão, não tenho visto ipca+8, se alguem souber dá o toque.
Obs: Não quer dizer q tirei todo o meu dinheiro do variável, somente q os ultimos aportes q fiz destinei para a fixa, tanto pelo retorno quanto pela segurança nesses temps incertos q combaram forte
Wishful thinking, Mestre? Não sabia que investir no mercado era uma prática esotérica. Deve ser mais fácil do que eu imaginei!

Avatar do usuário
Shin
Ombudsman
Ombudsman
Mensagens: 35974
Registrado em: 10 Out 2014 20:52
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por Shin » 04 Ago 2022 14:53

Ittocs escreveu:
04 Ago 2022 11:19
A bolsa não caiu mto desde seu último max de 130, passou para hj 105, além do fato de como citado ninguem ter o timing perfeito, esperar q após essa crise a bolsa alcance rapidadmetne um retorno de 100% considero wishful thinking já q ela não caiu mto, além disso a tendencia é pela lenta queda da inflação americana o q deve provocar juros altos por um bom tempo bem como recessão, some-se isso a guerra na ucrânia q tb acentua a recessão e pressiona a inflação; portanto acredito q bolsa deve andar de lado/ caindo por um bom tempo ainda, com base nisso apliquei uma boa grana na renda fixa para médio prazo( mais de um ano, menos de 5) pois a rentabilidade na minha opniao não seria alcançada pela bolsa nesse período.
Obs: Os bancos e corretoras já diminuiram essas taxas de renda fixa, acho q viram q pesaram mto a mão, não tenho visto ipca+8, se alguem souber dá o toque.
Obs: Não quer dizer q tirei todo o meu dinheiro do variável, somente q os ultimos aportes q fiz destinei para a fixa, tanto pelo retorno quanto pela segurança nesses temps incertos q combaram forte
A bolsa caiu muito da máxima histórica, cerca de 31% em dólar, mas não é por isso que ela está barata. Graças à inflação, os múltiplos hoje estão em patamares próximos do fundo de 2008.

lethalshot
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 4002
Registrado em: 19 Out 2014 17:44
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por lethalshot » 05 Ago 2022 01:40

Shin escreveu:
02 Ago 2022 17:10
Depende do perfil e do objetivo de cada um. Pra quem quer garantir um bom rendimento anual sem risco, evidentemente o melhor é a renda fixa nessas taxas. Não tem o que discutir. Mas pra quem tem apetite a risco e quer uma oportunidade de multiplicar patrimônio, com visão de longo prazo, os melhores momentos pra investir na bolsa são justamente esses.

Quem tenta fazer market timing e compra ações no topo e migra pra renda fixa no fundo só se fode. Não existe caminho mais eficiente pra dilapidação patrimonial. É literalmente comprar no topo e vender no fundo nos dois mercados.
Mas quem seria o idiota que iria comprar ações no topo e depois migrar pra CDB e tesouro com a selic a 2 % ? Porra , tem que ser um FDP de um imbecil pra fazer tudo o OPOSTO do que deve ser feito .

A verdade é que com a selic a quase 14 % e qualquer banco pagando 100 % do CDI ( no mínimo ) e ainda com liquidez diária , qualquer outro investimento passa a não fazer mais sentido . Nem mesmo o tesouro ao meu ver . Quando a selic cair , aí a história é outra mas do jeito que está é CDB e acabou .

Claro que o momento pra comprar ações me parece ser razoavelmente bom tb , mas aí é investimento pra SUPER longo prazo .

The Griot
Mensagens: 4604
Registrado em: 01 Out 2014 16:46
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por The Griot » 06 Ago 2022 18:49

EMPRESA QUE PATROCINOU O FLOW PODCAST DÁ CALOTE ESTIMADO EM R$ 100 MILHÕES EM CLIENTES

A consultora financeira LTW cresceu exponencialmente enquanto bombava o Flow, mas hoje clientes que aplicaram dinheiro sequer têm como contatar a empresa.

https://theintercept.com/2022/08/04/flo ... 0-milhoes/

Incrível como o Flow só atrai picareta.

Se o golpe dessa LTW foi de 100 milhões, quero ver o tamanho da ronca que vai ser quando cair a Blaze

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Alekson lima, Anom, Azagthoth, Clay, Debulho, Dillan Grau, Latino, POBRELOKO, Sarruf 84, Turbo, Twiki, Velho_Logan e 394 visitantes