INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
SUICIDAL
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 683
Registrado em: 02 Out 2014 14:17
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por SUICIDAL » 06 Jun 2021 11:36

Vamos partir de três empresas boas com ROE de 15% cada uma, sem dívidas, cada uma atuando dentro de uma franchise*, ou seja, com vantagem competitiva durável e possibilidade de reinvestir dentro de core business ou negócios adjacentes na mesma taxa de retorno (ou seja, patrimônio adicional aufere mesmo ROE). Em resumo: empresas BOAS, cujo destino vai ser alterado só pelo payout. Todas com histórico até hoje parecido, mais de 5 anos de lucros consistentes, setores comparáveis, small caps com amplo espaço para crescer e negociadas nos seguintes parâmetros: LPA 0,375, P/L 14, VPA 2,5, Preço por ação 5,25 (parâmetros aleatórios consistentes com qualquer empresa da bolsa). Então cada uma coloca um compromisso diferente no estatuto:

EMPRESA A) Crescimento S.A., se compromete a reinvestir os lucros no negócio (dividend yield 0%, DPA 0).

EMPRESA B) Padrãozinho S.A. tem fundos de pensão maduros no bloco de controle que precisam de proventos, se compromete a pagar 50% do lucro em dividendos todos os anos por 30 anos (dividend yield 3,6%, DPA 0,19);

EMPRESA C) Rolinho S.A. tem um controlador sedento por fluxo de caixa aqui e agora, se compromete a pagar 95% do lucro em dividendos todos os anos por 30 anos (dividend yield 6,8%, DPA 0,36).

Você pode até imaginar que são empresas idênticas, a mesma empresa com mesmo nome e produtos, apenas em 3 universos paralelos, em cada universo tiveram uma política diferente de dividendos. Tudo nelas é idêntico, o sucesso delas vai ser o mesmo (cada real retido na empresa vai retornar o mesmo ROE em termos de incremento de lucro).

Você tem R$5.250 para comprar mil ações de alguma delas e segurar por 30 anos, qual compra? Qual delas vai ter maior retorno após 30 anos - considerando reinvestimento de dividendos para as que pagarem? Será que é tudo igual se reinvestir os dividendos? Quem é caçador de investimentos voa direto na de 6,8% de yield igual mosca buscando esterco, mas termina como?

Segue o resultado final:

Segue o resultado ao longo do tempo:




A conclusão é óbvia: o pagamento de dividendos fez os acionistas de B e C mais pobres em relação à A. Quem caçar dividendos vai se agarrar na empresa C e perder dinheiro.

São exatamente as mesmas empresas. Mesmos parâmetros iniciais e mesmo sucesso no reinvestimento do lucro, a única diferença é a taxa de retenção e reinvestimento do lucro no próprio negócio. A empresa A, que reteve e reinvestiu todo o lucro entregou 66x o capital, típica empresa de crescimento. Já a empresa B que pagou quase tudo em dividendos entregou 9x mesmo usando a totalidade dos dividendos para comprar mais ações.

Por que isso aconteceu com as empresas? O acionista da Empresa C terminou com mais de 7 mil ações dela, mas de uma empresa com LPA de apenas 0,47 pois não havia capital para investir na expansão dos negócios. Já o acionista da Empresa A terminou com as mesmas 1000 ações, mas com LPA de 24,83 pois reinvestiu no negócio.

O reinvestimento dos dividendos entrega menos valor que a simples retenção primária na empresa pois é raríssimo (eu nunca vi) uma empresa boa ser listada com P/VPA de 1 ou menos, e qualquer múltiplo maior que 1 significa que receber dividendos e comprar mais ações será desvantajoso frente à empresa reter e reinvestir diretamente. Claro que alguém pode garimpar algum exemplo de empresa boa que em algum momento não esteve negociada assim, tanto faz, em 99,9% do tempo vão ter essa característica e a mensagem se mantém. E eu ainda fui bem conservador nos múltiplos, na prática quanto melhor for a empresa mais os dividendos vão te deixar pobre pois os múltiplos na prática são mais esticados que os do exercício, o que aumentaria a diferença. Ou seja: quanto melhor a empresa, mais a retenção do lucro vai ser vantajosa e o dividendo vai ser desvantajoso.

Vou repetir para quem não leu direito: quanto melhor for a empresa mais os dividendos vão te deixar pobre.

E se depois de 30 anos todas começam a pagar 90% de payout (A e B atingem maturidade)? Segue o resultado de renda passiva anual que cada uma daria com payout de 90%:



Ou seja, quem ficou caçando dividendos terminou com menos renda de dividendos. Isso já foi demonstrado aqui na Bastter. Essa é a cereja do bolo: se o seu objetivo é maximizar dividendos, não fique caçando dividendos. Empresas boas de crescimento terminam pagando mais dividendos em sua maturidade.

Segue a memória de cálculo para fins de referência: https://i.imgur.com/l8KbzkZ.png

A empresa C poderia alavancar com dívida para crescer mesmo com payout alto? Poderia. Mas para manter a comparação justa, fazendo a mesma alavancagem nas outras duas empresas vai fazer a C perder da mesma forma pois o total de reinvestimento próprio + terceiros ainda seria menor na empresa C. O exercício é sem dívida e sem inflação para simplificar o exemplo, mas pode colocar dívida e inflação no meio que haverá o mesmo resultado. Pode fazer a cotação ser uma senóide em volta de preço junto que vai ser o mesmo resultado. Pode considerar teste de sensitividade para diversos cenários de juros afetando valuation que vai ser o mesmo resultado. A empresa que retém todo o lucro e reinveste com alto retorno vai entregar mais retorno ao acionista que outra que, ceteris paribus, paga muitos dividendos.

Isso não é invenção minha, já é conhecimento difundido aqui na Bastter. Eu apenas fiz um exemplo ilustrado e um título chamativo mas verdadeiro. Sempre dizemos que dividendos tanto faz, na verdade é até pior: em empresas boasdividendos te deixam mais pobre que não-dividendos se a empresa podia reter e reinvestir.

Quem cita algo parecido é Warren Buffet em suas letters: “The best business to own is one that — over an extended period — can employ large amounts of incremental capital at very high rates of return.” . Sempre que uma empresa paga dividendos, seja por razão real de negócios como não ter projetos de investimento atrativos, ou por uma razão externa aos negócios como acordo de acionistas ou controlador quebrado exigindo dividendos (lembram da OI? Eletrobrás?), ela estará gerando menos valor ao acionista que o best business to own que retém TUDO e reinveste. E ainda falando em Buffet: a Berkshire Hathaway foi uma máquina de fazer milionários justamente por ser uma máquina de reter capital e reinvestir bem. Se pagasse dividendos não teria nem perto o crescimento histórico que obteve.

Isso não é difícil de verificar no mundo real como acontece. Quantos de vocês já trabalharam em setor financeiro ou consultoria em alguma empresa real? Quem já teve qualquer contato com as aprovações de investimentos para o ano seguinte sabe que é comum ver TIRs acima de 20%, sejam em projetos pequenos como o retrofit de uma máquina, sejam em projetos grandes como nova fábrica, nova linha de produtos, comprar um concorrente, etc. A questão é: as opções de investimento atrativo em uma empresa costumam ser maiores e com melhor retorno que as opções que um pequeno investidor vai ter diante de si no mercado de capitais, e a empresa só deve pagar dividendos caso tenha excesso de caixa e não tenha nenhum projeto atrativo na relação risco-retorno para o presente ou no horizonte próximo.

Mas então por que existe a tara por dividendos? Simples: por motivos históricos.

1) Motivos históricos mundiais: no passado os balanços das empresas não eram exatamente confiáveis, as auditorias não eram exatamente precisas e o dividendo era a única materialização confiável do direito econômico do acionista. Junto com o lucro contábil dos últimos 10, 15 ou 20 anos era sempre observado também o dividendo por ação, que para uma empresa ser considerada boa devia ser pago todos os anos, em quantidades crescentes. Já fazem algumas décadas (mais nos EUA, menos no BR) que não é necessário se agarrar a dividendos, os balanços são suficientemente confiáveis para serem usados como parâmetro. Essa tara já caiu nos EUA principalmente pela taxação de dividendos, pagar dividendo destrói valor quando comparado com recompra (e para lá nos vamos, aparentemente, no Brasil em breve).

2) Motivos históricos no Brasil: nos '70 e '80, com inflação galopante, a análise de balanços era sempre muito mais difícil e prejudicada, e nosso mercado de capitais era um ovo, com enormes distorções. O que havia de concreto era calcular dividend yield em dólar. Por que deu certo? Justamente por época de grande incerteza e mercado de pouca liquidez haviam enormes distorções, era comum pegar empresas com 20%+ de yield em dólar, distorções que não existem mais. Eu já ouvi dinossauros da bolsa me falando em yields de 20% e achava que era história de pescador, só acreditei depois de ler o livro do Décio Bazin que mostra justamente isso (livro recomendado a todos, peça de história do mercado de capitais nacional).

AVISO AOS BURROS: não é pra se deslumbrar com isso e considerar que payout correto é 0,00%. Se a manada 1 corre atrás de dividendos, não seja a manada 2 que quer ir contra mas termina perdendo mais ainda. Dividendos não são ruins nem bons per se. A empresa reter e investir com sucesso gera mais valor - mas isso pode não ser possível para aquela empresa naquele momento. A decisão correta depende da gestão. Se não há projetos - de todos os níveis, sejam operacionais, táticos ou estratégicos - com taxa de retorno atrativa frente aos riscos a empresa vai devolver o lucro aos acionistas na forma de dividendos e isso é o correto a fazer. Além disso algumas empresas trabalham crescimento com dívida e pagam boa parte do lucro em dividendos (ex: Taesa, Fleury, etc), também não quer dizer ser necessariamente ruim nem bom, se a empresa não tiver projetos nos quais aplicar o capital adicional que a retenção traria (além do que já investiu com alavancagem) então está correto pagar, caso contrário está destruindo valor. O resumo é: invista em empresas boas em cuja gestão você confie, dessa forma não importa se pagar ou não dividendos, você ao se tornar sONcio aceita que estão tomando a melhor decisão naquele momento.

* há teorias que indicam que crescimento fora de franchise, fora de vantagem competitiva durável, é meramente empilhar capital portanto sem valor econômico real, por isso do exemplo usar essa condição.

Obs: https://bastter.com/mercado/forum/88457 ... resas-boas
Amanheceu mais uma vez, é hora de acordar para vencer!!!

Online
Avatar do usuário
relâmpagomcqueen
Mensagens: 2526
Registrado em: 10 Set 2020 21:11
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por relâmpagomcqueen » 06 Jun 2021 12:29

SUICIDAL escreveu:
06 Jun 2021 11:36
Essa tese do Blastter tem vasto fundamento acadêmico: teoria do pássaro na mão de Gordon e Litner x teoria do Efeito Clientela de Muller e Modigliani. Outro dia vi o tal do professor Vicente Guimarães dizendo que é ihadmissível investir em empresas que nao pagam dividendos. Detalhe: diz ser doutor em economia (que em tese deveria ter estudadio a fundo sobre a temática de sua área).
"Eu arreguei (...)"
(FERREIRA, DEJAIR NILE, 2021)
RF: pg.5, Tóp. "Witzel diz que bandido Moro (...)"

slash
Mensagens: 5769
Registrado em: 24 Nov 2014 16:04
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por slash » 10 Jun 2021 14:14

B3SA3 chegou no fundo do poço e entrou no porão.
Os tubas largaram as redes e estão pegando a sardinhada de mão cheia.
VSF

SUICIDAL
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 683
Registrado em: 02 Out 2014 14:17
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por SUICIDAL » 10 Jun 2021 15:49

slash escreveu:
10 Jun 2021 14:14
B3SA3 chegou no fundo do poço e entrou no porão.
Os tubas largaram as redes e estão pegando a sardinhada de mão cheia.
Poxa, monopólio fudido, fora que entregou péssimos resultados. Vamos ver com essa intenção da XP em abrir uma nova "bolsa" eles se mexem.
Amanheceu mais uma vez, é hora de acordar para vencer!!!

mendonka
Mensagens: 594
Registrado em: 13 Out 2014 20:54
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por mendonka » 23 Jun 2021 17:36

porra, FIIs tbm só derretendo...o cara foca no dividendo, mas a cota ir baixando mês a mês complica...
Imagem

Avatar do usuário
rafanake
Mensagens: 2893
Registrado em: 01 Nov 2014 17:14
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por rafanake » 23 Jun 2021 17:42

mendonka escreveu:
23 Jun 2021 17:36
porra, FIIs tbm só derretendo...o cara foca no dividendo, mas a cota ir baixando mês a mês complica...
No Atual momento, não tem como comprar FII mesmo, Juros subindo sem previsão da parada ainda, vai ficar difícil para os gestores conseguir bater os títulos públicos.
Além do mais Já estão precificando a taxação dos rendimentos... Eu vacilei, deveria ter vendido lá quando estavam ventilando o assunto.

mendonka
Mensagens: 594
Registrado em: 13 Out 2014 20:54
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por mendonka » 24 Jun 2021 09:25

rafanake escreveu:
23 Jun 2021 17:42
No Atual momento, não tem como comprar FII mesmo, Juros subindo sem previsão da parada ainda, vai ficar difícil para os gestores conseguir bater os títulos públicos.
Além do mais Já estão precificando a taxação dos rendimentos... Eu vacilei, deveria ter vendido lá quando estavam ventilando o assunto.
Sim mano o mercado ta prevendo isso crto, galera fica orando Longo Prazo, mas o cara ver a cota derretendo mais rápido que o DY dá de retorno é foda...
até baixei uns PM em alguns pontos, mas atualmente nao aporto mais ali, vou esperar...veremos o que vai dar...
Imagem

Avatar do usuário
R.SEFO
Mensagens: 1252
Registrado em: 10 Out 2014 07:17
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por R.SEFO » 24 Jun 2021 12:14

mendonka escreveu:
24 Jun 2021 09:25
Sim mano o mercado ta prevendo isso crto, galera fica orando Longo Prazo, mas o cara ver a cota derretendo mais rápido que o DY dá de retorno é foda...
até baixei uns PM em alguns pontos, mas atualmente nao aporto mais ali, vou esperar...veremos o que vai dar...
Eu não gosto nem um pouco de FIIs por esse motivo.

Uma vez eu peguei alguns dos principais FIIs do mercado e fiz um comparativo com o preço de mercado deles de 1 ano atrás. Incrivel como naquele momento a maioria valia menos do que o valor de mercado de 365 dias.

Fiz o mesmo para algumas ações boas pagadoras de dividendo (Taesa, Engie,Vivo, etc) e isso não ocorria.
Imagem

Avatar do usuário
rafanake
Mensagens: 2893
Registrado em: 01 Nov 2014 17:14
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por rafanake » 24 Jun 2021 16:18

E o rolo com o PQDP11?
To de olho aqui, pode ser que pinte uma oportunidade boa visando o longo prazo.

Petição pra isenção de IR, Quem puder assina ai, a meta é 20k votos, que obriga os FDP a analisar.
https://www12.senado.leg.br/ecidadania/ ... voto=favor

The Griot
Mensagens: 4596
Registrado em: 01 Out 2014 16:46
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por The Griot » 24 Jun 2021 19:20

rafanake escreveu:
24 Jun 2021 16:18
E o rolo com o PQDP11?
O que está rolando?

Átropos
Mensagens: 102
Registrado em: 09 Dez 2014 17:45
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por Átropos » 24 Jun 2021 21:08

Alguém tem uma dica boa de empresa de valor (com bons fundamentos) com boa possibilidade de swing trade no curto/médio prazo? Ou alguma fonte de pesquisa? Quero fazer uns trades à parte da minha carteira de ações de valor, com um valor que não vou precisar.

slash
Mensagens: 5769
Registrado em: 24 Nov 2014 16:04
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por slash » 24 Jun 2021 22:24

Falando de FIIs: Compre ao som dos canhões news.
Tem vários fiis bons no VP e abaixo, neguinho tudo vendendo no pavor, dai quando subir vão voltar pagando caro.
Garimpando tem bastante coisa boa.
VSF

mendonka
Mensagens: 594
Registrado em: 13 Out 2014 20:54
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por mendonka » 25 Jun 2021 09:28

R.SEFO escreveu:
24 Jun 2021 12:14
Eu não gosto nem um pouco de FIIs por esse motivo.

Uma vez eu peguei alguns dos principais FIIs do mercado e fiz um comparativo com o preço de mercado deles de 1 ano atrás. Incrivel como naquele momento a maioria valia menos do que o valor de mercado de 365 dias.

Fiz o mesmo para algumas ações boas pagadoras de dividendo (Taesa, Engie,Vivo, etc) e isso não ocorria.
pois é, agr é certamente a mesma situação que vc colocou, com certeza.
estou posicionado em alguns dos grandes e ta derretendo, essa conversa de taxar dividendo ta fazendo o pessoal correr e a cota ir pro chão...O que eu ja tenho aportado nao venderei, mas vou escolher bem eventual FIIs pra aporte agr...
Imagem

Avatar do usuário
rafanake
Mensagens: 2893
Registrado em: 01 Nov 2014 17:14
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por rafanake » 25 Jun 2021 12:51

The Griot escreveu:
24 Jun 2021 19:20
O que está rolando?
O Mesmo que aconteceu com o ABCP, o fundo corre o risco de ser desenquadrado por possuir um cotista com uma % maior que o previsto em lei, dessa forma o fundo teria que pagar uma multa absurda pois nunca recolheu IR pois era isento...

Devido a isso o fundo esta despencando com força, ai se vc levar em conta a potencialização por causa do Setor ter sido o mais impactado pelo Covid, a alta da selic e a possível taxação dos rendimentos...

Dependendo de quanto cair, acho que até da pra tentar especular um pouco pra conseguir pegar um forte pullback, o shopping é Classe A, se passar ileso do questionamento da CVM vai voltar com força, mas é um movimento arriscado pra kct

Esolf
Mensagens: 1292
Registrado em: 04 Out 2014 19:45
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por Esolf » 25 Jun 2021 13:32

slash escreveu:
24 Jun 2021 22:24
Falando de FIIs: Compre ao som dos canhões news.
Tem vários fiis bons no VP e abaixo, neguinho tudo vendendo no pavor, dai quando subir vão voltar pagando caro.
Garimpando tem bastante coisa boa.
passa os tickers pros parças hehehe

Responder