Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Sensui Shinoba
Mensagens: 765
Registrado em: 21 Fev 2016 16:12
Contato:

Re: Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Mensagem por Sensui Shinoba » 16 Dez 2023 23:51

NOGI escreveu:
16 Dez 2023 15:23
Quanto a luta.Na primeira luta (não vi a 2)a valentina estava podre de cansada quando recebeu o mataleao ou neck/face crank.Iria ser nocauteada ou finalizada em qualquer momento.Ela foi finalizada pela pressao no queixo/rosto/cervical.Se nao batesse iria ter o rosto quebrado ou pior a cervical
Ja eu achei que as duas estavam no mesmo ritmo naquele round, talvez com a mesma reserva de gás. Não sei se era tão certo da Valentina ser nocauteada

Essa pressão capaz de quebrar o rosto necessita de uma força muito bruta ou a técnica por si só, caso bem encaixada, já possibilita tamanho estrago mesmo por mulheres mais fracas/leves?

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 7111
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Mensagem por NOGI » 17 Dez 2023 02:33

Sensui Shinoba escreveu:
16 Dez 2023 23:51
Ja eu achei que as duas estavam no mesmo ritmo naquele round, talvez com a mesma reserva de gás. Não sei se era tão certo da Valentina ser nocauteada

Essa pressão capaz de quebrar o rosto necessita de uma força muito bruta ou a técnica por si só, caso bem encaixada, já possibilita tamanho estrago mesmo por mulheres mais fracas/leves?
Uma tecnica bem refinada é justamente ativar toda a musculatura do corpo contra uma parte isolada do oponente.Voce num neck crank pode usar a força de uma remada de academia contra o osso do rosto ou a cervical do oponente.

usar toda a força so corpo em movimentos adptados ao esporte é a base de todo esporte profissinal na verdade. Vamos dar um exemplo de striking e outro de grappling:
Striking Um leigo socando vai usar so o peso do braco depois em algumas aulas de boxe ou muai thay vai socar com o peso do tronco e depois aprende a
usar todo o peso do corpo imouleionando os pes e passando pelos pes ao tronco e braço.
No jiujitsu voce pode fazer numa omoplata so passando a perna sobre os braços do oponente e ai levantar ou voce pode ja levantar com peso do corpo todo no braco do oponente o que é bem mais efetivo.
Quando seu professor diz pra você posturar ele quer que voce alinhe seu corpo e ative toda a musculatura do seu corpo.Atletas de ponta conseguem fazer isso em movimento de todas as posições e executando tecnicas.
Quando seu professor diz pra voce quebrar a postura e justamente pro oponente perder a conexão do alvo(braço,cabeca) com o corpo todo e ficar desalinhado de preferência.
Imagem

teteuo
Mensagens: 119
Registrado em: 20 Dez 2014 05:51
Contato:

Re: Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Mensagem por teteuo » 17 Dez 2023 03:13

Monsoon escreveu:
16 Dez 2023 19:03
Tirar o espaço de onde?
Espaço entre o antebraço (pulso e o rádio(osso)), e onde tiver pegando, o ideal é pescoço, mas se entrar um crossface no queixo também pega...
[img]http://i.imgur.com/SX9sOx9.png[/img]

Hefe
Mensagens: 1292
Registrado em: 09 Ago 2014 15:10
Contato:

Re: Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Mensagem por Hefe » 18 Dez 2023 00:29

NOGI escreveu:
16 Dez 2023 15:18

Pro mataleao ser eficiente voce precisa bloquear o ar que passa pela veia do lado do pescoço (um medico vai lhe explicar melhor).
Alternativamente voce pode pressionar o gogo o que requer mais força ou usar um neck crank que é pressionar o rosto ou a cervical e fazer o movimento pra quebrar o osso do rosto do seu adeversario ou mesmo sua cervical.Tem que ser cuidadoso em treinos.
Queixo não é defesa pra mata leão
Eu particularmente prefiro segurar o mata leao na minha propria cabeça.Encaixa melhor nas veias do pescoço e tenho uma mao livre pra travar o adversario.
Eu gosto de uma tecnica extremamente brutal que era comum no judo antigo que é ir cavando pelos nervos trigêmeos do rosto com os nos dos dedos e ir abrindo caminho pro mata leao.Se a pessoa não abrir ela vai ter o nervo do rosto arrebentado.Claro que só faco isso em treino de competição.
A primeira vez que usaram essa tecncia em mim eu babei de tao brutal.Eu faco ela com o minimo de força necessária pra abrir o queixo do adversario.
Na realidade, o mata leão eficiente consiste em comprimir as duas laterais do pescoço, levando a compressão das arterias carotidas e bloqueando o fluxo de sangue para o cerebro, enquanto o esgana galo é uma compressão com o ante braço (usando mais a parte dura ali do rádio, usando a palma da mão que estrangula voltano para baixo) da traqueia. Tanto que no primeiro, da pra ir segurando e acabar apagando sem sentir dor, no segundo (o esgana galo), o sujeito bate pela dor, não pela sensação de estar desmaiando.

Para o mata leão ser eficiente, o biceps precisa estar de um lado do pescoço, e o antebraço do outro lado (escondendo a mão quase atras do ombro do oponente para garantir isso). O problema é que muitas vezes vemos o atacante com a mão rasa, tentando usar a mecanica do mata leao, só que comprimindo, nesse caso, so comprime um lado do pescoço e apertando a traqueia, deixando o outro lado sem aperto, facilitando a resistencia do oponente.

Hefe
Mensagens: 1292
Registrado em: 09 Ago 2014 15:10
Contato:

Re: Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Mensagem por Hefe » 18 Dez 2023 00:34

No esgana galo, o cotovelo do braço que ataca, termina a posição mais proximo da clavicula do mesmo lado, enquanto no mata leao o cotovelo do braço que ataca termina proximo a linha média/embaixo do queixo do oponente.

Sensui Shinoba
Mensagens: 765
Registrado em: 21 Fev 2016 16:12
Contato:

Re: Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Mensagem por Sensui Shinoba » 18 Dez 2023 03:12

Hefe escreveu:
18 Dez 2023 00:29
Na realidade, o mata leão eficiente consiste em comprimir as duas laterais do pescoço, levando a compressão das arterias carotidas e bloqueando o fluxo de sangue para o cerebro, enquanto o esgana galo é uma compressão com o ante braço (usando mais a parte dura ali do rádio, usando a palma da mão que estrangula voltano para baixo) da traqueia. Tanto que no primeiro, da pra ir segurando e acabar apagando sem sentir dor, no segundo (o esgana galo), o sujeito bate pela dor, não pela sensação de estar desmaiando.

Para o mata leão ser eficiente, o biceps precisa estar de um lado do pescoço, e o antebraço do outro lado (escondendo a mão quase atras do ombro do oponente para garantir isso). O problema é que muitas vezes vemos o atacante com a mão rasa, tentando usar a mecanica do mata leao, só que comprimindo, nesse caso, so comprime um lado do pescoço e apertando a traqueia, deixando o outro lado sem aperto, facilitando a resistencia do oponente.
Teria algo que a Valentina Shevchenko pudesse fazer naquela posição pra defender ou ja era tarde demais?

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 7111
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Mensagem por NOGI » 18 Dez 2023 09:57

Hefe escreveu:
18 Dez 2023 00:29
Na realidade, o mata leão eficiente consiste em comprimir as duas laterais do pescoço, levando a compressão das arterias carotidas e bloqueando o fluxo de sangue para o cerebro, enquanto o esgana galo é uma compressão com o ante braço (usando mais a parte dura ali do rádio, usando a palma da mão que estrangula voltano para baixo) da traqueia. Tanto que no primeiro, da pra ir segurando e acabar apagando sem sentir dor, no segundo (o esgana galo), o sujeito bate pela dor, não pela sensação de estar desmaiando.

Para o mata leão ser eficiente, o biceps precisa estar de um lado do pescoço, e o antebraço do outro lado (escondendo a mão quase atras do ombro do oponente para garantir isso). O problema é que muitas vezes vemos o atacante com a mão rasa, tentando usar a mecanica do mata leao, só que comprimindo, nesse caso, so comprime um lado do pescoço e apertando a traqueia, deixando o outro lado sem aperto, facilitando a resistencia do oponente.
Eu acho que segurar o bíceps na propria cabeca e puchando o corpo pra tras é bem mais eficiente que segurar no ombro.Alem de encaixar melhor nas veias do pescoco a pressão é incomparavelmente mais forte e se fica com um braço livre ainda por cima que se lide segurar o braco do oponente.
Se usar esse braço livre pra prender o braco do oponente ele so vai poder usar o braco invertido para tentar defender,que tem bem menos forca que o braco que fica no mesmo lado da.mao no pescoço.
Com pessoas bem mais fortes (quebfazem 200quekg nonsipino.por exemplo) eu tiram o mataleo simplesmente segurando minha mao e dando um soco pra frente é a melhor maneira pra nao perder o mataleao.
Imagem

Hefe
Mensagens: 1292
Registrado em: 09 Ago 2014 15:10
Contato:

Re: Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Mensagem por Hefe » 25 Dez 2023 23:09

Sensui Shinoba escreveu:
18 Dez 2023 03:12
Teria algo que a Valentina Shevchenko pudesse fazer naquela posição pra defender ou ja era tarde demais?
Ali creio que ja era tarde demais.

Esse video do Braulio Estima explicando a finalização, mesmo quando o cara se defende fechando o queixo, é muito bom. Ele usa a ideia de empurrar o queixo contra o pescoço.

Hefe
Mensagens: 1292
Registrado em: 09 Ago 2014 15:10
Contato:

Re: Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Mensagem por Hefe » 25 Dez 2023 23:14

NOGI escreveu:
18 Dez 2023 09:57
Eu acho que segurar o bíceps na propria cabeca e puchando o corpo pra tras é bem mais eficiente que segurar no ombro.Alem de encaixar melhor nas veias do pescoco a pressão é incomparavelmente mais forte e se fica com um braço livre ainda por cima que se lide segurar o braco do oponente.
Se usar esse braço livre pra prender o braco do oponente ele so vai poder usar o braco invertido para tentar defender,que tem bem menos forca que o braco que fica no mesmo lado da.mao no pescoço.
Com pessoas bem mais fortes (quebfazem 200quekg nonsipino.por exemplo) eu tiram o mataleo simplesmente segurando minha mao e dando um soco pra frente é a melhor maneira pra nao perder o mataleao.
Ah, sim. Com certeza segurar o proprio biceps é melhor, pois, o antebraço atras da cabeça ajuda a empurrar e diminuir ainda mais o espaço. Quando eu falo da mão atras do ombro, é antes de conseguir fechar o mata leão. No video que postei logo acima aparece um pouco isso. Aforma como o Braulio esconde o braço pelas costas do oponente, para nao dar a oportunidade do oponente agarrar. Se antes de fechar, a mão atacante estiver a frente do ombro, invariavelmente o outro braço ficara mais suscetivel a ser segurado e o oponente defender.

Avatar do usuário
SKYWALKER
Mensagens: 10998
Registrado em: 01 Out 2014 18:25
Contato:

Re: Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Mensagem por SKYWALKER » 08 Jan 2024 20:33

"Nascido e criado no off topic"

Ciro/Zema/Tarcísio 2026

AntiRacista/Facista/Nazista/Stalinista/Comunista/Chavista/Bolsopetista.

Avatar do usuário
Pegetto
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5910
Registrado em: 11 Out 2014 01:01
Contato:

Re: Pros entendedores de jiu - O que o famoso "engasga galo" precisa pra ser efeitivo?

Mensagem por Pegetto » 09 Jan 2024 00:17

"Movimento Sem Picanha" é foda. Aliás, o criador do tópico, ou algum modera, podia mudar o título pro nome correto do golpe... esse "engasga" aí é complicado.
"Gostaria que houvesse uma maneira de saber que estamos nos bons e velhos tempos, antes de realmente deixá-los."

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Alekson lima, Fabio Guerreiro, JackmAtAll, LeoMatosJJ, Raul Nutti e 260 visitantes