Mortalidade infantil chega a zero após Mais Médicos no Piauí

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
acumas
Mensagens: 1008
Registrado em: 30 Nov 2014 10:18
Contato:

Re: Mortalidade infantil chega a zero após Mais Médicos no P

Mensagem por acumas » 08 Jan 2015 13:33

FROST escreveu:então concordamos em algum ponto :)
Penso que os médicos devem ser valorizados... mas cobrados...

FROST
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 3796
Registrado em: 16 Jun 2014 05:26
Contato:

Re: Mortalidade infantil chega a zero após Mais Médicos no P

Mensagem por FROST » 08 Jan 2015 13:48

acumas escreveu: Penso que os médicos devem ser valorizados... mas cobrados...
Eu penso que em sua maioria eles são até supervalorizados, tratando-se de cobrança, não dá nem pra comentar a vergonha que é o país.

acumas
Mensagens: 1008
Registrado em: 30 Nov 2014 10:18
Contato:

Re: Mortalidade infantil chega a zero após Mais Médicos no P

Mensagem por acumas » 08 Jan 2015 14:35

FROST escreveu:
Eu penso que em sua maioria eles são até supervalorizados, tratando-se de cobrança, não dá nem pra comentar a vergonha que é o país.
Mas supervalorizados por que?
Vc não tem noção da quantidade de processos médicos que existem por aí. Na clínica mesmo em que trabalho tem 3 colegas que já foram acionados por pacientes na Justiça. Trabalhamos em uma área em que a pressão é altíssima e que as resposnsabilidades sempre recaem sobre nós. Todos querem que trabalhemos sob péssimas condições, mas quando ocorre qualquer problema não tem perdão. Só se lembram de erro médico, mas há uma série de fatores envolvidos numa estrutura de trabalho pra que erros ocorram e não só a atuação do médico.

acumas
Mensagens: 1008
Registrado em: 30 Nov 2014 10:18
Contato:

Re: Mortalidade infantil chega a zero após Mais Médicos no P

Mensagem por acumas » 08 Jan 2015 14:46

Garfield escreveu:
Algum deles foi condenado? Pois ja vi médico aqui no Brasil operar a perna errada (sendo que era uma fratura exposta) e não acontecer nada com ele, apenas ter um processo aberto.
Um deles foi. Os outros 2 não. Ele pagou uma idenização de 23 k por um "óculos errado", sendo que a prescrição de óculos é algo que envolve a informação do paciente na hora do exame, em dizer qual lente está vendo melhor as letras na tabela. Se o paciente informa mal, não tem como sair um óculos perfeito. Mesmo assim o juiz não quis nem saber. Agora chuta quanto recebeu por essa consulta? 50 reais. Isso é frustrante para o profissional...

acumas
Mensagens: 1008
Registrado em: 30 Nov 2014 10:18
Contato:

Re: Mortalidade infantil chega a zero após Mais Médicos no P

Mensagem por acumas » 08 Jan 2015 14:47

Dumog escreveu:Deus me livre de ser tratado por um médico que não sabe nem interpretar um texto....

:ph34r:

Se você escreve mal, fica difícil, né?

Carl
Mensagens: 1888
Registrado em: 08 Dez 2014 14:29
Contato:

Re: Mortalidade infantil chega a zero após Mais Médicos no P

Mensagem por Carl » 08 Jan 2015 14:58

Um problema recorrente em fóruns de discussões sobre esse assunto é que têm pessoas que opinam sem ter a menor noção do que é trabalhar no sistema público e muito menos da responsabilidade que é ter uma vida nas suas mãos. Não têm a menor noção do pq o governo está fazendo isso e depois ainda vêm políticos vagabundos e falam que vc não quer trabalhar e um monte de gente vai na onda.
Pergunto se alguém aceitaria trabalhar no Complexo do Alemão como policial, ganhando R$20mil, só que não pode usar arma, é só no papo e no abracinho com a bandidagem. Aceitaria?

Avatar do usuário
anazuS
Mensagens: 294
Registrado em: 14 Jun 2014 15:20
Contato:

Re: Mortalidade infantil chega a zero após Mais Médicos no P

Mensagem por anazuS » 08 Jan 2015 15:18

Noob escreveu:anazuS é bastante seletiva nos tópicos, no de política sumiu.

Agora aparece aqui para defender bandeira do partido dela.

Partido dos Trabalhadores que explora mão de obra escrava. Puta que pariu, e ainda tem gente que acha o Brasil vai mudar. Tudo aqui é de cabeça para baixo.
Olá colega Noob.
De fato tenho sido bastante seletiva. Tenho tido pouquíssimo tempo para participar de foruns de discussão. Evito postar pq não vou poder acompanhar o debate. Esse é o principal motivo pelo qual não tenho postado aqui. No caso deste tópico, me senti na obrigação de postar já que diz respeito à minha área de atuação.
De qualquer forma, muito obrigada pro se preocupar com a frequência com que tenho postado.
Abs.

Avatar do usuário
anazuS
Mensagens: 294
Registrado em: 14 Jun 2014 15:20
Contato:

Re: Mortalidade infantil chega a zero após Mais Médicos no P

Mensagem por anazuS » 08 Jan 2015 15:48

joaotavares escreveu:
Eu não tenho o conhecimento específico da área nem da AnazuS e nem dos colegas (como você e o acumas) contrários ao programa. Não gosto de escrever sobre o que não conheço. Mas pelo que entendi do post da AnazuS, essa mentalidade não vem desse modelo hospitalocêntrico? Os médicos estrangeiros não estão justamente fazendo isso que você imagina na parte negritada?

Eu, como leigo, acho que nossa saúde ainda é muito ruim. Temos que melhorar bastante. Talvez haja espaço para tudo, tanto para os médicos estrangeiros (nesse trabalho mais comunitário), quanto para a valorização maior do médico brasileiro no sistema público (com a criação desse plano de carreira que vocês pedem). Temos dinheiro para tanto. Basta diminuir a corrupção em todos os níveis...

PS: Muitos médicos são corruptos. Muitos advogados são corruptos. Muitos contadores são corruptos. Retratos da sociedade brasileira. Infelizmente, muitas vezes o roubo no Brasil é apenas questão de oportunidade. Quem já não ouviu alguém falando que determinado prefeito foi burro porque "não se fez" na prefeitura? Somos corruptos em coisas pequenas do cotidiano. Apenas a educação mudará essa mentalidade.
Exatamente.
Ainda predomina o pensamento de que a medicina (ou cuidados em saúde) se faz apenas em hospitais, com média e alta complexidade. Essa perspectiva é centrada no atendimento clínico, individual, medicamentoso e hospitalocêntrico, quando o que deve predominar é um conceito ampliado de saúde e de cuidados. E isso se faz ocupando o território, com a atenção básica (atenção primária em saúde). Grande parte dos problemas de saúde podem ser resolvidos neste nível de atenção, através das UBS. Além do diagnóstico e tratamento, esse nível de atenção faz um trabalho de proteção, prevenção e promoção em saúde. Veja, nesse nível de atenção, não é necessária uma grande estrutura. Obviamente as UBS devem ser equipadas e as equipes que fazem os trabalhos domiciliares devem contar com alguns itens básicos para o atendimento. A ideia é descentralizar a atenção em saúde e proporcionar um cuidado territorializado. Obedece a uma lógica diferente de atendimento em hospitais e ambulatórios (atenção secundária e terciária). É necessário repensar o processo saúde/doença e reorientar o modelo assistencial. Essa assistência se dá através das UBS, ESF, NASF, entre outros programas regionais de acordo com a demanda da localidade.
Eu to me repetindo, mas a intenção é mostrar que existem outras formas do modelo assistencial, que são de extrema importância para a promoção da saúde e que são atividades possíveis e de baixo custo. O maior investimento deve ser feito nesse nível de assistência, para que que diminua a demanda dos níveis secundários e terciários e que a saúde seja cuidada de forma integral.

acumas
Mensagens: 1008
Registrado em: 30 Nov 2014 10:18
Contato:

Re: Mortalidade infantil chega a zero após Mais Médicos no P

Mensagem por acumas » 08 Jan 2015 16:30

Dumog escreveu:

Vc entendeu duas ironias de forma literal e o problema é a minha escrita... tá serto intaum


Voltando ao tópico: um médico tem todo o direito de não trabalhar no interior, fazer especialização em estética, cirurgia plástica, enfim, pode fazer o que quiser com sua vida.

Não pode é reclamar que outros estão fazendo o serviço que eles não querem fazer. Ou pior, tentar impedir que os médicos de fora trabalhem como o CFM tentou fazer, bem como humilhar os cubanos como ocorreu no aeroporto de Fortaleza.
Até aqui no off a maioria apoia o programa. Para se vencer uma disputa, você tem que ter razão.
Perfeito, concordo em gênero,número e grau com a parte que negritei. O episódio ocorrido em Fortaleza foi inclusive algo que me deixou com "vergonha alheia".
Agora, o que não consigo entender é o seguinte: como a maioria das pessoas aceita que esses cubanos venham trabalhar aqui de maneira forçada, ainda que estejam fazendo um bem à população. Claro que há casos de estrangeiros que vem por que realmente querem. O que é louvável! Mas como explicar que Cuba é disparado o país que mais traz médicos pra cá? Será uma coincidência? Será que é por que eles são bonzinhos? Ou porque lá é uma ditadura? Não te parece estranho pessoas que já estão se sacrificando tanto longe de suas casas não terem o direito de trazer a família junto? Ou seria porque assim fica mais difícil de se exilar de lá? Não é de estarrecer que de um salário de 10 k, uma ínfima parte vai para o médico e o restante vai direto para o governo da ilha? Porque a justiça trabalhista brasileira, tão atuante, não vale nesse caso. Cada galo não canta no seu terreiro? Por que não no caso em questão?
Vale então dizer: Olha eu te pago um pouquinho mais aqui no Brasil, pois em Cuba médico recebe menos que um garçom. É claro que o cara vai vir sorrindo, pois no país dele recebe uma merreca. É curioso que se fosse um tópico sobre questões trabalhistas, com fatos semelhantes sobre cidadãos brasileiros, todos os que aqui defendem o programa iriam sentar o pau nos empregadores.Tem que ser muito ingênuo, para não dizer pouco inteligente, pra acreditar que eles fazem isso SOMENTE por amor. Claro, acredito piamente que devem ser pessoas que amam o que fazem, mas duvido muito que, SE TIVESSEM A OPÇÃO DE ESCOLHER, viriam espontaneamente pra cá. O que é pior é que a maioria das pessoas, incluindo os foristas daqui, sabe disso, mas prefere ficar "cega" por questões partidárias ou simplesmente pra não dar o braço a torcer.
Pra terminar, você disse no seu post, Dumog, que um médico "pode fazer o que quiser com sua vida". Pois é, meu chapa, os cubanos não...

acumas
Mensagens: 1008
Registrado em: 30 Nov 2014 10:18
Contato:

Re: Mortalidade infantil chega a zero após Mais Médicos no P

Mensagem por acumas » 08 Jan 2015 19:42

Eu já tentei explicar isso num sei quantas vezes, Bruges. Fiz até um desafio em um post passado, mas até agora ninguém conseguiu me mostrar esse edital ou diário oficial mostrando esse salário de 20 k. Deve existir, mas é caso raríssimo.
Muita gente já tem uma raiva ou antipatia pré-concebida de médico: é arrogante, mercenário, insensível e preguiçoso.
Muitos colegas reúnem essas características de fato, mais asseguro, não são a maioria.

palashb
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 1207
Registrado em: 10 Out 2014 13:07

Re: Mortalidade infantil chega a zero após Mais Médicos no P

Mensagem por palashb » 08 Jan 2015 19:59

Garfield escreveu:
E foi a segunda vez que escrevi porque aqui ta escrachado isso, é óbvio que o ska tinha que ser punido, mas não só ele, é só ver o rumo que os tópicos tomaram isso aqui ta ridiculo aparece um cara com posicionamento distinto aparece sempre os mesmos flammers com as mesmas piadinhas sem argumento nenhum para causar só até expulsar as pessoas de popsicionamento contrário.

Observe que ninguém mais tem paciencia de entrar nos foruns de politica por isso, observe o nivel de discussão que virou o off, observe que caras que sempre contribuiram muito nesses tópicos não dão mais as caras.

Até o Shin que sempre foi um cara super disposto nas disussãoes fazia criticas muito inteligentes entrou no balaio desses flammers e esta agindo igual.
Defende o sk4 não... o cara só queria causar, escrevia loucuras, coisas sem nexos e estava azucrinando TODO tópico.
Sobre os médicos, chegou um cubano aqui, não agradou, mas nunca ouvi elogios aos médicos locais. Pessoal está meio receoso, mas é bom dar uma sacudida, mais competição.

Avatar do usuário
anazuS
Mensagens: 294
Registrado em: 14 Jun 2014 15:20
Contato:

Re: Mortalidade infantil chega a zero após Mais Médicos no P

Mensagem por anazuS » 08 Jan 2015 21:04

Bruges escreveu:Olá pessoal,
fiz meu cadastro hoje aqui no BJJ mas tinha um cadastro no falecido, apesar de pouco participar.

Gostaria de dar a minha opinião sobre este tema do Mais Médicos.

Eu sou médico, especialista, demorei 11 anos para me formar (6 de faculdade e 5 de residência). Atualmente estou em uma cidade de pequeno porte mas com uma estrutura impecável para eu desenvolver minha especialidade. A demanda é gigante em todos os lugares, todo local precisa de muita assistência. Aqui nós atendemos gente do Brasil todo.

O fato é que o Brasil é um país de dimensões continentais com um abismo social gigante. Enquanto existem cidades de grande porte com muita concentração de riqueza, existem comunidades extremamente carentes com IDH similar aos dos piores países da África subsaariana.

A maioria dos concursos públicos oferece um salário de 2,5K para 20h de um especialista, o que eu considero falta de vergonha na cara. Os tais ditos salários de 20K oferecidos por prefeituras de cidades distantes são pura ilusão, conforme outros foristas já explanaram, são meros contratos verbais que NUNCA são cumpridos.

É complicado alguém assumir o compromisso de ir para tais locais, ainda mais tendo família, precisando de colégio pro filho, gostando de lazer nas horas vagas (academia, cinema, etc). Muitos vão apontar que o médico deve ir para onde é necessário, mas acima de tudo o médico é um ser humano. Se nos grandes centros ele vai ganhar mais, com muito mais qualidade de vida, tendo demanda do serviço, quem em sã consciência largaria para morar em uma comunidade ribeirinha? Gostaria de opiniões sinceras, visto que a grande maioria dos foristas moram em grandes centros.

Na minha opinião, o certo seria um modelo similar ao do Jurídico, onde concursos com ótimos salários são abertos e o profissional vá subindo de carreira, no começo em locais mais precários e ir avançando para grandes centros. A solução encontrada pelo governo foi criar o Mais Médicos, onde você recebe uma BOLSA de 10k, ou seja, não é clt, não dá direito a férias remuneradas nem a 13º salário. Pela fraca proposta e pela possibilidade de maiores ganhos em outros locais, a adesão dos brasileiros foi baixa, então, foi firmado um convênio com o governo cubano.

Melhorou para os habitantes? Com certeza! Em regiões tão carentes, qualquer esforço já é um ganho substancial.

A atenção básica no Brasil é péssima, sem comparações com a Inglaterra, França e Canadá, onde a medicina de família predomina. A atenção básica resolve 80% dos problemas. Obviamente deveria ser muito mais difundida, mas há muito pouco interesse no país, principalmente entre as classes mais elevadas.

Outro problema gritante é que atenção básica envolve outras medidas, como o saneamento básico, inexistente em grande parte do Brasil. Sem contar que o que mais mata no Brasil e no mundo são doenças cardiovasculares (infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico, etc). Nos meus estágios em UBS, a alimentação da população mais pobre é péssima, com grande número de crianças obesas, com alimentação a base de macarrão, nuggets, salsicha, hamburger e refrigerante. Comida decente é cara e inacessível.

Enfim, são muitos problemas e é preciso começar do básico do básico.

Estou à disposição para discutir sensatamente.

edit: fui escrevendo o que surgia na cabeça e não revisei, então a ordem do meu texto deve estar muito confusa rs
Na verdade, o programa mais médicos recebe médicos de vários países, mas a crítica recai apenas nos cubanos. A diferença é que os cubanos tem outra forma de remuneração em relação aos outros médicos do programa (espanhóis, argentinos, uruguaios, portugueses, alemães).
Alguns municípios abrem concurso com remuneração para médicos com valores em torno de 10 mil reais. Não é contrato, concurso mesmo. Dá uma olhada no PCI que lá tem. E ainda assim a demanda é baixa, ou então os médicos permanecem por pouco tempo
Sobre a alimentação, de fato faz parte da concepção ampliada de saúde e partir disso, a atenção à saúde deve conceber e organizar as políticas e as ações de saúde numa perspectiva interdisciplinar, e não apenas o modelo biomédico, mas sim olhando a saúde em sua integralidade. Nas equipes da ESF do município em que trabalho, temos nutricionista.
E cabe aos municípios a responsabilidade pela gerência de toda a rede pública de serviços de atenção básica. E isso engloba o saneamento básico e outros medidas que visam prevenir e promover a saúde.
Muito (muito mesmo) ainda precisa ser feito, mas alguns programas são muito bons e já proporcionaram avanços.

FROST
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 3796
Registrado em: 16 Jun 2014 05:26
Contato:

Re: Mortalidade infantil chega a zero após Mais Médicos no P

Mensagem por FROST » 08 Jan 2015 23:13

acumas escreveu: Mas supervalorizados por que?
Vc não tem noção da quantidade de processos médicos que existem por aí. Na clínica mesmo em que trabalho tem 3 colegas que já foram acionados por pacientes na Justiça. Trabalhamos em uma área em que a pressão é altíssima e que as resposnsabilidades sempre recaem sobre nós. Todos querem que trabalhemos sob péssimas condições, mas quando ocorre qualquer problema não tem perdão. Só se lembram de erro médico, mas há uma série de fatores envolvidos numa estrutura de trabalho pra que erros ocorram e não só a atuação do médico.

Mals pela demora, acordei agora.

O ex-chefe da minha ex-mulher era médico de 2 hospitais públicos e tinha 1 clínica particular, a renda do cara ultrapassava os 100k, detalhe que ele era um médico horrível. Embora vcs insistam em afirmar que possuem concursos pagando em média 2,5k, novamente estão usando cidades em lugares muito mais desenvolvidos como referência, se for pra usar como base esse argumento, que pegue também cidades miseráveis e não apenas os pontos de interesse. O ponto que estávamos debatendo era sobre condições de trabalho em lugares precários e mesmo assim vc se utilizou de lugares que não se encaixavam no cerne da discussão.

Sobre processos, nada mais do que justo, aliás vc está lidando com vidas, assim como um profissional jurídico, engenheiro e isso eh inerente ao cargo que ocupa, quanto maior sua responsabilidade, obviamente a cobrança vai ser maior.

Agora uma coisa eh fato e não discordo: cada médico é dono de si e tem o direito de escolher pra onde quer ir, isso não tem como negar.

Na minha opinião saúde pública é algo que não terá uma solução por muitos anos no Brasil. Considere o fato de que hoje existam milhões de pessoas que usufruem do sistema privado devido a deficiência no sistema público, ao meu ver, a partir do momento que o sistema público melhorar, seja capacidade, estrutura, eficiência, milhões de pessoas que se utilizam do privado passarão a usar(veja bem, não estou dizendo que eh errado) o público voltando a causar gargalo e insuficiência.

Motaro
Mensagens: 407
Registrado em: 30 Out 2014 17:26

Re: Mortalidade infantil chega a zero após Mais Médicos no P

Mensagem por Motaro » 09 Jan 2015 01:11

Olhem isso!

Que merda, fico puto por saber que até pouco tempo a situação desse povo era mais precária que agora

phpBB [video]

Avatar do usuário
Jappz
Mensagens: 424
Registrado em: 11 Nov 2014 22:35
Contato:

Re: Mortalidade infantil chega a zero após Mais Médicos no P

Mensagem por Jappz » 09 Jan 2015 03:36

Guilherme Wolverine escreveu:Ok mas porque você não quer trabalhar nesses lugares sem estrutura a população deve ficar sem atendimento mesmo tendo médicos estrangeiros dispostos a trabalhar lá?
Nao Gui, eu disse que eu gosto da iniciativa amigo. Mas te garanto que existem muito mais medicos brasileiros trabalhando em lugares como estes do que estrangeiros. E acredito que um investimento na saude brasileira e na formação de medicos no Brasil traria resultados melhores, sem falar na exploração dos estrangeiros. A iniciativa é boa, mas injetar toda essa grana em Cuba...

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: abnerjj, Boca, Dejavu, Hags, Krusher, kyo_spirit, marofa, Sensui Shinoba, SKYWALKER e 132 visitantes