Inteligência artificial vai acabar com os desenhistas?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Dartagnan
Mensagens: 1829
Registrado em: 21 Ago 2019 16:40
Contato:

Inteligência artificial vai acabar com os desenhistas?

Mensagem por Dartagnan » 04 Dez 2022 11:39

Geral aqui já deve saber do uso da AI em desenho artístico faz tempo. Pra mim, o que tem de novo é a velocidade que a coisa tomou rumo agora. Essas ferramentas de desenho digitando umas poucas linhas de comando. Talvez dizer que vai 'acabar' com os desenhistas pode soar alarmista, mas agora é bem diferente de quando falavam isso do Photoshop décadas atrás, basicamente porque qualquer um pode fazer uma arte pra propósitos mais simples, como na publicidade e outras coisas.

Vou dar um exemplo próximo de mim. Um amigo ilustrador, que faz trampo pra publicidade e desenhou alguns quadrinhos, vem reparando que uma parte dos clientes deu uma sumida....até que a desconfiança se tornou certeza: ele viu que os caras tinham feito trabalho com a ferramenta de desenho, gastando praticamente nada com isso. Em pouco tempo, o trabalhou dele deixou de ser necessário....ele está com 40 e poucos anos, é divorciado e mora com o filho de 10 anos. Naturalmente, está mais preocupado agora do que a alguns anos, quando diziam que as ferramentas não eram isso tudo, que sempre vão precisar do 'toque mais humano' pra alguma coisa, blablabla....só que não. Basicamente, é a única qualificação que ele tem. Fez alguns cursos na área ao longo dos anos, mais pra aprimorar o dom do desenho que ele sempre teve. Falei de leve com ele pra aproveitar que se tocou rápido na situação pra ir se mexendo....o problema é que as opções dele são poucas. Vai ter que ser o clássico: virar motorista de Uber, ou trabalhar no comércio, que tradicionalmente emprega mais facilmente quem não tem qualificação. Temos falado disso no Facebook, mais outros colegas que trabalham direta ou indiretamente com isso. Ponto pacífico: não adianta lutar contra....as pessoas vão continuar usando a ferramenta, que vai continuar se desenvolvendo....e aí, vai saber até onde vai a aplicação dela. Quadrinhos totalmente desenhados assim, se é que já não teve e eu não vi. A coisa tá indo pra nível 'Exterminador do Futuro'....finalmente tá chegando o tão sonhado dia....
Imagem

Como vocês acham que essas ferramentas de desenho vão impactar o trabalho dos desenhistas 'tradicionais'? Vi que até o pessoal do anime no Japão tá dormindo mais preocupado com isso....afinal, na pior das hipóteses, qualquer leigo com noção de mexer nesses aplicativos, vai ser mais gente pra competir por trabalho. Daí....o clássico: salários baixando, etc...

Avatar do usuário
Filipe
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 4641
Registrado em: 19 Jan 2017 11:54
Contato:

Re: Inteligência artificial vai acabar com os desenhistas?

Mensagem por Filipe » 04 Dez 2022 13:08

Pelo que eu já li e ouvi sobre IA, acho que ela n tem capacidade criativa.

Chuto que agora esteja fazendo muito sucesso por se tratar de um algoritmo novo, mas Jajá cai no ostracismo quando o povo começar a identificar padrões.

Já tem gente reclamando disso no twitter com esses apps de criação de fotos que viraram moda

Representações artísticas necessitam da interpretação subjetiva do indivíduo.

Avatar do usuário
Dartagnan
Mensagens: 1829
Registrado em: 21 Ago 2019 16:40
Contato:

Re: Inteligência artificial vai acabar com os desenhistas?

Mensagem por Dartagnan » 04 Dez 2022 13:33

Filipe escreveu:
04 Dez 2022 13:08
Pelo que eu já li e ouvi sobre IA, acho que ela n tem capacidade criativa.

Chuto que agora esteja fazendo muito sucesso por se tratar de um algoritmo novo, mas Jajá cai no ostracismo quando o povo começar a identificar padrões.

Já tem gente reclamando disso no twitter com esses apps de criação de fotos que viraram moda

Representações artísticas necessitam da interpretação subjetiva do indivíduo.
É o que eu via muita gente do meio, mais otimista, falando até um ano atrás. Até que a coisa chegou no nível atual, em que até usuários livremente com ferramentas pagas, como o Midjourney, podem fazer um desenho digitando umas poucas linhas de comando (exemplo: 'árvore com lobo do lado').

Até revistas em quadrinhos já estão usando. No Japão, o filho do Tezuka fez, e usou só dois artistas pra retoques finais...e isso tem uns 2 ou 3 anos. Mercado americano de quadrinhos, já deve tá se mexendo rápido pra dispensar desenhistas....pessoal que lê quadrinhos, se ver o seu Superman ou Batman desenhado lá num padrão aceitável, deve ficar satisfeito não importa quem ou o que desenhou. Já está acontecendo.

Essa galera, como o meu amigo, vai ter que se reinventar rápido, o 'como' é que é a grande pergunta...

Avatar do usuário
Monsoon
Mensagens: 14393
Registrado em: 28 Dez 2020 11:38
Contato:

Re: Inteligência artificial vai acabar com os desenhistas?

Mensagem por Monsoon » 04 Dez 2022 14:02

Bem daora esse Midjourney, acabei de fazer essa lá:

Imagem

Avatar do usuário
El Cid
Mensagens: 10932
Registrado em: 20 Fev 2020 13:52
Contato:

Re: Inteligência artificial vai acabar com os desenhistas?

Mensagem por El Cid » 04 Dez 2022 14:05

Impressionante como as pessoas tem uma ideia simplista sobre arte
Que Dels perdoe essas pessoas ruins, porque o Bjjforum não perdoa.




Avatar do usuário
Monsoon
Mensagens: 14393
Registrado em: 28 Dez 2020 11:38
Contato:

Re: Inteligência artificial vai acabar com os desenhistas?

Mensagem por Monsoon » 04 Dez 2022 14:36

Esse negócio é foda demais, PQP...

Imagem

Avatar do usuário
Filipe
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 4641
Registrado em: 19 Jan 2017 11:54
Contato:

Re: Inteligência artificial vai acabar com os desenhistas?

Mensagem por Filipe » 04 Dez 2022 14:37

Dartagnan escreveu:
04 Dez 2022 13:33
É o que eu via muita gente do meio, mais otimista, falando até um ano atrás. Até que a coisa chegou no nível atual, em que até usuários livremente com ferramentas pagas, como o Midjourney, podem fazer um desenho digitando umas poucas linhas de comando (exemplo: 'árvore com lobo do lado').

Até revistas em quadrinhos já estão usando. No Japão, o filho do Tezuka fez, e usou só dois artistas pra retoques finais...e isso tem uns 2 ou 3 anos. Mercado americano de quadrinhos, já deve tá se mexendo rápido pra dispensar desenhistas....pessoal que lê quadrinhos, se ver o seu Superman ou Batman desenhado lá num padrão aceitável, deve ficar satisfeito não importa quem ou o que desenhou. Já está acontecendo.

Essa galera, como o meu amigo, vai ter que se reinventar rápido, o 'como' é que é a grande pergunta...
Mas então, um ser humano tem que por "lobo com árvore ao lado" pra IA fazer o trabalho dela. Meu ponto é que vc n consegue falar pra uma IA algo do tipo; "Crie algo que me impacte e me faça chorar"

Ah, mas fazer chorar é subjetivo. Sim, por isso que a arte é subjetiva. Depende do indivíduo pra criar uma representação do mundo que o rodeia e de outro humano como receptor. Sem qualquer um desses elementos, a arte n existe.

O caso do seu amigo, eu creio que ele seja ilustrador. Isso eu acho que a IA tomará conta msm. Digo até que roteiros desses filmes genéricos da Marvel ela conseguiria fazer.

Seria algo como alimentar a máquina com as variáveis de sempre, tipo, "vilão ameaça a terra, herói aparece, apanha, se supera e vence no final" e deixar as IA trabalhar com as variáveis.

Mas é uma puta viagem msm. Eu nunca imaginaria a tecnologia chegar nesse ponto. E o mais bizarro é a acessibilidade que todos tem a ela. É algo relativamente barato.

Um lance que eu acho perigoso e bizarro são as IAS que trabalham pra explorar falhas de segurança na internet. Hj em dia até sistema de lançamento de míssil nuclear está em certo nível ligado a uma rede.

Avatar do usuário
Monsoon
Mensagens: 14393
Registrado em: 28 Dez 2020 11:38
Contato:

Re: Inteligência artificial vai acabar com os desenhistas?

Mensagem por Monsoon » 04 Dez 2022 14:48

THIS HALLOWEEN SO UNLIKE ANY OTHEEEER
HER FINAL WOOORDS
DON'T BE AFRAID..
OF THE GREEEEN LIGHT


Imagem

Imagem


Avatar do usuário
Monsoon
Mensagens: 14393
Registrado em: 28 Dez 2020 11:38
Contato:

Re: Inteligência artificial vai acabar com os desenhistas?

Mensagem por Monsoon » 04 Dez 2022 15:17

Caminho sem volta...
Spoiler:
péssimo gosto. UHHHH
Editado pela última vez por Monsoon em 24 Dez 2022 23:58, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Jimmy_AK
Mensagens: 386
Registrado em: 16 Mai 2015 01:14
Contato:

Re: Inteligência artificial vai acabar com os desenhistas?

Mensagem por Jimmy_AK » 04 Dez 2022 15:53

Dartagnan escreveu:
04 Dez 2022 13:33
É o que eu via muita gente do meio, mais otimista, falando até um ano atrás. Até que a coisa chegou no nível atual, em que até usuários livremente com ferramentas pagas, como o Midjourney, podem fazer um desenho digitando umas poucas linhas de comando (exemplo: 'árvore com lobo do lado').

Até revistas em quadrinhos já estão usando. No Japão, o filho do Tezuka fez, e usou só dois artistas pra retoques finais...e isso tem uns 2 ou 3 anos. Mercado americano de quadrinhos, já deve tá se mexendo rápido pra dispensar desenhistas....pessoal que lê quadrinhos, se ver o seu Superman ou Batman desenhado lá num padrão aceitável, deve ficar satisfeito não importa quem ou o que desenhou. Já está acontecendo.

Essa galera, como o meu amigo, vai ter que se reinventar rápido, o 'como' é que é a grande pergunta...
Não conhecia esse Midjourney, valeu pela dica!
"Who dares Wins"
Special Air Service

Avatar do usuário
Kabeça Grande BJJ
Mensagens: 11413
Registrado em: 10 Abr 2017 12:09
Contato:

Re: Inteligência artificial vai acabar com os desenhistas?

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 04 Dez 2022 17:28

Paciencia. tem que se adaptar e fazer algo diferente. Kodak nao fez e se fodeu.
Esse seu amigo poderia, por exemplo, com essa inteligencia artifical + o conhecimento do mercado de ilustraçao, criar uma SAAS vendendo pacs de arte semi prontos para empresas e faturar na assinatura recorrente desse modelo de negócio, quando as pessoas usassem os pacs.
Só em uma tacada ele tam baixo custo operacional, escala e recorrência no mesmo modelo de negócio.
Sei de uma coisa: ficar preocupado nao vai ajudar, ele vai ter que aprender a se adaptar (e é nisso que bato na tecla que a capacidade de adaptação é, de longe, a habilidade mais importante do ser humano, praticamente atropela todas as outras.)
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Baby Face, Debulho, didigo, FCB, Marcial, Montfort, Ninja e 155 visitantes