Eis o porquê dos sertanejos não precisarem da Lei Rouanet

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
jotaerre
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 8096
Registrado em: 01 Out 2014 16:37
Contato:

Re: Eis o porquê dos sertanejos não precisarem da Lei Rouanet

Mensagem por jotaerre » 27 Mai 2022 08:56

brunodsr escreveu:
26 Mai 2022 17:03
Então, a minha crítica aí não é sobre onde você coloca o seu dinheiro, mas sobre os projetos aceitos para receberem estes recursos. Até onde eu sei, a Lei Rouanet não foi criada para evitar o uso político de recursos públicos. A ideia era fomentar e incentivar a cultura e ponto, não? Inclusive, só a título de curiosidade, é um programa liberal, viu? Assim como é também o Bolsa Família.

Acho zoado ver como projeto cultural uma turnê pelo Brasil inteiro, sem qualquer contrapartida ou algo que justifique o custeio do bagulho com recursos públicos. Tipo, o Luan Santana fez uso da verba, mas tocou numa cidadezinha X, onde a população jamais teria acesso a esse tipo de entretenimento, entendes?

Será que realmente precisava custear a vinda do Cirque Du Soleil? Esse é o problema. Se tal custeio fosse para viabilizar a apresentação sem entrada para a população de baixa renda, por exemplo, teria o meu apoio. Mas sabemos que não funciona assim.

Inclusive, tiveram que mudar algumas regras do jogo, dado que haviam projetos com receita recorrente lá, monopolizando a captação de recursos. Não que eu julgue correto direcionar recursos, mas, porra, maluco organizar a sua agenda com recurso público há anos? Tem algo errado aí, né?

Enfim, obg pela discussão sadia e respeitosa.

Abss
Então Bruno, eu temo que a gente esteja entrando em círculos. Eu concordo que não é legal Luan Santana ter cogitado em fazer uso da lei (eu pesquisei aqui rapidamente, e ele não fez. Mas existiu o projeto e foi aprovado, mas tiraram da reta certamente com medo da repercussão negativa).

Mas veja, isso é dos males o menor. A primeira opção que seria um funcionário determinando que projeto merece ou não através de critérios subjetivos, como relevância cultural, seria muito pior. Acabaria, aí sim como já falei, em uso político dos recursos.

Tenho um amigo que é cineasta - a noite amarela e o nó do diabo, que recomendo, foram dirigidos por ele - e ele me fala do dinheiro que eles injetam nas cidades que gravam, e é coisa absurda: hotelaria, restaurantes, bares, mercado, padaria, staff local. É uma cidadezinha que recebe na casa de milhão de reais para gravação de um projeto desse que nem grande é. Agora imagina a grana que projetos grandes colocam? Cultura hoje gera 10x mais grana que turismo no Brasil. Então a se gente pega a segunda opção, que seria patrocinar apenas projetos pequenos, pode tá tirando um bom dinheiro de alguns locais que se beneficiariam dele.

Mas eu estou absolutamente de acordo que deixar apenas o mercado regular isso tudo com a livre escolha de empresas é maléfico (como todo livre mercado em todos os aspectos), por isso eu defendo, na grande maioria dos casos, um estado guiador de como as coisas devem funcionar, pois o empresário vai visar o lucro máximo sempre. Na minha opinião, eu não vejo problema no cirque du soleil ou Luan santana, desde que devidamente aptos, estarem na lista. Mas deveriam haver contrapartidas obrigatórias: ingressos sociais, porcentagem mínima do valor recebido gasto no local, contratação de staff local, etc. O retorno local é gigante e evita que o cara pegue dinheiro e vá gravar um filme em NY.
Editado pela última vez por jotaerre em 27 Mai 2022 08:59, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
jotaerre
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 8096
Registrado em: 01 Out 2014 16:37
Contato:

Re: Eis o porquê dos sertanejos não precisarem da Lei Rouanet

Mensagem por jotaerre » 27 Mai 2022 08:57

Só uma correção: cirque du soleil eu sou contra porque acho que a lei deveria apoiar exclusivamente projetos nacionais.

Avatar do usuário
brunodsr
Mensagens: 15738
Registrado em: 04 Jul 2014 18:09
Contato:

Re: Eis o porquê dos sertanejos não precisarem da Lei Rouanet

Mensagem por brunodsr » 27 Mai 2022 09:00

jotaerre escreveu:
27 Mai 2022 08:56
Então Bruno, eu temo que a gente esteja entrando em círculos. Eu concordo que não é legal Luan Santana ter cogitado em fazer uso da lei (eu pesquisei aqui rapidamente, e ele não fez. Mas existiu o projeto e foi aprovado, mas tiraram da reta certamente com medo da repercussão negativa).

Mas veja, isso é dos males o menor. A primeira opção que seria um funcionário determinando que projeto merece ou não através de critérios subjetivos, como relevância cultural, seria muito pior. Acabaria, aí sim como já falei, em uso político dos recursos.

Tenho um amigo que é cineasta - a noite amarela e o nó do diabo, que recomendo, foram dirigidos por ele - e ele me fala do dinheiro que eles injetam nas cidades que gravam, e é coisa absurda: hotelaria, restaurantes, bares, mercado, padaria, staff local. É uma cidadezinha que recebe na casa de milhão de reais para gravação de um projeto desse que nem grande é. Agora imagina a grana que projetos grandes colocam? Cultura hoje gera 10x mais grana que turismo no Brasil. Então a se gente pega a segunda opção, que seria patrocinar apenas projetos pequenos, pode tá tirando um bom dinheiro de alguns locais que se beneficiariam dele.

Mas eu estou absolutamente de acordo que deixar apenas o mercado regular isso tudo com a livre escolha de empresas é maléfico (como todo livre mercado em todos os aspectos), por isso eu defendo na grande maioria dos casos um estado guiador de como as coisas devem funcionar, pois o empresário vai visar o lucro máximo sempre. Na minha opinião, eu não vejo problema no cirque du soleil ou Luan santana, desde que devidamente aptos, estarem na lista. Mas deveriam haver contrapartidas obrigatórias: ingressos sociais, porcentagem mínima do valor recebido gasto no local, contratação de staff local, etc. O retorno local é gigante e evita que o cara pegue dinheiro e vá gravar um filme em NY.
Concordamos em partes. Com o seu último parágrafo, principalmente.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

Avatar do usuário
El Cid
Mensagens: 10814
Registrado em: 20 Fev 2020 13:52
Contato:

Re: Eis o porquê dos sertanejos não precisarem da Lei Rouanet

Mensagem por El Cid » 27 Mai 2022 15:02

cara

os show desse rapaz devem ser maravilhosos
Cidade de 17 mil habitantes em MG contrata show de Gusttavo Lima por R$ 1,2 milhão
Prefeitura de Conceição do Mato Dentro ainda contratou outros artistas para evento em junho, como Bruno e Marrone e Israel e Rodolffo. Contratos disponíveis no portal do executivo ultrapassam a cifra de R$ 2,3 milhões.

Por Rafaela Mansur, g1 Minas — Belo Horizonte

27/05/2022 14h34 Atualizado há 14 minutos
Gusttavo Lima — Foto: Érico Andrade/g1

Gusttavo Lima — Foto: Érico Andrade/g1

A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, na Região Central de Minas Gerais, contratou um show do cantor Gusttavo Lima pelo valor de R$ 1,2 milhão. Ele vai se apresentar na cidade no dia 20 de junho, durante a 32ª Cavalgada do Jubileu do Senhor Bom Jesus Do Matozinhos.

O evento está previsto para os dias 17 a 23 do próximo mês e vai contar também com a participação de outros artistas, como Bruno e Marrone, contratados por R$ 520 mil, e Israel e Rodolffo, por R$ 310 mil. No total, os contratos disponíveis no portal da prefeitura ultrapassam a cifra de R$ 2,3 milhões.

O contrato do show do Gusttavo Lima, o mais caro, ainda prevê que a prefeitura pague a hospedagem de 40 pessoas da equipe do cantor "no melhor hotel da região" e se responsabilize com os gastos diários de alimentação, fixados em R$ 4 mil. Além disso, o executivo deve fornecer o transporte do local para o artista, músicos, técnicos e produção.
Conceição do Mato Dentro — Foto: Prefeitura de Conceição do Mato Dentro/ Divulgação

Conceição do Mato Dentro — Foto: Prefeitura de Conceição do Mato Dentro/ Divulgação

O documento, assinado com a empresa do cantor, Balada Eventos e Produções, estabelece que o pagamento seja efetuado em duas parcelas – uma no ato da assinatura do contrato, datado de 11 de abril de 2022, e outra até o dia 15 de junho de 2022.

Conceição do Mato Dentro tem população estimada de 17.438 pessoas. Para este ano, o orçamento previsto pela prefeitura é de R$ 689 milhões.

O g1 Minas entrou em contato com a prefeitura da cidade e a assessoria de Gusttavo Lima e aguarda retorno.

Relembre

A contratação de show do cantor Gusttavo Lima com uso de recursos públicos já é alvo de investigação do Ministério Público de Roraima (MPRR).

A Prefeitura de São Luiz, o menor município do estado, contratou o cantor por R$ 800 mil para uma apresentação em dezembro deste ano. O município tem cerca de 8 mil habitantes.

Verbas públicas de prefeituras a sertanejos e outros viram debate após Zé Neto criticar Lei Rouanet
MP investiga show de Gusttavo Lima com contrato de R$ 800 mil em cidade de 8 mil habitantes de RR
Gusttavo Lima diz que 'não cabe ao artista fiscalizar as contas públicas' após polêmica de cachês

Nesta quinta-feira (26), Gusttavo Lima disse que "não cabe ao artista fiscalizar as contas públicas".

A polêmica sobre cachês pagos por prefeituras começou quando o sertanejo Zé Neto criticou a Lei Rouanet em um show bancado com verba municipal.
Festa de aniversário de Magé com Gusttavo Lima e outros custará R$ 1,5 milhão, mais que o gasto para erguer creches e moradia
Valor do show principal, do sertanejo, é de R$ 1 milhão, dez vezes mais que todo o investimento programado pela prefeitura em atividades artísticas e culturais para ano de 2022.

Por Gabriel Barreira e Anita Prado, RJ1

25/05/2022 14h09 Atualizado há um dia
Prefeitura de Magé vai mais de R$ 1,5 milhão com shows no aniversário da cidade

Prefeitura de Magé vai mais de R$ 1,5 milhão com shows no aniversário da cidade

A Prefeitura de Magé vai fazer uma grande festa em comemoração aos 457 anos da cidade da Baixada Fluminense. O município vai gastar mais de R$ 1,5 milhão só com apresentações durante o evento — o cachê da atração principal é dez vezes maior que todo o investimento programado pela prefeitura em atividades artísticas e culturais para o ano de 2022.

Faltando 15 dias para a celebração, a prefeitura ainda nem sabe quanto vai gastar ao todo. O que se sabe é que serão 3 dias de festa, com shows de grandes artistas.

O dinheiro para a realização dos shows já foi reservado pelo município. Confira abaixo o preço de cada atração:

Gusttavo Lima — R$ 1 milhão
Belo — R$ 180 mil
Marcelo Falcão — R$ 180 mil
Pastora Midian Lima — R$ 75 mil
Comunidade Shalon - R$ 70 mil

O custo total dos shows é de R$ 1,5 milhão. Além disso, a prefeitura também irá arcar com toda a estrutura necessária, que consiste na locação de banheiros químicos, montagem de palco, som, luz e até fogos de artifício. Tudo será montado em um terreno no distrito de Piabetá, que fica perto de um lixão.

O valor total que vai ser gasto com a estrutura ainda não foi divulgado. A prefeitura fez um pregão para contratar uma empresa que vai prestar o serviço.

O termo de referência que guia a contratação descreve o serviço como "locação de estrutura metálica e equipamentos, com montagem, manutenção e desmontagem". O valor total previsto é de R$ 9,3 milhões.

A prefeitura informou que o valor destinado para a contratação da empresa não é apenas para a estrutura da festa de aniversário da cidade. E que os serviços podem ser usados durante 12 meses, a partir da assinatura do contrato, para outros eventos. Também disse que o valor é apenas uma estimativa, que pode nem ser totalmente usado.

Os gastos públicos com o evento são bem acima do que muitas despesas do município no ano inteiro. O cachê de Belo é mais do que Magé pretende investir em aquisição de equipamentos e veículos para a Secretaria de Segurança Pública em 2022.

Também é superior a todo o gasto com construção de unidades habitacionais e treze vezes maior que o previsto para a construção de creches municipais.

"Eu acho um absurdo, porque eles deviam gastar com saúde, educação e não com uma festa", disse uma moradora de Magé.

"Eu acho que isso está muito errado. Tem que gastar com saúde, é o que nós estamos precisando. Nós vamos no hospital, não tem médico, não tem cardiologista, não tem dentista. A gente fica dois, três meses para ir no dentista, porque não tem", disse outra.

O valor do show principal, de R$ 1 milhão, é dez vezes maior que todo o investimento do ano em atividades artísticas e culturais. Também é 500 vezes maior que o valor estimado em campanhas de vacinação.

"Tem lugar que precisa de asfalto, tem lugar que precisa de luz. Tem muito lugar precisando de ajuda e ninguém ajuda. Tanta gente precisando de ajuda e ele fazendo festa?", questionou uma outra moradora da cidade.

O que disse a Prefeitura de Magé

Em nota, a Prefeitura de Magé informou que serão R$ 46 milhões de investimento na Saúde neste ano.

Na Educação, serão quase R$ 39 milhões destinados para a construção de unidades, e mais de R$ 23 milhões destinados para a merenda escolar.

E em relação à Segurança Pública, a previsão é de gastos de mais de R$ 6 milhões.

kkkkk

será que eles fzem doações depois para instituições de "administradas" por políticos das cidades, como ato de gratidão? :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:

muito estranho né....
Que Dels perdoe essas pessoas ruins, porque o Bjjforum não perdoa.

Carl
Mensagens: 1887
Registrado em: 08 Dez 2014 14:29
Contato:

Re: Eis o porquê dos sertanejos não precisarem da Lei Rouanet

Mensagem por Carl » 28 Mai 2022 11:45

Sem dúvida tem 99% de falcatrua nesse tipo de contratação, mas a conta certa não estão fazendo. O certo é vc calcular o custo total com o evento e qual o retorno financeiro gerado em termos de impostos + gastos do público com comércio e estadia. Como essas cidades não devem possuir uma grande rede de comércio ou hoteleira, a chance de se ter um deficit é enorme.
Com essa conta feita, aí sim poderia se caracterizar a má-versação de verbas públicas.

Avatar do usuário
KRATOSCS 85
Mensagens: 1251
Registrado em: 30 Jul 2016 13:02
Contato:

Re: Eis o porquê dos sertanejos não precisarem da Lei Rouanet

Mensagem por KRATOSCS 85 » 28 Mai 2022 11:57

Carl escreveu:
28 Mai 2022 11:45
Sem dúvida tem 99% de falcatrua nesse tipo de contratação, mas a conta certa não estão fazendo. O certo é vc calcular o custo total com o evento e qual o retorno financeiro gerado em termos de impostos + gastos do público com comércio e estadia. Como essas cidades não devem possuir uma grande rede de comércio ou hoteleira, a chance de se ter um deficit é enorme.
Com essa conta feita, aí sim poderia se caracterizar a má-versação de verbas públicas.
E se acha que petista sabe fazer conta? É óbvio que tem que investigar, mas aposto que se não acharem nada demais a mídia não vai dar bola, mas se acharem...
Tropa do El Fiel, padaria on fire.

Avatar do usuário
Jaisonn
Ombudsman
Ombudsman
Mensagens: 15247
Registrado em: 16 Jun 2019 15:36
Contato:

Re: Eis o porquê dos sertanejos não precisarem da Lei Rouanet

Mensagem por Jaisonn » 28 Mai 2022 12:01

KRATOSCS 85 escreveu:
28 Mai 2022 11:57
E se acha que petista sabe fazer conta? É óbvio que tem que investigar, mas aposto que se não acharem nada demais a mídia não vai dar bola, mas se acharem...
Pensei que você não gostasse dos lacradores de ambos os lados, mestre, para estar defendendo o lixo do Gustavo Lima assim.
"Eu arreguei (...)"
(JUNINHO, Puta do, 2022)
RF: pg. 3, Tóp. "MBL se envolve em fraude (...)"

Avatar do usuário
KRATOSCS 85
Mensagens: 1251
Registrado em: 30 Jul 2016 13:02
Contato:

Re: Eis o porquê dos sertanejos não precisarem da Lei Rouanet

Mensagem por KRATOSCS 85 » 28 Mai 2022 12:27

Jaisonn escreveu:
28 Mai 2022 12:01
Pensei que você não gostasse dos lacradores de ambos os lados, mestre, para estar defendendo o lixo do Gustavo Lima assim.
Pq ele é lixo? Pq votou no bozo? Eu não acho que todo mundo que vota no Lula é lixo, só os que ficam chupando ele em fóruns.
Tropa do El Fiel, padaria on fire.

Avatar do usuário
Jaisonn
Ombudsman
Ombudsman
Mensagens: 15247
Registrado em: 16 Jun 2019 15:36
Contato:

Re: Eis o porquê dos sertanejos não precisarem da Lei Rouanet

Mensagem por Jaisonn » 28 Mai 2022 12:59

KRATOSCS 85 escreveu:
28 Mai 2022 12:27
Pq ele é lixo? Pq votou no bozo? Eu não acho que todo mundo que vota no Lula é lixo, só os que ficam chupando ele em fóruns.
Sei
"Eu arreguei (...)"
(JUNINHO, Puta do, 2022)
RF: pg. 3, Tóp. "MBL se envolve em fraude (...)"

Avatar do usuário
KRATOSCS 85
Mensagens: 1251
Registrado em: 30 Jul 2016 13:02
Contato:

Re: Eis o porquê dos sertanejos não precisarem da Lei Rouanet

Mensagem por KRATOSCS 85 » 28 Mai 2022 12:59

Jaisonn escreveu:
28 Mai 2022 12:59
Sei
No meu setor só tem petista mestre
Tropa do El Fiel, padaria on fire.

LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 15258
Registrado em: 07 Fev 2019 15:12
Contato:

Re: Eis o porquê dos sertanejos não precisarem da Lei Rouanet

Mensagem por LeoMatosJJ » 29 Mai 2022 11:17

Prefeito de uma cidade aí de MG sentiu o golpe e cancelou o show do Gustttttttttttttavo Lixo. Obrigado Zé Neto kkkkk

Avatar do usuário
KRATOSCS 85
Mensagens: 1251
Registrado em: 30 Jul 2016 13:02
Contato:

Re: Eis o porquê dos sertanejos não precisarem da Lei Rouanet

Mensagem por KRATOSCS 85 » 29 Mai 2022 11:22

Bem inteligente, agora tem que pagar 1.2 milhões de multa pro Gustashow, esquerdistas só sabe fazer merda pqp
Tropa do El Fiel, padaria on fire.

The_pride
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 2556
Registrado em: 20 Out 2016 07:24
Contato:

Re: Eis o porquê dos sertanejos não precisarem da Lei Rouanet

Mensagem por The_pride » 29 Mai 2022 12:27

El Cid escreveu:
24 Mai 2022 13:57


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Seria essa a razão do sucesso e do trabalhao intenso deles em sabotar todos os estilos? ficar com todo o dinheiro público possível?

:rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:

em tempo: uma música merda, medíocre, feita pra povo burro como o hue médio.

me julguem
Bem difícil derrubar sertanejos, empresas de cerveja,bebidas alcoólicas, etc, gastam pouco neles e o retorno é gigante.

Avatar do usuário
jotaerre
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 8096
Registrado em: 01 Out 2014 16:37
Contato:

Re: Eis o porquê dos sertanejos não precisarem da Lei Rouanet

Mensagem por jotaerre » 29 Mai 2022 13:57

LeoMatosJJ escreveu:
29 Mai 2022 11:17
Prefeito de uma cidade aí de MG sentiu o golpe e cancelou o show do Gustttttttttttttavo Lixo. Obrigado Zé Neto kkkkk
A Tatuagem no toba de Anitta causou um estrago e tanto

Avatar do usuário
Jaisonn
Ombudsman
Ombudsman
Mensagens: 15247
Registrado em: 16 Jun 2019 15:36
Contato:

Re: Eis o porquê dos sertanejos não precisarem da Lei Rouanet

Mensagem por Jaisonn » 29 Mai 2022 14:33

jotaerre escreveu:
29 Mai 2022 13:57
A Tatuagem no toba de Anitta causou um estrago e tanto
mestra é foda demais

direitistas vagabundos rasgam o cu
"Eu arreguei (...)"
(JUNINHO, Puta do, 2022)
RF: pg. 3, Tóp. "MBL se envolve em fraude (...)"

Responder