"Eu trouxe comédia stand up pro Brasil"

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 21509
Registrado em: 20 Fev 2015 09:11
Contato:

"Eu trouxe comédia stand up pro Brasil"

Mensagem por kyo_spirit » 26 Jan 2022 13:22

Especialmente agora que qualquer jacu tem podcast, é rotineiro ver aquele grupo de humoristas q começou a carreira na virada do século, batendo no peito pra dizer q trouxe o humor stand up pro Brasil. Q foram desbravadores e talz.

Falta memória ou vergonha na cara?

phpBB [video]




Edit: não é tópico pra AP. Postei no lugar errado
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Avatar do usuário
Baby Face
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 3476
Registrado em: 13 Out 2014 12:13
Contato:

Re: "Eu trouxe comédia stand up pro Brasil"

Mensagem por Baby Face » 26 Jan 2022 13:37

kyo_spirit escreveu:
26 Jan 2022 13:22
Especialmente agora que qualquer jacu tem podcast, é rotineiro ver aquele grupo de humoristas q começou a carreira na virada do século, batendo no peito pra dizer q trouxe o humor stand up pro Brasil. Q foram desbravadores e talz.

Falta memória ou vergonha na cara?

phpBB [video]




Edit: não é tópico pra AP. Postei no lugar errado

Mestre Chico Anyzio era foda... Esses "comediantes" de hoje em dia, a grande maioria, não prestam nem pra lamber as botas do Mestre Chico...
"Uma mão ia no volante a outra no carinho"

Mendigo Mestre

Avatar do usuário
jotaerre
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 8096
Registrado em: 01 Out 2014 16:37
Contato:

Re: "Eu trouxe comédia stand up pro Brasil"

Mensagem por jotaerre » 26 Jan 2022 14:01

Quem trouxe o stand UP pro Brasil, e também o 4-3-3, foi o Wanderley Luxemburgo

Avatar do usuário
FCB
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 14107
Registrado em: 01 Out 2014 15:47
Contato:

Re: "Eu trouxe comédia stand up pro Brasil"

Mensagem por FCB » 26 Jan 2022 15:17

Talvez a forma correta dos novos humoristas se referirem a isso é dizer que POPULARIZARAM o stand up no Brasil.


Online
Avatar do usuário
Pegetto
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5860
Registrado em: 11 Out 2014 01:01
Contato:

Re: "Eu trouxe comédia stand up pro Brasil"

Mensagem por Pegetto » 27 Jan 2022 10:45

A própria galera da antiga (Jô Soares, Chico Anysio, Agildo Ribeiro e etc.) dizem que o primeiro mesmo, no Brasil, foi o Zé Vasconcelos (Ruy Barbosa Sá Silva).

Como bem disse o florista acima, o que acontece é que a galerinha dos anos 2000 e pouco realmente popularizaram o stand up (que não se via mais, já que os espetáculos "sozinhos" eram comédias de personagens, estilo Terça Insana).
"Gostaria que houvesse uma maneira de saber que estamos nos bons e velhos tempos, antes de realmente deixá-los."

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9688
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: "Eu trouxe comédia stand up pro Brasil"

Mensagem por Anônimo » 27 Jan 2022 16:50

Talvez o conceito seja diferente. Por exemplo, Jô e Chico já vinham com um roteiro mais ou menos pré-estabelecido e creio que havia pouca margem para mudanças. Se você visse um show e fosse na semana seguinte, não mudava muita coisa. Creio que o conceito de stand up moderno remete a falar de coisas bem recentes e meio que aleatórias. Tipo, o humorista pode fazer um show na quarta e encaixar uma piada com o cara que foi eliminado do BBB no dia anterior. O improviso no stand up atual é muito maior do que nos espetáculos antigos de humor. Essa galara do stand up respeita muito o Marcelo Mansfield. O cara morou nos EUA e acho que foi um dos pioneiros nesse formato atual de stand up.

Avatar do usuário
LucasYeahNegoMariano
Mensagens: 1835
Registrado em: 16 Jun 2014 12:02
Contato:

Re: "Eu trouxe comédia stand up pro Brasil"

Mensagem por LucasYeahNegoMariano » 27 Jan 2022 21:03

Anônimo escreveu:
27 Jan 2022 16:50
Talvez o conceito seja diferente. Por exemplo, Jô e Chico já vinham com um roteiro mais ou menos pré-estabelecido e creio que havia pouca margem para mudanças. Se você visse um show e fosse na semana seguinte, não mudava muita coisa. Creio que o conceito de stand up moderno remete a falar de coisas bem recentes e meio que aleatórias. Tipo, o humorista pode fazer um show na quarta e encaixar uma piada com o cara que foi eliminado do BBB no dia anterior. O improviso no stand up atual é muito maior do que nos espetáculos antigos de humor. Essa galara do stand up respeita muito o Marcelo Mansfield. O cara morou nos EUA e acho que foi um dos pioneiros nesse formato atual de stand up.
O q eu vejo falar muito é q o Afonso Padilha, por meio dos 4 Amigos e a internet, mudou o stand up moderno trazendo essa questão do texto novo a cada show, sem repetir.

Tirou essa coisa do show roteirizado, montado, em q os caras iam excursionando durante um tempo vendendo o show, parecido com o q fazem bandas ou grupos de teatro. E se vc for reparar, isso é coisa pra menos de uma década pra cá, ou seja, até ali no início / meados de 2010 a coisa seguia essa regra do show montado etc etc.

Nesse ponto, sim, teve uma mudança e por consequência o lançamento de algo novo. Por isso dá essa sensação de falar de coisas recentes e aleatórias .. não é fácil manter um texto novo a cada dia, ou a cada semana. A saída é pegar assunto q tá em voga, principalmente notícias e tal.
Renato Albani disse em algum podcast, q pra ele isso matou o stand up no sentido de ir fazer show pq a galera chega lá e já conhece as piadas (isso no caso de quem ainda faz o show no "antigo" modelo) .. galera vê na internet e depois vai querer conferir ao vivo e acontece de não ter tanta graça.

Foda q, diferente de música e teatro / filme, nem sempre uma piada funciona mais de uma vez.
...

Online
Avatar do usuário
Kabeça Grande BJJ
Mensagens: 11223
Registrado em: 10 Abr 2017 12:09
Contato:

Re: "Eu trouxe comédia stand up pro Brasil"

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 27 Jan 2022 21:19

Chico é GOAT. Fodam se argumentos.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9688
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: "Eu trouxe comédia stand up pro Brasil"

Mensagem por Anônimo » 27 Jan 2022 22:43

LucasYeahNegoMariano escreveu:
27 Jan 2022 21:03
O q eu vejo falar muito é q o Afonso Padilha, por meio dos 4 Amigos e a internet, mudou o stand up moderno trazendo essa questão do texto novo a cada show, sem repetir.

Tirou essa coisa do show roteirizado, montado, em q os caras iam excursionando durante um tempo vendendo o show, parecido com o q fazem bandas ou grupos de teatro. E se vc for reparar, isso é coisa pra menos de uma década pra cá, ou seja, até ali no início / meados de 2010 a coisa seguia essa regra do show montado etc etc.

Nesse ponto, sim, teve uma mudança e por consequência o lançamento de algo novo. Por isso dá essa sensação de falar de coisas recentes e aleatórias .. não é fácil manter um texto novo a cada dia, ou a cada semana. A saída é pegar assunto q tá em voga, principalmente notícias e tal.
Renato Albani disse em algum podcast, q pra ele isso matou o stand up no sentido de ir fazer show pq a galera chega lá e já conhece as piadas (isso no caso de quem ainda faz o show no "antigo" modelo) .. galera vê na internet e depois vai querer conferir ao vivo e acontece de não ter tanta graça.


Foda q, diferente de música e teatro / filme, nem sempre uma piada funciona mais de uma vez.
Exato, o conceito de stand up vai muito além do espetáculo com roteiro. Vi uma entrevista dos caras do Casseta e Planeta contando que eles foram um pouco vítimas da internet. O programa era exibido na terça, baseado sempre em fatos da semana. O problema é que a internet é tão rápida que os memes e piadas sobre o assunto tinha esgotado uma semana depois. Uma vez o Danilo Gentilli deu uma entrevista falando da treta que ele tinha com o Marcius Melhem. Resumo da estória: era algum tipo um festival de humor em Curitiba e Gentilli tinha feito toda a apresentação em cima de piadas que zoavam o prefeito de Curitiba Rafael Greca. Era algo como gordo seboso, gordo da sauna, ou algo assim. Bom, o Gentilli tinha feito uma apresentação anteso o Melhem assistiu e veio fazer umas perguntas sobre quem era o Greca. Depois, o Melhem resolveu fazer uma apresentação de improviso, sem estar na lista oficial, e meio que "roubou" as piadas do Gentilli, que foi fazer uma nova apresentação depois e teve que mudar as piadas. Quem faz stand up tem que ter uma certa criatividade para mudar constantemente o show. Um cara que não muda tanto assim as piadas e conta sempre as mesmas histórias, por mais engraçadas que sejam, é o Sérgio Malandro.

Avatar do usuário
Urubu Rei
Mensagens: 8612
Registrado em: 20 Out 2014 20:02
Contato:

Re: "Eu trouxe comédia stand up pro Brasil"

Mensagem por Urubu Rei » 28 Jan 2022 02:27

Sei lá, os caras que eu já ouvi falarem sobre isso se consideram pioneiros no sentido de fazer o stand up acontecer aqui enquanto movimento, cena.

Queria muito ver um vídeo do Jô Soares fazendo isso. Sei que ele também fazia, mas ao que parece não tem nada na Internet.
Penso, logo bustamanteio.

Avatar do usuário
jotaerre
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 8096
Registrado em: 01 Out 2014 16:37
Contato:

Re: "Eu trouxe comédia stand up pro Brasil"

Mensagem por jotaerre » 28 Jan 2022 08:17

Em tempo, stand up comedy é sem graça pra caralho, salve raras exceções. Normalmente é um cara que tem inteligência para escrever boas tiradas, mais baixíssimo carisma cômico. E o resultado é 1h de risadinha de canto de boca que a gente dá só pra fazer valer a grana que morreu

Avatar do usuário
Urubu Rei
Mensagens: 8612
Registrado em: 20 Out 2014 20:02
Contato:

Re: "Eu trouxe comédia stand up pro Brasil"

Mensagem por Urubu Rei » 29 Jan 2022 00:19

jotaerre escreveu:
28 Jan 2022 08:17
Em tempo, stand up comedy é sem graça pra caralho, salve raras exceções. Normalmente é um cara que tem inteligência para escrever boas tiradas, mais baixíssimo carisma cômico. E o resultado é 1h de risadinha de canto de boca que a gente dá só pra fazer valer a grana que morreu
E tem uns caras que simplesmente não dá pa entender como tão ganhando a vida fazendo isso, sendo que o texto é medíocre e o carisma negativo. Um exemplo disso é aquele Dih Lopes. Pra tentar se diferenciar, o maluco ainda força uma persona de "humor negro", do tipo mais constrangedor possível, aquelele que faz questão de avisar que o humor ali vai ser "pesadão". :))
Penso, logo bustamanteio.

Aldebarã
Mensagens: 9044
Registrado em: 23 Nov 2014 18:29
Contato:

Re: "Eu trouxe comédia stand up pro Brasil"

Mensagem por Aldebarã » 29 Jan 2022 00:26

Mestre Costinha engole tudo e todos.

Quando li o título do tópico só consegui pensar no Rafinha Bastos pronunciando

Ademais, stand up só serve se for escrachado, tipo aquele maluco do filme que o Eddie Murphy era gordo e ficou magro. Quem, aliás, faz isso muuuito bem é o Renato Piaba, baiano. Se quiserem salvar o stand up tem que remover a playboyzada e as muié, que me parece serem cavalo de Tróia dentro do humor.
Team Cara de Sapato :gunthug:

Fedor Machida
Mensagens: 1962
Registrado em: 15 Out 2014 07:43
Contato:

Re: "Eu trouxe comédia stand up pro Brasil"

Mensagem por Fedor Machida » 01 Fev 2022 16:32

Tinha um stand up antigo do Leandro Hassum que era lotado de piadas do standup do Bill Cosby (tem na net). Imitação na cara dura!!! Ri bagarai do Bill Cosby.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Azagthoth, Born To Raise Hell, Debulho, Kabeça Grande BJJ, lethalshot, Rugby Man, Vitorino e 218 visitantes