Paredão de cânion em Capitólio desaba e atinge lanchas

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Online
LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 15381
Registrado em: 07 Fev 2019 15:12
Contato:

Re: Paredão de cânion em Capitólio desaba e atinge lanchas

Mensagem por LeoMatosJJ » 11 Jan 2022 14:19

galo escreveu:
11 Jan 2022 12:31
Até 2012 turismo ali era tranquilo. Depois virou uma mundiçaria braba. Começaram a fechar as cachoeiras no entorno da MG-050. Mas até um ano atrás tava uma zona tbm, com direito a barraquinhas na beira da rodovia que não tem 1 cm de acostamento e é um trânsito fodido.
Os donos das lanchas de turismo se acham donos dos cânions.... Mais de uma vez que eu estava a passeio tive problema pq o piloto da lancha queria trazer alguém ou mais de alguém no fim do passeio que ficava esquecido nos bares flutuantes. Eu nunca curti esse passeio de lancha mas era obrigado a fazer por conta de amigos que vinham visitar a região. Ali tem um restaurante muito bom onde saem as lanchas, na ponte do Turvo, mas que tbm estava impossível de ir por conta de estar sempre lotado. Eu sempre recomendava aos amigos que vinham visitar a região duas coisas: não fique em Capitólio, a cidade é uma bosta e não faça o passeio de lancha, é uma furada.
A região é rica em beleza natural. A serra da canastra é maravilhosa. Algumas partes dela ainda valem a pena conhecer, como a Babilônia, uma parte mais selvagem em Delfinópolis, as cachoeiras na serra são top demais. São Roque de Minas era outro lugar sossegado, mas já começou virar outra Capitólio no quesito mundiçaria....
Isso não é exclusividade daí. Todo canto que tem muito trânsito de lanchas, barcos e jetski, rola uma mundiçaria pesada. Um monte de bosta que só porque tem dinheiro, acha que pode fazer o que quiser.

Aquela propaganda 'os carros são como as lanchas...' virou chacota, mas a mensagem dela é verdadeira. Trânsito na água tem regras, mas ninguém segue nessa porra.

Avatar do usuário
brunodsr
Mensagens: 15738
Registrado em: 04 Jul 2014 18:09
Contato:

Re: Paredão de cânion em Capitólio desaba e atinge lanchas

Mensagem por brunodsr » 11 Jan 2022 14:27

Essa região é muito parecida com Piranhas, onde já fui algumas vezes. Lembro de ter tirado foto praticamente embaixo de uma rocha, mas me cagando de medo. Fomos a uma "prainha" no meio do Rio São Francisco também, com direito a um mergulho e um passeio numas grutas lá.

É difícil ter esse cuidado todo que o colega mencionou. Não lembro de ficar ligado em clima, avaliar barqueiro (alugamos uma lancha) ou algo do tipo. E eu estava com o meu sogro + esposa, casal de amigos + filho, esposa e filho. Acho que nas primeiras quedas de pedra ali, eu teria mandado o cara vazar. Mas vai saber, né? Ninguém imaginou que um paredão cairia sobre eles. No máximo que rochas despencariam mais a frente.

Em resumo, por mais que a natureza desse vários sinais, era difícil, mesmo para quem estava perto, imaginar que um paredão daquele tamanho se soltaria. Se eu estivesse ali, dificilmente não estaria entre os mortos.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

Avatar do usuário
Leeo
Mensagens: 2703
Registrado em: 03 Fev 2016 19:27
Contato:

Re: Paredão de cânion em Capitólio desaba e atinge lanchas

Mensagem por Leeo » 11 Jan 2022 14:53

Eu sou igual ao Kabeça, curto bastante cachoeiras, mas sempre pesquiso antes de ir e qualquer sinal de chuva eu já saio fora

Numa cidade próxima daqui direto morre gente numa cachoeira maior bonita, parece bem sossegada, lugar lindo, mas pra morrer ali é facinho...

Em novembro morreram 03, já ouvi falar de mais de 10 casos de mortes nessa cachoeira (por tromba d'água, nego que mergulha do alto da cachoeira e não sabe que no fundo tem cavernas e fica preso lá embaixo, nego que mergulha errado etc).

Essa cachoeira é numa cidade vizinha do Pico dos Marins, onde semana passada um coach levou 64 nego pra subir a montanha com ventos de mais de 70km, chuva pra caralho etc. Postou no instagram debochando das pessoas que estavam desistindo da subida, pq viram a cagada onde tavam se metendo, mas de madrugada teve que ligar pros bombeiros resgatarem eles senão iam morrer na montanha.

O cara postou tudo no instagram como se fosse um vitorioso, um líder nato, mas só omitiu o resgate kkkkkkk
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

Avatar do usuário
Kabeça Grande BJJ
Mensagens: 11296
Registrado em: 10 Abr 2017 12:09
Contato:

Re: Paredão de cânion em Capitólio desaba e atinge lanchas

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 16 Jan 2022 06:52

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/ ... cido.ghtml

Olha as fotos: ninguém de colete.
Afundou após bater nas ondas: ninguém viu que tinha onda?
E a brejinha? Olha lá o maldito álcool..

Três coisas básicas, absurdamente básicas.

Mas e a selfie? E a ostentação de postar nas redes? Vou tirar foto de colete laranja, véi? Deixa eu tomar minha gelada aqui.

Ah essa natureza danadinha viu... Sempre aprontando. Não dá pra gente prevenir uma tragédia dessa.

Pqp.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Online
The Walrus
Mensagens: 5460
Registrado em: 03 Out 2014 19:16
Contato:

Re: Paredão de cânion em Capitólio desaba e atinge lanchas

Mensagem por The Walrus » 16 Jan 2022 09:19

LeoMatosJJ escreveu:
11 Jan 2022 14:19
Isso não é exclusividade daí. Todo canto que tem muito trânsito de lanchas, barcos e jetski, rola uma mundiçaria pesada. Um monte de bosta que só porque tem dinheiro, acha que pode fazer o que quiser.

Aquela propaganda 'os carros são como as lanchas...' virou chacota, mas a mensagem dela é verdadeira. Trânsito na água tem regras, mas ninguém segue nessa porra.
Tipo a praia do Caixa d'aço em Porto Belo, até o fatídico clipe de "Ai se eu te pego" era um lugar bacana, agora virou terra de mundiça do pior tipo.

Online
Avatar do usuário
codematrixbr
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5789
Registrado em: 01 Out 2014 00:34
Contato:

Re: Paredão de cânion em Capitólio desaba e atinge lanchas

Mensagem por codematrixbr » 16 Jan 2022 11:51

Complicado, sei que se a pessoa curte cachoeira, tem que se ligar no tempo igual surfista, e o agravante é que tem de conferir o clima do local e no entorno da cachoeira, e sempre ficar ligado, no primeiro sinal tem de vazar rápido, já vi acidentes sérios em cachoeiras pequenas.
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"

Online
Avatar do usuário
codematrixbr
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5789
Registrado em: 01 Out 2014 00:34
Contato:

Re: Paredão de cânion em Capitólio desaba e atinge lanchas

Mensagem por codematrixbr » 16 Jan 2022 11:58

Kabeça Grande BJJ escreveu:
16 Jan 2022 06:52
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/ ... cido.ghtml

Olha as fotos: ninguém de colete.
Afundou após bater nas ondas: ninguém viu que tinha onda?
E a brejinha? Olha lá o maldito álcool..

Três coisas básicas, absurdamente básicas.

Mas e a selfie? E a ostentação de postar nas redes? Vou tirar foto de colete laranja, véi? Deixa eu tomar minha gelada aqui.

Ah essa natureza danadinha viu... Sempre aprontando. Não dá pra gente prevenir uma tragédia dessa.

Pqp.
E o pior ainda tinha gente que não sabia nadar, fiquei quase 1 mês em floripa no final do ano, e o clima tava bem instável, uma hora chovia, depois fazia sol depois chovia, tanto que tentei na última semana ir já ilha do campeche, mas não consegui, o caralho que boto minha família em um barco de turismo confiando que Deus é comigo, e que tudo vai dar certo.
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"

Online
LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 15381
Registrado em: 07 Fev 2019 15:12
Contato:

Re: Paredão de cânion em Capitólio desaba e atinge lanchas

Mensagem por LeoMatosJJ » 16 Jan 2022 12:59

Pqp, não saber nadar e não usar colete...

Darwin news

Avatar do usuário
Kabeça Grande BJJ
Mensagens: 11296
Registrado em: 10 Abr 2017 12:09
Contato:

Re: Paredão de cânion em Capitólio desaba e atinge lanchas

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 26 Abr 2022 12:28

Caras, fiquei feliz de verdade ver que os governos de AL e SE tão de olho.

Relatório aponta 13 pontos de alto risco em cânions do rio São Francisco.

Relatório final de vistoria do SGB (Serviço Geológico do Brasil), órgão público vinculado ao Ministério de Minas e Energia, aponta que os tradicionais cânions do rio São Francisco (entre Alagoas e Sergipe) apresentam 13 pontos classificados como de "perigo alto" de acidentes. A visita a 19 locais ao longo do curso do rio ocorreu entre 14 e 23 de fevereiro, a pedido dos governos dos dois estados, já que a região atrai milhares de turistas todos os anos para passeios de barco. A vistoria passou por cânions dos municípios de Canindé do São Francisco (SE), Piranhas, Delmiro Gouveia, Olho D'Água do Casado (AL). Também foram vistoriados cânions em Paulo Afonso (BA), mas no município não acontecem passeios turísticos.

Segundo o documento, os principais riscos identificados foram os da chamada movimentação gravitacional de massa (deslizamentos, queda e rolamento de blocos, desplacamentos e tombamentos), além de um possível destacamento de rochas. O relatório traz recomendações que, segundo a Defesa Civil dos estados, foram aceitas.

Imagens feitas pelos técnicos e obtidas pela coluna destacam várias rochas em condições parecidas com as do lago de Furnas, em Capitólio (MG), onde no início do ano o tombamento de uma rocha causou a morte de dez pessoas.

As áreas foram classificadas desta forma: 13 como de perigo alto;
3 de perigo moderado;
3 de perigo baixo.

"O presente relatório, de caráter emergencial, conclui que a região dos cânions do lago Xingó apresenta, em sua maior parte, condições potenciais para a ocorrência de movimentos gravitacionais de massa, ao longo de seus paredões e taludes naturais", concluíram os técnicos.

Para os técnicos, o padrão e a frequência das fraturas das rochas torna a região "suscetível a instabilidades". Além de sua vulnerabilidade natural, foi constatado em alguns dos pontos visitados, a existência de infraestruturas permanentes e móveis, onde ocorre a permanência de turistas e moradores da região, de forma frequente.Relatório SGB Diante do cenário, o SGB afirma que há possibilidade de acidentes, mas que é possível manter a atividade turística na região desde que as normas de segurança sejam seguidas. "O lago e seus braços possuem largura suficiente para que as embarcações possam se manter a uma distância maior que uma vez a altura dos paredões", diz o relatório.

O documento ainda faz uma série recomendações aos governos de Sergipe e Alagoas, como:
Avaliar a remoção ou contenção de blocos soltos e instáveis de áreas onde é comum a presença humana;
Utilizar boias flutuantes na demarcação de perímetros de interesse;
Dar preferência a locais onde a face do paredão se afasta da margem do lago;
Manter o tráfego de embarcações a uma distância mínima de uma vez a altura do paredão;
Evitar visitas e passeios em dias com elevadas previsões de precipitação;
Criar um plano de contingência, para ser usado na eventualidade da ocorrência de acidentes;
Fiscalizar e proibir a construção ou visitação em áreas protegidas pela legislação;
Instalar sistema de alerta para as áreas suscetíveis.

continu...: https://noticias.uol.com.br/colunas/car ... ncisco.htm
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Responder