MPB

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Macallan
Contato:

MPB

Mensagem por Macallan » 19 Dez 2014 03:14

Um tópico sobre a Música Popular Brasileira deve existir em qualquer forum minimamente decente.
Pra começar um pouco de Caetano Veloso

phpBB [video]

Prime
Contato:

Re: MPB

Mensagem por Prime » 13 Abr 2017 16:44

phpBB [video]

Doguera
Contato:

Mensagem por Doguera » 13 Abr 2017 17:50

phpBB [video]

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 13 Abr 2017 18:00

Se eu não me engano já tem um tópico desse, brother, dá uma pesquisada e ressucite o tópico. Na minha opinião hoje, a MPB está uma merda. A cena independente brasileira está muito mais prolifica de talentos.

Prime
Contato:

Mensagem por Prime » 13 Abr 2017 18:48

Modern Samurai escreveu:Se eu não me engano já tem um tópico desse, brother, dá uma pesquisada e ressucite o tópico. Na minha opinião hoje, a MPB está uma merda. A cena independente brasileira está muito mais prolifica de talentos.
esse topico aqui e de 2014

peudoria
Contato:

Mensagem por peudoria » 13 Abr 2017 19:41

Duas que tava ouvindo esses dias

phpBB [video]

phpBB [video]

As vezes costumo ler os comentários dos videos de musica pra ver se tem alguma discussão interessante e nesse video da Chão de Giz um comentário explicando a letra dessa música me chamou atenção. Colocando em spoiler pra quem quiser dar uma lida
Spoiler:
Explicação dada, em tese, pelo próprio compositor, O GRANDE POETA ZÉ RAMALHO, sobre Chão de Giz: Ainda jovem, o compositor teve um caso duradouro com uma mulher bem mais velha que ele, casada com uma pessoa bem influente da sociedade de João Pessoa, na Paraíba, onde ele morava. Ambos se conheceram no carnaval. Zé Ramalho ficou perdidamente apaixonado por esta mulher, que jamais abandonaria um casamento para ficar com um “garoto pé -rapado”. Ela apenas “usava-o”. Assim, o caso que tomava proporções enormes foi terminado. Zé Ramalho ficou arrasado por meses, mudou de casa, pois morava perto da mulher e, nesse meio tempo, compôs Chão de giz. Sabendo deste pequeno resumo da história, fica mais fácil interpretar cada verso da canção. Vamos lá! “Eu desço desta solidão e espalho coisas sobre um chão de giz” Um dos seus hábitos, no sofrimento, era espalhar pelo chão todas as coisas que lembravam o caso dos dois. O chão de giz indica como o relacionamento era fugaz. “Há meros devaneios tolos, a me torturar” Devaneios e lembranças da mulher que não o amou. O tinha como amante, apenas para realizar suas fantasias. Quando e como queria. “Fotografias recortadas de jornais de folhas amiúdes” Outro hábito de Zé Ramalho era recortar e admirar TODAS as fotos dela que saiam nos jornais – lembrem-se, ela era da alta sociedade, sempre estava nas colunas sociais. “Eu vou te jogar num pano de guardar confetes” Pano de guardar confetes são balaios ou sacos típicos das costureiras do Nordeste, nos quais elas jogam restos de pano, papel, etc. Aqui, Zé diz que vai jogar as fotos dela nesse tipo de saco e, assim, esquecê-la de vez. “Disparo balas de canhão, é inútil, pois existe um grão-vizir” Ele tenta ficar com ela de todas as formas, mas é inútil, pois ela é casada com um homem muito rico. “Há tantas violetas velhas sem um colibri” Aqui ele utiliza de uma metáfora. Há tantas violetas velhas (Como ela, bela, mas velha) sem um colibri (um jovem que a admire), dessa forma ele tenta novamente convencê-la apelando para a sorte – mesmo sendo velha (violeta velha), ela pode, se quiser, ter um colibri (jovem). “Queria usar, quem sabe, uma camisa de força ou de vênus” Este verso mostra a dualidade do sentimento de Zé Ramalho. Ao mesmo tempo que quer usar uma camisa de força para se afastar dela, ele também quer usar uma camisa de vênus para transar com ela. “Mas não vou gozar de nós apenas um cigarro” Novamente ele invoca a fugacidade do amor dela por ele, que o queria apenas para “gozar o tempo de um cigarro”. Percebe-se o tempo todo que ele sente por ela um profundo amor e tesão, enquanto é correspondido apenas com o tesão, com o gozo que dura o tempo de se fumar um cigarro. “Nem vou lhe beijar, gastando assim o meu batom” Para quê beijá-la, se ela quer apenas o sexo? “Agora pego um caminhão, na lona vou a nocaute outra vez…” Novamente ele resolve ir embora, após constatar que é impossível tentar algo sério com ela. Entretanto, apaixonado como está, vai novamente à lona – expressão que significa ir a nocaute no boxe, mas também significa a lona do caminhão, com o qual ele foi embora – ele teve que sair de casa para se livrar desse amor doentio. “Pra sempre fui acorrentado no seu calcanhar” Amor inesquecível, que acorrenta. Ela pisava nele e ele cada vez mais apaixonado. Tinha esperanças de um dia ser correspondido. “Meus vinte anos de ‘boy’ – that’s over, baby! Freud explica” Ele era bem mais novo que ela. Ele era um boy, ela era uma dama da sociedade. Freud explica um amor desse (Complexo de Édipo, talvez?). “Não vou me sujar fumando apenas um cigarro” Depois de muito sofrimento e consciente que ela nunca largaria o marido/status para ficar com ele, ele decide esquecê-la. Essa parte ele diz que não vai se sujar transando mais uma vez com ela, pois agora tem consciência de que nunca passará disso. “Quanto ao pano dos confetes, já passou meu carnaval” Eles se conheceram em um carnaval. Voltando a falar das fotos dela, que iria jogar em um pano de guardar confetes, ele consolida o fim, dizendo que já passou seu carnaval (fantasia), passou o momento. “E isso explica porque o sexo é assunto popular” Aqui ele faz um arremate do que parece ter sido apenas o que restou do amor dele por ela (ou dela por ele): sexo. Por isso o sexo é tão popular, pois apenas ele é valorizado. Ela só queria sexo e nada mais. “No mais, estou indo embora” Assim encerra-se a canção. É a despedida de Zé Ramalho, mostrando que a fuga é o melhor caminho e uma decisão madura. Ele muda de cidade e nunca mais a vê. Sofreu por meses, enquanto compôs a música.

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 13 Abr 2017 20:53

Prime escreveu:esse topico aqui e de 2014
Viajei hahaha Peço desculpas. Tem um material na sessão de jazz de MPB das antigas bem bacana. O pessoal deu uma desvirtuada saudável lá, quem tiver interesse, dá uma zapeada no tópico de jazz.

FL28
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por FL28 » 13 Abr 2017 21:16

Esse álbum Racional do Tim Maia é animal!

Hulkzépequeno
Contato:

Mensagem por Hulkzépequeno » 14 Abr 2017 14:18

Protesto - Olodum
"Nós Somos Loucos.. Somos Cruzeiro"

peudoria
Contato:

Mensagem por peudoria » 14 Abr 2017 14:39

Muito bonita essa musica

phpBB [video]

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 14 Abr 2017 18:11

MPB tem MUITA coisa boa e uma das coisas que mais curto na nossa música são as muitas influencias que ela recebe das diversas regiões do país, cada uma contribuindo com sua cultura e característica própria, criando um extenso "cardápio" com diferentes "sabores e temperos".

Tenho certeza que esse tópico tem tudo pra ficar bacana... as opções de coisa boa são inúmeras!

Minha colaboração no momento é um artista que "conheci" a pouco tempo e tem me deixado amarradão em sua música. Já conhecia a história do homem Vinicius de Moraes e já o tinha como mito, mas recentemente resolvi ir atrás do músico Vinicius pra além da badalada e manjada Garota de Ipanema, e o que encontrei me fez sentir saudades de um tempo que não vivi, aonde era possível fazer boa música popular sem ser fútil, apelativo ou vulgar.

Ae embaixo tem um show gravado na Itália com uns artistas ae meia-boca que quase ninguém conhece... Além de Vinicius, um tal de Toquinho arranhando uma viola, um zé ninguém chamado maestro Tom Jobim e uma mocinha de nome Miucha que até canta direitinho. :lol:
Spoiler:
phpBB [video]

Mestrão tira onda, canta sentado na mesa de boteco, bebendo um whisky e com seu cigarrinho!

1. Samba De Orly 0:23
2. Pot-Pourri Dorival Caymmi 2:53
3. Tarde Em Itapoã 7:45
4. Desafinado 12:20
5. Wave 15:35
6. Samba De Uma Nota Só 17:56
7. Águas De Março 20:40
8. Samba Do Avião 24:40
9. O Que Será 27:17
10. Samba Pra Vinicius 30:08
11. Vai Levando 31:50
12. A Felicidade 35:15
13. Água De Beber 38:17
14. Garota De Ipanema 40:53
15. Sei Lá (A Vida Tem Sempre Razão) 44:29
16. Berimbau 48:30
17. Canto De Ossanha 50:49

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 14 Abr 2017 18:21

café c/ leite escreveu:Sou rockista, mas rock brasileiro é uma bela merda.
Acho que isso é mais uma questão de ponto de vista... apesar de concordar que o Rock Nacional contribui muito pouco ou quase nada pro Rock a nível mundial, até por ser cantando em português e mais influenciado que influenciador, na minha opinião teve bastante coisa bacana, principalmente no século passado:

Anos 60/70: Secos e Molhados, Mutantes e eu particularmente curto algumas coisas da Jovem Guarda.
Anos 80: Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Ultraje a Rigor e Blitz.
Anos 90: Jota Quest, Skank, Raimundos e Planet Hemp.

Se formos levar em conta o som mais underground ainda colocaria na lista Sepultura e Ratos de Porão.

Claro que a lista é pequena se compararmos com países como USA e Inglaterra, mas na minha opinião tá longe de ser uma bela merda!

Madroga

Mensagem por Madroga » 14 Abr 2017 19:53

.
Editado pela última vez por Madroga em 23 Mai 2017 16:08, em um total de 1 vez.

Pavão
Contato:

Mensagem por Pavão » 17 Abr 2017 01:26

MPB é muito bom ainda sim.... mas infelizmente perdeu espaço nas mídias!!!
Tem 2 semanas que fui no Show da Maria Gadú.... pô foi TOP pra cacete!!!!
Pedro Mariano, Oswaldo Monte Negro, O Teatro Magico, Ana Carolina, Adriana Calcanhoto... shows mto bom tb!!!
Não curti esse novo show do Ney Matogrosso.... pior que foi caro pra cacete e acho ele um baita artista... entao fiquei meio frustrado!!!
Mas tem muita MPB boa ainda sim!!!

Soothsayer
Contato:

Mensagem por Soothsayer » 17 Abr 2017 02:19

leitini escreveu:Esse álbum Racional do Tim Maia é animal!
E à frente de seu tempo. Só fez sucesso décadas depois de lançado.

Assim como o rock, a MPB morreu e esqueceram de enterrar. Normal, tudo tem seu ciclo.

Minha contribuição.
phpBB [video]
"O Senhor é a minha força e o meu escudo; Nele o meu coração confia, e Dele recebo ajuda." Sl 28:7

Responder