O que vocês mudariam na escola?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
galahad
Mensagens: 475
Registrado em: 09 Out 2014 12:01
Contato:

Re: O que vocês mudariam na escola?

Mensagem por galahad » 08 Dez 2021 20:30

Eu curso matérias de licenciatura, apesar de não ter intenção de atuar com o foco nessa área.... E eu sempre fico pensando sobre esses assuntos.

Quando estudo a BNCC e suas competência, leio artigos, escuto os meus professores ou vejo palestras de pedagogos eu fico com a impressão de que existe uma certa prepotência em achar que é possível impactar todos os alunos para formar cidadãos com todos os valores que eles almejam. Quem tiver curiosidade procure as competências básicas da BNCC para entender um pouco.

Eu sou mto pessimista com a educação e acho que deveria ter mais pé no chão para tratar desse assunto, porque o negócio tá complicado, o basicão bem feito já ajudaria muito!

Só que o problema é que nem o basicão não vejo dando certo, a maioria dos alunos não querem nada com nada.

O caminho que eu tô seguindo para tentar ajudar é fazer projetos para o contra turno escolar, pelo menos consigo oferecer oportunidades para quem tem algum interesse.

Currador do Futuro
Mensagens: 2650
Registrado em: 01 Ago 2015 15:05
Contato:

Re: O que vocês mudariam na escola?

Mensagem por Currador do Futuro » 08 Dez 2021 20:45

Técnicas de sedução

Educação sexual: como evitar a ejaculação precoce

Técnicas para fraudar tv por assinatura, planos de saúde e operadoras de cartões

Economia da ostentação: como passar a impressão que é bem sucedido e ganhar seguidores no Instagram

Métodos anticoncepcionais em tempos de crise: Coca-Cola com limão
:offtopic:

Avatar do usuário
Qui-Gon Jinn
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 7904
Registrado em: 07 Jul 2014 17:09
Contato:

Re: O que vocês mudariam na escola?

Mensagem por Qui-Gon Jinn » 08 Dez 2021 21:06

uma parceria com a fundação raspberry
TEAM Sagraódio

Avatar do usuário
Pegetto
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5861
Registrado em: 11 Out 2014 01:01
Contato:

Re: O que vocês mudariam na escola?

Mensagem por Pegetto » 08 Dez 2021 21:27

Trabalho em uma Secretaria Municipal da Educação há quase 12 anos. Sou licenciado em Letras e dou aulas também, atualmente, mas fora da minha área de formação.

Infelizmente um dos grandes problemas que nós temos no município que eu trabalho (que é um dos maiores municípios da região metropolitana de São Paulo) é a qualificação dos próprios professores. Entra uma mulherada, hoje em dia, que mal sabe escrever.

Professor precisaria ser uma área bem valorizada, com salário muito bom. Hoje em dia eu vejo muita estagiária de pedagogia que mal sabe falar, mas faz a faculdade porque considera "fácil" e pelo fato de arrumar emprego em meio período.

Sinceramente, um dos melhores "ups" que poderíamos ter é uma aula de Cidadania mesmo. Mas essa Cidadania teria que englobar: respeito/empatia para com os gays, pessoas em situação de vulnerabilidade, honestidade real, não jogar lixo na rua e etc.
Praticamente uma matéria para dar a educação que não é dada em casa, muitas vezes.

Outra coisa, simples, que é necessária, é a volta da tabuada. Não é possível uma criança não saber quanto é 7x7 porque não decorou e tem ferramentas à disposição.

No mais, inglês desde o 1º ano deveria ser obrigatório. As aulas de Educação Física também deveriam seguir uma proposta pedagógica decente (estudei em escolas do estado a vida inteira, e a aula de Educação Física era o professor dando uma bola de futsal pros alunos numa semana e uma bola de vôlei para as alunas na outra semana).
"Gostaria que houvesse uma maneira de saber que estamos nos bons e velhos tempos, antes de realmente deixá-los."

Avatar do usuário
El Cid
Mensagens: 10816
Registrado em: 20 Fev 2020 13:52
Contato:

Re: O que vocês mudariam na escola?

Mensagem por El Cid » 08 Dez 2021 22:20

1- federalizar o ensino básico

2- implementar o modelo de colégios públicos bons (Pedro II, CAPs das universidades) como padrão nacional. Ali, o que se aprende nas licenciaturas acontece :-bd

3- Ensino bilingue, com pelo menos uma aula de inglês por dia. MAs naquele modelo em que se estuda outras disciplinas em inglês, não se estuda o inglês. foco na conversação.

4 - ensinar direito constitucional básico, artigo 5º principalmente. nem entro na seara da cidadania pq os alucinados vão reclamar de doutrinação.

5 - estimular os alunos a entregarem um projeto no fim do ensino médio, na área que achar mais afim. Pode ser uma monografia, tcc, um programa de computador, um filme, um jogo, etc.

6 - estimular o trabalho coletivo

7 - quanto ao que o colega falou, os professores da rede pública normalmente têm melhor formação que os da rede particular, o problema não é esse. o que precisa é dar salário decente, condições materiais e de segurança pra exercer seu ofício.
Que Dels perdoe essas pessoas ruins, porque o Bjjforum não perdoa.

Avatar do usuário
El Cid
Mensagens: 10816
Registrado em: 20 Fev 2020 13:52
Contato:

Re: O que vocês mudariam na escola?

Mensagem por El Cid » 08 Dez 2021 22:22

didigo escreveu:
08 Dez 2021 18:36
Hierarquia e disciplina... Esse e o diferencial.
abobado detected

hierarquia e disciplina funciona pra quem é burro. Pessoa inteligente que fica nessas escolas regride

fikdik
Que Dels perdoe essas pessoas ruins, porque o Bjjforum não perdoa.

Avatar do usuário
JackmAtAll
Admin
Admin
Mensagens: 25751
Registrado em: 20 Jan 2015 22:55
Contato:

Re: O que vocês mudariam na escola?

Mensagem por JackmAtAll » 09 Dez 2021 00:07

Idiomas tanto ingles quanto espanhol.

Ingles porque é a linguagem universal e abre portas para o mundo todo, espanhol para integra com AL.

Alias acho que se no brasil tivesse um cuidado nesse sentido a AL será menos latrina do mundo do que é hoje.
Auditor de tretas

Online
Avatar do usuário
codematrixbr
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5732
Registrado em: 01 Out 2014 00:34
Contato:

Re: O que vocês mudariam na escola?

Mensagem por codematrixbr » 09 Dez 2021 01:06

poxa poderia ser ofertados cursos como, culinária, marcenaria, pequenas obras (eletricista, pedreiro, hidraulica), mecânica automotiva, jardinagem, informática, essas coisas, se o cara souber o básico disso ele desenrola legal a vida quando adulto.
Eu mesmo depois de velho passei a curtir construir coisas tipo, casa de boneca da minha filha, agora estou com o projeto de fazer uma casa na árvore mas me falta tempo, mas acho legal pra caramba, construir coisas com ela kkkk.
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"

NoNickName85
Mensagens: 5459
Registrado em: 24 Out 2014 23:50
Contato:

Re: O que vocês mudariam na escola?

Mensagem por NoNickName85 » 09 Dez 2021 02:04

Acho que noções de educação financeira cairia bem.

Eu sei que a renda do Brasileiro é precária, mas a falta de educação financeira está gerando um exército de pessoas endividadas.
Nick no antigo PVT: Aniquilator

Avatar do usuário
Kabeça Grande BJJ
Mensagens: 11223
Registrado em: 10 Abr 2017 12:09
Contato:

Re: O que vocês mudariam na escola?

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 09 Dez 2021 07:09

Falando bem sério: ética e cidadania.
Do jardim à faculdade. Em todos os semestres.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Avatar do usuário
Jaisonn
Ombudsman
Ombudsman
Mensagens: 15249
Registrado em: 16 Jun 2019 15:36
Contato:

Re: O que vocês mudariam na escola?

Mensagem por Jaisonn » 09 Dez 2021 07:48

acabar com a simbologia e culto ao catolicismo nas salas de aula
"Eu arreguei (...)"
(JUNINHO, Puta do, 2022)
RF: pg. 3, Tóp. "MBL se envolve em fraude (...)"

Avatar do usuário
zehmetal
Mensagens: 3322
Registrado em: 14 Jun 2014 15:41
Contato:

Re: O que vocês mudariam na escola?

Mensagem por zehmetal » 09 Dez 2021 07:50

Incluiria coach quântico, marketing digital para influenciadores e piram, digo, marketing multi nível de criptomoedas
Perdendo horas de vida em Fóruns de MMA desde 2003

Campeão do BJJF Fantasy
1º Campeão do PVT Fantasy

http://ufconfantasy.forumeiros.com

Avatar do usuário
Schuldiner
Mensagens: 5173
Registrado em: 20 Nov 2015 16:28
Contato:

Re: O que vocês mudariam na escola?

Mensagem por Schuldiner » 09 Dez 2021 08:49

Euro treino e paganismo.
Team Legend!!

winstrol
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5370
Registrado em: 11 Out 2014 11:46
Contato:

Re: O que vocês mudariam na escola?

Mensagem por winstrol » 09 Dez 2021 10:19

Algumas coisas bem fora da realidade galera, não dá para ter vários laboratórios ou oficinas na escola, o custo seria absurdo.
Eu acho que direito constitucional, economia e cidadania seriam muito importantes.
Oremos por Bolsonaro
Salmos 109:8

Avatar do usuário
Hans de Sulivan
Mensagens: 4717
Registrado em: 25 Out 2014 08:22
Contato:

Re: O que vocês mudariam na escola?

Mensagem por Hans de Sulivan » 09 Dez 2021 10:47

LeoMatosJJ escreveu:
08 Dez 2021 18:31
Certamente eu colocaria economia e direito constitucional no ensino médio. Muito mais útil que ficar calculando operações com números complexos ou calculando campo magnético gerado por uma corrente numa bobina.


E espero que ninguém traga essa punheta de pau mole de ensino militar. Escola militar é boa porque seleciona os alunos, paga bem e dá condições de trabalho aos professores, não porque é militar.
Concordo com vc. Mas eu colocaria no lugar de direito constitucional algo mais amplo, como aula de cidadania, que abrangeria principalmente direito constitucional + relação com a administração pública + básico do básico do direito civil e do direito do consumidor.

Porra. Quem não é do direito se fode muito sendo sacaneado em repartições públicas. Meu pai é engenheiro tava se fudendo na prefeitura p conseguir um habite-se. Eu fui lá e resolvi rápido pq já sei como funcionam os processos administrativos.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Mestre Santana, ralf scarface, RFAbdo e 221 visitantes