TOC ( Transtorno obsessivo compulsivo) Relatos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9688
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: TOC ( Transtorno obsessivo compulsivo) Relatos

Mensagem por Anônimo » 15 Set 2021 11:39

Eu dei aula de matemática para uma conhecida quando tinha uns 19 anos. Eu reparava que ela tinha a palma mão toda esfolada, como se fizesse um forte atrito. Depois, notei que ela tinha algumas manias de limpeza, mas na época, não me parecia algo extremo. Anos depois, ela foi diagnosticada com esquizofrenia, e descobri que aquela mão fica esfolada de tanto que ela lavava e esfregava. Daí comecei a juntar as peças e percebi como ela exagerava em algumas coisas. Tipo, uma vez disse a ela que eu tinha caspa, e ela disse que caspa pegava no contato. Ainda não havia internet, e expliquei que aquela "teoria" não tinha fundamento, mas ela insistiu.

Esses problemas muitas vezes não são diagnosticados logo, e tendem a piorar com o avanço da idade. Eu vejo pela pandemia. No últimos anos, eu já não era muito de sair. Com a pandemia, me tirar de casa está cada vez mais difícil, pois acabo sempre inventando alguma desculpa para não sair. Antigamente era o oposto, pois sempre tentava contornar alguma dificuldade para ir a algum lugar.

RGracie
Mensagens: 511
Registrado em: 15 Abr 2016 00:36
Contato:

Re: TOC ( Transtorno obsessivo compulsivo) Relatos

Mensagem por RGracie » 15 Set 2021 13:00

Pavão escreveu:
15 Set 2021 03:27
Tenho um colega de trabalho que tem... é muito engraçado!!! Tudo ele tem que fazer 3 vezes!!!
Quando vai se fardar tira e veste a camisa 3 vezes, tira e põe o cinturão 3 vezes, tira e põe o coturno 3 vezes, abre e fecha o colete 3 vezes... Outras coisas tb, vai abrir alguma porta (mesmo do carro) põe e tira a chave 3 vezes... kkkkkkkk
E ele tem noção que faz isso, se percebe que alguém tá vendo ele disfarça.
Pow se isso valer pra atirar também ai fudeu...

librarianbjj
Mensagens: 57
Registrado em: 07 Jan 2015 23:31
Contato:

Re: TOC ( Transtorno obsessivo compulsivo) Relatos

Mensagem por librarianbjj » 16 Set 2021 09:55

Eu tenho TOC e faço tratamento há 3 anos.
Fiz tratamento com psicóloGo com a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC).
ATENÇÃO: TEM QUE SER EXATAMENTE ESSA TERAPIA. A ÚNICA COMPROVADA COM EFICÁCIA PARA TOC.
Tomo 150mg de Luvox (fluvoxamina). Remédio caro pra caralho, R$500,00, mas com cadastro no laboratório sai por R$300,00.

O meu tipo de TOC eram os pensamentos intrusivos. Pensamentos do tipo "e se eu":
Exemplo: começou com "e se eu jogasse meu celular pela janela do ônibus".
Depois foi para " e se eu enfiasse uma agulha em meu olho". E depois evoluiu para " e seu desse uma facada em um parente".

São pensamentos muito ruins, que causam muito desconforte e você fica tentando combatê-los com outros pensamentos, orações e etc.

Também tinha TOC de conferência, onde estraguei a fechadura da porta de tanto conferir. Chegava no meio da rua e tinha que voltar.

Perdia ônibus, chegava atrasado e etc.

TOC é um transtorno gravíssimo, que pode levar ao suicídio.

Hoje, graças a Deus não tenho praticamente nenhum sintoma e a psiquiatra já está diminuindo a medicação. Em breve devo parar, se Deus quiser.
Mas pra isso exige muita disciplina e JAMAIS INTERROMPER O TRATAMENTO POR CONTA PRÓPRIA.

Boa sorte para sua esposa. Seguindo o tratamento correto ela vai se recuperar.

Abraços.
Imagem

Avatar do usuário
Professor Ludovico
Mensagens: 10832
Registrado em: 26 Out 2014 09:24
Contato:

Re: TOC ( Transtorno obsessivo compulsivo) Relatos

Mensagem por Professor Ludovico » 16 Set 2021 11:35

librarianbjj escreveu:
16 Set 2021 09:55
Eu tenho TOC e faço tratamento há 3 anos.
Fiz tratamento com psicóloGo com a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC).
ATENÇÃO: TEM QUE SER EXATAMENTE ESSA TERAPIA. A ÚNICA COMPROVADA COM EFICÁCIA PARA TOC.
Tomo 150mg de Luvox (fluvoxamina). Remédio caro pra caralho, R$500,00, mas com cadastro no laboratório sai por R$300,00.

O meu tipo de TOC eram os pensamentos intrusivos. Pensamentos do tipo "e se eu":
Exemplo: começou com "e se eu jogasse meu celular pela janela do ônibus".
Depois foi para " e se eu enfiasse uma agulha em meu olho". E depois evoluiu para " e seu desse uma facada em um parente".

São pensamentos muito ruins, que causam muito desconforte e você fica tentando combatê-los com outros pensamentos, orações e etc.

Também tinha TOC de conferência, onde estraguei a fechadura da porta de tanto conferir. Chegava no meio da rua e tinha que voltar.

Perdia ônibus, chegava atrasado e etc.

TOC é um transtorno gravíssimo, que pode levar ao suicídio.

Hoje, graças a Deus não tenho praticamente nenhum sintoma e a psiquiatra já está diminuindo a medicação. Em breve devo parar, se Deus quiser.
Mas pra isso exige muita disciplina e JAMAIS INTERROMPER O TRATAMENTO POR CONTA PRÓPRIA.

Boa sorte para sua esposa. Seguindo o tratamento correto ela vai se recuperar.

Abraços.
Porra esse TOC do pensamento é foda, é a primeira vez que ouço falar. Minha esposa tem tem pouco de TOC más é para limpeza, acho que ela exagera demais, más não acho tão perigoso. Agora esse do pensamento achei muito tenso. Tem que se controlar ou existe algum risco de transformar em ação?
Executarei neles grande vingança e os castigarei na minha ira. Então, quando eu me vingar deles, saberão que eu sou o Senhor".

librarianbjj
Mensagens: 57
Registrado em: 07 Jan 2015 23:31
Contato:

Re: TOC ( Transtorno obsessivo compulsivo) Relatos

Mensagem por librarianbjj » 16 Set 2021 11:57

Professor Ludovico escreveu:
16 Set 2021 11:35
Porra esse TOC do pensamento é foda, é a primeira vez que ouço falar. Minha esposa tem tem pouco de TOC más é para limpeza, acho que ela exagera demais, más não acho tão perigoso. Agora esse do pensamento achei muito tenso. Tem que se controlar ou existe algum risco de transformar em ação?
Não existe risco de se transformar em ação. As pessoas que têm esse tipo de TOC piram justamente com esse medo. Minha psiquiatra explicou que quem geralmente faz geralmente não tem medo de fazer e quando faz não se arrepende (psicopatas por exemplo). Quem tem esse TOC sofre sem mesmo fazer. E certamente jamais irá fazer.

Entendeu?
Imagem

Avatar do usuário
Professor Ludovico
Mensagens: 10832
Registrado em: 26 Out 2014 09:24
Contato:

Re: TOC ( Transtorno obsessivo compulsivo) Relatos

Mensagem por Professor Ludovico » 16 Set 2021 12:08

librarianbjj escreveu:
16 Set 2021 11:57
Não existe risco de se transformar em ação. As pessoas que têm esse tipo de TOC piram justamente com esse medo. Minha psiquiatra explicou que quem geralmente faz geralmente não tem medo de fazer e quando faz não se arrepende (psicopatas por exemplo). Quem tem esse TOC sofre sem mesmo fazer. E certamente jamais irá fazer.

Entendeu?
Sim, más o negócio é tão sério assim para precisar de remédios? :fear:
Executarei neles grande vingança e os castigarei na minha ira. Então, quando eu me vingar deles, saberão que eu sou o Senhor".

librarianbjj
Mensagens: 57
Registrado em: 07 Jan 2015 23:31
Contato:

Re: TOC ( Transtorno obsessivo compulsivo) Relatos

Mensagem por librarianbjj » 16 Set 2021 12:15

Professor Ludovico escreveu:
16 Set 2021 12:08
Sim, más o negócio é tão sério assim para precisar de remédios? :fear:
Sim porque o TOC é um transtorno de ansiedade. Há pouco tempo atrás nem tinha CID (Classificação Internacional de Doenças). Era classificado apenas como ansiedade.

Algumas pessoas ficam tão ansiosas com os pensamentos que não conseguem nem sair de casa. A medicação diminui a ansiedade provocada pelos pensamentos. Mas o ideal a fazer a terapia para poder enfrentá-los e entender que não passam de simples "fantasias".
Imagem

Avatar do usuário
jitsunaja
Mensagens: 2052
Registrado em: 17 Jun 2014 12:25
Contato:

Re: TOC ( Transtorno obsessivo compulsivo) Relatos

Mensagem por jitsunaja » 16 Set 2021 16:17

librarianbjj escreveu:
16 Set 2021 09:55
Eu tenho TOC e faço tratamento há 3 anos.
Fiz tratamento com psicóloGo com a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC).
ATENÇÃO: TEM QUE SER EXATAMENTE ESSA TERAPIA. A ÚNICA COMPROVADA COM EFICÁCIA PARA TOC.
Tomo 150mg de Luvox (fluvoxamina). Remédio caro pra caralho, R$500,00, mas com cadastro no laboratório sai por R$300,00.

O meu tipo de TOC eram os pensamentos intrusivos. Pensamentos do tipo "e se eu":
Exemplo: começou com "e se eu jogasse meu celular pela janela do ônibus".
Depois foi para " e se eu enfiasse uma agulha em meu olho". E depois evoluiu para " e seu desse uma facada em um parente".

São pensamentos muito ruins, que causam muito desconforte e você fica tentando combatê-los com outros pensamentos, orações e etc.

Também tinha TOC de conferência, onde estraguei a fechadura da porta de tanto conferir. Chegava no meio da rua e tinha que voltar.

Perdia ônibus, chegava atrasado e etc.

TOC é um transtorno gravíssimo, que pode levar ao suicídio.

Hoje, graças a Deus não tenho praticamente nenhum sintoma e a psiquiatra já está diminuindo a medicação. Em breve devo parar, se Deus quiser.
Mas pra isso exige muita disciplina e JAMAIS INTERROMPER O TRATAMENTO POR CONTA PRÓPRIA.

Boa sorte para sua esposa. Seguindo o tratamento correto ela vai se recuperar.

Abraços.
Cacete. Pior que eu acho que tinha algo bem semelhante quando era mais novo. Viam pensamentos do nada do tipo - "e se eu desse um soco na cara desse professor?" "e se eu tentasse pular de uma prateleira pra outra?" Nunca foram muito radicais, eu achava que só eu tinha essa merda. Depois de um tempo isso foi passando, foi mais na minha adolescência.

librarianbjj
Mensagens: 57
Registrado em: 07 Jan 2015 23:31
Contato:

Re: TOC ( Transtorno obsessivo compulsivo) Relatos

Mensagem por librarianbjj » 16 Set 2021 17:02

jitsunaja escreveu:
16 Set 2021 16:17
Cacete. Pior que eu acho que tinha algo bem semelhante quando era mais novo. Viam pensamentos do nada do tipo - "e se eu desse um soco na cara desse professor?" "e se eu tentasse pular de uma prateleira pra outra?" Nunca foram muito radicais, eu achava que só eu tinha essa merda. Depois de um tempo isso foi passando, foi mais na minha adolescência.
Que bom que passou.
No meu caso piorou após meu casamento e nascimento de meu filho.
Hoje estou bem, graças a Deus.
Abraço.
Imagem

Avatar do usuário
Maestro
OSS
OSS
Mensagens: 3431
Registrado em: 11 Out 2014 04:07
Contato:

Re: TOC ( Transtorno obsessivo compulsivo) Relatos

Mensagem por Maestro » 16 Set 2021 20:49

Gurizada esse vídeo explica muitos pontos, principalmente sobre a alegoria do Demônio da perversidade, e sua relação com a metacognição.
Óbvio que o título não reflete o que o cara fala, ele inclusive cita a ajuda médica como essencial nesse caso, o interessante é que ele faz um apanhando acadêmico e didático do campo de estudos que chegou nesse ponto, sem falar que todos os artigos que embasaram o vídeo ficam na descrição, justamente para os mais exigentes.

phpBB [video]
Editado pela última vez por Maestro em 16 Set 2021 20:57, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Monsoon
Mensagens: 13943
Registrado em: 28 Dez 2020 11:38
Contato:

Re: TOC ( Transtorno obsessivo compulsivo) Relatos

Mensagem por Monsoon » 16 Set 2021 20:54

Maestro escreveu:
16 Set 2021 20:49
Gurizada esse vídeo explica muitos pontos, principalmente sobre a alegoria do Demônio da perversidade, e sua relação com a metacognição.
Óbvio que o título não reflete o que o cara fala, ele inclusive cita a ajuda médica como essencial nesse caso, o interessante é que ele faz um apanhando acadêmico e didático do campo de estudos que chegou nesse ponto, sem falar que todos os artigos que embalaram o vídeo ficam na descrição, justamente para os mais exigentes.

phpBB [video]
Tem algo a ver com a história do Tio Edgar, The Imp of the Perverse?
Imagem

Avatar do usuário
Maestro
OSS
OSS
Mensagens: 3431
Registrado em: 11 Out 2014 04:07
Contato:

Re: TOC ( Transtorno obsessivo compulsivo) Relatos

Mensagem por Maestro » 16 Set 2021 20:58

Raf'el escreveu:
16 Set 2021 20:54
Tem algo a ver com a história do Tio Edgar, The Imp of the Perverse?
Tem TUDO a ver kkkk.

Ela é a Base, aí ele vai complementando com os estudos.

Tem um conto do Machado de Assis nessa mesma pegada também, se Chama O enfermeiro.

O intuito do vídeo foi justamente fazer as pessoas entenderem que esses pensamentos intrusivos são normais, e que eles meio que bugam seu sistema, visto que funcionam em forma de loop, se retroalimentando. Ou seja, cada vez que você pensa em parar de pensar em algo, você está automaticamente pensando cada vez mais, como se fosse uma bola de neve.

Avatar do usuário
Monsoon
Mensagens: 13943
Registrado em: 28 Dez 2020 11:38
Contato:

Re: TOC ( Transtorno obsessivo compulsivo) Relatos

Mensagem por Monsoon » 16 Set 2021 21:07

Maestro escreveu:
16 Set 2021 20:58
Tem TUDO a ver kkkk.

Ela é a Base, aí ele vai complementando com os estudos.

Tem um conto do Machado de Assis nessa mesma pegada também, se Chama O enfermeiro.

O intuito do vídeo foi justamente fazer as pessoas entenderem que esses pensamentos intrusivos são normais, e que eles meio que bugam seu sistema, visto que funcionam em forma de loop, se retroalimentando. Ou seja, cada vez que você pensa em parar de pensar em algo, você está automaticamente pensando cada vez mais, como se fosse uma bola de neve.
Eu conheço a história do Machado também! Vou dar uma olhada no vídeo, não sabia que tinha sido base pra alguma coisa (eu sabia que ele descobriu o Big Bang, mas já é outra área da ciência, kkkk).
Imagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Anom, codematrixbr, Djair Ferreira, FernandoFS, Germer, Jeansl, lethalshot, palmeirense, POBRELOKO, Sambo, Ytsejam e 245 visitantes