Humpty Dumpty escreveu: ↑06 Set 2021 19:46
O amigo precisa me perdoar, mas eu discordo. Tem muito carro com erro de projeto, sim. A idade do carro é outro fator que pesa muito. Pessoal aí está citando só carro do começo dos anos 2000 ou até dos anos 90. Carro com 15 a 20 anos nas costas. Pra aguentar bem todos esses anos não basta só fazer tudo certinho, tem de ser um projeto muito robusto e acertado, sem erro de projeto ou economia de materiais por parte das montadoras.
Vejo de uma forma bem parecida: o Marea, talvez a "bomba" mais famosa de todas, o é não só pelo erro da montadora que indicava no manual dos primeiros modelos a troca de óleo apenas a cada 20 mil km (algo que muitos fãs do carro usam como argumento contra a "injusta fama de bomba"), mas por conta de complicações na sua manutenção essencial, que sabidamente não seria seguida a risca em se tratando de Brasil, como praticamente ter que se retirar o motor do cofre para uma simples troca de correia dentada e ainda usar uma ferramenta totalmente exclusiva do modelo para o enquadramento dos comandos de válvulas. Não deu outra: o pessoal passava para frente sem fazer a manutenção ou, mesmo quando fazia, fazia porcamente, a base de improvisos.
Hans de Sulivan escreveu: ↑06 Set 2021 21:46
Acho que o powershift é só do focus, não é? Esse sim tem problema crônico. Acabou com o carro. O Focus mais recente é um foguete. Tem 170 CV. Mt mais potente que os concorrntes. Mas esse câmbio fudeu ele. Ngm quer um automático.
O
Powershift é o DSG da Ford, por assim dizer, e saiu em diversos modelos. A grande diferença é que no grupo VW foi usado tanto o sistema que trabalha "a seco" (DQ-200) quanto o sistema que é banhado a óleo (DQ-250), sendo que os problemas se restringiram a versão "a seco". Já no caso da marca americana não tinha essa distinção, ou seja, sendo
Powershift, já era certeza de que cedo ou tarde haveria problema. O pós-venda da Ford também foi tenebroso e não souberam lidar com o problema, e, embora o pós-venda da VW passe longe de ser um primor, me parece que lidaram melhor com seus casos, sem falar que é uma marca cheia de
fanboy cego que até hoje não assume que o DQ-200 é um lixo (que inclusive foi retirado de linha) e trata seu "foderoso" Golf 1.4 tal qual um Porsche. Já a galera que comprou, por exemplo, um Focus Titanium, não tinha todo esse apego e caiu matando para cima da Ford! E detalhe que o Focus é um carro espetacular, não fosse o problema do câmbio, poderia ter feito bastante sucesso, especialmente porque as versões mais requintadas ficaram restritas ao carro com a motorização 2.0 de 170cv que infelizmente só saiu na versão automatizada, ou seja, com o
Powershift.