Galera, tenho uma prova pra fazer no final da noite e to estudando aqui, mas tem 4 exercícios que não to conseguindo raciocinar direito, alguém poderia me ajudar e me mostrar o caminho das pedras ? É sobre matemática financeira
qUE capital aplicado a juros compostos a taxa efetiva de 480% ao semestre com capitalizaçao mensAl formou um montante de r$ 700,00 apos um ano e 8 meses ?
2) Um emprestimo de r$ 800.00 deve ser pago em 4 prestações anuais com car}encia de 2 anos (começa a amortizar no terceiro ano) com juros acrecidos ao saldo devedor e sabendo que a taxa de juros contratada é de 8% ao ano, elabore uma planilha sabendo que o sistema de amortização foi constante - SAC
Tabela com:
Ano | juros | amortização | prestação | saldo devedor
0
1
2
3
4
5
6
7
8
3) uma pessoa deseja ter uma quantia de r$ 23,900.00 daqui a 8 meses. Sabendo que o banco paga uma taxa de 2,5% ao mes, quais deverão ser os valores mensais a serem depositados para se obter a quantia desejada ?Considerar um problema com entrada.
4) Um capital foi aplicado por um ano, a taxa de juros compostos de 30% ao ano. No mesmo periodo o juro real foi de 18% a.a nesse caso qual foi a taxa anual de inflação ?
Ajuda dos mateticos e financeiros do forum
-
- Aprendiz
- Contato:
Re: Ajuda dos mateticos e financeiros do forum
Cara, sempre fui ótimo em matemática, inclusive trabalho no setor financeiro do setor público. Mas é incrível como fiquei burro com o passar dos anos, parece que você tá falando grego pra mim. hahahaha
Boa sorte..
Boa sorte..
TEAM ARTHUR O FIEL BBB 22
Pode sim, eu fiz umas contas no papel usando a hp mas acabei apagando por achar que ta tudo errado
É foda, essa matéria já é uma dependencia minha do segundo ano, já passei em todas as materias do terceiro, só falta essa desgraça
É foda, essa matéria já é uma dependencia minha do segundo ano, já passei em todas as materias do terceiro, só falta essa desgraça
- The Trooper
- Contato:
Fala brother..não sou matemático nem financeiro, vou tentar responder com base no que lembro da faculdade de engenharia rs.
1) Taxa de 480% ao semestre com capitalização mensal = 480/6 = 80% ao mês.
M = C (1 + i)^n =>> 700 = C (1 + 0,8) ^20 C = 0, 005491
__________________________________________________________________________________________________
2) Amortização constante => como os dois primeiros anos são de carência, os juros são incorporados à divida inicial. Assim, a amortização a partir do terceiro ano é a dívida no início do terceiro dividida por quatro. (se não houvesse carência, seria 800/4 = 200,00).

_________________________________________________________________________________________________________
3) Você pode considerar como se tivesse tomado um empréstimo hoje e para saldar o débito teria que fazer pagamentos uniformes ao longo dos 8 meses. Basta fazer o VPL para saber quanto vale esta quantia hoje e depois calcular a série de pagamentos uniforme necessária para saldar a "dívida" no período e taxas informados.
Se for resolver por fórmula (não no excel), ela considera que os pagamentos começam no fim do período zero (ou início do período 1); como o problema informa que existe uma entrada inicial, é necessário trazer o VPL antes do período zero para calcular a série de pagamentos..por isso usei 9 meses no denominador da fórmula abaixo ao invés de 8. No excel, isto não é necessário, já que é possível escolher se o pagamento começa no início ou final do período.
VPL = 23900/(1 + 0,025)^9 = 19137,41
A série de pagamentos é calculada pela fórmula >>[ Principal X i X (1 + i)^n ] / [ (1 + i )^n - 1] = 19137,41 x 0,025 x (1+0,025)^8/ (1 + 0,025)^8 - 1 = 2669,04.
Portanto, a quantia a ser depositada a partir do início do período zero para resultar em um montante de 23900,00 no início do oitavo mês é 2669,04. Abaixo segue um demonstrativo mês a mês:

* Os juros são calculados no final do período sobre a soma (saldo inicial + depósito)
_________________________________________________________________________________________________________
4) (1 + i efetiva) = (1 + i real) x (1 + inflação)
(1 + 0,3 ) = (1 + 0,18)x (1 + inflação)
inflação = 10,17 % ao ano
1) Taxa de 480% ao semestre com capitalização mensal = 480/6 = 80% ao mês.
M = C (1 + i)^n =>> 700 = C (1 + 0,8) ^20 C = 0, 005491
__________________________________________________________________________________________________
2) Amortização constante => como os dois primeiros anos são de carência, os juros são incorporados à divida inicial. Assim, a amortização a partir do terceiro ano é a dívida no início do terceiro dividida por quatro. (se não houvesse carência, seria 800/4 = 200,00).

3) Você pode considerar como se tivesse tomado um empréstimo hoje e para saldar o débito teria que fazer pagamentos uniformes ao longo dos 8 meses. Basta fazer o VPL para saber quanto vale esta quantia hoje e depois calcular a série de pagamentos uniforme necessária para saldar a "dívida" no período e taxas informados.
Se for resolver por fórmula (não no excel), ela considera que os pagamentos começam no fim do período zero (ou início do período 1); como o problema informa que existe uma entrada inicial, é necessário trazer o VPL antes do período zero para calcular a série de pagamentos..por isso usei 9 meses no denominador da fórmula abaixo ao invés de 8. No excel, isto não é necessário, já que é possível escolher se o pagamento começa no início ou final do período.
VPL = 23900/(1 + 0,025)^9 = 19137,41
A série de pagamentos é calculada pela fórmula >>[ Principal X i X (1 + i)^n ] / [ (1 + i )^n - 1] = 19137,41 x 0,025 x (1+0,025)^8/ (1 + 0,025)^8 - 1 = 2669,04.
Portanto, a quantia a ser depositada a partir do início do período zero para resultar em um montante de 23900,00 no início do oitavo mês é 2669,04. Abaixo segue um demonstrativo mês a mês:

* Os juros são calculados no final do período sobre a soma (saldo inicial + depósito)
4) (1 + i efetiva) = (1 + i real) x (1 + inflação)
(1 + 0,3 ) = (1 + 0,18)x (1 + inflação)
inflação = 10,17 % ao ano