Americanos aceitam trabalhar mais para ter fim de semana com três dias

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
relâmpagomcqueen
Mensagens: 2434
Registrado em: 10 Set 2020 21:11
Contato:

Americanos aceitam trabalhar mais para ter fim de semana com três dias

Mensagem por relâmpagomcqueen » 24 Jul 2021 19:56

Americanos aceitam trabalhar mais para ter fim de semana com três dias


Pesquisa mostra que modelo de trabalho com semana de quatro dias e carga horária de 10 horas agrada mais aos trabalhadores dos Estados Unidos

Por Victor Sena

23 jul 2021, 11h42 - Publicado em 21 jul 2021, 14h07

Dois em cada três americanos aceitariam ter uma jornada de trabalho maior se isso significar um dia a mais de folga na semana.

Os resultados de uma pesquisa realizada pelo instituto YouGov mostram que eles preferem trabalhar quatro dias por 10 horas do que seguir o modelo atual de cinco dias com 8 horas, que também é o mais comum no Brasil.

A pesquisa entrevistou 23 mil norte-americanos e também questionou sobre os impactos na produtividade. Para 41% deles, essa mudança no formato da semana de trabalho a aumentaria. Enquanto isso, um número similar (37%) acredita que essas mudanças não alteraram a produtividade. Para 9%, porém, poderia haver uma queda.

É válido esclarecer o que é a produtividade. Ela pode ser entendida como a relação entre o que foi produzido e a quantidade de fatores que foram empregados, como pessoas, tempo e recursos.

A redução da semana de trabalho de cinco para quatro dias já tem sido experimentada em algumas empresas pelo mundo como uma forma de proporcionar um equilíbrio melhor entre vida pessoal e profissional para o funcionário. É válido destacar que no caso do cenário proposto pela pesquisa nos Estados Unidos a carga horária seria mantida.

A Unilever da Nova Zelândia decidiu adotar o modelo de redução da carga horária semanal em 2020, assim como a Microsoft no Japão. Além desses casos, o movimento mais recente foi impulsionado pelo governo da Islândia, país insular da Europa.

Islândia

Mais de 2.500 pessoas (cerca de 1% da força de trabalho da Islândia) em 100 empresas participaram de dois testes apoiados pelo governo da Islândia nos últimos anos. A semana de trabalho da maioria dos funcionários foi reduzida de 40 para 35 horas sem redução salarial. 

Os testes na Islândia têm sido realizados ao longo de anos e os resultados da primeira fase foram divulgados pela Associação Islandesa de Sustentabilidade e Democracia em junho.

Ao contrário do que propõe a pesquisa realizada nos Estados Unidos, as iniciativas da Unilever e da Islândia reduziram a carga horária de trabalho e não só os dias trabalhados.

O primeiro teste ocorreu na capital da Islândia, Reykjavik, entre 2014 e 2019. No início, funcionários de creches e centros de serviços reduziram as horas de 40 para 35 por semana.  O outro teste envolveu o governo geral do país a partir de 2017.

Segundo o relatório da Associação, a redução da semana de trabalho de cerca de 40 para 35 horas garantiu mais qualidade de vida para mães e pais solteiros, mais exercícios físicos e menos sintomas de estresse.

Apesar de não haver nenhuma legislação que obrigue a redução da carga horária, os testes feitos pelo governo da Islândia têm influenciado o setor privado.

A Associação Islandesa de Sustentabilidade e Democracia também afirma que 86% da força de trabalho do país migrou para contratos de trabalho que já diminuíram a quantidade de horas a serem trabalhadas na semana, principalmente para um modelo de 36 horas.

E no Brasil?

Por aqui, casos de grandes empresas reduzindo a carga horária em contratos são poucos, mas a pandemia normalizou o modelo de trabalho híbrido, com mais flexibilidade de horário e home office.

A empresa Zee.Dog, de acessórios para pets, porém, foi uma das que decidiu testar o modelo de semana mais curta para os funcionários ao mesmo tempo em que anunciou o home office definitivo no início da pandemia.

São 300 funcionários adotando o modelo que é intercalado. Em uma semana, o formato é de cinco dias de trabalho. Em outras é de quatro. Segundo a empresa, o objetivo é ter um comparativo. A empresa de produtos tem escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro, Madri (Espanha) e Shenzhen (China).

Para Lucas Nogueira, diretor de recrutamento da consultoria Robert Half, existem dois motivos que explicam por que as empresas são tímidas em reduzir a carga horária no Brasil.

"O primeiro é uma insegurança jurídica porque as empresas não podem reduzir salários com redução de horas trabalhadas. Se você tem serviço para entregar em um tempo, também precisaria contratar mais pessoas para suprir esse tempo. Isso até pareceria interessante, mas isso acarreta um custo maior para as empresas. A questão é que não existe ainda uma flexibilidade do governo para uma modalidade assim, com menor recolhimento de impostos", explica Nogueira.  "O segundo ponto diz respeito a modelos de gestão novos, como o híbrido e o que se oferece para reter profissionais. Eu acredito que em três, quatros anos, essa discussão da redução da jornada fique madura em alguns segmentos, mas ainda está muito inicial no país".
Baseado na matéria:

1. Qual a carga de trabalho dos senhores, de que horas até que horas?

2. Se pudesssem mudar o horario de trabalho distribuído na semana, como fariam?
"Eu arreguei (...)"
(FERREIRA, DEJAIR NILE, 2021)
RF: pg.5, Tóp. "Witzel diz que bandido Moro (...)"

Avatar do usuário
Maestro
OSS
OSS
Mensagens: 3431
Registrado em: 11 Out 2014 04:07
Contato:

Re: Americanos aceitam trabalhar mais para ter fim de semana com três dias

Mensagem por Maestro » 24 Jul 2021 20:38

Entre 10 e 12 horas diárias desde o início da pandemia.
(Pequena indústria em contra-turno)

18:00-23:00/ 02:00-07:00, 7 dias por semana.

Em paralelo faculdade de segunda a sexta das 19:00 até 22:30 (uso um fone nesse horário e compenso os estudos reassistindo as aulas quando posso)

Vale lembrar que eu venho ajudando o meu velho na empresa dele, nunca faria uma rotina assim em qualquer outro lugar. Junto a isso consigo ganhar uma boa grana e investir o dinheiro, é um sacrifício por um futuro melhor.

Se eu pudesse mudar ?

Com certeza trabalharia um pouco menos kkkkk
Gosto mais do horário da tarde, não teria problemas em uma rotina das 12:00-20:00(embora esteja estudando pra evitar ficar preso em horário).


Essa questão do fds de 3 dias vem sendo discutida há bastante tempo, me parece bem lógico na verdade, uma divisão de uma empresa grande adotou o procedimento por um tempo(Microsoft Japão se não estou enganado)
E viu um salto de 40% na produtividade.

3 dias você consegue programar uma viagem mais longa, um curso, organizar uma renda extra, são possibilidades bem legais, eu preferiria, prefiro inclusive algo assim do que os 12/36 das carreiras policiais.

Avatar do usuário
Maestro
OSS
OSS
Mensagens: 3431
Registrado em: 11 Out 2014 04:07
Contato:

Re: Americanos aceitam trabalhar mais para ter fim de semana com três dias

Mensagem por Maestro » 24 Jul 2021 20:39

Esse tópico poderia ser movido pro off normal, é interessante demais pra ficar na AP.

Online
Avatar do usuário
Djair Ferreira
Mensagens: 13218
Registrado em: 03 Ago 2020 15:11
Contato:

Re: Americanos aceitam trabalhar mais para ter fim de semana com três dias

Mensagem por Djair Ferreira » 24 Jul 2021 20:53

relâmpagomcqueen escreveu:
24 Jul 2021 19:56
Baseado na matéria:

1. Qual a carga de trabalho dos senhores, de que horas até que horas?

2. Se pudesssem mudar o horario de trabalho distribuído na semana, como fariam?
Seu final de semana tem 7 dias
Se em 2018 tu votou no pt mesmo depois da maior recessão, maior escândalo de corrupção e 14 milhões de desempregados
Sim, vc é um genocida

Online
Avatar do usuário
malicia
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 7735
Registrado em: 14 Jun 2014 00:32
Contato:

Re: Americanos aceitam trabalhar mais para ter fim de semana com três dias

Mensagem por malicia » 24 Jul 2021 20:54

Maestro escreveu:
24 Jul 2021 20:39
Esse tópico poderia ser movido pro off normal, é interessante demais pra ficar na AP.
feito Mestre Maestro...

excelente topico

absss
veni, vidi, vici

#BolsoLula 2030

Avatar do usuário
Maestro
OSS
OSS
Mensagens: 3431
Registrado em: 11 Out 2014 04:07
Contato:

Re: Americanos aceitam trabalhar mais para ter fim de semana com três dias

Mensagem por Maestro » 24 Jul 2021 20:58

malicia escreveu:
24 Jul 2021 20:54
feito Mestre Maestro...

excelente topico

absss
:hi:

Gspjones
Mensagens: 1317
Registrado em: 27 Dez 2015 22:51
Contato:

Re: Americanos aceitam trabalhar mais para ter fim de semana com três dias

Mensagem por Gspjones » 24 Jul 2021 21:11

Toparia facil, trabalharia atè 12 hrs segunda a quinta para ter 3 dias de fds.

Online
Avatar do usuário
Kabeça Grande BJJ
Mensagens: 11223
Registrado em: 10 Abr 2017 12:09
Contato:

Re: Americanos aceitam trabalhar mais para ter fim de semana com três dias

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 24 Jul 2021 21:28

Interessantíssimo.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Avatar do usuário
Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5746
Registrado em: 18 Jun 2014 15:09
Contato:

Re: Americanos aceitam trabalhar mais para ter fim de semana com três dias

Mensagem por Tony Fla » 24 Jul 2021 22:04

Já trabalhei nesse esquema, era bom e ruim hahaha. Era legal ter 3 dias de folga, porém várias vezes era terça/quarta/quinta.
Octacampeão Brasileiro

Avatar do usuário
Fedor
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 9385
Registrado em: 13 Set 2014 17:54
Contato:

Re: Americanos aceitam trabalhar mais para ter fim de semana com três dias

Mensagem por Fedor » 24 Jul 2021 23:07

Se a folga tiver sábado e domingo tá bom demais (nem ligaria que o terceiro dia fosse segunda)
7.000 - [url]https://forum.bjjforum.com.br/viewtopic.php?f=20&t=31176&start=1770[/url]

[img]https://i.ibb.co/1vQxYm8/tl.jpg[/img]

Carl
Mensagens: 1887
Registrado em: 08 Dez 2014 14:29
Contato:

Re: Americanos aceitam trabalhar mais para ter fim de semana com três dias

Mensagem por Carl » 24 Jul 2021 23:16

Algumas empresas estão dando um dia off na semana em função das reduções de carga-horaria da pandemia e os funcionários têm gostado.

Avatar do usuário
Masteron
Mensagens: 6835
Registrado em: 30 Nov 2014 11:11
Contato:

Re: Americanos aceitam trabalhar mais para ter fim de semana com três dias

Mensagem por Masteron » 24 Jul 2021 23:44

Bom, pra mim no muda nada, eu já trabalho das 7 as 19h (sem pausa pra almoço, direto mesmo ), e não moro nos EUA.
15-40 anos: vc treina p ganhar atenção e aceitação dos outros
Depois: vc treina p manter os músculos e sanidade que ainda não o deixaram

Online
The Griot
Mensagens: 4587
Registrado em: 01 Out 2014 16:46
Contato:

Re: Americanos aceitam trabalhar mais para ter fim de semana com três dias

Mensagem por The Griot » 25 Jul 2021 00:46

Trabalho em home office entre 8 e 12 horas por dia, sem contar hora de almoço. Geralmente das 9h30 até umas 20h, as vezes mais, as vezes menos.

Eu trabalharia 10 horas por dia por um fds de 3 dias tranquilamente!

Avatar do usuário
JRGL
Mensagens: 58
Registrado em: 20 Out 2016 06:53
Contato:

Re: Americanos aceitam trabalhar mais para ter fim de semana com três dias

Mensagem por JRGL » 25 Jul 2021 01:45

Também aceitaria com certeza. E acredito no aumento de produtividade por algumas razões: 1. Mais tempo para viagens e descanso. 2. Mais tempo para resolver coisas da sua vida. Eu trabalho em horário comercial, das 8 as 18h. Quantas vezes eu tenho que sair no meio do expediente ou até faltar trabalho pra resolver coisas em cartório, detran, banco, médico,etc. Como você não vai viajar todo fds, um dia livre durante a semana seria ótimo pra resolver assuntos pessoais.

Apoio a medida. Vou sugerir pra minha chefe 🙈 :bleh:

Online
Avatar do usuário
codematrixbr
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5731
Registrado em: 01 Out 2014 00:34
Contato:

Re: Americanos aceitam trabalhar mais para ter fim de semana com três dias

Mensagem por codematrixbr » 25 Jul 2021 02:10

Esse home office e uma merda, trabalho desde do início da pandemia entre 10 e 12 horas, trabalho sábado e domingo e feriados, uma verdadeira merda, isso porque sou servidor público, para mim foi uma merda isso.
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: codematrixbr, Djair Ferreira, jack sawer, Krusher, LeoMatosJJ, marofa, The Griot, The Walrus e 246 visitantes