Advogados deixam a carreira devido a transtornos mentais

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
VRFariaz
Mensagens: 76
Registrado em: 28 Fev 2018 09:22
Contato:

Re: Advogados deixam a carreira devido a transtornos mentais

Mensagem por VRFariaz » 07 Jul 2021 16:51

fethai escreveu:
07 Jul 2021 15:43
Então só seria interessante se o cara estudar muito mesmo e concluir um doutorado né isso, pois assim estaria habilitado a concorrer a uma vaga de Professor Adjunto numa Federal. E com o salário desse cargo dá pra se sustentar folgado, viver muito bem?
Nos últimos anos, ao menos aqui na Bahia, as universidades públicas só têm contratado professores sob regime de REDA, e somente como professores substitutos.
Imagem

Avatar do usuário
VRFariaz
Mensagens: 76
Registrado em: 28 Fev 2018 09:22
Contato:

Re: Advogados deixam a carreira devido a transtornos mentais

Mensagem por VRFariaz » 07 Jul 2021 16:53

Até as expectativas pra concurso público no magistério nos foram tiradas.
Imagem

Tuf
Mensagens: 876
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: Advogados deixam a carreira devido a transtornos mentais

Mensagem por Tuf » 07 Jul 2021 20:24

Shin escreveu:
07 Jul 2021 14:28
Direito não é um curso fácil. Se o curso for de uniesquina, dá pra levar com a barriga por causa da falta de rigor, mas o direito em si é denso, complexo e difícil. Só uma boa faculdade forma um bom advogado. A natureza do curso, dialético por excelência, separa as que formam advogados capazes de analisar independentemente cada caso e as que formam robôs decoradores de código. A diferença de um pra outro é enorme.

Dado o mercado de trabalho como ele é hoje, eu diria que só deve fazer quem ou tem uma paixão profunda pelo Direito, porque o caminho na advocacia é árduo, ou quer muito estudar pra concurso público, os que hoje em dia são a maioria em qualquer faculdade por aí. E também, claro, aqueles que já têm tradição na família e um escritório dos pais com uma boa carteira de clientes pra assumir.

O sujeito que não é muito chegado a estudar, não tem escritório de família e não vai fazer concurso, que só tá entrando na faculdade pra ser “dotô” e porque acha chic andar de terno e gravata por aí, vai tomar no cu bonito.
Essa natureza dialética importante é subestimada, pois vejo muito profissional usando jargão prolixo e verborragia para esconder a dificuldade com raciocínios mais complexos.

Os estudantes vão fazer direito correndo da matemática e se esquecem de que não são tão distantes assim já que a lógica une esses campos do conhecimento.

Não sei se existe mas deveria ter uma cadeira de lógica no direito igual tem em programação ou uma disciplina só pra aprender sobre argumento e raciocínio pra aprenderem sobre falácias etc.

Avatar do usuário
Shin
Ombudsman
Ombudsman
Mensagens: 35860
Registrado em: 10 Out 2014 20:52
Contato:

Re: Advogados deixam a carreira devido a transtornos mentais

Mensagem por Shin » 07 Jul 2021 21:54

Tuf escreveu:
07 Jul 2021 20:24
Essa natureza dialética importante é subestimada, pois vejo muito profissional usando jargão prolixo e verborragia para esconder a dificuldade com raciocínios mais complexos.

Os estudantes vão fazer direito correndo da matemática e se esquecem de que não são tão distantes assim já que a lógica une esses campos do conhecimento.

Não sei se existe mas deveria ter uma cadeira de lógica no direito igual tem em programação ou uma disciplina só pra aprender sobre argumento e raciocínio pra aprenderem sobre falácias etc.
Lógica é geralmente abordada no primeiro semestre em filosofia. Não é a mesma coisa.

Existe um ditado que serve pra qualquer coisa mas se aplica muito bem ao direito que diz que se você não consegue explicar alguma coisa em linguagem simples e direta, é porque não sabe do que está falando. Isso deveria ser um axioma pra todo aluno do curso de direito.

A maioria sabe citar os brocardos em latim e traduzi-los pro português mas não compreendem nada da construção teórica por trás deles; sabem só o significado superficial, aquilo que eles dizem que pode ou não pode, mas quando um julgado aparentemente contraria o que eles acham que aquilo significa, ficam completamente perdidos. Outra coisa muito comum é concurseiro que recita a Constituição de cor mas não sabe explicar de onde vêm os princípios mais elementares da democracia.

O problema é muito maior que só não saber; é que quem não sabe não entende a importância de defendê-los. Aí temos gente que defende criação de tipo penal pelo judiciário, prisão flagrante por crime cometido dias antes do recolhimento do preso, condenação de quem não é parte no processo e tantas e tantas obscenidades que se vê no direito e no judiciário brasileiros todo dia.


PS: vou aproveitar pra fazer uma correção no post que tu quotou: eu disse que só uma boa faculdade forma um bom advogado, mas eu me expressei mal; não estava me referindo necessariamente à instituição, embora uma boa instituição, com bons professores, ajude muito; eu falei de uma faculdade bem feita, bem estudada e cujo caminho não dependa só daquilo que o professor dá em sala de aula, porque é impossível aprender o direito só com aquilo, seja que faculdade for.

Tuf
Mensagens: 876
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: Advogados deixam a carreira devido a transtornos mentais

Mensagem por Tuf » 07 Jul 2021 22:36

Shin escreveu:
07 Jul 2021 21:54
Lógica é geralmente abordada no primeiro semestre em filosofia. Não é a mesma coisa.
Eu não disse que são a mesma coisa. Apenas são intrinsecamente ligadas e, por isso, a mencionei.

Avatar do usuário
zehmetal
Mensagens: 3322
Registrado em: 14 Jun 2014 15:41
Contato:

Re: Advogados deixam a carreira devido a transtornos mentais

Mensagem por zehmetal » 08 Jul 2021 12:10

Tuf escreveu:
07 Jul 2021 20:24
Essa natureza dialética importante é subestimada, pois vejo muito profissional usando jargão prolixo e verborragia para esconder a dificuldade com raciocínios mais complexos.

Os estudantes vão fazer direito correndo da matemática e se esquecem de que não são tão distantes assim já que a lógica une esses campos do conhecimento.

Não sei se existe mas deveria ter uma cadeira de lógica no direito igual tem em programação ou uma disciplina só pra aprender sobre argumento e raciocínio pra aprenderem sobre falácias etc.
Sigo o relator!

Maioria dos doto não sabe fazer uma mínima concatenação de ideias, pedir um “teste lógico”, para validar alguma tese/ideia, já é demais mesmo.

Ai me vem agora o pessoal com “visual law “, “design Juridico” e os cacete, pra “simplificar” o direito..

Os malucos não sabem simplificar em português coloquial, imagine as merdas que sairão disso (e já tem algumas boas aí no mercado).
Perdendo horas de vida em Fóruns de MMA desde 2003

Campeão do BJJF Fantasy
1º Campeão do PVT Fantasy

http://ufconfantasy.forumeiros.com

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Djair Ferreira e 253 visitantes