Advogados deixam a carreira devido a transtornos mentais

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
SUICIDAL
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 657
Registrado em: 02 Out 2014 14:17
Contato:

Re: Advogados deixam a carreira devido a transtornos mentais

Mensagem por SUICIDAL » 28 Jun 2021 15:36

zehmetal escreveu:
28 Jun 2021 14:25
Sobre qual parte mestre?
A princípio sim
Qual área você migrou dentro da advocacia? Área digital? Se for o caso, mando MP.
Amanheceu mais uma vez, é hora de acordar para vencer!!!

Humpty Dumpty
Mensagens: 1739
Registrado em: 08 Jun 2020 13:21
Contato:

Re: Advogados deixam a carreira devido a transtornos mentais

Mensagem por Humpty Dumpty » 28 Jun 2021 15:37

Fedor Machida escreveu:
28 Jun 2021 13:10
Esse lance do passado de que quem fazia faculdade tava com a vida ganha era pq na época geral era analfabeto. Geral tinha só o primário, vivia na roça, etc.... Portanto, esses que tinham acesso a faculdade eram a elite da elite da época. Também sempre ouvimos falar que no passado as escolas públicas eram excelentes e quem teve essa base pública alcançou muitas coisas na vida. Devemos relembrar que o contexto era exatamente o mesmo: geral era analfabeto, vivia na roça, tinha que trabalhar cedo. Podem verificar que toda a geração pobre da geração dos nossos pais caem no que hoje é chamado de trabalho escravo/infantil. Ou seja, quem podia apenas estudar era elite. Hoje o contexto é diferente: todo mundo tem escola e o critério de seleção se torna cada vez mais elevado e restrito. As melhores empresas só selecionam alunos que tiveram intercambio internacional, alunos da puc cuja mensalidade é 4k/mês e é exigente, alunos do ITA, etc e etc... não adianta: pode ser o melhor aluno por onde vc passou mas se não tiver certos pré-requisitos não vai rolar; sad but true.

Fora que apenas elite consegue ter pai médico e filho médico, o pai dentista e filho dentista, pai advogado e filho advogado, dando no início da carreira o ponta pé inicial e todo o suporte para começar bem e com toda a tutoria possível. Tem a parte da sorte/história e tem a parte do mérito pq talvez essas famílias por gerações se estruturaram e se preparam para isso e um dia chegaram nisso. A minha, por exemplo, talvez precise de mais 1 ou 2 gerações para alcançar o que outras famílias já alcançaram em termos de estrutura mínima... enfim.

Vejo que o nível das coisas está muito confuso. Eu por exemplo trabalhei como técnico numa empresa onde vários colegas do mesmo cargo que o meu tinham curso superior em áreas afins!! Achei aquilo uma aberração e me provou de uma vez por todas de que caneco debaixo do braço não é sinônimo automático de que está tudo resolvido. Mas tb concordo com uma frase que li aqui no OFF no passado: "Nível superior hoje é igual ao antigo segundo grau; se vc não tiver te atrapalha mas se tiver tb não vai te ajudar em nada". É complicado. Mas uma coisa é certa: é melhor ser pobre sem dívida do que ser pobre com dívida do FIES.


"O sistema é foda parceiro" - Nascimento, Capitão


Isso aí do Colemman na no documentário dele no Netflix (The King).
No fundo não mudou nada, até piorou. O pobre agora tem curso superior e continua com subemprego. Só quem já tinha pai médico, advogado ou engenheiro que consegue se dar bem na profissão. Por isso a procura por concurso público subiu absurdamente nas últimas décadas. É a única chance de um formado ganhar alguma coisa com a profissão. Aliás, é a única chance de ganhar alguma coisa com qualquer coisa, tendo em vista que a maioria dos cargos de ensino médio são ocupados por gente que tem ensino superior.

Conforme já mencionei em outro tópico, essa história de querer ter um "diproma" é um verdadeiro atraso na maioria das vezes. Se a pessoa fizesse um curso técnico seria mais proveitoso.

A propósito, as pessoas mais ricas que eu conheço não tem curso superior e as que tem não atuam na área em que se formaram.

TocToc
Mensagens: 478
Registrado em: 10 Out 2014 23:27
Contato:

Re: Advogados deixam a carreira devido a transtornos mentais

Mensagem por TocToc » 28 Jun 2021 19:29

Se olharem pela ótica do empregador, verão que 50% dos funcionários da Apple e Google não possuem curso superior. Vários empregadores priorizam aptidão para gerar resultados do que cv bonitinho.

O ensino superior deveria ser exceção realmente. O ensino médio de qualidade deveria ser acessível a todos.

Mr. Madruga
Mensagens: 1935
Registrado em: 10 Out 2014 13:23
Contato:

Re: Advogados deixam a carreira devido a transtornos mentais

Mensagem por Mr. Madruga » 28 Jun 2021 22:19

Humpty Dumpty escreveu:
28 Jun 2021 15:37
No fundo não mudou nada, até piorou. O pobre agora tem curso superior e continua com subemprego. Só quem já tinha pai médico, advogado ou engenheiro que consegue se dar bem na profissão. Por isso a procura por concurso público subiu absurdamente nas últimas décadas. É a única chance de um formado ganhar alguma coisa com a profissão. Aliás, é a única chance de ganhar alguma coisa com qualquer coisa, tendo em vista que a maioria dos cargos de ensino médio são ocupados por gente que tem ensino superior.

Conforme já mencionei em outro tópico, essa história de querer ter um "diproma" é um verdadeiro atraso na maioria das vezes. Se a pessoa fizesse um curso técnico seria mais proveitoso.

A propósito, as pessoas mais ricas que eu conheço não tem curso superior e as que tem não atuam na área em que se formaram.
Não recomendo ninguém entrar direto em faculdade, a não ser que vc já tenha bons contatos ou o curso seja medicina(não conheço um único médico na pindaíba). Engenharia recomendo fortemente um técnico antes pra inserir no mercado e até pra ver como é a área que a pessoa deseja.

Fedor Machida
Mensagens: 1962
Registrado em: 15 Out 2014 07:43
Contato:

Re: Advogados deixam a carreira devido a transtornos mentais

Mensagem por Fedor Machida » 29 Jun 2021 10:44

TocToc escreveu:
28 Jun 2021 19:29
Se olharem pela ótica do empregador, verão que 50% dos funcionários da Apple e Google não possuem curso superior. Vários empregadores priorizam aptidão para gerar resultados do que cv bonitinho.

O ensino superior deveria ser exceção realmente. O ensino médio de qualidade deveria ser acessível a todos.
Me desculpe mas não acredito nessas histórias. Vc conhece alguém com esse perfil no google?

Por exemplo: quando uma empresa como apple/google se instala no Brasil, ela vai ter que oferecer excelentes salários para atrair das concorrentes os melhores talentos. Não tem essa de vir para o Brasil e procurar galera com ensino médio mas que tenha criatividade... isso pra mim não faz o menor sentido. Esse lance de que criatividade é mais importante do que alguém com o currículo do ITA é verniz pra fachada da empresa.

Podem falar o que for que eu simplesmente não acredito nisso.

Avatar do usuário
zehmetal
Mensagens: 3321
Registrado em: 14 Jun 2014 15:41
Contato:

Re: Advogados deixam a carreira devido a transtornos mentais

Mensagem por zehmetal » 29 Jun 2021 12:34

SUICIDAL escreveu:
28 Jun 2021 15:36
Qual área você migrou dentro da advocacia? Área digital? Se for o caso, mando MP.
Estou em um Juridico interno em construção, por assim dizer.

Tirando questões trabalhistas e fiscais/tributárias, tenho cuidado de contencioso (consumidor basicamente), contratos (praticamente tudo), compliance, privacidade e dados, PI e um pouco de internacionalização tbm.

É aquela coisa, contencioso e contrato eu me sinto mais em casa, pq fazia isso no escritório (óbvio que estudando mais para entender melhor alguns assuntos), mas as outras áreas é literalmente aprender fazendo

Temos alguns escritórios que nos dão suporte em todas as áreas, então eu abuso mesmo e faço perguntas como se tivesse em aula, aproveitando pra sugar o máximo de informação e conteúdo que eu puder.

Por isso falei do dinamismo, não é só um assunto todo dia ou um tipo de afazer diário.. todo dia, literalmente, surgem problemas pra resolver, e transitar entre áreas do direito é super importante. O perfil “generalista” é o que manda em um Juridico interno novo, pq vc é o “Severino” legal da empresa hahaha

Tem dias que é mto foda, pq sinto que sou um merda e não sei porra nenhuma. Mas aí é ter gás pra ir atrás , aprender (e não digo Pós ou Curso de Extensão, mas aquele mínimo conhecimento pra saber do que se trata), e aos poucos ir refinando esse conhecimento enquanto aplica os conceitos no dia a dia
Perdendo horas de vida em Fóruns de MMA desde 2003

Campeão do BJJF Fantasy
1º Campeão do PVT Fantasy

http://ufconfantasy.forumeiros.com

TocToc
Mensagens: 478
Registrado em: 10 Out 2014 23:27
Contato:

Re: Advogados deixam a carreira devido a transtornos mentais

Mensagem por TocToc » 29 Jun 2021 20:53

Fedor Machida escreveu:
29 Jun 2021 10:44
Me desculpe mas não acredito nessas histórias. Vc conhece alguém com esse perfil no google?

Por exemplo: quando uma empresa como apple/google se instala no Brasil, ela vai ter que oferecer excelentes salários para atrair das concorrentes os melhores talentos. Não tem essa de vir para o Brasil e procurar galera com ensino médio mas que tenha criatividade... isso pra mim não faz o menor sentido. Esse lance de que criatividade é mais importante do que alguém com o currículo do ITA é verniz pra fachada da empresa.

Podem falar o que for que eu simplesmente não acredito nisso.
No Google não conheço, mas no meio do empreendedorismo, de que tenho contato, todos parecem priorizar aptidão para gerar resultados.

FROST
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 3786
Registrado em: 16 Jun 2014 05:26
Contato:

Re: Advogados deixam a carreira devido a transtornos mentais

Mensagem por FROST » 29 Jun 2021 23:23

Não é só pra carreira de advogacia. Hoje em dia qualquer curso (com exceção medicina e TI) está fadado a se foder na fila do mercado de trabalho.

Não há mais garantia de emprego, mesmo que se forme em uma universidade boa, ainda sim há a chance de esquentar cadeira procurando emprego por um bom tempo.

A área de engenharia está um lixo. Mesmo se formando em universidade boa, tendo intercâmbio, atividades extracurriculares, inglês, as empresas em sua maioria ainda exigem experiência pra uma vaga de 3k, e tá cheio de gente com boleto pra pagar que pegaria uma vaga dessas sem pestanejar.

Com o tanto de uniesquina que existe por aí, essa conta nunca fechará.

Fedor Machida
Mensagens: 1962
Registrado em: 15 Out 2014 07:43
Contato:

Re: Advogados deixam a carreira devido a transtornos mentais

Mensagem por Fedor Machida » 30 Jun 2021 10:55

TocToc escreveu:
29 Jun 2021 20:53
No Google não conheço, mas no meio do empreendedorismo, de que tenho contato, todos parecem priorizar aptidão para gerar resultados.
Nesse caso eu calo a minha boca. Aí eu acredito. Do que adianta um nerd cdf na sua empresa se vc precisa de alguém que desenrole tudo pra vc?

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9688
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Advogados deixam a carreira devido a transtornos mentais

Mensagem por Anônimo » 30 Jun 2021 11:03

Fedor Machida escreveu:
30 Jun 2021 10:55
Nesse caso eu calo a minha boca. Aí eu acredito. Do que adianta um nerd cdf na sua empresa se vc precisa de alguém que desenrole tudo pra vc?
Muitos garotos são autodidatas e aprendem a programar por conta própria. Tem garoto de 18 anos que manja muito mais que 90% dos carinhas formados em faculdade. Creio que empresas como o Google priorizam isso.

Avatar do usuário
adauto_mma
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 8857
Registrado em: 15 Out 2014 16:41
Contato:

Re: Advogados deixam a carreira devido a transtornos mentais

Mensagem por adauto_mma » 30 Jun 2021 11:18

Advocacia é um grande exercício de persistência, pra quem precisa receber valores de imediato para se manter, não tiver bens ou uma reserva financeira, terá que trabalhar nesses grandes escritórios em troca de um salário e com poucas perspectivas.
Todos os homens morrem, a maioria nunca vive!
(William Wallace)

Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 9611
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: Advogados deixam a carreira devido a transtornos mentais

Mensagem por Carrapeta » 01 Jul 2021 14:28

Lendo o relato da matéria e de alguns floristas, eu lembrei do seriado Suits e do ambiente no escritório q era passado. O pessoal trabalhava até tarde em tarefas administrativas, lendo os casos, lei etc e os sócios ainda cagavam na cabeça deles, q eram a ralé. Outra coisa q eu ficava de cara era qdo tinha uma audiência preliminar no escritório, os caras jogavam um classificador com o caso em questão, o advogado da parte contrária ou até mesmo da Pearson Specter abriam o classificador e em menos de 10 segundos já sabia do q se tratava e dizia q era um absurdo...WTF...esses caras tem leitura dinâmica? Um processo tem no mínimo dezenas de paginas e os caras liam em segundos

Avatar do usuário
relâmpagomcqueen
Mensagens: 2434
Registrado em: 10 Set 2020 21:11
Contato:

Re: Advogados deixam a carreira devido a transtornos mentais

Mensagem por relâmpagomcqueen » 01 Jul 2021 14:45

=p~
Djair Ferreira escreveu:
27 Jun 2021 16:16
Todo advogado cheira ?
KKKKKKKKKKKKKKK
Médico plantonista pode esquecer o estetoscópio, mas jamais o rebite
"Eu arreguei (...)"
(FERREIRA, DEJAIR NILE, 2021)
RF: pg.5, Tóp. "Witzel diz que bandido Moro (...)"

Tartaruga
Mensagens: 13944
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Advogados deixam a carreira devido a transtornos mentais

Mensagem por Tartaruga » 01 Jul 2021 14:48

TocToc escreveu:
28 Jun 2021 19:29
Se olharem pela ótica do empregador, verão que 50% dos funcionários da Apple e Google não possuem curso superior. Vários empregadores priorizam aptidão para gerar resultados do que cv bonitinho.

O ensino superior deveria ser exceção realmente. O ensino médio de qualidade deveria ser acessível a todos.
É mas os testes dos processos de seleção são foda!

Você pode ter adquirido os conhecimentos na faculdade, em casa ou na pqp, o que eles querem é que você prove que sabe os hard skills que eles estão procurando.

Se indo na faculdade já é difícil, imagina não indo. Com exceção de alguns caras que tem talento mesmo pra coisa, fica ainda mais complicado.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Carl
Mensagens: 1887
Registrado em: 08 Dez 2014 14:29
Contato:

Re: Advogados deixam a carreira devido a transtornos mentais

Mensagem por Carl » 01 Jul 2021 23:49

Carrapeta escreveu:
01 Jul 2021 14:28
Lendo o relato da matéria e de alguns floristas, eu lembrei do seriado Suits e do ambiente no escritório q era passado. O pessoal trabalhava até tarde em tarefas administrativas, lendo os casos, lei etc e os sócios ainda cagavam na cabeça deles, q eram a ralé. Outra coisa q eu ficava de cara era qdo tinha uma audiência preliminar no escritório, os caras jogavam um classificador com o caso em questão, o advogado da parte contrária ou até mesmo da Pearson Specter abriam o classificador e em menos de 10 segundos já sabia do q se tratava e dizia q era um absurdo...WTF...esses caras tem leitura dinâmica? Um processo tem no mínimo dezenas de paginas e os caras liam em segundos
Também sempre questionei isso...rsrs
Aquele papelzinho azul dobrado em 3 partes o advogado olhava 5 segundos e tinha visto toda a estratégia da parte contrária...rsrs

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Boca, the_sinner_go e 215 visitantes