Grosseria no consultório? Saiba o que fazer diante de um médico hostil

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Peixola
Admin
Admin
Mensagens: 5114
Registrado em: 29 Mar 2019 11:39
Contato:

Grosseria no consultório? Saiba o que fazer diante de um médico hostil

Mensagem por Peixola » 07 Jun 2021 08:16

Você chega ao consultório com dados que achou na internet. O médico, em vez de te ouvir, não te deixa sequer terminar a frase. "Onde leu isso? Quem te disse? Doutor Google não faz diagnóstico". Outro caso clássico é quando suas queixas são minimizadas. As reações podem ir de um riso irônico a comentários do tipo "isso aí nem é problema".

Situações assim, em que médicos hostilizam pacientes, são bastante comuns. E Priscila Bortolozzo Lüdke, 28, artesã, sentiu na pele. Ao procurar uma ginecologista após sua menstruação ter atrasado, foi chamada de incompetente pela médica por ter se esquecido de tomar a pílula anticoncepcional.

"Ela gritava comigo como se eu fosse uma criança: 'Está na bula do seu remédio. Você não sabe ler a bula?'", lembra Lüdke.

Enfrentar esse tipo de conflito passa por entender suas raízes sociais e históricas. Conforme explicam os pesquisadores Fernando Luiz Pagliosa e Marco Aurélio Da Ros em um artigo publicado na Revista Brasileira de Educação Médica, o modelo de medicina que hoje vigora no Ocidente ainda se pauta em uma estrutura educacional elitizada e mais focada em aspectos técnicos do que propriamente humanos.

Uma das bases dessa abordagem é o relatório do norte-americano Abraham Flexner, que no início do século 20 estabeleceu parâmetros para definir a formação médica. À época, não havia necessidade de concessão estatal para o exercício da medicina nos Estados Unidos e diferentes práticas terapêuticas tinham ampla aceitação social.

Buscando dar um caráter científico à área, Flexner criou um documento que possibilitou regulamentar as escolas médicas com base na racionalidade. A sistematização foi positiva do ponto de vista técnico. Por outro lado, afastou a medicina do foco na pessoa.

Começa ainda na faculdade
Outra mudança desse período foi a elitização da carreira. "Flexner via a educação médica como destinada a pessoas da elite, com o aproveitamento dos mais capazes, inteligentes, aplicados e dignos", explicam os pesquisadores.

Trazendo essa perspectiva para um contexto recente, em que médicos ainda hostilizam pacientes no consultório, é possível entender o quanto essa agressividade fala de relações de poder.

O foco prático passou a guiar a formação médica em países do mundo todo. Segundo a professora Magda Moura de Almeida, do Departamento de Medicina da UFC (Universidade Federal do Ceará), percebe-se que uma densa carga horária focada em aspectos teóricos aliada a um clima de competição pode desumanizar o estudante já durante sua formação.

"Quando o aluno vê um educador que é referência em sua área submeter estudantes a situações humilhantes e de profundo estresse, acaba entendendo que aquele é o caminho certo e que aquilo é ser um bom profissional", exemplifica.

Não é raro que esse clima forme médicos agressivos até mesmo entre si. Segundo um estudo publicado pela revista inglesa Clinical Medicine, 31% deles estão sujeitos a comunicação grosseira, depreciativa e agressiva em seu meio de trabalho.

Hostilidade em xeque
Diante desse contexto, os currículos das faculdades de medicina estão ganhando matérias ligadas à comunicação, empatia e acolhimento, segundo Rafael Herrera Ornelas, coordenador médico da saúde populacional do Hospital Israelita Albert Einstein (SP). Além disso, muitos eventos e publicações no setor têm levantado esse debate.

De acordo com o especialista, aprimorar o diálogo nos consultórios é importante sobretudo em um momento em que notícias falsas são veiculadas na internet. "É preciso argumentar com os pacientes, mas primeiro é necessário ouvir o que eles têm a dizer", ressalta Ornelas.

Bárbara Luiza Rosa, ciretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional Contínuo da SBMFC (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade), lembra que saber por que o paciente trouxe determinada informação pode até ser determinante para o diagnóstico.

"Às vezes a pessoa quer determinado exame porque viu na internet que pode ter câncer. Investigando mais a fundo, você descobre que ela está angustiada porque viu o vizinho morrer da doença", exemplifica.

Além disso, a falta de escuta tende a levar um tratamento ao fracasso. "Uma consulta é uma espécie de contrato social, com o qual o paciente precisa concordar. Se ele não se sentir acolhido, terá dificuldade de se abrir e o acompanhamento será mais difícil", complementa Almeida.

Então, o que fazer?
Ao se deparar com um médico hostil, é preciso entender que não há problema em apresentar seus sintomas ou levar dados que leu na internet. Problema é o profissional não te ouvir.

Assim, busque sempre analisar se o especialista escutou bem o que você queria dizer. Em algum momento ele minimizou sua dor? Causou algum desconforto? Menosprezou as informações e dúvidas apresentadas no consultório? E lembre-se: nenhuma pergunta é boba demais quando se trata da sua saúde.

Caso sinta que não recebeu a atenção necessária, a primeira coisa a se fazer é expressar seu descontentamento ao próprio profissional. "Às vezes, por conta do biopoder que o médico tem em mãos, o paciente não se sente seguro para fazer isso. Mas a insatisfação deve ser manifestada, para o bem de ambos", diz Almeida.

É possível também procurar a ouvidoria do hospital ou serviço de saúde para fazer uma reclamação formal. Mas elogios também devem ser comunicados. "Quando se reforçam atendimentos humanizados, eles vão ficando mais comuns em nossa sociedade. Isso é muito importante para promovermos uma transformação", acrescenta.

Outra coisa a se fazer após um atendimento hostil é deixar um feedback em perfis profissionais do médico, utilizando ferramentas como o Doctoralia ou o Google. Foi o que fez Lüdke assim que saiu da clínica da ginecologista. Se a experiência médica foi mal sucedida na escuta, o contrário aconteceu nos fóruns online.

"Estava me sentindo muito humilhada, mas quando contei o que vivi na internet, as pessoas me acolheram e isso me ajudou a ficar melhor", lembra.

Um estudo publicado na revista Anais de Medicina de Família mostra que, mais do que uma receita médica, o processo de cura está intimamente ligado à empatia. Casos como o de Priscila estão aí para nos lembrar disso.

Avatar do usuário
rafaelratão
Mensagens: 3312
Registrado em: 02 Out 2014 08:33
Contato:

Re: Grosseria no consultório? Saiba o que fazer diante de um médico hostil

Mensagem por rafaelratão » 07 Jun 2021 09:27

Medico é um dos profissionais mais FDP q tem, sem generalizar é claro, mas a maioria é

Avatar do usuário
Raul Nutti
Mensagens: 5377
Registrado em: 23 Nov 2014 20:44
Contato:

Re: Grosseria no consultório? Saiba o que fazer diante de um médico hostil

Mensagem por Raul Nutti » 07 Jun 2021 09:38

Já passei por muitos médicos, poucos eu posso dizer que eram bons profissionais, mas nenhum meteu o louco de ser grosso comigo, eu já odeio médico naturalmente.
Agora nada pior que enfermeiro(a). Enfermagem por amor de cu é rola, 7 da manhã entravam no quarto de um jeito que acho que o BOPE nos acordaria com mais carinho
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

Avatar do usuário
Jaisonn
Ombudsman
Ombudsman
Mensagens: 15385
Registrado em: 16 Jun 2019 15:36
Contato:

Re: Grosseria no consultório? Saiba o que fazer diante de um médico hostil

Mensagem por Jaisonn » 07 Jun 2021 09:43

raça mais fdp que existe, tirando algumas raras exceções.
"Eu arreguei (...)"
(JUNINHO, Puta do, 2022)
RF: pg. 3, Tóp. "MBL se envolve em fraude (...)"

Online
LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 15403
Registrado em: 07 Fev 2019 15:12
Contato:

Re: Grosseria no consultório? Saiba o que fazer diante de um médico hostil

Mensagem por LeoMatosJJ » 07 Jun 2021 09:49

Quem nunca foi atendido com má vontade por um médico pau no cu que atire a primeira pedra. Mas ainda bem que são exceções.

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9688
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Grosseria no consultório? Saiba o que fazer diante de um médico hostil

Mensagem por Anônimo » 07 Jun 2021 10:42

Eu tive um rolo com uma mulher, mas no tempo em que ela morou no Brasil, eu nunca transei com ela. Atualmente ela mora na Europa, e numa das minhas viagens, combinamos de nos encontrar por lá para viajar juntos. A mulher queria que eu fizesse uma porrada de exames para trepar. Um deles era um exame raro, que o plano de saúde dificilmente cobre, que consiste em passar um líquido no pênis e em toda a região da virilha, para identificar uma bactéria (ou vírus). Fui ao consultório do urologista e perguntei se poderia fazer o tal exame, e ele me indagou sobre o motivo para estar pedindo o exame. Contei a estória da mulher e levei um esporro. Ele perguntei se pesquisei antes na internet, e eu disse que não, então ele reclamou que eu deveria ter ido atrás de mais informação. Fiz vários exames, mas esse de pintar o pinto, não rolou. No final, o médico disse: essa mulher está te pedindo tantos exames porque ela quer trepar sem camisinha. Dito e feito. A mulher queria transar sem preservativo, por isso toda essa exigência.

Apesar da "grosseria" inicial, gostei o do tal médico e pretendo voltar lá para outra consulta. Li em uma reportagem que os pacientes geralmente avaliavam o medico muito mais pela simpatia do que pelos resultados.

mendonka
Mensagens: 596
Registrado em: 13 Out 2014 20:54
Contato:

Re: Grosseria no consultório? Saiba o que fazer diante de um médico hostil

Mensagem por mendonka » 07 Jun 2021 11:11

LeoMatosJJ escreveu:
07 Jun 2021 09:49
Quem nunca foi atendido com má vontade por um médico pau no cu que atire a primeira pedra. Mas ainda bem que são exceções.
bem isso ai, é só nao voltar mais no médico cuzao e pronto...quando fui atendido por um la, destratei o cara na mesma proporção e fui saindo do consultório....nunca mais voltei...
Imagem

Avatar do usuário
Professor Ludovico
Mensagens: 10832
Registrado em: 26 Out 2014 09:24
Contato:

Re: Grosseria no consultório? Saiba o que fazer diante de um médico hostil

Mensagem por Professor Ludovico » 07 Jun 2021 11:17

Tem muito, más muito médico bom. Dos que eu conheço 70% são bons.
Os 30 % que são ruins não justifica classificar toda a classe como maus.
Executarei neles grande vingança e os castigarei na minha ira. Então, quando eu me vingar deles, saberão que eu sou o Senhor".

winstrol
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5370
Registrado em: 11 Out 2014 11:46
Contato:

Re: Grosseria no consultório? Saiba o que fazer diante de um médico hostil

Mensagem por winstrol » 07 Jun 2021 11:18

Nunca fui maltratado, mas durante a maior parte da minha vida fui um cara grande com cara de maluco. Hoje eu to fazendo consultoria com o Anônimo e estou investindo primeiro nas categorias de base (estudantes de medicina), percebo que essa galera mais nova está bem preocupada em fazer um atendimento mais humanizado.
Oremos por Bolsonaro
Salmos 109:8

Avatar do usuário
cardonelli
Mensagens: 14754
Registrado em: 01 Out 2014 16:40
Contato:

Re: Grosseria no consultório? Saiba o que fazer diante de um médico hostil

Mensagem por cardonelli » 07 Jun 2021 11:19

Medico é a profissão mais superestimada que existe
America needs Trump.
The World needs Mr. Trump.
Give peace a chance. "THE GREAT WHITE HOPE" :2handed:

Online
LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 15403
Registrado em: 07 Fev 2019 15:12
Contato:

Re: Grosseria no consultório? Saiba o que fazer diante de um médico hostil

Mensagem por LeoMatosJJ » 07 Jun 2021 11:20

Mas também é importante ressaltar que nossas opiniões aqui são, quase que totalmente, da ótica de pessoas ricas. No geral, o médico vai tratar melhor mesmo.

Fico só imaginando o tanto que os médicos metidos a bosta não devem esculachar os pobres que eles atendem por aí.

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9688
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Grosseria no consultório? Saiba o que fazer diante de um médico hostil

Mensagem por Anônimo » 07 Jun 2021 11:23

winstrol escreveu:
07 Jun 2021 11:18
Nunca fui maltratado, mas durante a maior parte da minha vida fui um cara grande com cara de maluco. Hoje eu to fazendo consultoria com o Anônimo e estou investindo primeiro nas categorias de base (estudantes de medicina), percebo que essa galera mais nova está bem preocupada em fazer um atendimento mais humanizado.
Rapaz, confesso que nas minhas aventuras românticas com as médicas, que viraram relacionamento mais sério, pude perceber como tem gente pirada nesse meio. As duas que fiquei mais tempo faziam tratamento psiquiátrico. A última, acordava umas 4 ou 5 vezes no meio da noite. Eu dormia na casa da mulher e não conseguia ter um bom sono, pois a mulher se levantava a todo momento. É difícil aturar.

Bom, eu ainda me consulta com elas. Uma aceita meu plano de saúde. A outra, pago a consulta e peço o reembolso.

Avatar do usuário
codematrixbr
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5797
Registrado em: 01 Out 2014 00:34
Contato:

Re: Grosseria no consultório? Saiba o que fazer diante de um médico hostil

Mensagem por codematrixbr » 07 Jun 2021 11:26

Sou um cara do bem, mas ja mandei 2 médicos que estavam atendendo no hospital pediátrico tomarem no cú, uma mulher cretina que mal pisa no chão, e o outro um médico do exercito que achava que estava atendendo os machos dele do quartel, sendo que minha filha tinha 2 anos, até gritou com minha filha dizendo que era frescura, sangue ferveu e o negócio foi embaçado, so não foi pior pra ele pois minha filha tava chorando, mas fiquei 1 semana na cola do fdp seguindo o cretino e eu ia destruir esse merda, mas ai um amigo em comum se meteu na história, e no final o cara veio e se desculpou comigo e com minha filha, falou que estava tomando remédio controlado, que não estava bem e tal, tinha acabado de perder o pai e tudo mais, enfim desculpas aceitas e segue a vida.
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"

Online
Avatar do usuário
Djair Ferreira
Mensagens: 13280
Registrado em: 03 Ago 2020 15:11
Contato:

Re: Grosseria no consultório? Saiba o que fazer diante de um médico hostil

Mensagem por Djair Ferreira » 07 Jun 2021 11:43

Nem médico gosta de médicos, amigos
Se em 2018 tu votou no pt mesmo depois da maior recessão, maior escândalo de corrupção e 14 milhões de desempregados
Sim, vc é um genocida

Avatar do usuário
Schuldiner
Mensagens: 5193
Registrado em: 20 Nov 2015 16:28
Contato:

Re: Grosseria no consultório? Saiba o que fazer diante de um médico hostil

Mensagem por Schuldiner » 07 Jun 2021 13:37

Só não são piores que os advogados
Team Legend!!

Responder