IRPF - Malha Fina

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
R.SEFO
Mensagens: 1252
Registrado em: 10 Out 2014 07:17
Contato:

IRPF - Malha Fina

Mensagem por R.SEFO » 14 Mai 2021 10:11

Alguem ja caiu? Qual o motivo?

Tenho um imovel adquirido em 2002, que está com um valor ultra defasado... pensando em arriscar aumentar o valor como justificativa de melhoria pra pagar menos imposto na venda (aliquota de 15%)? O risco da receita pegar numa declaração simplificada nesse caso é moderado?
Imagem

Avatar do usuário
malicia
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 7735
Registrado em: 14 Jun 2014 00:32
Contato:

Re: IRPF - Malha Fina

Mensagem por malicia » 14 Mai 2021 10:53

R.SEFO escreveu:
14 Mai 2021 10:11
Alguem ja caiu? Qual o motivo?

Tenho um imovel adquirido em 2002, que está com um valor ultra defasado... pensando em arriscar aumentar o valor como justificativa de melhoria pra pagar menos imposto na venda (aliquota de 15%)? O risco da receita pegar numa declaração simplificada nesse caso é moderado?
no Brasil nunca cai, já fui PJ, CLT Flex, Cooperado, Contrato de Gaveta, pagamento em crypto, pagamento em veiculos... já comprei e vendi : imovel, carro, jetski, coleção de boneca inflavel, kimono pakistanes.... e nunca declarei nada

E o Leão BR nunca nem miou pra mim... isso até 2014 qndo eu vazei né...

Agora aqui no norte, um dia esqueci de declara 5k e o Leão bateu na porta BRABO comigo... =)) :))

acho que ai com qse metade da população no mercado informal não tem o leão morder...


Absss
veni, vidi, vici

#BolsoLula 2030

Avatar do usuário
bastião
Mensagens: 1121
Registrado em: 11 Out 2014 17:09
Contato:

Re: IRPF - Malha Fina

Mensagem por bastião » 14 Mai 2021 13:25

Eu sempre declaro o valor que vem na boleta do IPTU do ano anterior... ( valor venal ), com isso nunca tive problemas.
Quando olho para trás
há um vulto desconhecido
desfazendo-se em névoa...

Sempre que olho para trás
alguém que eu conheci
se perde na neblina...

SHIKI ( 1867-1902 )

Estrada da Primavera

Avatar do usuário
Pegetto
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5909
Registrado em: 11 Out 2014 01:01
Contato:

Re: IRPF - Malha Fina

Mensagem por Pegetto » 14 Mai 2021 14:23

Cara, eu fiquei anos com a declaração desatualizada (sempre fazendo de qualquer jeito do modo simplificado) e ano passado decidi incluir uns valores bem significativos pra regularizar essa bodega.

Fiquei com receio, mas passou limpo. Tu vai ter que pagar pra ver mesmo, mas acho que vai depender de quanto foi essa valorização aí também, sei lá.
"Gostaria que houvesse uma maneira de saber que estamos nos bons e velhos tempos, antes de realmente deixá-los."

Avatar do usuário
Andy
Mensagens: 1977
Registrado em: 21 Out 2019 11:20
Contato:

Re: IRPF - Malha Fina

Mensagem por Andy » 14 Mai 2021 15:54

Não tem problema em atualizar, de preferência pelo valor venal como o Bastião falou, pois é o valor oficial de cartório, tabelionato e registro de imóveis.

A receita no Brasil ta muito bem estruturada, muito diferente da época do Malícia. Hoje ta tudo interligado e qualquer inconsistência o cara já é notificado a fazer as correções.

O imposto de 15% sobre o ganho de capital ( lucro na venda do imóvel em relação a compra ) ocorre para imóveis acima de 440.000,00...ou seja , só ocorre quando o imóvel for vendido e declarada a venda.
http://i.imgur.com/2JR30hW.png

Jose_
Mensagens: 2047
Registrado em: 18 Out 2014 09:25
Contato:

Re: IRPF - Malha Fina

Mensagem por Jose_ » 14 Mai 2021 16:16

Mas para ganho de capital, era para você ter prenchido o programa de ganho de capital no mês da venda?

Só aumentar o valor do imovel de um ano deve ser malha quase certa.


Pior que caindo na malha, nos casos que eu já vi, eles já mandam o boleto calculado.Não tem muito como argumentar.

Avatar do usuário
Andy
Mensagens: 1977
Registrado em: 21 Out 2019 11:20
Contato:

Re: IRPF - Malha Fina

Mensagem por Andy » 14 Mai 2021 17:10

Jose_ escreveu:
14 Mai 2021 16:16
Mas para ganho de capital, era para você ter prenchido o programa de ganho de capital no mês da venda?

Só aumentar o valor do imovel de um ano deve ser malha quase certa.


Pior que caindo na malha, nos casos que eu já vi, eles já mandam o boleto calculado.Não tem muito como argumentar.
Ele só ocorre após a venda. Não incide sobre valorização na declaração enquanto vc for o proprietário.
http://i.imgur.com/2JR30hW.png

Avatar do usuário
cardonelli
Mensagens: 14766
Registrado em: 01 Out 2014 16:40
Contato:

Re: IRPF - Malha Fina

Mensagem por cardonelli » 14 Mai 2021 18:10

tinha um contador bosta que fazia nas coxas, quando vi tava devendo 5k.....mudei de contador para um bom profissional e segundo ele terei 1.7k para receber esse ano.
America needs Trump.
The World needs Mr. Trump.
Give peace a chance. "THE GREAT WHITE HOPE" :2handed:

Avatar do usuário
R.SEFO
Mensagens: 1252
Registrado em: 10 Out 2014 07:17
Contato:

Re: IRPF - Malha Fina

Mensagem por R.SEFO » 14 Mai 2021 18:39

Andy escreveu:
14 Mai 2021 15:54
Não tem problema em atualizar, de preferência pelo valor venal como o Bastião falou, pois é o valor oficial de cartório, tabelionato e registro de imóveis.

A receita no Brasil ta muito bem estruturada, muito diferente da época do Malícia. Hoje ta tudo interligado e qualquer inconsistência o cara já é notificado a fazer as correções.

O imposto de 15% sobre o ganho de capital ( lucro na venda do imóvel em relação a compra ) ocorre para imóveis acima de 440.000,00...ou seja , só ocorre quando o imóvel for vendido e declarada a venda.
Então, na verdade, até onde eu sei não é permitido atualizar o valor, somente em casos de reformas ( não inclui pintura, etc porque é considerado manutenção).

Muita gente atualiza ( eu me incluo nessa ), mas não é permitido e se o leão tiver afim de te pegar é 20% de multa e mais 1% a.m.

O foda é ter que pegar 15% de um terreno que eu comprei a 20 anos atras, que eu tenho a intenção de vender em breve. Uma mordida dolorida.
Imagem

Avatar do usuário
zehmetal
Mensagens: 3344
Registrado em: 14 Jun 2014 15:41
Contato:

Re: IRPF - Malha Fina

Mensagem por zehmetal » 14 Mai 2021 21:00

Chato é declarar FIIS, pqp
Perdendo horas de vida em Fóruns de MMA desde 2003

Campeão do BJJF Fantasy
1º Campeão do PVT Fantasy

http://ufconfantasy.forumeiros.com

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9688
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: IRPF - Malha Fina

Mensagem por Anônimo » 14 Mai 2021 21:58

R.SEFO escreveu:
14 Mai 2021 18:39
Então, na verdade, até onde eu sei não é permitido atualizar o valor, somente em casos de reformas ( não inclui pintura, etc porque é considerado manutenção).

Muita gente atualiza ( eu me incluo nessa ), mas não é permitido e se o leão tiver afim de te pegar é 20% de multa e mais 1% a.m.

O foda é ter que pegar 15% de um terreno que eu comprei a 20 anos atras, que eu tenho a intenção de vender em breve. Uma mordida dolorida.
É o entendimento que eu tenho. O certo é pegar nota de tudo que é obra e guardar. Com a inflação em alta, essa impossibilidade de atualizar o valor do imóvel é um absurdo.

A dentista da minha filha está enrolando para me dar um recibo de 8 mil reais. Pesquisei na internet e vi que o boleto do cartão de crédito vale como comprovante. Uma ex-sócia disse que ela é meio 171, mas não vou deixar se criar em cima de mim. Jpa mandei várias msgs e ela não responde.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Anom, Tony Fla e 464 visitantes