[filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Currador do Futuro
Mensagens: 2661
Registrado em: 01 Ago 2015 15:05
Contato:

[filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Currador do Futuro » 11 Abr 2021 23:26

Pessoal, TD bem?

Fui educado na base da chinelada, cintada, berros, esporros, sem direito de questionar.
Já levei correntada (corrente de cachorro) na perna pq meu pai achou que eu tinha escondido, quando foi uma chuva que levantou a terra do quintal e enterrou a corrente. Já apanhei acusado de roubar chocolate, e quem roubou foi a faxineira (inclusive foi pega em flagrante). Já tive minhas bolas de futebol furadas por estar jogando bola no quintal e minha mãe não gostar do barulho, isso de dia.

Enfim, passei por situações onde não era respeitado como indivíduo (essas surras nem desculpa escutamos - eu e meus irmãos).

Amo meus pais (meu pai já faleceu). Eles fizeram o melhor que sabiam (meu pai foi abandonado pelo pai com 12 anos e teve que se virar pra trazer dinheiro pra casa, minha mãe foi dada para uma tia criar).

Porém as marcas agora ficaram em mim, e se eu não me vigiar, vou repetir o padrão de violência e falta de respeito no meu filho, principalmente quando ele me afrontar. É uma luta diária, gatilhos são disparados a todo momento, e isso está deteriorando meu psicológico. Quero respeitar meu filho mais do que qualquer pessoa, quero ser o máximo possível amoroso e um guardião da sua integridade física, intelectual e emocional.

Ele vai fazer 3 anos, é muito amoroso. Sou doido por ele.

Não quero repetir o padrão. Quero quebrar o ciclo. Quem aqui passa por isso? Eu dei uma palmada de leve outro dia nele e sinto vergonha (e até nojo) de mim. Como eu pude trair meu filho, que não sabe ainda o que é certo ou errado? Causei uma dor gratuita sem qualquer capacidade de educar alguém (já pensou a gente dar palmadas em todo mundo que erra com a gente?).

Essa morte do menino de 4 anos mexeu comigo, tô mal a semana toda. Só reflexão pesada.

Ser pai é se transformar... Compartilhem aí amigos país a experiência de vcs.

PS: o pessoal fala que essa geração atual é mimimi, mas eu vejo o contrário. É uma geração que não aceita calada a submissão e humilhação. Olho vários amigos dos 80's e vários possuem vários problemas existenciais... Alguns possuem vínculos fracos com os pais depois de saírem de casa. Bem, já joguei muito tema polêmico, fiquem a vontade para contribuir.
:offtopic:

Online
Avatar do usuário
cardonelli
Mensagens: 14754
Registrado em: 01 Out 2014 16:40
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por cardonelli » 11 Abr 2021 23:38

O que sempre falei, padrasto NÃO é pai...

No mais essa geração é mimimi sim, fraca e submissa a doutrinação social..

E se merecer ter que apanhar sim, melhor o filho chorar agora que o pai depois.
America needs Trump.
The World needs Mr. Trump.
Give peace a chance. "THE GREAT WHITE HOPE" :2handed:

Tuf
Mensagens: 876
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Tuf » 12 Abr 2021 01:56

Currador do Futuro escreveu:
11 Abr 2021 23:26
Pessoal, TD bem?

Fui educado na base da chinelada, cintada, berros, esporros, sem direito de questionar.
Já levei correntada (corrente de cachorro) na perna pq meu pai achou que eu tinha escondido, quando foi uma

Não quero repetir o padrão. Quero quebrar o ciclo. Quem aqui passa por isso? Eu dei uma palmada de leve outro dia nele e sinto vergonha (e até nojo) de mim. Como eu pude trair meu filho, que não sabe ainda o que é certo ou errado? Causei uma dor gratuita sem qualquer capacidade de educar alguém (já pensou a gente dar palmadas em todo mundo que erra com a gente?).

Essa morte do menino de 4 anos mexeu comigo, tô mal a semana toda. Só reflexão pesada.

Bem legal seu tópico e fico admirado que vc queira se tornar alguém com uma comunicação mais efetiva que demonstre respeito e empatia pelo seu filho. Acredito que até quem não é pai compartilha desse desejo de se comunicar de forma não violenta com outras pessoas.

Me identifiquei com seu post pq TB cresci num ambiente em que a chinela cantava em vez de uma conversa franca. Acredito que felizmente as pessoas estão aceitando cada vez menos isso.

Um conhecimento recente que tem me ajudado nesse desenvolvimento pessoal é um processo chamado CNV (Comunicação Não-violenta). Existem vários vídeos no YouTube e sites sobre esse processo. O idealizador foi Marshall Rosenberg, um psicólogo americano.

Basicamente ele ensina que toda conversa empática com alguém, envolve da parte do emissor:

- Descrição de um comportamento observável sem juízo de valor;

- Identificação do sentimento;

- Reconhecimento da necessidade não atendida;

- Pedido específico e positivo daquilo que tornaria a vida melhor para você (e consequentemente para a outra pessoa se ela te ama e concorda em fazer aquilo de bom grado)

Sei que parece muito teórico e abstrato assim, mas amanhã posto um exemplo concreto do próprio autor do processo se houver interesse. Hoje estou com sono e não estou com o livro aqui. Abraço

Avatar do usuário
Nicuri
Mensagens: 2517
Registrado em: 13 Abr 2015 12:30
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Nicuri » 12 Abr 2021 06:31

Tenho 2 meninas, me imponho mais no tom de voz, porém quando ha exagero da parte delas uma chinelada de leve e um olho no olho não mata ninguém.
Em relação a essa geração que vem surgindo, tenho alguns amigos com filhos de diferentes idades e noto um padrão de falta de interesse em relação a estudo, trabalho e uma falta de responsabilidade e desinteresse pelo próprio futuro.
Essa geração se acostumou a receber tudo muito fácil e rápido, pelo menos é assim no meu círculo social.
Outra coisa que venho notando é que a galera mais jovem (16 a 24 anos) é muito propensa a se deprimir. Talvez por não conseguir seus objetivos tão rápido quanto se acostumou.
Comecei trabalhar aos 10 anos e nunca parei, sempre conciliando com escola, cursos técnicos e profissionalizantes. Não vejo essa mesma gana na minha filha mais velha, talvez por receber muito mais que eu, que com a mesma idade que ela vivia numa pobreza de merda.
Eu sou eu, Nicuri é o diabo.

Avatar do usuário
codematrixbr
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5795
Registrado em: 01 Out 2014 00:34
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por codematrixbr » 12 Abr 2021 07:28

E natural isso, nossos pais geralmente foram educados na base da chinelas, com poucas demonstração de afeto e carinho.
Eu já fui no meio termo, mas apanhei muito por bobagem, já minha filha estica a corda ao máximo, vai testando até onde pode ir RS...., Hoje se tem uma pressão por resultados muito mais cedo, por exemplo eu acho o nível médio muito mal aproveitado, focado em apenas passar o indivíduo em uma faculdade, falta disciplinas que agregam de fato na vida da pessoa
No meu tempo era excepcional uma pessoa de 15/16 anos ingressar em uma faculdade, hoje e meio que o padrão, quando a pessoa já sabe o que quer é bacana, quando não sabe acaba demorando muito para se encontrar e as vezes nem se encontra.
E Assunto complexo que deve ser debatido com os filhos, e que exige pais presentes, pois já vi gente com uma cobrança absurda cujo filho se matou por não ser aprovado em Med na federal, era a 3 tentativa do muleque com 17 anos (e sinceramente, tem muitos com 17 anos que são verdadeiras crianças po, ficar com uma cobrança absurda eu acho que não e o caminho)
Editado pela última vez por codematrixbr em 12 Abr 2021 08:41, em um total de 1 vez.
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"

Avatar do usuário
jotaerre
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 8105
Registrado em: 01 Out 2014 16:37
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por jotaerre » 12 Abr 2021 08:09

Porra, tá raro vim tópico no OFF com tema bom assim. Primeiro você tá de parabéns por não querer repetir os erros de seus pais, e se culpar quando faz. O que mais tem é gente usando isso como desculpa pra continuar errado.

Na minha casa fomos 3. Meus pais sempre foram rígidos sobre o que é certo e o que é errado, de cobrar afazeres de casa (nunca tivemos empregada) e bom desempenho na escola, etc. Enfim, ninguém lá nunca foi mimado. Mas em relação a surra, acho que tivemos 3 criações diferentes.

A mais velha apanhou muito. Minha mãe era jovem e inexperiente, meu pai apesar de sempre ter sido um cara acima da média, não era nem um sando e nesse tempo bebia e saia muito. Passava semanas sem beber, mas quando fazia começava na quinta e só parava domingo, e minha mãe que ficava completamente responsável pela casa e pelos filhos. Resultado, toda essa pressão e estresse era canalizado e extravasado em chinelada quando minha irmã dava trabalho.
Eu, o do meio, tive minhas cotas de chinelo mas nada comparado a minha irmã. De cinto, só me lembro de apanhar uma vez de meu pai. Minha mãe mais madura aprendeu que chinela não educa tanto. Meu pai já foi ficando mais tranquilo, apesar que as cachaças ainda era frequentes (meu pai virou a noite num bar no dia de minha irmã mais nova nascer, por exemplo hahaha). Apesar disso, minha mãe disse que sempre foi mais tranquilo comigo, pq a mais velha ajudava muito então a carga era menor com ela.
A mais nova nunca apanhou. Acho que quando ela foi crescendo foi a fase mais tranquila da casa: meu pai parou de beber, a carga sobre minha mãe diminuiu. 0 palmadas pra essa sortuda.

No fim, sabe quem deu menos trabalho dos 3? A mais nova que nunca apanhou. E a que dá mais dor de cabaça até hoje é a mais velha. Além de ser a que sempre causa mais confusão por qualquer coisa ainda hoje já beirando os 40, a gente nota que ela tem um certo ressentimento de minha mãe que nunca passou.

Eu chego a conclusão que chinelo não resolve nada. Seja duro com seus filhos quando necessário, não deixa que eles mesmo nessa idade decidam tudo. Mas faça eles te admirarem, se sacrifique como um pai deve se sacrificar por eles. Tudo que você faz tem que ser por eles. O medo de apanhar passa quando você cresce, mas o medo de decepcionar alguém que você admira nunca vai. Meu pai e minha mãe sempre foram esse tipo de pais: tiravam deles pra dar pra gente. O resultado é que as maiores cagadas que eu deixei de fazer na vida, eu deixei por medo de de decepcionar meus pais e não por medo de levar uma surra.

FL28
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 1521
Registrado em: 10 Ago 2014 11:47
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por FL28 » 12 Abr 2021 08:42

Tuf escreveu:
12 Abr 2021 01:56
Bem legal seu tópico e fico admirado que vc queira se tornar alguém com uma comunicação mais efetiva que demonstre respeito e empatia pelo seu filho. Acredito que até quem não é pai compartilha desse desejo de se comunicar de forma não violenta com outras pessoas.

Me identifiquei com seu post pq TB cresci num ambiente em que a chinela cantava em vez de uma conversa franca. Acredito que felizmente as pessoas estão aceitando cada vez menos isso.

Um conhecimento recente que tem me ajudado nesse desenvolvimento pessoal é um processo chamado CNV (Comunicação Não-violenta). Existem vários vídeos no YouTube e sites sobre esse processo. O idealizador foi Marshall Rosenberg, um psicólogo americano.

Basicamente ele ensina que toda conversa empática com alguém, envolve da parte do emissor:

- Descrição de um comportamento observável sem juízo de valor;

- Identificação do sentimento;

- Reconhecimento da necessidade não atendida;

- Pedido específico e positivo daquilo que tornaria a vida melhor para você (e consequentemente para a outra pessoa se ela te ama e concorda em fazer aquilo de bom grado)

Sei que parece muito teórico e abstrato assim, mas amanhã posto um exemplo concreto do próprio autor do processo se houver interesse. Hoje estou com sono e não estou com o livro aqui. Abraço
Iria recomendae o Comunicação não Violenta à ele tbm, foi um livro que mudou totalmente minha forma de se comunicar com as pessoas mais próximas a mim. O livro é bem curtinho mas para absorver tudo é preciso de prática. Caso queira eu tenho quase certeza q ainda tenho ele na versão epub e acho q encontra facil em site de livro em outros formatos.

gordogabriel
Mensagens: 656
Registrado em: 15 Out 2014 07:28
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por gordogabriel » 12 Abr 2021 08:54

Dei uns berros com o meu filho de 4 anos esses dias, levei na praia ele nao gostou do formato de um castelo que fiz e saiu brabo andando sem rumo, eu chamando e ele indo pra longe, se fez de bobo, dei um esporro que chegou a soluçar chorando. Fiquei meio arrependido mas cheguei a conclusão que fiz certo, já basta a mãe dando colher de chá e se impondo pouco toda hora. Tenho certeza que lá na frente até ele vai me agradecer, igual eu agradeço as carcadas que levei e não me deixaram perder o rumo.

Avatar do usuário
Andy
Mensagens: 1971
Registrado em: 21 Out 2019 11:20
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Andy » 12 Abr 2021 09:09

Tenho 48 e fui criado na década de 70, início dos 80....na base da chinelada, cintada e puxão de orelha.

Eu e dois irmãos foi assim....aí tive meu irmão mais novo que foi criado ao contrário....sem nunca ter levado um esporro....nós 4 igualmente crescemos bem e felizes, admirando e amando nossos pais.

Criei meus filhos na década de 90, hoje eles tem 27 e 25...foi na base da chinelada e puxão de orelha também....os 2 estão bem, adultos, casados, com profissões boas e temos uma relação maravilhosa.

Eles lembram e dão risada do período que eu dava chinelada de raider kkkkkkkkkkkkk que era osso....
http://i.imgur.com/2JR30hW.png

faulk
Mensagens: 646
Registrado em: 19 Fev 2015 16:14
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por faulk » 12 Abr 2021 09:59

Minha mineira está grávida e esses dias justamente conversávamos sobre esse assunto, como vai ser quando chegar nossa hora de educar.

Nós dois fomos criados a base da chinelas quando fazíamos mal criação. Falando por mim, eu apanhava dia sim e dia não, principalmente porque eu retrucava e não queria ajudar em casa.

Mas não lembro de nenhum espancamento nem nada do tipo. Claro que tem algumas surras que a gente nunca esquece, principalmente as com varinha de pessegueiro.

Mas hj com tranquilidade digo que no meu caso não me afetou, nunca passaram do ponto comigo e de certa forma até me ajudou a formar meu caráter.

Pretendo seguir +- na mesma linha com meu filho, conversa e educação. Mas se não resolver, uma palmada não vejo problemas, e como disse, minha esposa está de acordo também. Acho isso importante.

E pra tudo tem idade, como disseram acima, não adianta bater em uma criança de 2/3 anos que ela nem vai saber porque está apanhando. As minhas surras eram todas qua do eu já era maior e jaguara 😂
Imagem

Tuf
Mensagens: 876
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Tuf » 12 Abr 2021 10:02

FL28 escreveu:
12 Abr 2021 08:42
Iria recomendae o Comunicação não Violenta à ele tbm, foi um livro que mudou totalmente minha forma de se comunicar com as pessoas mais próximas a mim. O livro é bem curtinho mas para absorver tudo é preciso de prática. Caso queira eu tenho quase certeza q ainda tenho ele na versão epub e acho q encontra facil em site de livro em outros formatos.
Sim, mas vc já consegue fazer de maneira natural? Eu venho tentando mas percebo que é um processo não muito rápido e que exige perseverança. O próprio idealizador disse que no início as pessoas diziam "you sound like you're reading out of a book".

Ainda assim, acho que compensa insistir pq ajuda demais a ter conversas difíceis sem explodir se tivermos esse padrão na cabeça e conseguirmos verbalizá-lo. Fiquei muito contente por terem me apresentado isso.

FL28
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 1521
Registrado em: 10 Ago 2014 11:47
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por FL28 » 12 Abr 2021 11:19

Tuf escreveu:
12 Abr 2021 10:02
Sim, mas vc já consegue fazer de maneira natural? Eu venho tentando mas percebo que é um processo não muito rápido e que exige perseverança. O próprio idealizador disse que no início as pessoas diziam "you sound like you're reading out of a book".

Ainda assim, acho que compensa insistir pq ajuda demais a ter conversas difíceis sem explodir se tivermos esse padrão na cabeça e conseguirmos verbalizá-lo. Fiquei muito contente por terem me apresentado isso.
Ainda não, só em alguns pontos e com certas pessoas. Com algumas pessoas eu acho mais fácil praticar a cnv mas no geral é muito difícil. Por isso eu disse precisa de muita prática.

Pq vc lê o livro, se encanta e começa a praticar, mas acho que por ser algo que não fomos educados é mais difícil de entrar na nossa cabeça. A questão é sempre tentar praticar a comunicação nao violenta que cada vez mais vc vai fazendo de maneira natural.

Eu ainda tenho que ficar me policiando muitas vezes e com muitas pessoas, mas é uma prática que só me trouxe benefícios, diminui muitos atritos que eu tinha na minha casa. Isso que eu li o livro a primeira vez em meados de 2018, acho que até compartilhei no tópico de livros aqui do forum, li outra vez no ano passado quando começou a pandemia para relembrar os conceitos e voltei a praticar mais, mas como vc disse é um processo longo.

mendonka
Mensagens: 595
Registrado em: 13 Out 2014 20:54
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por mendonka » 12 Abr 2021 11:34

sou de 82, fui criado na chinelada, castigo e tals quase que diários kkkk...nao me matou e hoje em dia dou risada com minha mae sobre isso, nunca apanhei de graça, sempre teve motivo...
ja dei umas 2 ou 3 palmadas no meu filho, mas vi que castigo de ficar no quarto, por alguns minutos e ele odeia, e depois fazer ele entender o pq do castigo, se tornou mais claro e educador...
de fato as crianças testam o cara...
Imagem

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9688
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Anônimo » 12 Abr 2021 11:47

Perdi meu pai aos 5 anos. A minha mãe era uma pessoa explosiva, mas só me lembro de ter tomada uma surra mais forte. (Nesse dia brigando com meu irmão no terraço, quebrei o cano da caixa d'água, e depois, fui procurar um pedaço de cano para arrumar, e quebrei o vidro com o remédio do cachorro.)

Fiquei viúvo aos 39 anos, com uma filha de 6 anos. Até então, eu só tinha dado 2 tapas na minha filha. Confesso que em alguns momentos era complicado, pois ela queria me desafiar. Eu sempre avisei antes de dar um tapa, dizendo que aquela situação me incomodava e que ela deveria respeitar minha decisão. Bom, ao todo, depois que fiquei viúvo, dei apenas mais uns 3 tapas na minha filha. Já dei broncas, mas foram poucas, e não viraram sessão de palmadas. O pior é quando tem que fazer isso na frente dos outros.

Tuf
Mensagens: 876
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Tuf » 12 Abr 2021 16:00

Então, dando um exemplo prático da CNV seria o seguinte se uma mãe quisesse usar esse processo com o filho:

"Roberto, quando eu vejo 2 bolas de meias sujas debaixo da mesinha e mais 3 perto da TV, fico irritada, porque preciso de mais ordem no espaço que usamos em comum."

(Acima estão os 3 primeiros componentes: comportamento observável sem julgamento, sentimento que desperta e necessidade/valores que colidem com esse comportamento)

E imediatamente se seguiria o quarto componente:

" Você poderia colocar suas meias no seu quarto ou na máquina de lavar?" (Aqui está o quarto componente que é o pedido que torna a convivência melhor para ambos)


Acho esse exemplo do autor maravilhoso pq é simples e consegue demonstrar todo o processo.

Como acontece essa cena normalmente ou como eu a imagino em milhares de casas?

"Roberto, puta que o pariu, já te pedi mil vezes pra não deixar essas porras de meias espalhadas por aqui. Você é bagunceiro pra caralho! Joga na lavadora agora ou eu vou jogar fora esse entulho"

(Aqui tem atribuição de culpa, julgamento do outro, ameaça)

Claro que é um exemplo trivial e banal até. Mas se extrapolarmos para outras situações, muitas outras áreas de nossas vidas são resolvidas atribuindo culpa a nós ou aos outros, julgando e exigindo providências por intimidadação e medo.

Responder