[filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
jcmora
Mensagens: 448
Registrado em: 04 Out 2014 17:57
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por jcmora » 18 Abr 2021 13:38

jotaerre escreveu:
12 Abr 2021 08:09

Eu chego a conclusão que chinelo não resolve nada. Seja duro com seus filhos quando necessário, não deixa que eles mesmo nessa idade decidam tudo. Mas faça eles te admirarem, se sacrifique como um pai deve se sacrificar por eles. Tudo que você faz tem que ser por eles. O medo de apanhar passa quando você cresce, mas o medo de decepcionar alguém que você admira nunca vai. Meu pai e minha mãe sempre foram esse tipo de pais: tiravam deles pra dar pra gente. O resultado é que as maiores cagadas que eu deixei de fazer na vida, eu deixei por medo de de decepcionar meus pais e não por medo de levar uma surra.
Ótimo tópico!

Genial essa frase amigo!

Tenho 2 catarrentos e é um desafio educar somente pelo exemplo!

Online
Avatar do usuário
Will R
Mensagens: 538
Registrado em: 25 Fev 2015 11:47
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Will R » 18 Abr 2021 15:28

OP vc não pode ser 8 ou 80 assim, tem que dar uns tapas pq crianças muitas vezes só entendem assim... É assim que vc vai impor a sua governança e moral sobre eles. Mas claro, não vai espancar ou ser injusto com o mlk, mas firme e justo sim.

Crianças por instinto vão até onde der, e na base da conversa infelizmente vc não vai conseguir impor os limites necessários sempre, uma chinelada vai muito bem às vezes (fui criado com muita taca bem dada, e sinceramente olhando algumas crias de hj em dia eu agradeço meus pais por isso).

Turiel
Mensagens: 154
Registrado em: 28 Nov 2014 22:14
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Turiel » 20 Abr 2021 17:30

willianribeiro escreveu:
18 Abr 2021 15:28
OP vc não pode ser 8 ou 80 assim, tem que dar uns tapas pq crianças muitas vezes só entendem assim... É assim que vc vai impor a sua governança e moral sobre eles. Mas claro, não vai espancar ou ser injusto com o mlk, mas firme e justo sim.

Crianças por instinto vão até onde der, e na base da conversa infelizmente vc não vai conseguir impor os limites necessários sempre, uma chinelada vai muito bem às vezes (fui criado com muita taca bem dada, e sinceramente olhando algumas crias de hj em dia eu agradeço meus pais por isso).
Tenho um pequeno de dois anos e fui criado sem pai, levando palmadas vez ou outra.
O que tem funcionado pra mim ao tentar impor limites é simplesmente não deixar fazer as coisas, explicar (mesmo que ele pequeno) mas não deixar. A moral da história é que ele não pode ganhar no grito ou no choro. Nesta idade ainda é difícil porque ele não entende tudo mesmo. Mas eu vejo por fim, eu não lembro de ter mudado meu comportamento porque apanhava, eu escondia ele só, fazia sem pedir ou coisas do tipo. Minha esposa psicóloga também sempre tentou trazer pontos em cima da educação, e se não me engano, tem estudos mostrando que punir desta forma não adianta mesmo. Seu filho as vezes só quer tua atenção, muitas das coisas que ele faz é pra ter atenção, aí tu vai lá e escolher bater nele? É surreal eu acho. Sei que vai parecer ataque a outros pais aqui, mas não é, sei que pessoas tem construções diferentes, mas pra mim, ir pra alternativa da pra palmada é ser um pai preguiçoso e apelar pro caminho mais fácil. Não custa tentar entender também porque seu filho pequeno está frustrado, chorando ou fazendo birra. Nós, adultos é que temos condições de pensar sobre tudo, esperar isto de uma criança de 2, 3 anos é covardia.

Currador do Futuro
Mensagens: 2661
Registrado em: 01 Ago 2015 15:05
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Currador do Futuro » 20 Abr 2021 23:16

Turiel escreveu:
20 Abr 2021 17:30
Tenho um pequeno de dois anos e fui criado sem pai, levando palmadas vez ou outra.
O que tem funcionado pra mim ao tentar impor limites é simplesmente não deixar fazer as coisas, explicar (mesmo que ele pequeno) mas não deixar. A moral da história é que ele não pode ganhar no grito ou no choro. Nesta idade ainda é difícil porque ele não entende tudo mesmo. Mas eu vejo por fim, eu não lembro de ter mudado meu comportamento porque apanhava, eu escondia ele só, fazia sem pedir ou coisas do tipo. Minha esposa psicóloga também sempre tentou trazer pontos em cima da educação, e se não me engano, tem estudos mostrando que punir desta forma não adianta mesmo. Seu filho as vezes só quer tua atenção, muitas das coisas que ele faz é pra ter atenção, aí tu vai lá e escolher bater nele? É surreal eu acho. Sei que vai parecer ataque a outros pais aqui, mas não é, sei que pessoas tem construções diferentes, mas pra mim, ir pra alternativa da pra palmada é ser um pai preguiçoso e apelar pro caminho mais fácil. Não custa tentar entender também porque seu filho pequeno está frustrado, chorando ou fazendo birra. Nós, adultos é que temos condições de pensar sobre tudo, esperar isto de uma criança de 2, 3 anos é covardia.
Você descreveu o que eu estou tentando evitar, ser um pai preguiçoso. Tô evoluindo, bater é covardia e preguiça em educar, concordo.
:offtopic:

Online
Avatar do usuário
Will R
Mensagens: 538
Registrado em: 25 Fev 2015 11:47
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Will R » 21 Abr 2021 21:09

Turiel escreveu:
20 Abr 2021 17:30
Tenho um pequeno de dois anos e fui criado sem pai, levando palmadas vez ou outra.
O que tem funcionado pra mim ao tentar impor limites é simplesmente não deixar fazer as coisas, explicar (mesmo que ele pequeno) mas não deixar. A moral da história é que ele não pode ganhar no grito ou no choro. Nesta idade ainda é difícil porque ele não entende tudo mesmo. Mas eu vejo por fim, eu não lembro de ter mudado meu comportamento porque apanhava, eu escondia ele só, fazia sem pedir ou coisas do tipo. Minha esposa psicóloga também sempre tentou trazer pontos em cima da educação, e se não me engano, tem estudos mostrando que punir desta forma não adianta mesmo. Seu filho as vezes só quer tua atenção, muitas das coisas que ele faz é pra ter atenção, aí tu vai lá e escolher bater nele? É surreal eu acho. Sei que vai parecer ataque a outros pais aqui, mas não é, sei que pessoas tem construções diferentes, mas pra mim, ir pra alternativa da pra palmada é ser um pai preguiçoso e apelar pro caminho mais fácil. Não custa tentar entender também porque seu filho pequeno está frustrado, chorando ou fazendo birra. Nós, adultos é que temos condições de pensar sobre tudo, esperar isto de uma criança de 2, 3 anos é covardia.
Mas aí com 2, 3 anos não é nem criança ainda, é bebê. A questão de uma palmada quando precisa é para criança que entende as coisas e mesmo assim prefere enfrentar (e alguns chegam até ao ponto de bater nos pais), coisa de 5+ de idade, que é quando a criança começa a pegar a malícia das coisas.

sierra
Mensagens: 88
Registrado em: 19 Fev 2015 12:23
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por sierra » 22 Abr 2021 12:45

willianribeiro escreveu:
21 Abr 2021 21:09
Mas aí com 2, 3 anos não é nem criança ainda, é bebê. A questão de uma palmada quando precisa é para criança que entende as coisas e mesmo assim prefere enfrentar (e alguns chegam até ao ponto de bater nos pais), coisa de 5+ de idade, que é quando a criança começa a pegar a malícia das coisas.
Eu já acho que essa fase 5+ é a que requer mais conversa.. porque eles entendem bem mais.. e caso eles te enfrentem você pode montar castigos graduais.. eles entendem..
A fase de 2-4 você pode montar formas de demonstrar que aquela ação não é correta..
Pode parecer quer sou contra a palmada e tudo mais mas o que ocorre é que eu sempre fui a favor da palmada (e usei na mais velha) porém hoje sou um convertido kkk e com meus pequenos eu não uso mais.. tenho consciencia de que tenho que mudar outras coisas, as vezes uns gritos, mas isso ainda é muito forte em mim..
Cara, é só parar para pensar: Se alguem te bater pra você fazer algo, o que vai ocorrer? E porque nos seus filhos seria diferente?
Nós somos os adultos, temos que faze-los entender e não força-los a entender..
A bucha é nossa rapaziada hehe..

xira4i21
Mensagens: 1763
Registrado em: 29 Mai 2017 08:56
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por xira4i21 » 22 Abr 2021 13:47

lembrem-se que no futuro vamos estar dependendo deles pra nos ajudar em T U D O
a minha vai fazer 6,no inicio ainda,até agora foi só reclamando e voz alta,vem resolvendo,as vezes pede algo que não pode digo que ela não vai fazer e ela faz uma birra e chora,depois esquece e ta tudo novo.
menino realmente tem esse lado de dar nele,mas vamos lembrar que no futuro precisaremos MUITO dele

Avatar do usuário
bacana
Mensagens: 693
Registrado em: 28 Out 2014 09:03
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por bacana » 10 Mai 2021 16:18

Fedor Machida escreveu:
15 Abr 2021 15:04
Pra mim esse é o problema. Muita passada de mão na cabeça.


O que falei em um comentário acima. Mãe fica do lado do filho e isso é uma merda. Mãe não consegue ir na lógica; vai na emoção, O que eu fiz? taquei o foda-se. Qd a minha menina fica enchendo o saco da mãe eu deixo, me finjo de surdo mesmo e deixo a situação rolar até a minha esposa estourar e resolver o assunto. Antes eu ia tentar resolver o logo de cara e aí a minha esposa achava ruim o que eu fazia e ainda ficava do lada da minha filha. Hoje não faço mais isso. Faço a minha mulher entender didaticamente que se ela não se impuser uma menina de 3 anos vai dominar ela e ela vai ser escrava fazendo as vontade de uma menininha!!!

Pra vc a lógica vai funcionar. É simples e fácil. Mas não vai funcionar pra sua mulher e pra sua sogra. E os parentes tb são regidos por outra regra que não a lógica. Ah... e nem os seus filhos se vc deixar eles "comandarem" a situação. Vc verá como é tranquilo cuidar dos seus filhos sozinho, qd eles estão com vc. Mas quando sua mulher chegar eles vão chorar, fazer manha, vão ganhar de vc no "grito" chorando no ouvido da mãe e vc vai perder mesmo sabendo que tá tudo errado e vc vai ter que engolir seco. Tenso.


Esse é o meu lema. Mas é só o pai que pensa assim. Pelo menos na minha família. Pra todos os demais parentes tudo é uma grande brincadeira.

Gostei demais da sua colocação: "Faça eles te admirarem. Se sacrifique por eles!!!" ^:)^ ^:)^
É exatamente isso. Putz cara, eu fico a ponto de explodir com certas situações onde falta uma correção mais firme por parte da mãe. Mas estou aos poucos adotando essa ideia de "deixar" até chegar no ponto que a mãe não aguenta e tem que fazer algo, mas é foda porque durante a situação eu fico imaginando que na cabeça da minha filha ela ta entendendo que aquilo que ela ta fazendo é ok, é certo etc.... ai apenas "assistir/ouvir" a situação se torna um sofrimento porque fico querendo interferir e corrigir, é foda.
Mas se quando a criança estiver com a mãe e fizer besteira o pai (se estiver de fora da situação) tiver que interferir, acredito que com o passar do tempo isso vai desgastando a imagem do pai na cabeça da criança, porque praticamente o pai só aparece pra trazer algo "ruim" (reclamar, brigar, não permitir etc.), enquanto a mãe não faz isso.
Converso muito sobre isso com a mãe, cobro pra que ela eduque também, mas é foda, tem que ficar no pé.

Avatar do usuário
bacana
Mensagens: 693
Registrado em: 28 Out 2014 09:03
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por bacana » 10 Mai 2021 16:21

Fedor Machida escreveu:
15 Abr 2021 14:36
Se eu começar a escrever vai dar um livro. Errei e erro mas acerto tb e estou convicto dos meus acertos.

Acredito que a grande causa dos meus erros em disciplina é a falha de comunicação mesmo. Na minha opinião meninos até quase 3 e meninas até 2 não entendem o que vc fala e nem vc entende completamente o que eles querem dizer. Resultado? Stress e o stress mina a paciência e mansidão. E o que acontece nessa fase? Querem quebrar a casa toda e fazer merda desde o primeiro minuto que acordam até o último minuto antes de dormir. Errei e já exagerei na dose e tive que tirar lições e rever métodos. O Jordan Peterson no livro 12 regras fala que na fase de 2 anos da filha dele ele dava petelecos. Adotei. Ele recomenda escalada de ações. Primeiro o não, depois repetição, peteleco.. e o menino tem que entender que vai piorar se não parar. Então, rolou peteleco pra tudo qt é lado. Sem dó. Acredito que muitos aqui vão achar brutalidade e outros vão achar que é o correto.

E outra coisa que contribuiu pros meus erros é ter muitas pessoas interferindo no meu método de criação. Eu estou a todo o tempo tentado fazer meus filhos crescerem, se desenvolverem, diminuir pirraça e frescura e os familiares passando a todo custo por cima de mim e atrapalhando o que desejo pro meus filhos reforçando manhas, frescuras, me ignorando e focando apenas nos meninos com o desejo de ter atenção exclusiva deles, o que não acontece é claro desde que não estão mais no colo mas a todo o momento desejam exclusividade de atenção (carência é foda!!!!). Isso gera stress em mim que acaba gerando desconto em cima dos meus filhos. Tipo: na casa dos avós tudo é brincadeira e quando voltam pra casa ficam me chamando de maluco, muleke, chamando as pessoas na rua de mulekinho... " e aí mulekinho".. em certos aspectos regridem, não comem mais sozinhos somente dando na boca e outras coisas que elevam o stress a um nível desnecessário. E aí vc fala.. vc tá muito fresco e sensível... mas sou eu que faço tudo na minha casa desde cedo até tarde!!! Minha mulher começou a tomar remédio pra depressão e ansiedade e fica detonada na maior parte do tempo!!! Então, enquanto eu tento diminuir meu trabalho as pessoas ao redor ajudam meio que atrapalhando e isso eleva meu nível de stress... Enfim... eu tenho que ficar dando esporro neles consertando brincadeiras de retardado que fazem com eles, voltarem a comer sozinho, tirar pirraça e etc.....

Aprendi que a chave pra não brigar demais com os filhos é tacar o foda-se... se vc for interferir em muita coisa vc fica puto com tudo e desconta neles. Exemplo: antes eu ficava corrigindo eles pra eles obedecerem outros adultos. E aí os bebÊs choravam e o mesmo adulto ofendido dizia: "vem aqui no colinho"!! Eu ficava de cara com esse tipo de reação do outro adulto... ou seja, eu ficava de ruim e o adulto ofendido ficava do lado da criança!!! :fear: Mudei: hoje eles podem mandar qq parente ir tomar no meio dp cu que eu nem me movo. Cada adulto que se defenda!! Quando eles aprontam e falam: vou chamar o seu pai!! eu solenemente me faço de surdo.

E afirmo: eles me respeitam mais do que os outros adultos exatamente por causa dos petelecos do passado!! Eles sabem dentro deles que os outros adultos são "moles". Essa é que é a ironia dessa coisa de disciplina. Então cada um defina a sua prioridade: se quer ser respeitado primeiro e depois amado ou ser amado primeiro e respeitado depois. Vc decide.

Outro detalhe nessa coisa de tacar o foda-se é entender que eles vão quebrar a casa toda, sujar e rasgar tudo. É aceitar e entender que se for possível no futuro vc compra de novo ou conserta se for possível. Não tem jeito. Vai ter que desapegar.

Hoje estou bem melhor com os meus filhos pq eles agora entendem o que eu espero deles e o que eu digo. Então agora é só olhar que nem psicopata pra eles qd estão fazendo merda que eles entendem que o bicho vai pegar se me afrontar.

Na minha cabeça a cena é a de que estarei no paraíso qd eles fizerem 4 anos... =)) simplesmente por entenderem mais... ou seja... comunicação.
kkkkkkk.... eu acabei rindo porque me identifiquei muito com as situações.
Muitas verdades foram ditas.

Avatar do usuário
Kabeça Grande BJJ
Mensagens: 11316
Registrado em: 10 Abr 2017 12:09
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 10 Mai 2021 17:12

Eu fui criado sendo espancado. Minha mãe batia com martelo na minha mão pq minha letra era feia e minha primeira fratura de nariz foi qd ela arremessou um ferro de passar na minha cara pq eu não quis abaixar o volume da TV.

Mas de certa forma eu superei isso e separei isso entre o que eu vivi e o que eu vivo. Eu não preciso replicar o que vivi ontem (como filho) no que vivo hoje (como pai).

Não bato na face, não xingo, não humilho, mas sei ser duro. E pelo fato de saber ter cara de psicopata quando é preciso, ninguém se mete nas broncas. A mulher não é nem doida.

Eu odeio ter que bater. Mas ontem mesmo desci um tapa na perna. O mais novo (4 anos) queria chamar a minha atenção e me deu um tapa de leve no rosto meio que pra eu virar pra ele. Na hora ele viu que deu merda e já saiu "desculpa papai desculpa".

E logo depois do tapa na perna (levíssimo por sinal) ele mesmo se sentou sozinho no corredor e falou que tava sentado pra pensar (castigo que eu mais uso).

Resultado, hoje ele queria chamar minha atenção de novo, veio com a mão no meu rosto, mas brecou e deu uma cutucada no meu ombro. E ainda falou: "papai, não bati não, tá, só to chamando, da licença, posso falar?"

To longe de ser perfeito, mas não vou fazer com eles o que eu sei que foi ruim pra mim e me fez sofrer muito.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Avatar do usuário
Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5768
Registrado em: 18 Jun 2014 15:09
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Tony Fla » 10 Mai 2021 21:49

Kabeça Grande BJJ escreveu:
10 Mai 2021 17:12
Eu fui criado sendo espancado. Minha mãe batia com martelo na minha mão pq minha letra era feia e minha primeira fratura de nariz foi qd ela arremessou um ferro de passar na minha cara pq eu não quis abaixar o volume da TV.

Mas de certa forma eu superei isso e separei isso entre o que eu vivi e o que eu vivo. Eu não preciso replicar o que vivi ontem (como filho) no que vivo hoje (como pai).

Não bato na face, não xingo, não humilho, mas sei ser duro. E pelo fato de saber ter cara de psicopata quando é preciso, ninguém se mete nas broncas. A mulher não é nem doida.

Eu odeio ter que bater. Mas ontem mesmo desci um tapa na perna. O mais novo (4 anos) queria chamar a minha atenção e me deu um tapa de leve no rosto meio que pra eu virar pra ele. Na hora ele viu que deu merda e já saiu "desculpa papai desculpa".

E logo depois do tapa na perna (levíssimo por sinal) ele mesmo se sentou sozinho no corredor e falou que tava sentado pra pensar (castigo que eu mais uso).

Resultado, hoje ele queria chamar minha atenção de novo, veio com a mão no meu rosto, mas brecou e deu uma cutucada no meu ombro. E ainda falou: "papai, não bati não, tá, só to chamando, da licença, posso falar?"

To longe de ser perfeito, mas não vou fazer com eles o que eu sei que foi ruim pra mim e me fez sofrer muito.
Cacete mano, você também passou por experiências brabas quando criança, eu me pergunto se depois batia arrependimento nos pais.
Octacampeão Brasileiro

Avatar do usuário
Kabeça Grande BJJ
Mensagens: 11316
Registrado em: 10 Abr 2017 12:09
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 10 Mai 2021 21:56

Tony Fla escreveu:
10 Mai 2021 21:49
Cacete mano, você também passou por experiências brabas quando criança, eu me pergunto se depois batia arrependimento nos pais.
Essa pergunta eu deixei pra trás pra poder viver, saca? Acho que eu sofreria ao saber a verdade se a resposta fosse não.

E quando deixei essa pergunta pra trás (e tbm deixei de tentar entender o pq isso era feito comigo) meu comportamento violento diminuiu muito. Eu era muito explosivo e agressivo...
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Responder