[filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por RicardoBJJ » 14 Abr 2021 11:46

Currador do Futuro escreveu:
13 Abr 2021 22:33
Cara, eu perdoei. De coração.

Mas toda vez que eu piso na bola e repito o padrão, aquilo volta, e eu fico apavorado de agir igual, por saber que é humilhante, doloroso (na alma) e quebra os vínculos.

Meu pai soube transformar o relacionamento de pai em amizade, ficou uma pegada bacana, um ancião, era bom demais, que falta do meu velho. Minha mãe até hj quer me tratar de forma infantilizada, quer um tipo de carinho e afeto que não tinhamos e isso é estranho demais, não é nada natural e não sei disfarçar. Ainda assim, eu perdoei tudo, apesar de não dar chance para influencias na educação do meu Filhote.

Parece drama da minha parte, mas perdi a linha umas 3x, uma foi um peteleco na bunda dele qdo ele chutou meu saco enquanto eu trocava a fralda dele (pra ele era farra), outra foi ele dar a paulada com a vassoura de brinquedo no vidro na minha cervejeira (tentou abrir e eu tirei ele, ele voltou puto) peguei a vassourinha e deu uma de leve no bumbum dele.
Ficou marcado. Senti vergonha. Minha esposa foi trocar a fralda dele. Viu a marca. Sério, em 10 anos de casado, nunca ela me olhou daquela forma, uma mistura de medo, ódio, nojo etc. Foi um dia chocante para mim, não pelo olhar, mas pela repercussão. Não é compatível com a educação que eu insisto em combinar e repetir com minha esposa, e eu não fiz o combinado.

Essas falhas acabam comigo.
Entendo. Nesse caso, você precisa perdoar a si mesmo. Não somos perfeitos, nem sempre seremos pais perfeitos, nem sempre nossos filhos serão perfeitos. Percebe-se que você reconheceu que errou, mas também percebe-se que ainda não se perdoou. Se acha que errou, peça perdão, se perdoe e apenas tente acertar.

Eu já cometi alguns erros, não de bater pra machucar, já dei uns puxão de orelhas, uma pegada no braço mais forte, isso nem considero erros tão graves, mas o que eu preciso me controlar mais é com relação ao tom de voz, as vezes eles aprontam e um me vejo obrigado a falar mais alto (gritar mesmo), mas acabo me arrependendo da forma como os tratei.


Minha esposa outro dia compartilhou um texto antigo sobre maternidade, pode servir como reflexão para nós pais também. Deixo aí em spoiler:
Spoiler:
Sobre ser uma péssima mãe:
Se você é mãe e quiser acabar com sua paz, tenho uma dica: faça parte de grupos de mães no Facebook. Juro, eu saí de todos, minutos antes de ligar o gás e enfiar minha cabeça no forno.
Pra começar, lá você será chamada de mom, mamy, mamis, mamãe... Gente, eu já passo o dia ouvindo "mãaaaae", não dou conta.
Lá, você vai descobrir a porcaria de mãe que você é. Se você não mandou fazer etiquetas personalizadas no site "Etiquetas Chiques Moms", você será considerada um E.T. e seu filho voltará pelado da escola. Vai perder tudo, uniforme, lancheira, lápis, cabeça...
Lá, você verá mil fotos de mesas de festas de crianças que foram feitas pelas próprias mamis e ficaram muito mais bonitas do que a mesa que você contratou na "Mesas de Isopor da Tia Dulce" porque era a única que cabia no seu bolso e que entregava de última hora. Ah, vai descobrir que uma festa infantil começa a ser organizada 8 meses antes. Nem meu casamento foi planejado com tanto tempo. Sou péssima mãe, não é possível!
Lá, você vai descobrir que existe uma bolsa/mochila específica para cada idade do bebê/criança. Aquela sacola que veio junto com a kit bebê da maternidade é uma vergonha de se usar. Se você encontrar por acaso com uma integrante do grupo no Shopping, esconda a bolsa no fundo do carrinho. Ah, tem encontro de mães também, porque né? Não tem assunto melhor pra se falar naquele momento relax que você sai de casa pra respirar. Ainda mais quando, no encontro, te falam que deixar o bebê dormindo de barriga para baixo é morte na certa. Aí você inventa uma diarreia súbita e sai correndo salvar seu filho que está prestes a morrer.
Lá, tratam Parto normal e Cesária como "Fora Dilma" e "Não vai ter golpe". Essa parte é bem engraçada, às vezes.
Lá, você vai se sentir realmente deprimida quando descobrir que mães fazem bolos integrais, funcionais, com óleo de coco para o lanche da escola dos filhos. Você lembra que mandou bolo de supermercado e simplesmente chora. E quando descobre que o "Suco da Criança Saudável", pra não citar marcas, é, na verdade, um veneno, uma enganação? Corre pro Pediatra pedindo exames, marcadores tumorais.
Pra mim, o que mais doeu, foi descobrir a culpa de certos problemas que enfrento como mãe. Vocês acreditam que eu não montei um quarto Montessoriano pro meu filho? Nem usei as técnicas do Feng Shui? Gente, a cama dele sempre foi virada pro Oeste e está lá, no grupo, que deve ser virada para o Leste. É por isso que ele demorou pra engatinhar, por isso que ainda confunde um pouco o "O" com o "U". Tudo culpa minha.
Agora, o pioooooor de tudo, foi não ter feito o ensaio fotográfico "Smash the Cake" com meu filho. Todas as moms fizeram, to-das. Agora ele já tem 6 anos, tipo, um erro sem conserto que terei que carregar comigo, para sempre! Corro ligar o gás.
Imagem

sierra
Mensagens: 88
Registrado em: 19 Fev 2015 12:23
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por sierra » 15 Abr 2021 08:57

Bom, antes de mais nada compartilho do sentimento do autor do tópico sobre os efeitos da criação nas nossas proles.
Acredito que o primeiro passo é reconhecer que temos assuntos mal resolvidos e precisamos lidar com eles. Isso o autor já deixou claro que vislumbrou e é muito bom.
Acho que um bom primeiro passo é uma terapia.. pra quem pode é muito bom..
Também sei que muita gente não pode. Dessa forma temos livros, canais, blogs que podem nos ajudar..
A terapia pode nos ajudar a encontrar as respostas de quem somos hoje e porque fazemos algo. Toda ação nossa hoje é reflexo de algo que nos foi ensinado, passado, marcado, incorporado, as vezes traumatizado, etc. em algum momento da nossa vida. E as ações dos nossos pais são a mesma coisa. Isso é primordial para que possamos entender porque nossos pais agiram de alguma forma e quem sabe perdoá-los um dia.

Dito isso, cada vez mais procuro ajuda para poder lidar com meus pequenos e hoje tenho certeza que sou um pai melhor do que eu era há 2 anos atrás. Isso porque eu estava apenas repetindo o padrão da minha criação. Não fui de apanhar muito mas levei minhas chineladas e minhas cintadas. E em um caso quando eu peguei a chinela e vi a cara de medo do meu filho, aquilo me quebrou na hora. Me senti muito mal e fazendo algo tão errado que desisti da bronca. Acho que temos que aprender a lidar melhor com nossas crianças, porque afinal de contas, são apenas crianças e não podemos descontar nelas nossas frustrações de sermos adultos mal preparados (hehe, na maioria das vezes). Saber conversar com uma criança é algo fantástico e elas sentem quando queremos trazer a razão em vez da imposição. Não duvidem, eles sentem tudo. Sei que é difícil mas fomos criados sem voz, sem desejos, com frases clichê: Criança não sabe de nada, criança cala a boca, porque sim, porque eu to mandando.. isso cria um abismo no relacionamento dos pais, fora a violência (surras e castigos) que na nossa época (80 e 90) era bem comum.

Na prática, o que eu sinto mais dificuldade são nos momentos que os pequenos usam o que mais nos irritam.. Eles sabem nossos pontos fracos e sabem o que mais nos tiram do sério. Seja repetição, piti, negação, etc.. Mas cada vez me sinto mais confiante e preparado para poder argumentar e contra argumentar com eles (idades 5 e 7) para que a gente chegue a um acordo. A terapia (vou começar a levá-los agora) e os vídeos de CNV me ajudaram, bem como bastante leitura.. leiam livros com eles, leiam bastante.. isso molda a experiência deles e eles tem uma capacidade incrível de absorver das histórias os exemplos para usarem no dia-a-dia.

Minha única promessa de todo ano é: Tentar ser um pai melhor esse ano. E vamos em frente. Sejam exemplo. Tentem.

Grande abraço a todos!

Avatar do usuário
Maestro
OSS
OSS
Mensagens: 3464
Registrado em: 11 Out 2014 04:07
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Maestro » 15 Abr 2021 13:48

Acho que uma das grandes chaves para os relacionamentos humanos é a resiliência.

Ela torna possível desarmar desde um valentão, até uma criança mimada.

Eu considero que tive muita sorte com meus pais, meu velho foi criado em roça e saiu da escola na 3a série, apanhar de vara de marmelo, tira de couro e afins era uma terça feira comum pra ele.

Dito isso, ele não ter internalizado esse comportamento e ter me batido umas 3, 4 vezes na vida, é um puta milagre.

Por outro lado, o olhar severo me atormentou por muito tempo, decepcionar ele é uma das coisas que sinto puro pavor de fazer.

Minha mãe sempre foi mais do diálogo, mas soube se impor como ninguém, nunca me deu nada de graça, e foi me tratando como gente grande a medida que eu mostrava merecer essa confiança.

Hoje tenho 3 irmãos menores, e a leniencia é grande, claro, quando vc passa dos 40 já tendo tido a experiência de ser pai/mãe, o cansaço chega, e ter que enfrentar infância e adolescência em dose tripla logo após, não deve ser nada fácil.

Acredito que o uso da lógica é resiliência pode ajudar.
Não sou pai, mas quando for, quero que meu filho se inspire em mim, me veja como modelo, como amigo e mentor. A estrada pra isso não é fácil, mas nada é.

Fedor Machida
Mensagens: 1976
Registrado em: 15 Out 2014 07:43
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Fedor Machida » 15 Abr 2021 14:36

Se eu começar a escrever vai dar um livro. Errei e erro mas acerto tb e estou convicto dos meus acertos.

Acredito que a grande causa dos meus erros em disciplina é a falha de comunicação mesmo. Na minha opinião meninos até quase 3 e meninas até 2 não entendem o que vc fala e nem vc entende completamente o que eles querem dizer. Resultado? Stress e o stress mina a paciência e mansidão. E o que acontece nessa fase? Querem quebrar a casa toda e fazer merda desde o primeiro minuto que acordam até o último minuto antes de dormir. Errei e já exagerei na dose e tive que tirar lições e rever métodos. O Jordan Peterson no livro 12 regras fala que na fase de 2 anos da filha dele ele dava petelecos. Adotei. Ele recomenda escalada de ações. Primeiro o não, depois repetição, peteleco.. e o menino tem que entender que vai piorar se não parar. Então, rolou peteleco pra tudo qt é lado. Sem dó. Acredito que muitos aqui vão achar brutalidade e outros vão achar que é o correto.

E outra coisa que contribuiu pros meus erros é ter muitas pessoas interferindo no meu método de criação. Eu estou a todo o tempo tentado fazer meus filhos crescerem, se desenvolverem, diminuir pirraça e frescura e os familiares passando a todo custo por cima de mim e atrapalhando o que desejo pro meus filhos reforçando manhas, frescuras, me ignorando e focando apenas nos meninos com o desejo de ter atenção exclusiva deles, o que não acontece é claro desde que não estão mais no colo mas a todo o momento desejam exclusividade de atenção (carência é foda!!!!). Isso gera stress em mim que acaba gerando desconto em cima dos meus filhos. Tipo: na casa dos avós tudo é brincadeira e quando voltam pra casa ficam me chamando de maluco, muleke, chamando as pessoas na rua de mulekinho... " e aí mulekinho".. em certos aspectos regridem, não comem mais sozinhos somente dando na boca e outras coisas que elevam o stress a um nível desnecessário. E aí vc fala.. vc tá muito fresco e sensível... mas sou eu que faço tudo na minha casa desde cedo até tarde!!! Minha mulher começou a tomar remédio pra depressão e ansiedade e fica detonada na maior parte do tempo!!! Então, enquanto eu tento diminuir meu trabalho as pessoas ao redor ajudam meio que atrapalhando e isso eleva meu nível de stress... Enfim... eu tenho que ficar dando esporro neles consertando brincadeiras de retardado que fazem com eles, voltarem a comer sozinho, tirar pirraça e etc.....

Aprendi que a chave pra não brigar demais com os filhos é tacar o foda-se... se vc for interferir em muita coisa vc fica puto com tudo e desconta neles. Exemplo: antes eu ficava corrigindo eles pra eles obedecerem outros adultos. E aí os bebÊs choravam e o mesmo adulto ofendido dizia: "vem aqui no colinho"!! Eu ficava de cara com esse tipo de reação do outro adulto... ou seja, eu ficava de ruim e o adulto ofendido ficava do lado da criança!!! :fear: Mudei: hoje eles podem mandar qq parente ir tomar no meio dp cu que eu nem me movo. Cada adulto que se defenda!! Quando eles aprontam e falam: vou chamar o seu pai!! eu solenemente me faço de surdo.

E afirmo: eles me respeitam mais do que os outros adultos exatamente por causa dos petelecos do passado!! Eles sabem dentro deles que os outros adultos são "moles". Essa é que é a ironia dessa coisa de disciplina. Então cada um defina a sua prioridade: se quer ser respeitado primeiro e depois amado ou ser amado primeiro e respeitado depois. Vc decide.

Outro detalhe nessa coisa de tacar o foda-se é entender que eles vão quebrar a casa toda, sujar e rasgar tudo. É aceitar e entender que se for possível no futuro vc compra de novo ou conserta se for possível. Não tem jeito. Vai ter que desapegar.

Hoje estou bem melhor com os meus filhos pq eles agora entendem o que eu espero deles e o que eu digo. Então agora é só olhar que nem psicopata pra eles qd estão fazendo merda que eles entendem que o bicho vai pegar se me afrontar.

Na minha cabeça a cena é a de que estarei no paraíso qd eles fizerem 4 anos... =)) simplesmente por entenderem mais... ou seja... comunicação.

palmeirense
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 3660
Registrado em: 14 Abr 2020 15:38
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por palmeirense » 15 Abr 2021 14:49

Caralho..... a vontade de ter filhos diminui cada vez mais kkkkkk

Pqp......

Avatar do usuário
Monsoon
Mensagens: 14304
Registrado em: 28 Dez 2020 11:38
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Monsoon » 15 Abr 2021 14:51

Fedor Machida escreveu:
15 Abr 2021 14:36
Então, rolou peteleco pra tudo qt é lado. Sem dó. Acredito que muitos aqui vão achar brutalidade e outros vão achar que é o correto.
"Brutalidade", hahaha

Fedor Machida
Mensagens: 1976
Registrado em: 15 Out 2014 07:43
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Fedor Machida » 15 Abr 2021 15:04

Professor Ludovico escreveu:
12 Abr 2021 20:59
Nunca dispensei alguns puxões de orelha e tapas na bunda. E ai de quem se metesse para proteger.
Pra mim esse é o problema. Muita passada de mão na cabeça.
gordogabriel escreveu:
12 Abr 2021 08:54
Dei uns berros com o meu filho de 4 anos esses dias, levei na praia ele nao gostou do formato de um castelo que fiz e saiu brabo andando sem rumo, eu chamando e ele indo pra longe, se fez de bobo, dei um esporro que chegou a soluçar chorando. Fiquei meio arrependido mas cheguei a conclusão que fiz certo, já basta a mãe dando colher de chá e se impondo pouco toda hora. Tenho certeza que lá na frente até ele vai me agradecer, igual eu agradeço as carcadas que levei e não me deixaram perder o rumo.
O que falei em um comentário acima. Mãe fica do lado do filho e isso é uma merda. Mãe não consegue ir na lógica; vai na emoção, O que eu fiz? taquei o foda-se. Qd a minha menina fica enchendo o saco da mãe eu deixo, me finjo de surdo mesmo e deixo a situação rolar até a minha esposa estourar e resolver o assunto. Antes eu ia tentar resolver o logo de cara e aí a minha esposa achava ruim o que eu fazia e ainda ficava do lada da minha filha. Hoje não faço mais isso. Faço a minha mulher entender didaticamente que se ela não se impuser uma menina de 3 anos vai dominar ela e ela vai ser escrava fazendo as vontade de uma menininha!!!
Maestro escreveu:
15 Abr 2021 13:48
Acredito que o uso da lógica é resiliência pode ajudar.
Não sou pai, mas quando for, quero que meu filho se inspire em mim, me veja como modelo, como amigo e mentor. A estrada pra isso não é fácil, mas nada é.
Pra vc a lógica vai funcionar. É simples e fácil. Mas não vai funcionar pra sua mulher e pra sua sogra. E os parentes tb são regidos por outra regra que não a lógica. Ah... e nem os seus filhos se vc deixar eles "comandarem" a situação. Vc verá como é tranquilo cuidar dos seus filhos sozinho, qd eles estão com vc. Mas quando sua mulher chegar eles vão chorar, fazer manha, vão ganhar de vc no "grito" chorando no ouvido da mãe e vc vai perder mesmo sabendo que tá tudo errado e vc vai ter que engolir seco. Tenso.
jotaerre escreveu:
12 Abr 2021 08:09
Eu chego a conclusão que chinelo não resolve nada. Seja duro com seus filhos quando necessário, não deixa que eles mesmo nessa idade decidam tudo. Mas faça eles te admirarem, se sacrifique como um pai deve se sacrificar por eles. Tudo que você faz tem que ser por eles. O medo de apanhar passa quando você cresce, mas o medo de decepcionar alguém que você admira nunca vai. Meu pai e minha mãe sempre foram esse tipo de pais: tiravam deles pra dar pra gente. O resultado é que as maiores cagadas que eu deixei de fazer na vida, eu deixei por medo de de decepcionar meus pais e não por medo de levar uma surra.
Esse é o meu lema. Mas é só o pai que pensa assim. Pelo menos na minha família. Pra todos os demais parentes tudo é uma grande brincadeira.

Gostei demais da sua colocação: "Faça eles te admirarem. Se sacrifique por eles!!!" ^:)^ ^:)^

Fedor Machida
Mensagens: 1976
Registrado em: 15 Out 2014 07:43
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Fedor Machida » 15 Abr 2021 15:20

CJS escreveu:
15 Abr 2021 14:49
Caralho..... a vontade de ter filhos diminui cada vez mais kkkkkk
Pqp......
Faça tudo o que tiver de fazer na sua vida antes de se casar e de ter filhos. Vc vai ter que sangrar internamente (sem ninguém ver) em favor dos seus filhos. Foi isso o que seu pai fez por vc.
Raf'el escreveu:
15 Abr 2021 14:51
"Brutalidade", hahaha
Pela geração mimizenta de hoje tudo é possível!!!

Currador do Futuro
Mensagens: 2661
Registrado em: 01 Ago 2015 15:05
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Currador do Futuro » 15 Abr 2021 22:05

Tópico tá muito enriquecedor.
Agora, com a escola de volta, toda a energia dele tá sendo consumida lá. Ele está chegando faminto e esgotado (deixo de tarde, das 13h às 18h).

Super importante para ele essa interação com outras crianças, ele está adorando. Adora as tias da escola.

Estamos tendo uma boa semana de paz, tô feliz.

Já dei peteleco, como o amigo falou, kkkkk
Resultado, meu filho as vezes vem e me chuta brincando, pedindo pra eu dar peteleco nele kkkkkkkk
:offtopic:

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9688
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Anônimo » 16 Abr 2021 12:20

Fedor Machida escreveu:
15 Abr 2021 14:36
Se eu começar a escrever vai dar um livro. Errei e erro mas acerto tb e estou convicto dos meus acertos.

Acredito que a grande causa dos meus erros em disciplina é a falha de comunicação mesmo. Na minha opinião meninos até quase 3 e meninas até 2 não entendem o que vc fala e nem vc entende completamente o que eles querem dizer. Resultado? Stress e o stress mina a paciência e mansidão. E o que acontece nessa fase? Querem quebrar a casa toda e fazer merda desde o primeiro minuto que acordam até o último minuto antes de dormir. Errei e já exagerei na dose e tive que tirar lições e rever métodos. O Jordan Peterson no livro 12 regras fala que na fase de 2 anos da filha dele ele dava petelecos. Adotei. Ele recomenda escalada de ações. Primeiro o não, depois repetição, peteleco.. e o menino tem que entender que vai piorar se não parar. Então, rolou peteleco pra tudo qt é lado. Sem dó. Acredito que muitos aqui vão achar brutalidade e outros vão achar que é o correto.
O primeiro tapa que dei na minha filha foi nessa fase dos 2-3 anos. Eu tinha um rack de rodinhas que adorava. Comprei minha primeira TV de LCD (com muito choro, pagando em dinheiro vivo, uns 3500 reais no ano de 2007). Minha filha via aquele rack de rodinhas como um brinquedo, e queria empurrá-lo pela casa, como se fosse um carrinho de bonecas. Sem contar que a TV estava presa a vários cabos, e insistindo em empurrar o rack, ela provavelmente a derrubaria. Expliquei a ela umas 2x que não deveria fazer aquilo. Quando a vi insistindo pela terceira vez, não me fiz de rogado e dei um tapa, que pegou metade na fralda descartável (no verão ela andava assim em casa) e parte nas costas. Creio que a dor dela foi mais psicológica do que física. Depois disso, ela nunca mais inventou de empurrar o rack, mas na dúvida, fui a uma marcenaria perto de casa, pedi para o cara alterar o projeto de um móvel que já existia na loja e instalei a TV nele. Não dá para ser namastê o tempo todo, mas é preciso evitar resolver tudo no tapa.

Avatar do usuário
adauto_mma
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 8867
Registrado em: 15 Out 2014 16:41
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por adauto_mma » 16 Abr 2021 13:25

Já surrei meus filhos várias vezes, mas nunca bati com a mão (geralmente com cinta) e nem na face ou outras partes que não seja na bunda kkkk

Hj o mais velho tem 15 e o menor 9 anos, nos damos muito bem, e faz tempo que não faço isso, quando estão fanfarrões demais faço aquela ameaça e me obedecem, a idade de surras já passou.


Fazemos brincadeiras, tiramos sarro um dos outros, mas quando o assunto é sério faço valer minha autoridade, explico que mais que amigo, sou pai e tenho a responsabilidade de fazer o melhor, mesmo que não concordem.

Filhos são amigos que realmente gostam e confiam em vc, claro que as vezes dão problemas, mas vale muito a pena, a única parte realmente negativa é a imensa preocupação que temos de que nada lhes aconteça de mau.
Todos os homens morrem, a maioria nunca vive!
(William Wallace)

Avatar do usuário
Raul Nutti
Mensagens: 5378
Registrado em: 23 Nov 2014 20:44
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Raul Nutti » 17 Abr 2021 11:19

Tenho e não tenho vontade de ter filhos
Imagino que deva ser uma sensação de amor muito maior que qualquer uma que já tenha sentido (o meu atual panorama é meu cachorro), mas eu não sei se estou disposto a todos os encargos e responsabilidades que isso irá atrelar a minha vida
Eu sou um cara que gosta de acordar um dia e viajar pra algum lugar próximo, ir pedalar ou pescar, etc.
Sem contar os gastos, a preocupação, etc
Meu Deus, da um ruim só de pensar
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

Avatar do usuário
Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5773
Registrado em: 18 Jun 2014 15:09
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Tony Fla » 17 Abr 2021 12:33

adauto_mma escreveu:
16 Abr 2021 13:25
Já surrei meus filhos várias vezes, mas nunca bati com a mão (geralmente com cinta) e nem na face ou outras partes que não seja na bunda kkkk

Mão não seria melhor que cinta? 🤔
Octacampeão Brasileiro

Avatar do usuário
Monsoon
Mensagens: 14304
Registrado em: 28 Dez 2020 11:38
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Monsoon » 17 Abr 2021 12:36

Tony Fla escreveu:
17 Abr 2021 12:33
Mão não seria melhor que cinta? 🤔
Acho que depende da mão...
Spoiler:
Imagem

Avatar do usuário
adauto_mma
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 8867
Registrado em: 15 Out 2014 16:41
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por adauto_mma » 17 Abr 2021 12:38

Tony Fla escreveu:
17 Abr 2021 12:33
Mão não seria melhor que cinta? 🤔
Acredito que não mestre, nossas mãos são pesadas, umas cintadas na bunda é educativo, umas mãozadas pode ser perigoso.
Todos os homens morrem, a maioria nunca vive!
(William Wallace)

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Djair Ferreira, folhabranca, FROST, Joaommavt, Paulo Lobo, the_sinner_go e 192 visitantes